Vereador Osmar Ricardo promove Audiência Pública para debater o Déficit Habitacional e a moradia popular no Centro do Recife

Saiba mais informações clicando no link

Vereador Osmar Ricardo
Nesta sexta (02/09), às 10h, a Câmara Municipal do Recife promove uma audiência pública sobre “O Déficit Habitacional e a Moradia Popular no Centro do Recife”. A iniciativa é do Vereador Osmar Ricardo (PT) e objetiva ouvir as reivindicações dos movimentos populares e buscar soluções a curto, médio e longo prazo com o poder público municipal.

“Temos várias famílias morando em imóveis que estavam abandonados no Centro do Recife. Essas ocupações resgataram a função social destes prédios. Isso é uma realidade e nós precisamos agir para legalizar isso e garantir o direito à moradia dessas pessoas”, destaca o Vereador.

Entre os participantes estão Norah Neves (Secretária Executiva de Políticas Habitacionais do Recife), Leonardo Bacelar (Secretário de Política Urbana e Licenciamento do Recife), Paulo Cunha (Gerente Geral do Gabinete do Recentro), Drª Fernanda da Nóbrega (Promotoria de Habitação e Urbanismo – MPPE), Antônio Celestino (Advocacia Popular da OAB), Victor Araripe (arquiteto) e representantes dos movimentos sociais: MLRT, MTST-PE, MTST BRASIL, CMP-PE, MNLM, MUST  e MLTT.

Déficit Habitacional – Segundo dados oficiais da Prefeitura do Recife, estima-se que a Capital tem um déficit habitacional de 71.160 moradias. Em contrapartida, o Movimento de Luta e Resistência por Terra (MLRT) afirma que há, ao menos, 44 imóveis abandonados que não têm nenhuma função social no bairro de Santo Antônio, na região central do Recife, que poderiam ajudar a diminuir este déficit habitacional. 

 

INTEGRAM A MESA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA: 

– Norah Neves (Secretária Executiva de Políticas Habitacionais do Recife);

– Leonardo Bacelar (Secretário de Política Urbana e Licenciamento do Recife);

– Paulo Cunha (Gerente Geral do Gabinete do Recentro);

– Drª Fernanda da Nóbrega (Promotoria de Habitação e Urbanismo – MPPE);

– Antônio Celestino (Advocacia Popular da OAB);

–  Victor Araripe (arquiteto);

– Giancarlo Costa dos Lírios (Coordenador Estadual do MLRT – Movimento de Luta e Resistência pelo Teto;

– Lídia Brunes (Coordenadora do MTST-PE – Movimento dos Trabalhadores/as sem teto de Pernambuco e Coordenadora Nacional da UNMP – União Nacional Por Moradia Popular);

– Rud Rafael (MTST Brasil – Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto);

– Kleber Santos (Coordenador Geral da CMP-PE – Central de Movimentos Populares de Pernambuco);

– Paulo André (Coordenador do MNLM (Movimento Nacional de Luta pela Moradia);

– Bernardo Weinstein (MUST – Movimento Urbano dos Trabalhadores Sem-Teto);

– Davi Lira (MLTT – Movimento de Luta por Teto, Terra e Trabalho)

COMENTÁRIOS