Semana Nacional de Ciência e Tecnologia contará com projeto da Gestão Municipal de Paulista aprovado pelo CNPq

Saiba mais informações clicando no link


Dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a cidade do Paulista promoverá a III Semana Intermunicipal de Ciência e Tecnologia do Paulista e Municípios Parceiros, tendo inclusive aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Projeto Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas em Paulista-PE. O projeto será apresentado no evento, na terça-feira (18/10), na Base Avançada do ICMBio (Projeto Peixe Boi), no município de Itamaracá. O material resultante da ação vai somar com o já adquirido através de editais anteriores e que hoje são a base do Projeto Sema nas Escolas. 

Coordenado pelo Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU), da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA), o tema deste ano é “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, sendo o terceiro ano em que a SNCT ocorre no município de Paulista. De acordo com o órgão, o financiamento intermunicipal (linha B) conquistado para realizar a iniciativa foi na ordem de R$ 30 mil, para a realização de ações de divulgação e popularização do conhecimento científico. 

Para que fosse possível, o NSU uniu as ações de divulgação científica com a Educação Ambiental, através da divulgação dos dados sobre monitoramento das tartarugas marinhas em Paulista, assim como em municípios como Itamaracá e Jaboatão dos Guararapes. Além disso, o projeto contempla ainda a visitação de estudantes da Rede Municipal ao Projeto Futuras Cientistas, e ainda, o financiamento de exposição científica sobre tartarugas marinhas; dados acerca do trabalho de agricultores e pescadores do município, e a produção de material audiovisual para a promoção da valorização da identidade desses trabalhadores. 

SERVIÇO:  III Semana Intermunicipal de Ciência e Tecnologia do Paulista e Municípios Parceiros

Data:18/10/2022;

Horário: das 09h às 12h;

Local: Base Avançada do ICMBio (Projeto Peixe Boi), Ilha de Itamaracá.

Programação

09:00 – Abertura da atividade;

09:10 – Exibição do filme Espécies Marinhas: Peixe Boi;

09:25 – Apresentação de dados do Projeto Peixe Boi (ICMBio);

10:00 – Intervalo;

10:05 – Exibição do filme Espécies Marinhas: Tartarugas;

10:20 – Apresentação de dados do Projeto Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas em Paulista-PE;

10:55 – 12:00- Debate.

COMENTÁRIOS