Secretaria Municipal de Educação do Paudalho participa de I Seminário Regional de Experiências Exitosas

Saiba mais informações clicando no link


A Prefeitura do Paudalho, através de sua Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), marcou presença no I Seminário Regional de Experiências Exitosas, evento que teve início no dia 18 de outubro e prosseguiu até esta sexta-feira (22). O encontro online teve como tema “Esperançar em Tempos de Pandemia” e foi realizado por meio da plataforma Google Meets, com transmissão pelo o YouTube.

A iniciativa teve organização da Unidade de Acompanhamento da Educação Infantil e Anos Iniciais (UEA) da Gerência Regional de Educação Mata Norte (GDE Mata Norte). A programação contou com apresentações culturais, palestras e mostras educativas de instituições de ensino localizadas nos 17 municípios que compõem a Mata Norte do estado de Pernambuco.

O objetivo do seminário foi proporcionar uma troca de experiência entre os educadores da região, que puderam prestigiar projetos bem-sucedidos realizados por outros profissionais. Para representar o município de Paudalho, duas experiências exitosas foram apresentadas durante o evento.

“Foi muito difícil escolher apenas uma experiência exitosa pois foram realizadas muitas em nosso município, todas as escolas mandaram coisas boas.”, comentou a formadora do Programa Criança Alfabetizada e integrante da SEDUC Maria da Conceição.

A primeira experiência apresentada foi a atividade Boi Menino de Peixinhos, realizada pela professora Graciete Amorim com os estudantes do primeiro ano da Escola Municipal João Francisco Bezerra e apoiada pela formadora. Por meio desse trabalho os estudantes puderam conhecer a cultura da cidade de Peixinhos e também um pouco da do território local.

Foram feitos exercícios de letramento com palavras iniciadas com a letra “b”, incentivando também a consciência fonoaudiológica. Além disso, todos os alunos construíram pequenos bois com materiais recicláveis, prática que teve como foco a preservação ambiental e as expressões artísticas.

O segundo projeto demonstrado foi a 1ª Amostra de Jogos Matemáticos, proposta pensada para estimular de maneira lúdica a curiosidade e o raciocínio lógico de estudantes de 4 a 5 anos de idade da Escola Municipal Genilda Martins. O tema da atividade foi “Brincando com a Matemática”, a mesma envolveu diversas brincadeiras e jogos.

“A proposta do projeto surgiu após o ‘I Seminário de Educação Infantil: nutrindo o brincar’, que instruiu as nossas professoras e a equipe pedagógica da escola para esse projeto tão lindo e que foi realizado de maneira intensificada.”,comentou a também formadora municipal do PCA Renata Costa durante o seminário.
A experiência foi organizada pela coordenadora pedagógica escolar Marineide Caetano em conjunto com as professoras Fabiana Nunes, Juliana Almeida, Elizabete Farias, Viviane Nunes, Mychelle Dantas, Osvana Kilma, Wilma Keli e Iasmin Rhayzza.

COMENTÁRIOS