Tag: João Paulo Lima e Silva

Plenária do PT define os rumos do partido para as eleições de 2024 no Recife; saiba o que foi decidido
O Diretório Municipal do PT no Recife realizou neste sábado (21) a Plenária para definir as estratégias do partido nas eleições de 2024 na capital. O encontro, que aconteceu no Clube das Pás, no bairro de Campo Grande, reuniu diversas lideranças do partido, entre elas a senadora Teresa Leitão; o senador Humberto Costa; o presidente municipal Cirilo Mota; os deputados João Paulo Lima e Silva e Rosa Amorim; os vereadores Osmar Ricardo, Liana Cirne, Jairo Britto; além do ex-prefeito João da Costa; os secretários da Prefeitura do Recife Oscar Barreto (Meio Ambiente) e Hermes Costa (Habitação); e Mozart Sales, representando o ministro de Relações Institucionais Alexandre Padilha.
Em nota enviada ao Blog Ponto de Vista, o PT Municipal deixa claro o propósito de trabalhar para o fortalecimento da sigla no Recife com um papel de protagonista no processo eleitoral. Confira:
NOTA:
A vitória do povo brasileiro, representada pela eleição do Presidente Lula, trouxe a esperança de volta ao Brasil, à América e ao Mundo, em um sentimento de união e reconstrução. Com a frente ampla liderada pelo companheiro Lula, o povo brasileiro impôs uma vitória significativa sobre o neofascismo, mas o projeto de retrocessos não recrudesceu totalmente, fato que demanda a continuidade das articulações políticas em defesa da democracia, em todos os níveis da Federação.
O PT do Recife construiu um legado vitorioso no atendimento às demandas sociais urgentes da nossa cidade, a exemplo das gestões petistas, que nos habilita a, junto à nossa base social, propor políticas públicas para a classe trabalhadora, transversalizadas pela promoção da igualdade racial, de gênero e de enfrentamento às discriminações e violações de direitos humanos e defesa do meio ambiente e do direito à cidade, em uma aliança política local.
O alinhamento das frentes nacional e local tem o condão de representar um fortalecimento da democracia e da qualidade de vida do povo recifense, com valorização das práticas de participação popular inerentes às gestões petistas. A cidade do Recife tem desafios históricos, neste direção reafirmamos o caminho adotado pelo PT nacional, a manutenção da nossa política de aliança no Brasil e localmente.
Neste sentido apresentamos:
1 - GTE Recife (Grupo de Trabalho Eleitoral) composto por: Cirilo Mota, Igor Prazeres, Felipe Cury, Osmar Ricardo, Oscar Barreto, Adriano Costa, João da Costa e Jeferson Marciel.
Com a participação da Secretaria de Organização Priscila Ramos.
2 - Estabelecer as normas para o processo de escolha de pré-candidaturas majoritárias chapas proporcionais ou proposta de apoio à candidaturas de outros partidos que serão indicados pelo PT para a federação Brasil da Esperança nas eleições 2024.
3 - priorizar a reeleição e ampliação da nossa bancada de Vereadores e Vereadoras.
4 - o fortalecimento da nossa Federação Partidária.
5 - a mobilização e fortalecimento de nosso maior patrimônio, a base militante, petista e social e suas diversas organizações.
Diretório Municipal do PT Recife.
21/10/2023. [...]

RADAR POLÍTICO (09/10) – Marília Arraes caminha a passos largos para mais uma derrota política
ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO
Segunda colocada nas eleições majoritárias de 2020 quando disputou a a Prefeitura do Recife e em 2022 quando concorreu ao Governo do Estado, a ex-deputada federal Marília Arraes, ao contrário do que se esperava de uma liderança que demonstrou grande envergadura política nos dois últimos pleitos, não apresenta um horizonte promissor para as eleições municipais de 2024. Se o objetivo de Marília é fortalecer o Solidariedade, partido que comanda, arregimentando lideranças para conquistarem prefeituras, neste quesito a perspectiva é das menos promissoras. Até então a neta de Arraes não conseguiu fazer com que uma só liderança competitiva apresente interesse de ingressar no Solidariedade para concorrer a uma Prefeitura. Partidos como o PP, Avante, PSD, MDB, PSB, Republicanos, PT, União Brasil e PSDB seguem na preferência dessas lideranças. Para se ter ideia da situação, a sua irmã, a deputada federal Maria Arraes, não tem um só prefeito que se declare da sua base.
Marilia tem perdido o ‘time’ político nos mais diversos aspectos. Se de um lado não consegue organizar o SD no estado, por outro anda perdendo a oportunidade de ser ela a principal opção do partido para a disputa eleitoral do próximo ano. Apesar de ser lembrada como opção competitiva na disputa pelas prefeituras de Jaboatão ou Olinda, Marília não tem agido no sentido de construir nenhum dos projetos, enquanto isto outras lideranças acabam avançando e ganhando terreno que facilmente poderia ser ocupado por ela. Até no Recife, município onde que Marília possui forte identificação, o Solidariedade sequer se movimenta para montar uma chapa proporcional de vereadores.
Do jeito que tem se portado, Marília Arraes acaba por ofuscar uma trajetória de ascensão política para dar lugar a um momento de demasiada inabilidade política. Ainda existe tempo para uma reação!
AMPLIANDO O TIME - O Progressistas, sigla liderada em Pernambuco pelo deputado federal Eduardo da Fonte, já passou a contabilizar mais um integrante na base do grupo na ALEPE. Apesar de estar filiado ao União Brasil, o deputado estadual Romero Sales Filho anda bastante entrosado com o PP, levando inclusive lideranças da sua base para a sigla. Outro parlamentar que está incluído neste grupo é Dannilo Godoy (PSB). Com isto a bancada do PP reúne a 10 parlamentares.
LIGEIRO - O deputado estadual Kaio Maniçoba (PP) tem garantido com maestria o fortalecimento da sua base. Em um curto espaço de tempo ele já fechou aliança com os prefeitos de Brejo da Madre de Deus, Mirandiba e Arcoverde. Vale destacar que Maniçoba também anda avançando em conversas com outros prefeitos e também já conquistou o apoio lideranças de oposição em várias cidades do Sertão e Agreste.
ENVERGADURA - O vereador licenciado e atual superintendente adjunto da Codevasf Samuel Andrade tem pela frente um horizonte bastante promissor na disputa pela Prefeitura de Condado, na Mata Norte. Com um currículo que reúne uma longa experiência de gestão pública, além de um poder de articulação para poucos, Samuel tem muito a oferecer ao município.
BLEFE - A declaração do deputado João Paulo Lima e Silva (PT) na ALEPE em que admite a possibilidade do seu partido apoiar inclusive um candidato(a) lançado pela governadora Raquel Lyra à prefeitura do Recife não ganha credibilidade junto àqueles que conhecem bem a política na capita pernambucana. A mensagem de fato que o ex-prefeito passou é que não tem coragem entrar no páreo diante do favoritismo de João Campos na disputa. Existe ainda quem acredite que o PT tá tentando chantagear o atual prefeito de olho na vice.
ALGUÉM RESPONDE? - Quem é o prefeito da base de Aglailson Victor que anda pensando em ser candidato a deputado estadual?
[...]

João Paulo e Dani Portela realizam vistoria nas obras no Rio Fragoso, em Olinda
Veja detalhes da visita no link [...]

PT deve definir candidaturas para 2024 até outubro, diz João Paulo
por Letícia Lima
O deputado estadual João Paulo (PT) falou, com exclusividade ao blog Ponto de Vista, sobre as movimentações do Partido dos Trabalhadores para as eleições municipais de 2024.
O parlamentar, que já foi prefeito da cidade do Recife por dois mandatos (2001 – 2009) e candidato à prefeitura de Olinda em 2020, disse que a sigla pretende definir todas as suas principais candidaturas para o pleito do próximo ano até o final de outubro.
Ainda não há confirmação oficial de possíveis nomes para a disputa em Pernambuco, mas algumas alianças já foram ventiladas nos bastidores - como uma possível parceria entre o PSB, do atual prefeito João Campos, e o PT, que viria com algum vice na chapa.
Como já foi noticiado pelo blog, João Paulo não descartou a possibilidade de vir como um candidato próprio do PT, caso a sigla decida não entrar em uma possível aliança, mas disse que vai seguir - e apoiar - o que o partido definir.
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, vem ao Recife nesta sexta-feira (22) para a filiação o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, ao partido.
A visita de Hoffmann é vista como um início de preparação para as eleições de 2024, com a organização de comitês e definição das tarefas do PT para o próximo período, além, claro, de conversas com importantes nomes da política pernambucana para formação de alianças. [...]

Alepe concede o prêmio “País Amigo de Pernambuco” à Espanha
Saiba mais informações clicando no link [...]

PESQUISA – João Campos lidera com folga todos os cenários
Saiba mais informações clicando no link [...]

PT desautoriza João Paulo, reforça alinhamento com o PSB no Recife e diz que frente ampla é maior que projetos pessoais
Saiba mais informações clicando no link [...]