Simpósio reúne experiências e ideias sobre prevenção à violência

Simpósio reúne experiências e ideias sobre prevenção à violência

Pensadores e executores de políticas de segurança falam sobre práticas e conceitos que têm como resultado os melhores resultados

Secretário Clóvis Benevides coordenou Simpósio

A Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas realizou, nesta terça-feira (dia 24), o Simpósio Técnico sobre Prevenção à Violência – do Conceito à Prática, no Recife, reunindo representantes de organismos internacionais, pesquisadores em segurança pública e gestores que têm colocado em prática propostas que tem obtido resultados animadores.

O secretário Cloves Benevides abriu o evento fazendo uma referência à ousadia do Governo de Pernambuco por ter criado uma estrutura voltada para a prevenção à violência. “Estamos fazendo nossa parte, com novos programas, criando os núcleos de prevenção territoriais, redesenhando as estações do Governo Presente e preparando uma agenda com apoio de outras secretarias de Estado, também envolvidas”, falou.

A vice-governadora Luciana Santos, no exercício do governo do Estado, elogiou a iniciativa, falou da medidas em favor da segurança pública e também sobre iniciativas executadas pelo Governo de Pernambuco que favorecem a prevenção à violência, como as escolas de ensino médio em tempo integral. “Pernambuco é um exemplo para o país no ensino em tempo integral”, discursou.

A primeira apresentação foi feita por David Marques, coordenador de projetos do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A instituição com trânsito e conhecimento das diferentes políticas e prática na segurança pública do país. David Marques tratou dos princípios que norteiam a prevenção, com destaque para a importância que deve ser dada ao território e a necessidade de foco maior para as populações mais jovens, além de uma abordagem multidimensional. “A violência é um fenômeno que tem muitas causas, logo, sua prevenção deve atuar nos vários fatores”.

Rayne Ferretti, oficial para o Brasil do programa ONU-Habitat, organismo das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, tratou da influência que o meio e os equipamentos urbanos têm quando se pensa em prevenção à violência. Rayne apresentou exemplos de práticas em outras cidades e das experiências em execução em Maceió.

A subsecretária de Políticas de Prevenção à Criminalidade da Secretaria de Justiça de Minas Gerais, Andreza Rafaela Abreu Gomes, começou sua apresentação explicando que as políticas de prevenção têm começado a lançar raízes, no seu estado. Ela detalhou alguns dos programas que estão sendo executados. Em linha com outras apresentações, a atenção é territorial e o perfil a receber maiores atenções são os adolescentes e jovens.

Nívio Nascimento, coordenador da unidade de prevenção ao crime da UNODC (unidade da ONU de prevenção ao crime e às drogas), mostrou as diferenças que existem entre o uso de drogas e a violência. Nívio afirmou que o debate precisa ser técnico, para que tenha êxito.

O chefe do Planejamento Operacional do 5BPM da capital de Minas Gerais, Ronan Sassada Silva, e o major José Cícero de Oliveira, coordenador da Polícia Comunitária da Polícia Militar de Pernambuco falaram das experiências com método Koban nas corporações, nos dois estados. Em Minas Gerais, os dados mostram que a redução nos homicídios ocorrem com a implantação das polícia comunitária. O major Oliveira também apresentou a mudança na tendência de indicadores no território utilizado como piloto para implantação do método no Recife. “O histórico do bairro era ter o maior registro de furto de veículos de Pernambuco. Com a polícia comunitária, ocorreu uma redução superior a 40% e o território deixou de ser o local onde mais se roubam carros no estado”, disse.

Antes das apresentações técnicas, o grupo de Cultura de Paz da Estação em Jaboatão dos Guararapes fez uma apresentação teatral. O grupo é formado por jovens que, através da expressão artística, está fazendo apresentações com mensagens críticas à violência, ao uso abuso de substâncias psicoativas e que valorizam a empatia.

O simpósio é mais uma estratégia da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas de trocar informações sobre o que vem sendo feito em Pernambuco e o que está sendo posto em prática em outros estados do país ou mesmo experiência de sucesso fora do Brasil. O público que lotou o auditório do Cais do Sertão reuniu técnicos das secretarias que trabalham pela segurança pública, pela prevenção à violência e fazem o monitoramento e gestão dos programas.

Pernambuco está entre as primeiras unidades da federação a criar uma secretaria exclusivamente voltada para a prevenção à violência, formalizou em lei a Política de Prevenção Social ao Crime e à Violência (Lei número 16.569, de 15 de maio de 2019) e executa a intersetorialidade entre diferentes secretarias de Estado no programa Pernambuco pela Prevenção. Este programa, por sinal, terá seus resultados apresentados no simpósio, da mesma forma que os resultados do primeiro ano de implantação do sistema Koban, pela Secretaria de Defesa Social, através da Polícia Militar de Pernambuco.

COMENTÁRIOS