Segurança: prefeito do Moreno faz sugestões ao ministro Raul Jungmann

Segurança: prefeito do Moreno faz sugestões ao ministro Raul Jungmann

Ao cumprimentar o pernambucano Raul Jungmann pela posse no Ministério Extraordinário da Segurança Pública, o prefeito do Moreno, Vavá Rufino, encaminhou, através de ofício, uma série de sugestões para o gestor da nova pasta. Segundo o prefeito Vavá Rufino, os planos colocados em prática nas últimas décadas não têm produzido resultados positivos no país. O prefeito do Moreno propõe um diálogo com operadores do direito, pensadores, cientistas sociais, representantes de universidades e lideranças da sociedade civil para pensar a segurança pública a partir de uma visão moderna e eficaz. “Esse trabalho deve ser liderado pelo novo Ministério”, explica Vavá. A criação de um Sistema Único de Ordem Pública e Segurança Cidadã é outra sugestão do prefeito do Moreno. O  Sistema envolveria  os governos federal, estaduais e municipais. O prefeito afirmou que não se faz segurança pública sem as polícias, mas também é afirmativo dizer que não se faz essa prestação de serviços somente com as polícias.  “ É imprescindível a participação efetiva da sociedade civil nos programas e ações voltados à Ordem Pública, e aí, somente os municípios têm a capacidade de articular e mobilizar os vários segmentos da sociedade organizada, tais como: agentes públicos, religiosos, comunitários, empresariais e a população em geral”, disse Vavá. A implantação de um amplo plano político-pedagógico para capacitação de lideranças sociais pode, segundo o prefeito do Moreno, produzir resultados que contribuem para os quatro elementos básicos da ordem pública: dignidade de vida humana, segurança, tranquilidade e salubridade pública. “Comissões e conselhos comunitários de ordem pública e segurança cidadã exercem um importante papel na redução dos índices de violência e na construção de uma cultura de paz”, disse Vavá. No documento enviado ao ministro Jungmann, o prefeito defende o planejamento e execução de políticas em parceria com os Órgãos do Sistema de Justiça Criminal. As sugestões enviadas para o ministro surgem no momento em Moreno executa um programa que vem apresentando resultados positivos na redução da violência no município. “O Programa Moreno em Ordem foi pensado com o objetivo de promover o protagonismo do município na questões referentes à ordem pública. Estamos promovendo uma ampla interação com a comunidade, por meio da formação de comissões e conselhos, dando voz a sociedade”, concluiu Vavá Rufino. Em um ano, o Programa Moreno em Ordem capacitou cerca de duzentas lideranças, entre professores e profissionais do ensino, agentes comunitários de saúde, guardas civis, lideranças religiosas e comunitárias, dentre outras, para lidar com o fenômeno da violência e construir uma cultura de paz, disse Vavá.

Prefeito Vavá Rufino (PTB)

Prefeito Vavá Rufino (PTB)

Ao cumprimentar o pernambucano Raul Jungmann pela posse no Ministério Extraordinário da Segurança Pública, o prefeito do Moreno, Vavá Rufino, encaminhou, através de ofício, uma série de sugestões para o gestor da nova pasta.

Segundo o prefeito Vavá Rufino, os planos colocados em prática nas últimas décadas não têm produzido resultados positivos no país. O prefeito do Moreno propõe um diálogo com operadores do direito, pensadores, cientistas sociais, representantes de universidades e lideranças da sociedade civil para pensar a segurança pública a partir de uma visão moderna e eficaz. “Esse trabalho deve ser liderado pelo novo Ministério”, explica Vavá.

A criação de um Sistema Único de Ordem Pública e Segurança Cidadã é outra sugestão do prefeito do Moreno. O  Sistema envolveria  os governos federal, estaduais e municipais. O prefeito afirmou que não se faz segurança pública sem as polícias, mas também é afirmativo dizer que não se faz essa prestação de serviços somente com as polícias.  “ É imprescindível a participação efetiva da sociedade civil nos programas e ações voltados à Ordem Pública, e aí, somente os municípios têm a capacidade de articular e mobilizar os vários segmentos da sociedade organizada, tais como: agentes públicos, religiosos, comunitários, empresariais e a população em geral”, disse Vavá.

A implantação de um amplo plano político-pedagógico para capacitação de lideranças sociais pode, segundo o prefeito do Moreno, produzir resultados que contribuem para os quatro elementos básicos da ordem pública: dignidade de vida humana, segurança, tranquilidade e salubridade pública. “Comissões e conselhos comunitários de ordem pública e segurança cidadã exercem um importante papel na redução dos índices de violência e na construção de uma cultura de paz”, disse Vavá.

No documento enviado ao ministro Jungmann, o prefeito defende o planejamento e execução de políticas em parceria com os Órgãos do Sistema de Justiça Criminal. As sugestões enviadas para o ministro surgem no momento em Moreno executa um programa que vem apresentando resultados positivos na redução da violência no município. “O Programa Moreno em Ordem foi pensado com o objetivo de promover o protagonismo do município na questões referentes à ordem pública. Estamos promovendo uma ampla interação com a comunidade, por meio da formação de comissões e conselhos, dando voz a sociedade”, concluiu Vavá Rufino.

Em um ano, o Programa Moreno em Ordem capacitou cerca de duzentas lideranças, entre professores e profissionais do ensino, agentes comunitários de saúde, guardas civis, lideranças religiosas e comunitárias, dentre outras, para lidar com o fenômeno da violência e construir uma cultura de paz, disse Vavá.

COMENTÁRIOS