Turismo Sustentável – Por Michelle Belo

Turismo Sustentável – Por Michelle Belo

Como um dos fenômenos marcantes da atualidade, o turismo é um dos setores de maior valor das atividades econômicas mundiais, principalmente na utilização do setor de serviços, sendo considerado um dos três lideres mundiais em produtividade, com a consequente ampliação da oferta de emprego e geração de renda. Entretanto, seu desenvolvimento sempre esteve pautado no mesmo molde de qualquer outra atividade humana, o enfoque econômico. Enquanto o turismo pode contribuir sensivelmente para o desenvolvimento socioeconômico e cultural de amplas regiões naturais, tem, ao mesmo tempo, o potencial para degradar o ambiente natural, as estruturas sociais e a herança cultural dos povos. Com a ausência de um planejamento integrado, a exploração do turismo mundial vem contribuindo, desde os anos 50, para o desequilíbrio ecológico, para a desagregação social e para a perda de valores culturais das comunidades receptoras, além dos danos ao patrimônio histórico. O turismo passou a ser caracterizado como atividade de massa e tornou-se um grande consumidor da natureza. A sustentabilidade econômica, social, ambiental, cultural e politica devem estar fundamentadas no planejamento, para que seja alcançado o desenvolvimento turístico sustentável. A sustentabilidade de um destino turístico necessita da união dos diversos atores do processo residentes, turistas, governantes, empresários, operadores, entre outros, que devem buscar a integração dos recursos naturais e culturais, num processo de planejamento que busque um desenvolvimento gradativo e permanente, diferente daquele tradicional que sacrifica o futuro privilegiado os ganhos econômicos e financeiros imediatos e sobre uma base tecnológica prejudicial ao meio ambiente. Deve ser planejado comprometido com a preservação ambiental, viável economicamente e equitativo do ponto de vista social. Formas sustentáveis de turismo têm potencial para contribuir para conservação de diversidade biológica, dentro e fora de áreas protegidas, assim como promover melhorias na qualidade de vida das comunidades locais e regionais, e desta forma, o turismo deve ser um conjunto de bens e serviços que promova o desenvolvimento da comunidade e preocupe-se com a conservação dos patrimônios, para que estes possam ser utilizados pelas futuras gerações. Michelle Belo ( Bacharel em turismo)

michelle-belo

Michelle Belo – Bacharel em Turismo

Como um dos fenômenos marcantes da atualidade, o turismo é um dos setores de maior valor das atividades econômicas mundiais, principalmente na utilização do setor de serviços, sendo considerado um dos três lideres mundiais em produtividade, com a consequente ampliação da oferta de emprego e geração de renda. Entretanto, seu desenvolvimento sempre esteve pautado no mesmo molde de qualquer outra atividade humana, o enfoque econômico.

Enquanto o turismo pode contribuir sensivelmente para o desenvolvimento socioeconômico e cultural de amplas regiões naturais, tem, ao mesmo tempo, o potencial para degradar o ambiente natural, as estruturas sociais e a herança cultural dos povos. Com a ausência de um planejamento integrado, a exploração do turismo mundial vem contribuindo, desde os anos 50, para o desequilíbrio ecológico, para a desagregação social e para a perda de valores culturais das comunidades receptoras, além dos danos ao patrimônio histórico. O turismo passou a ser caracterizado como atividade de massa e tornou-se um grande consumidor da natureza.

Arrecifes de corais em São José da Coroa Grande - PE - Imagem: Amazônia Azul

Arrecifes de corais em São José da Coroa Grande – PE – Imagem: Amazônia Azul

A sustentabilidade econômica, social, ambiental, cultural e politica devem estar fundamentadas no planejamento, para que seja alcançado o desenvolvimento turístico sustentável. A sustentabilidade de um destino turístico necessita da união dos diversos atores do processo residentes, turistas, governantes, empresários, operadores, entre outros, que devem buscar a integração dos recursos naturais e culturais, num processo de planejamento que busque um desenvolvimento gradativo e permanente, diferente daquele tradicional que sacrifica o futuro privilegiado os ganhos econômicos e financeiros imediatos e sobre uma base tecnológica prejudicial ao meio ambiente. Deve ser planejado comprometido com a preservação ambiental, viável economicamente e equitativo do ponto de vista social.

Formas sustentáveis de turismo têm potencial para contribuir para conservação de diversidade biológica, dentro e fora de áreas protegidas, assim como promover melhorias na qualidade de vida das comunidades locais e regionais, e desta forma, o turismo deve ser um conjunto de bens e serviços que promova o desenvolvimento da comunidade e preocupe-se com a conservação dos patrimônios, para que estes possam ser utilizados pelas futuras gerações.

Michelle Belo ( Bacharel em turismo)

COMENTÁRIOS