Tag: Paulo Câmara

Paulo Câmara anuncia o segundo escalão do Governo de Pernambuco
O governador Paulo Câmara anunciou, nesta segunda-feira (14.01), os nomes que comandarão os órgãos da estrutura descentralizada do Governo de Pernambuco, a partir de 2019, alguns como Roberto Tavares, na Compesa, Tatiana Nóbrega, na Funape, e Ricardo Leitão, na Cepe, permanecem nos cargos. "São pessoas com experiência administrativa e muitos serviços prestados ao povo de Pernambuco. Tenho certeza de que vão colaborar para que a nossa administração continue avançando, reforçando nossas políticas públicas e atuando diariamente para a melhoria da qualidade de vida dos pernambucanos", destacou Paulo. Segue, abaixo, os nomes escolhidos pelo chefe do Executivo estadual e seus respectivos postos:
Governadoria do Estado:
Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Pernambuco (ARPE) - Ettore Labanca
Secretaria de Administração:
Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI) - Ila Carrazone
Instituto de Recursos Humanos do Estado de Pernambuco (IRH) - Ruy Bezerra
Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco (FUNAPE) - Tatiana Nóbrega
Pernambuco Participações e Investimentos S/A (PERPART) - Adaílton Feitosa
Secretaria da Casa Civil:
Companhia Editora de Pernambuco (CEPE) - Ricardo Leitão
Arquivo Público - Evaldo Costa
Secretaria de Desenvolvimento Agrário:
Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (ITERPE) - Altair Patriota Correia Alves
Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) - Odacy Amorim
Secretaria de Saúde:
Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes S/A - (LAFEPE) - Flávio Gouveia
Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos:
Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) - Suzana Montenegro
Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Pernambuco (DER) - Bruno Cabral
Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) - Jurandir Liberal
Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA) - Roberto Tavares
Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação:
Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN) - Roberto Fontelles
Consórcio de Transportes da Região Metropolitana do Recife (CTM) - Erivaldo Coutinho
Companhia Estadual de Habitação e Obras (CEHAB) - Bruno Lisboa
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação:
Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia (FACEPE) - Abraham Benzaquen Sicsú
Empresa Pernambuco de Comunicação S/A - (EPC) - Gustavo Almeida
Secretaria de Cultura:
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE) - Marcelo Canuto
Secretaria de Desenvolvimento Econômico:
Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Pernambuco (IPEM) - Juliano Martins
SUAPE - Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros - Leonardo Cerquinho
Porto do Recife S/A - Carlos Vilar
Companhia Pernambucana de Gás (COPERGÁS) - André Campos
Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco S/A (AD-DIPER) - Roberto Abreu
Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude:
Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNASE) - Nadja Alencar
Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação:
Junta Comercial do Estado de Pernambuco (JUCEPE) - Taciana Bravo
Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (AGEFEPE) - Marcelo Barros
Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade:
Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) - Djalma Paes
Distrito Estadual de Fernando de Noronha - Guilherme Rocha [...]

Ribeirão – Prefeito Marcello Maranhão se reúne com o governador Paulo Câmara
O prefeito de Ribeirão, Marcello Maranhão (PSB), participou nesta segunda-feira (14/01) de uma audiência com o governador Paulo Câmara (PSB). O encontro, que foi acompanhado pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa, aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, no Recife.
A reunião teve por propósito tratar da possibilidade do Governo do Estado, por meio da Fundarpe, patrocinar a tradicional Festa da Cana disponibilizando artistas e bandas para o evento. No encontro também foi conversado sobre o processo de conclusão de desapropriação do Hospital Geral do Ribeirão. Ação que recebeu a garantia do governador de que será concluída nos próximos meses. [...]

Governo de Pernambuco retoma obras de recuperação da BR 101
As obras da BR 101, no trecho que corta o Recife de norte a sul, foram retomadas pelo governo do Estado neste sábado (12), sob a coordenação da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos. Dos 30,7 quilômetros desse trecho da rodovia – da cidade do Paulista até Jaboatão dos Guararapes – cerca de 20 quilômetros já foram concluídos. Na fase atual, as obras acontecem no trecho entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o bairro do Ibura, onde serão realizados serviços de reconstrução das camadas de asfalto, além da construção dos retornos e sinalização.
A secretária estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, acompanhou o reinício das obras, e destacou a importância da recuperação daquele trecho, considerado o principal da Região Metropolitana do Recife. “É o contorno mais importante da BR 101, uma obra orçada em R$ 192 milhões, que esteve suspensa por alguns dias para que o governo do Estado prestasse esclarecimentos solicitados pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Ultrapassada essa fase, as obras estão sendo retomadas neste sábado (12) para conclusão dos 10 quilômetros restantes”, explicou.
Ainda de acordo com a secretária, além da redução significativa do tempo de viagem entre os municípios do Paulista e Jaboatão dos Guararapes – atualmente estimado em até três horas – para quarenta minutos no máximo, a renovação da rodovia vai contribuir bastante para a redução de acidentes, uma vez que inclui a nova sinalização e a construção de acostamentos e passarelas de pedestres.
Atualmente, cerca de 240 profissionais estão trabalhando na recuperação da BR 101, além de 35 máquinas. A previsão, segundo Fernandha Batista, é que as obras na pista principal estejam concluídas até o final de fevereiro próximo, e as demais ações – como os novos acostamentos, passarelas e retornos – deverão ser entregues no máximo até novembro, já levando em conta o período de inverno, entre os meses de maio e julho, quando as chuvas determinam a redução do ritmo das obras. [...]

Reconhecimento pela educação pública de qualidade marca a posse do reitor reeleito da UPE
Os avanços significativos da educação pública em Pernambuco ao longo dos últimos anos foram ressaltados pelo governador Paulo Câmara na manhã desta sexta-feira (11), ao empossar o reitor reeleito da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Falcão, em solenidade na Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP), no Recife. O chefe do Executivo destacou que o trabalho realizado até o momento elevou o Estado a um honroso primeiro lugar no Brasil. “A educação hoje, no ensino médio, por exemplo, é referência no País. Temos a menor taxa de abandono e a menor diferença entre ensino público e o privado”, comemorou.
Nesse contexto, o governador lembrou em seu discurso as últimas conquistas da UPE, que em 2007 oferecia apenas um único curso de doutorado, e em oito anos ampliou essa oferta para três cursos, dobrando esse número entre 2015 e 2018. “Hoje temos seis cursos de doutorado com ótimas avaliações, o que se estende para todos os cursos, que tiveram ampliações e melhorias, como o de Medicina e o de Direito, o que mais aprova no exame da OAB”, explicou.
Paulo Câmara reiterou que a avaliação positiva do curso de Medicina fez com que ele também se tornasse referência em todo País. Ainda segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Escola de Aplicação do Recife, integrante da rede pública estadual e vinculada à UPE, está em primeiro lugar no ranking das escolas públicas de Ensino Médio do Brasil.
O governador apontou algumas ações da sua gestão no mandato anterior que, mesmo em meio à crise vivida pelo país, foi marcada pela expansão e interiorização da universidade, e enumerou novas iniciativas a serem realizadas. “Inauguramos o campus de Arcoverde, no Sertão. Também naquela Região, o de Serra Talhada está praticamente pronto. Fizemos intervenções em Garanhuns e vamos fazer aqui também na Região Metropolitana”, afirmou.
Reempossado, o reitor Pedro Falcão disse considerar uma honra seguir no comando da UPE, e prometeu uma nova gestão no quadriênio que se inicia. A chapa foi reeleita por servidores, docentes e alunos da instituição, em eleições realizadas no último mês de setembro. “Cumprimos 80% das nossas propostas de trabalho. Agora, temos novas metas, e me sinto honrado em assumir mais esse compromisso”, reforçou, agradecendo o apoio do Governo do Estado destacando a nomeação de 455 servidores para as unidades do Complexo Hospitalar da UPE como um grande feito da gestão para a universidade.
O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa, assumiu o compromisso de buscar mais recursos para que a universidade continue avançando. “Vamos lutar por orçamentos em Brasília com este novo governo que está no comando do País. Pernambuco tem a vantagem de ter uma secretaria como essa, pioneira no Brasil, e que tem a ela vinculada a UPE, com faculdades que dão exemplo ao Brasil”, disse.
Também participaram da cerimônia a vice-governadora Luciana Santos, os secretários Fred Amâncio (Educação e Esportes) e André Longo (Saúde), o deputado estadual Sivaldo Albino e a vice-reitora da UPE, professora Socorro Cavalcanti, que também foi reempossada no cargo.
SOBRE A UPE - Instituição pública de ensino superior presente em todas as regiões do Estado através do seu complexo multicampi, a UPE é formada por 15 unidades de ensino distribuídas no Recife e Região Metropolitana, Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Serra Talhada e Palmares.
Compõem ainda a universidade três grandes hospitais, o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), o Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco – Professor Luiz Tavares (Procape) e o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc).
Além das unidades de ensino e saúde, integram também o Complexo Universitário da UPE a Reitoria e quatro escolas de ensino fundamental e médio (Escola do Recife e Escolas de Aplicação). [...]

Aliado de Bolsonaro, deputado recém-eleito volta a bater forte no PSB
Depois de rebater críticas do governador, parlamentar agora mira metralhadora contra a gestão do PSB no Recife [...]

Fim das coligações pode incentivar multiplicidade de candidatos a prefeito
Coluna Política em Dia - Por Marcelo Velez [...]

Paulo Câmara apresenta modelo de gestão e metas do Governo ao novo secretariado
Em sua primeira reunião com o secretariado para este segundo mandato, neste sábado (05.01), o governador Paulo Câmara apresentou a toda a equipe como funciona e quais as diretrizes estabelecidas no modelo de gestão adotado pelo Governo de Pernambuco e as metas para 2019. Na ocasião, Paulo abordou as prioridades para os próximos quatro anos, o andamento das ações que já vinham sendo realizadas e questões orçamentárias de cada secretaria. O chefe do Executivo estadual ainda destacou a necessidade da integração entre as pastas, para a garantia de mais efetividade nas ações de governo, e o compromisso pela busca constante da melhoria dos serviços públicos oferecidos à população. O encontro, realizado no Palácio do Campo das Princesas, aconteceu um dia após Paulo levar todos os secretários e a vice-governadora, Luciana Santos, ao Sertão do Estado para conferir, de perto, uma das principais demandas do povo pernambucano: a questão hídrica.
“Pernambuco tem um modelo de gestão reconhecido mundialmente pela Organização das Nações Unidas, pelo Banco Mundial e por outras entidades. Então, é necessário que a equipe possa conhecer bem essa mecanismo, que vai guiar o nosso trabalho e, como vem fazendo ao longo dos últimos anos, nos ajudar a alcançar os resultados que a população espera de forma mais rápida e eficiente”, afirmou, em entrevista à Imprensa, o secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, completando: "Seguiremos fazendo mais com menos".
Alexandre Rebêlo frisou ainda que o governador Paulo Câmara aproveitou a reunião para enfatizar o ciclo de monitoramento, realizado mensalmente e que está relacionado à pactuação das metas que serão realizadas nos próximos quatro anos e os mecanismos de ausculta popular da gestão. “Apresentamos o modelo do seminário Todos por Pernambuco, que é um modelo de gestão em que visitamos o Estado todo e ouvimos a população para definir prioridades. É uma confecção do mapa de estratégias que vai apontar para as prioridades nos próximos quatro anos”. Do ponto de vista financeiro, Rebêlo afirmou que haverá reuniões, ainda em janeiro, para pactuar com o secretariado os tetos de gasto do ano.
Com relação às prioridades para este segundo mandato, o secretário de Planejamento e Gestão pontuou que elas serão definidas já no primeiro ciclo de monitoramento, mas que o legado, ou seja, as ações que já estavam em andamento, serão levadas em consideração. “Esse é um governo de continuidade, então, vamos levantar o que está acontecendo nas pastas, pois a determinação do governador foi de concluir o que já está em andamento antes de pensarmos em começar a realizar novas ações”, esclareceu.
Rebêlo destacou, ainda, que a relação com o Governo Federal não será, de forma alguma, pautada por questões ideológicas. “A orientação do governador é a de que os secretários devem ir até Brasília, procurem os ministros e busquem ações e financiamentos para as obras relacionadas a Pernambuco”, afirmou [...]

Radar Político (05/01) – Disputa expõe racha dentro do PSB
Caso não haja intervenção do Palácio, a disputa pela 1ª vice-presidência da ALEPE tem tudo para se transformar em um episódio digno de muita disputa.
Reservado ao PSB, o posto é alvo de desejo dos deputados Aglailson Victor e Simone Santana. No entanto, na última semana mais um nome do partido surgiu com interesse na vaga. Diogo Moraes.
Atual 1º secretário da Mesa Diretora, Diogo Moraes já revelou a alguns parlamentares o seu desejo de permanecer na Mesa, no entanto, impossibilitado pelo Regimento Interno da Casa de concorrer à primeira-secretaria, cuja a disputa se dar entre os colegas de partido Clodoaldo Magalhães e Isaltino Nascimento, o deputado agora mira na 1ª vice-presidência.
Apesar de Diogo possui excelente trânsito entre os deputados veteranos, a sua ausência na Casa tem dificultado na construção de sua candidatura entre os novatos, que vez ou outra são vistos visitando a ALEPE e são abordados por Simone Santana e Aglailson Victor.
Amparados em um “acordo” que diz que aquele(a) que obtiver mais assinaturas de deputados do partido será o escolhido para representar a sigla na Mesa, há a expectativa de que não haja um bate chapa, no entanto, ao que se sabe, parece que os candidatos não estariam dispostos a respeitar tal acordo, prova disto é que todos já estão à todo vapor na busca do voto de deputados dos outros partidos.
Para se ter ideia de como anda a disputa, dois ex-deputados entraram no circuito na busca por votos. Aglailson Júnior e Carlos Santana. O primeiro é pai de Aglailson Victor, já o segundo é esposo de Simone Santana. O que antes se resumia a encontros com deputados na ALEPE, já partiu para conversas ao pé do ouvido em restaurantes e até na busca do voto em reuniões na casa dos deputados.
O que se desenha, caso o Palácio não interfira e nem Simone e Aglailson cheguem a um acordo, é uma disputa que, embora resulte em um vitorioso entre os dois, terá como desfecho uma derrota dentro do próprio PSB, o que não é nada bom para o partido.
Um mal acordo vale mais que uma boa briga?
Trauma - No ano de 2015 o então deputado Lula Cabral (PSB), que tinha a garantia de apoio do Palácio, bateu chapa com Diogo Moraes (PSB), que foi de encontro a orientação do partido e disputou a primeira-secretaria. No final Diogo saiu vitorioso por 32 votos a 15. Lula colocou na conta do Palácio a derrota e ficou um bom tempo com a relação estremecida com o governador.
Acordo - No final do ano de 2008 o então deputado Aglailson Júnior recuou da decisão de enfrentar João Fernando Coutinho, também do PSB, na disputa pela 1ª secretaria para assumi a terceira-secretaria. O acordo só foi possível porque André Campos, na época PT, abriu mão da vaga para presidir a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça.
Articulação - O empenho do presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, deve render bons frutos ao município de Cumaru, onde sua esposa Mariana Medeiros é prefeita. Além de destinar mais de R$ 600 mil em emendas para o município para este ano de 2019, Eriberto conseguiu ainda mais de R$ 1,4 milhão junto a outros deputados. Os recursos estão carimbados para a realização de obras de infraestrutura no município.
Araripina 1 - Em entrevista a uma rádio, o prefeiro de Araripina, Raimundo Pimentel, aproveitou a ocasião para comemorar o fato de ter finalizado o ano de 2018 com o salário de todo funcionalismo público em dia e aproveitou para alfinetar o seu antecessor, Alexandre Arraes, de quem diz ter herdado o município em uma situação de “caos, bagunça e desorganização”.
Araripina 2 - Apesar das contas em dia, o prefeito Raimundo Pimentel não tem muito o que comemorar em relação a 2018, uma vez que sofreu uma baixa eleitoral ao não conseguir reeleger a deputada estadual Socorro Pimentel, sua esposa. Por sua vez, o ex-prefeito Alexandre Arraes, seu principal opositor, emplacou a reeleição da deputada Roberta Arraes, sua esposa, na ALEPE. Para 2020 a expectativa é de que Raimundo Pimentel e Alexandre Arraes se enfrentem nas urnas.
Liderança 1 - A frente de uma gestão entre as melhores avaliadas da Região Metropolitana do Recife, o prefeito de Igarassu, Mário Ricardo (PTB,imagem), caminha fortalecido para emplacar o sucessor em 2020. O êxito da gestão do petebista tem atravessado os limites do município, fazendo dele uma forte liderança do Litoral Norte.
Liderança 2 - Na Região Metropolitana outro prefeito que tem se destacado é Bruno Pereira, de São Lourenço da Mata. Apesar de jovem, Bruno tem mostrado traquejo com a máquina pública não só mantendo as contas em dia, mas também transformando o município em um verdadeiro canteiros de obras. Caso permaneça neste ritmo, não terá adversários que ameacem a sua reeleição no próximo ano.
Mata Sul - O recém-eleito deputado estadual Clóvis Paiva (PP), já faz planos 2020 visando ampliar a sua base na Mata Sul. Em conversa com este blogueiro, Clóvis afirmou que participará ativamente das eleições municipais em ao menos três municípios da região. São eles: Ribeirão, Gameleira e Palmares. Nos dois primeiros o futuro deputado foi majoritário nas eleições de outubro.
Insatisfeito- Não são apenas os sinais hostis do governador Paulo Câmara em relação ao presidente Bolsonaro, de quem o deputado federal pastor Eurico é amigo pessoal e aliado, que tem deixado o presidente estadual do Patriotas insatisfeito. A falta de espaço para o seu partido no primeiro escalão do Governo Estadual tem levado o parlamentar a repensar o apoio à Frente Popular. Não será novidade alguma se em um futuro próximo Eurico levar o Patriotas a compor com um novo bloco para enfrentar o PSB na eleição pela Prefeitura do Recife.
Excelente opção - Fruto de um investimento ousado do advogado Sílvio Rodrigues, o Fiordes Bistrô, na rua da Aurora, é um restaurante de alta gastronomia que virou o ponto de encontro da classe política e jurídica pernambucana.
Cobrança - O suplente de vereador do Recife, Igor Alves (PRP), cobra do prefeito Geraldo Júlio, a quem apoiou em 2016, ações voltadas para o bairro do Totó e à comunidade do Alto da Bela Vista, no Coqueiral. Construção de uma Academia das Cidades para a região e a recuperação do Centro Social Bido Krause estão entre as reivindicações.
[...]

Governador nomeia atual procurador-geral de Justiça para segundo mandato
04/01/2019 - O governador do Estado, Paulo Câmara, nomeou o atual procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) Francisco Dirceu Barros, para mais um biênio no cargo máximo da Instituição. Ele foi o primeiro colocado na eleição realizada hoje, com 281 votos. Além de Francisco Dirceu Barros, integraram a lista tríplice Paulo Augusto de Freitas Oliveira e Maviael de Souza Silva, que tiveram 230 e 184 votos, respectivamente. Ambos integram a atual gestão.
“Estou muito feliz com o resultado; os membros da nossa Instituição reconheceram o trabalho desenvolvido nos últimos dois anos. Hoje, o MPPE é primeiro lugar em varias áreas, como a transparência, temos um nome e somos respeitados em todo Brasil”, afirmou Francisco Dirceu Barros. Essa foi a primeira eleição após a promulgação da Lei Complementar n.º 390, de 10 de setembro de 2018, que versa sobre a Democracia Plena do MPPE. Com as novas regras, somente os membros que se inscreveram puderam disputar o pleito. Anteriormente, era elegível qualquer promotor ou procurador de Justiça com mais de 35 anos de idade e dez anos de exercício, com exceção daqueles que apresentassem pedido de renúncia à elegibilidade. Outra mudança perante as votações anteriores foi o fim da do voto trinominal obrigatório: agora, cada membro do MPPE pode votar em um, dois ou três nomes; anteriormente, votos que não continham três nomes eram considerados nulos.
“A escolha do condutor do Ministério Público nesse processo democrático é da maior importância. Eu, que entrei na Instituição antes da Constituição de 1988, quando o procurador-geral era escolhido pelo governador do Estado, fico muito feliz de participar dessa escolha em que nós podemos definir os rumos do MPPE, pensando sempre em melhorar o serviço prestado à população pernambucana”, destacou a subprocuradora-geral de Justiça em Assuntos Institucionais e presidente em exercício do Colégio de Procuradores de Justiça, Laís Teixeira.
Ao todo, sete membros se habilitaram como candidatos ao cargo de procurador-geral de Justiça. Além dos três que estão compondo a lista tríplice, os outros quatro obtiveram os seguintes resultados: Roberto Brayner Sampaio, 168 votos (38,89%); Charles Hamilton dos Santos Lima, 127 votos (29,40%); Maria Ivana Botelho Vieira da Silva, 125 votos (28,94%); e Aguinaldo Fenelon de Barros, 116 votos (26,85%).
Votação - A eleição ocorreu nesta sexta-feira (4), no período das 9h às 17h, no Centro Cultural Rossini Alves Couto, no Recife. Dos 442 membros aptos a votar, 433 compareceram às urnas. Após o encerramento da votação, foi dado início a apuração dos votos, transmitida ao vivo pela internet, que encerrou às 19h30.
Com informações do Ministério Público de Pernambuco [...]

Aglailson Victor cumpre agenda em Custódia ao lado do governador
Aglailson será a principal voz de Custódia no Legislativo Estadual [...]
