Em resposta ao Blog Ponto de Vista sobre a destinação do lixo (Click aqui para ver a matéria anterior) , o secretário de Meio Ambiente de São José da Coroa Grande, André Dahoui, esclarece que o município tem encarado de maneira responsável o problema do lixo e está realizando ações que visam tornar a cidade em uma referência regional quanto a sustentabilidade. “Desde que assumiu o cargo de prefeita, Elienai Buarque tem realizado ações conjuntas entre a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Obras destinadas a promover a sustentabilidade. No lixão havia cerca de 14 pessoas que trabalhavam em condições insalubres. Preocupado com o risco em que essas pessoas eram submetidas, o município implantou a coleta seletiva e transferiu esses trabalhadores para um local com as condições adequadas para que elas pudessem trabalhar. Em parceria com o ITEP e com o Projeto Relix, pudemos adquirir equipamentos de proteção individual e outros que auxiliam no trabalho como as ciclolix, que são bicicletas coletoras com capacidade para até 500kg de materiais e que contém amassador para latinhas e garrafas pet, além de divisórias” disse o secretário de Meio Ambiente, André Dahoui . Ainda segundo o secretário, a associação de catadores passa nas portas informando sobre a coleta seletiva e aqueles moradores que quiserem participar ganham um adesivo na porta para identificar e que entre as ações que a SEMA tem realizado está também a coleta de óleo vegetal, onde são entregues tonéis para que bares e restaurantes recolham o óleo que seria descartado sem nenhum tratamento para a natureza. Esse programa tem o apoio da indústria ASA que é responsável pela coleta do material. O secretário ainda informou que em conjunto com a associação, a secretaria irá intensificar a campanha para aumentar a coleta, pois ainda há muito material que poderia ser reaproveitado indo para o lixo. “Há no município dois focos de lixão. Um deles estamos fechando conforme imagens enviadas e o outro fecharemos em breve. O lixo produzido no município será transportado para um aterro sanitário localizado na cidade de Rio Formoso. Além de implantar a coleta seletiva e o recolhimento de óleo vegetal, o município irá implantar um sistema de compostagem, onde poderemos por meio dos resíduos orgânicos fabricar adubos que serão trabalhados na agricultura familiar, praças e jardins. O objetivo de todas essas ações é a de garantir emprego e renda para várias famílias, além de cuidar responsavelmente do meio ambiente”, finalizou André. Imagens do lixão que está sendo desativado
Em resposta ao Blog Ponto de Vista sobre a destinação do lixo (Click aqui para ver a matéria anterior) , o secretário de Meio Ambiente de São José da Coroa Grande, André Dahoui, esclarece que o município tem encarado de maneira responsável o problema do lixo e está realizando ações que visam tornar a cidade em uma referência regional quanto a sustentabilidade.
“Desde que assumiu o cargo de prefeita, Elienai Buarque tem realizado ações conjuntas entre a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Obras destinadas a promover a sustentabilidade. No lixão havia cerca de 14 pessoas que trabalhavam em condições insalubres. Preocupado com o risco em que essas pessoas eram submetidas, o município implantou a coleta seletiva e transferiu esses trabalhadores para um local com as condições adequadas para que elas pudessem trabalhar. Em parceria com o ITEP e com o Projeto Relix, pudemos adquirir equipamentos de proteção individual e outros que auxiliam no trabalho como as ciclolix, que são bicicletas coletoras com capacidade para até 500kg de materiais e que contém amassador para latinhas e garrafas pet, além de divisórias” disse o secretário de Meio Ambiente, André Dahoui .
Ainda segundo o secretário, a associação de catadores passa nas portas informando sobre a coleta seletiva e aqueles moradores que quiserem participar ganham um adesivo na porta para identificar e que entre as ações que a SEMA tem realizado está também a coleta de óleo vegetal, onde são entregues tonéis para que bares e restaurantes recolham o óleo que seria descartado sem nenhum tratamento para a natureza. Esse programa tem o apoio da indústria ASA que é responsável pela coleta do material. O secretário ainda informou que em conjunto com a associação, a secretaria irá intensificar a campanha para aumentar a coleta, pois ainda há muito material que poderia ser reaproveitado indo para o lixo.
“Há no município dois focos de lixão. Um deles estamos fechando conforme imagens enviadas e o outro fecharemos em breve. O lixo produzido no município será transportado para um aterro sanitário localizado na cidade de Rio Formoso. Além de implantar a coleta seletiva e o recolhimento de óleo vegetal, o município irá implantar um sistema de compostagem, onde poderemos por meio dos resíduos orgânicos fabricar adubos que serão trabalhados na agricultura familiar, praças e jardins. O objetivo de todas essas ações é a de garantir emprego e renda para várias famílias, além de cuidar responsavelmente do meio ambiente”, finalizou André.
Imagens do lixão que está sendo desativado
COMMENTS