Anderson Ferreira: “Governo do Estado abandonou a PE-17”

Anderson Ferreira: “Governo do Estado abandonou a PE-17”

Adversário do governador, Anderson tem aumentado nos últimos meses as criticas à gestão estadual do PSB

Prefeito do Jaboatão já requereu ao Estado que a via seja municipalizada (Foto: Matheus Britto/PJG)

As péssimas condições da PE-17, conhecida como Estrada Eixo da Integração Muribeca, vêm sendo alvo de críticas dos motoristas que trafegam diariamente. Todos fazem apelos ao Governo do Estado para recuperar a via, por onde circulam uma média de 23 mil veículos por dia. Nesta terça-feira (2), o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, lembrou que já encaminhou dois requerimentos ao Governo, solicitando que a PE-17 fosse municipalizada, mas nenhum dos pedidos foi atendido. O mais recente foi enviado no dia 26 de março deste ano.

“A PE-17 é uma das vias mais importantes do nosso município e para economia de Pernambuco. A maior parte dos 11 quilômetros de extensão corta o bairro da Muribeca, onde está o maior polo logístico do Estado e por onde passam milhares de veículos pesados, transportando todo tipo de carga, além de ser a principal ligação entre a BR-101 e Jaboatão Centro. Mas o Governo Estadual abandonou a PE-17, não tem a menor preocupação em fazer a manutenção e tampouco recuperá-la. Do jeito que está, coloca em risco os motoristas que trafegam em qualquer horário do dia”, disparou o prefeito Anderson Ferreira.

O gestor jaboatonense ressalta que, quando o Governo Estadual divulgou a lista das vias que seriam recuperadas neste ano, através do programa Caminhos de Pernambuco, a PE-17 não foi incluída. “Portanto, não podemos esperar que a Estrada da Integração seja recuperada ainda em 2019. Por isso, ainda aguardamos um posicionamento do Governo do Estado a respeito do requerimento que enviamos, mais uma vez, para que a competência de cuidar desta via seja transferida para o município do Jaboatão. Havendo essa transferência, faremos um grande trabalho de recuperação”, diz Anderson.

Requerimento foi encaminhado pela Prefeitura do Jaboatão ao DER-PE em março deste ano

O gestor de Jaboatão destacou que, em 2017, a Prefeitura realizou uma operação de tapa-buraco para minimizar os riscos e, neste ano, consertou a ponte sobre a linha férrea, que teve a barreira de proteção quebrada, após um acidente, e o Governo do Estado não tomou providências. Anderson Ferreira também lembrou que, para melhorar as condições de segurança, determinou a instalação de lâmpadas de LED em toda extensão da PE-17.

COMENTÁRIOS