Yves Ribeiro vai palestrar na 1ª Conferência Internacional de Resíduos Sólidos

Saiba mais informações clicando no link

Yves Ribeiro Paulista

O prefeito da Cidade do Paulista, Yves Ribeiro, com mais de 50 anos de vida política, vai palestrar na 1ª Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (Cirsol). Será realizada entre os dias 16 a 18 de março, no Museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife Antigo.

A Cirsol é a Conferência Internacional de Resíduos Sólidos – Recife/PE, que com o apoio de 16 instituições de grande relevância irão promover debates sobre a Gestão de Resíduos Sólidos e seus impactos nas mudanças climáticas.

Aos 73 anos, e com mais de 50 de vida pública, foi eleito sete vezes, dessas seis foram seguidas prefeito em cidades da Região Metropolitana do Recife, um recorde no Brasil. Itapissuma (1983 e 1992), Igarassu (1996 e 2000) e Paulista (2004 e 2008): foram dois mandados em cada uma. Em 2020, ele venceu a sétima eleição municipal, eleito pela terceira vez para comandar Paulista.

Na ocasião, o prefeito Yves Ribeiro estará partilhando as experiências desde o início de sua vida política, em 1977, em defesa da causa ambiental. Desde o primeiro mandato, o gestor pôs em prática coisas das quais nem se ouvia falar naquele tempo. Só para citar um exemplo: coleta seletiva.

“Nós vamos levar nossa experiência e aprender também com outros companheiros. É fundamental no mundo em que vivemos um grande pensar sustentável. Paulista estará levando aquilo que nós aprendemos com o povo de Paulista e mostrando a importância do trabalho dos agentes ambientais”, disse o Prefeito Yves Ribeiro.

Dentro de uma política ambiental consistente, levando bandeiras e travando lutas reais que só se tornaram preocupação mundial décadas depois, Yves ganhou o reconhecimento internacional no âmbito do meio ambiente.

A 1ª Conferência Internacional de Resíduos Sólidos terá formato híbrido. O evento será aberto ao público, reunindo estudantes, comunidade acadêmica e científica e outros profissionais que atuam na área de resíduos sólidos do Brasil e do mundo, onde compartilharão resultados de inúmeros trabalhos científicos, a fim de consolidar e expandir as atividades.

A conferência tem o objetivo de discutir iniciativas inovadoras na gestão de resíduos sólidos, além de elevar a consciência dos setores da sociedade sobre a geração e o manejo dos resíduos e seus
impactos nas mudanças climáticas.

A programação conta com oficinas, workshops, debates entre outros destaques. Serão ofertados, visitas técnicas, atividades de educação ambiental, além de capacitações e uso da metodologia de design thinking para o compartilhamento de boas práticas e elaboração de planos.

Yves Ribeiro é um ambientalista nato. Recebeu o diploma e medalha de destaque Nacional em Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável, referente à região Nordeste, concedido pelo Instituto Ambiental Biosfera e pelo Instituto de Estudos Especializados – IBRAE.

Yves admira os pensamentos de mentes brilhantes dos ambientalistas, dos naturalistas, dos ativistas ambientais, como foi a menina Greta Thunberg, adolescente sueca que abalou o mundo com a coragem e visão em defesa do sistema ambiental do planeta e, em especial a Amazônia brasileira.

Nesse ritmo, Yves quando foi prefeito de Itapissuma, tendo sido pescador, encampou uma luta junto a Colônia Z-10, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o movimento de rua, enfrentando os poderosos que despejavam no rio Botafogo, produtos químicos, um metal pesado como o mercúrio afogando todo o berçário da reprodução de peixes e crustáceos, que davam suporte e sustentação de vida dos pescadores e familiares.

Felizmente, o movimento tendo a participação de Yves Ribeiro, conseguiu junto aos órgãos do estado a proibição desse despejo no rio, voltando a reprodução dos frutos marinhos no Canal de Santa Cruz, que depois tornou-se o grande projeto do Sistema Botafogo, que abastece todo o litoral norte do estado.

Em Paulista, o prefeito Yves Ribeiro transformou o lixão da Estrada do Frio, no bairro da Mirueira, num aterro sanitário e criou junto aos catadores de lixo a Cooperativa que fazia a “Coleta Seletiva” em forma de transbordo, criando o “Agente ambiental”, mudando a cara daquele local insalubre que tanto problema causava à população.

Evento

Durante a 1ª Conferência Internacional de Resíduos Sólidos, temas estratégicos também serão apresentados por porta-vozes internacionais e personalidades atuantes.

Inscrição

Para participar da Conferência, preencha o formulário no site: https://www.cirsol.com.br/inscricao

COMENTÁRIOS