Tiago Pontes quer recolocar a mobilidade urbana no centro da agenda política

Saiba mais informações clicando no link


O Brasil é um dos países mais urbanizados do mundo. Mais de 80% de nossa população vive em centros urbanos de cidades e regiões metropolitanas. Por isso, o secretário Tiago Pontes pretende posicionar a mobilidade urbana no centro de nossa agenda política. Para alcançar resultados concretos, que transformem a vida das pessoas nas cidades para melhor. Temos que trabalhar para seguir em frente e estabelecer metas, construir articulações políticas para avançar nesta agenda.

Todas as grandes cidades do mundo precisaram colocar a mobilidade urbana no centro de seus debates políticos. Londres, Tóquio, Nova Iorque, Barcelona, Paris, Copenhague, Bogotá. Em todas elas, a mobilidade vem sendo assunto central nas últimas décadas. Reformulação dos sistemas de transportes coletivos, com investimentos em novos modais. Reformas urbanas de ampliação de malhas viárias. Parcerias com a iniciativa privada para construir incentivo para o uso de bicicletas.

São vários caminhos que apontam para a mesma direção: o deslocamento das pessoas nas cidades é o motor do desenvolvimento econômico e social das nossas regiões metropolitanas. Mas os desafios enfrentados por nossas cidades são complexos e demandam políticas públicas efetivas de planejamento e gestão do desenvolvimento urbano, que levem em consideração as diversas realidades sociais e ambientais de cada localidade.

O Programa Nacional de Capacitação das Cidades (PNCC) do Governo Federal está ciente destes desafios e trabalha no fortalecimento institucional dos municípios para o planejamento e a gestão urbana. As ações propostas pelo secretário Tiago Pontes envolvem a capacitação de gestores e o aperfeiçoamento da Administração Pública nas diferentes esferas de governo. O Ministério do Desenvolvimento Regional dedica esforços permanentes na capacitação de agentes públicos e da sociedade civil para a execução, acompanhamento e aperfeiçoamento das políticas públicas urbanas.

O desenvolvimento e bem-estar das cidades brasileiras depende das condições institucionais, técnicas e administrativas para avançar. Com regiões metropolitanas cada vez mais urbanizadas, nosso trabalho é priorizar a agenda da mobilidade urbana de forma inteligente e articulada para recolocar o Brasil em um novo cenário de desenvolvimento através da mobilidade urbana.

COMENTÁRIOS