Secretário de Defesa Social e deputada comemoram redução da violência no Cabo de Santo Agostinho

Secretário de Defesa Social e deputada comemoram redução da violência no Cabo de Santo Agostinho

Entre as novidades tratadas na reunião, a convocação dos novos policiais no Estado, a inauguração do Batalhão do Cabo e a emissão de RG

Entre as novidades tratadas na reunião, a convocação dos novos policiais no Estado, a inauguração do Batalhão do Cabo e a emissão de RG – Fotos: Pedro Batista

O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua, apresentou à deputada, Fabíola Cabral a queda expressiva nos números da violência no Cabo de Santo Agostinho. Ao longo dos últimos meses, foi realizado um trabalho integrado entre as polícias, o que possibilitou a melhora nos dados.

“No Cabo, tivemos uma redução na variação do número de vítimas de CVLI de 59% quando comparamos os meses de janeiro e fevereiro de 2018”, explicou o secretário. A redução também foi significativa nos casos de ocorrências CVP. Ao todo foi uma diminuição de 34% na variação nos meses de janeiro e fevereiro de 2018 comparado com mesmo período em 2019.

“Acreditamos que um dos motivos dessa conquista deve ser creditado à implantação da 14ª Delegacia de Atendimento à Mulher do Cabo de Santo Agostinho, um dos pedidos das nossas cabenses que foi atendido”, afirmou a deputada Fabíola Cabral.

Pensando nisso, a parlamentar foi até o gabinete do secretário de Estado, para falar sobre a necessidade de plantões noturnos na Delegacia da Mulher do Cabo de Santo Agostinho, para garantir que não haja desistência após atos de violência, constantemente cometidos à noite. Na ocasião, o secretário comentou que em breve deverá ser anunciada a convocação de novos policiais para o Estado, o que possivelmente permitirá a expectativa de aumentar o número de plantões noturnos em Pernambuco. Outra questão abordada por Fabíola Cabral sobre o tema da violência foi a questão da entrega da obra da nova sede provisória do 18º Batalhão Cel. Agenor Cavalcanti no Cabo de Santo Agostinho para que haja maior agilidade. Segundo o secretário, a inauguração deverá ocorrer já no próximo mês.

O secretário aproveitou a reunião para relatar que atualmente o Governo do Estado está com uma política de dar preferência ao modelo de policiamento dinâmico com a utilização do moto patrulhamento. “O formato de policiamento estático está na contra mão do novo modelo de segurança mais moderno, pois nessa antiga linha os policiais não podem sair do seu ponto”, explicou Antônio de Pádua.

Além da segurança, a dupla também discutiu sobre serviços ao cidadão, mais especificamente a emissão de RG. “Esse serviço têm gerado filas enormes para a população. Enviarei um ofício solicitando um mutirão para sanar o problema e dar mais cidadania para nosso povo”, afirmou a deputada. O secretário aproveitou para comentar que esse problema ocorre em todo Estado, já que se trata de um serviço manual com a necessidade do carimbo nos dedos. No entanto, adiantou que, em breve, o Governo de Pernambuco inovará e criará sistema que ficará a cargo de uma empresa.

COMENTÁRIOS