Tag: Paulo Câmara

Governador Paulo Câmara visita Sertânia e assina ordem de serviço para beneficiar o município
Nesta sexta-feira (4) a cidade de Sertânia recebeu a visita do governador de Pernambuco Paulo Câmara. O gestor que estava acompanhado de todo o seu secretariado foi recebido pelo prefeito do município Ângelo Ferreira. Em sua primeira viagem após o início do segundo mandato, Paulo visitou a estação elevatória do eixo leste da adutora do Moxotó, em Rio da Barra.
Após a passagem por Sertânia, o governador e sua comitiva seguiram para a cidade de Custódia onde foram assinadas duas ordens de serviço para atender aquele município e a região do Rio da Barra, em Sertânia.
De acordo com o presidente da Compesa, Roberto Tavares, em Sertânia estão sendo investidos mais de R$ 6 milhões para a construção de uma estação de bombeamento que vai atender Rio da Barra, Valdemar Siqueira e mais dez comunidades rurais. A obra deve ser concluída dentro de um ano e meio.
Já em Custódia será construída uma adutora de 24 km que vai captar as águas do Velho Chico por meio da barragem do Moxotó. Os dois trabalhos atendem a uma demanda antiga da população e beneficiarão mais de 60 mil pessoas.
Paulo Câmara destacou em sua fala o investimento que está sendo feito “nós estamos fazendo uma obra de R$ 31 milhões e em doze meses a água vai chegar com regularidade a essas comunidades”.
O governador aproveitou a oportunidade para ressaltar a parceria com o prefeito de Sertânia “Sertânia é uma cidade que a gente tem muito apreço, tem um gestor parceiro, e um gestor muito responsável que é o prefeito Ângelo, nós já temos muita conversa justamente no sentido de melhorar o serviço da água. A gente avançou muito no primeiro mandato em Sertânia, fizemos a estrada de Rio da Barra, o contorno da cidade, levamos água e vamos poder fazer muito mais entregas em favor da população”.
A Secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, frisou que o governador Paulo Câmara pediu prioridade para obras que tragam qualidade de vida para a população, iniciando pelo sertão. A gestora, casada com o sertaniense Gildo Lafayette Filho destacou que já conversou com o prefeito de Sertânia a respeito das necessidades do município “Ângelo Ferreira é um prefeito bastante atuante, ele trouxe diversos pleitos. A gente tem muita coisa para fazer, é um município com uma área territorial enorme e a gente vai trabalhar para atender”.
Após a assinatura das ordens de serviço as empresas já estão liberadas para iniciarem os trabalhos. Inúmeras lideranças políticas participaram, como deputados estaduais, secretários municipais e estaduais, entre outros. [...]

Patriotas pode romper com o PSB e lançar candidato a prefeito do Recife
Não é das melhores a relação entre o deputado federal Pr. Eurico e o Palácio do Campo das Princesas. Não bastasse os sinais de afastamento do governador em relação ao presidente Bolsonaro, de quem Eurico é amigo pessoal e aliado, o pastor parece não andar nada satisfeito com a falta de atenção ao seu partido que sequer foi prestigiado no primeiro escalão do Governo.
Em reserva, uma pessoa bastante próxima ao Pr. Eurico revelou que foi prometido ao Patriotas espaços no Governo do Estado e Prefeitura do Recife, no entanto até o presente momento o aliado não tem sido valorizado à altura da liderança que representa no estado.
A mesma fonte informou ainda que a forma hostil com que o PSB tem tratado o presidente Bolsonaro pode levar o Patriotas a se afastar da Frente Popular e formar um bloco junto a outros partidos que fazem parte da base de Bolsonaro para construir uma candidatura à Prefeitura do Recife em 2020. Nesta equação não são contabilizados no grupo os vereadores recifenses Davi Muniz e Benjamim da Saúde, que devem ser “convidados” a sair da sigla na próxima janela partidária.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Paulo Câmara cumpre agenda no sertão do Moxotó com secretários nesta sexta-feira (04/01)
Governador levará, nesta sexta, todos os secretários que compõem o governo para a solenidade de assinatura da Ordem de Serviço do início do Sistema Adutor de Custódia, no Moxotó [...]

Paulo Câmara: “Vamos chegar, cada vez mais, com políticas públicas em todas as regiões de Pernambuco”
Melhorar os serviços públicos de forma mais célere, dialogar com a população, levar políticas públicas a todas as regiões do Estado e retomar a geração de emprego. Essas foram as principais determinações do governador Paulo Câmara ao novo secretariado, durante a cerimônia de posse, realizada nesta quarta-feira (02.01). Paulo também destacou a experiência do novo time no serviço público e enfatizou que as obras e entregas continuarão em todos os âmbitos. O ato, realizado nos jardins do Palácio do Campo das Princesas, área Central do Recife, efetuou a posse dos 27 secretários, incluindo os 5 integrantes da estrutura de apoio direto ao Governo.
“Montamos um conjunto de secretariado com pessoas experientes no serviço público e, ao mesmo tempo, com vontade de fazer as coisas acontecerem e de melhorar os serviços à população. Faremos muitas entregas ao povo de Pernambuco e vamos cumprir com nossos compromissos de chegar, cada vez mais, com políticas públicas em todas as regiões de Pernambuco. Nossas políticas continuarão muito presentes na vida das pessoas, mas a gente quer que elas aconteçam de maneira mais célere e, ao mesmo tempo, com mais qualidade”, afirmou o governador Paulo Câmara.
O chefe do Executivo também enfatizou aos secretários a importância de trabalhar para gerar mais emprego para que Pernambuco retome o crescimento. “Temos que potencializar as oportunidades. Cada pasta tem muito com o que contribuir para a melhoria da vida da população e conversando entre eles e com a sociedade, podemos alcançar nossos objetivos de, entre eles, oferecer melhores serviços à população e retomar a geração de emprego”, destacou.
Em nome de todo o novo time, o secretário-chefe da Casa Civil, Nilton Mota, agradeceu a oportunidade e garantiu que a equipe não descansará enquanto não atingir as metas determinadas em benefício da população. “Temos a consciência de que é preciso consolidar os avanços obtidos na educação, na saúde, na segurança e no abastecimento de água. É preciso ampliar o alcance do Estado para todas as áreas, com a qualificação dos serviços, a expansão da assistência, o novo impulso da economia e a retomada dos empregos”, frisou.
Nilton também destacou a gestão do governador Paulo Câmara diante da maior crise econômica que assolou o País. “No meio de todo esse turbilhão, tivemos a coragem de um líder que ousou na gestão e foi sábio na política para conduzir Pernambuco sob a tormenta”.
Participaram da solenidade o prefeito do Recife, Geraldo Julio; a vice-governadora, Luciana Santos; os deputados federais João Campos, André de Paula e Tadeu Alencar; o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Adalberto de Oliveira Melo; os presidentes da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e da Câmara Municipal, Eriberto Medeiros e Eduardo Marques, respectivamente; Fernando Dueire e Adilson Gomes, suplentes do senador Jarbas Vasconcelos; os deputados estaduais Clodoaldo Magalhães, Ducicleide Amorim, Henrique Queiroz, Henrique Queiroz Filho, Isaltino Nascimento, Jadeval de Lima, Laura Gomes, Odacy Amorim, Pastor Cleiton Paulo Dutra, Ricardo Costa, Roberta Arraes, Simone Santana, Sivaldo Albino.
Também prestigiaram a solenidade, o cônsul geral da Argentina, Alejandro Lastra; da China, Yan Yuqing; e da Itália, Gabor Zagon; o cônsul honorário da República Dominicana e Albânia, Lamartine Hollanda; e da Romênia, Saulo Farias Gomes; e da República Tcheca, Jirí Jodas.
SECRETARIADO
Administração – José Francisco Cavalcanti Neto
Desenvolvimento Agrário – Dilson Peixoto
Casa Civil – Nilton Mota
Infraestrutura e Recursos Hídricos – Ferdandha Batista
Ciência, Tecnologia e Inovação – Aluisio Lessa
Controladoria Geral do Estado – Érika Gomes Lacet
Cultura – Gilberto Freyre Neto
Defesa Social – Antônio de Pádua
Desenvolvimento Econômico – Bruno Schwambach
Desenvolvimento Social – Sileno Guedes
Educação – Frederico Amâncio
Fazenda – Décio Padilha
Imprensa – Eduardo Machado
Justiça e Direitos Humanos – Pedro Eurico
Meio Ambiente e Sustentabilidade – Antônio Bertotti
Micro e Pequena Empresa, Qualificação e Trabalho – Alberes Lopes
Mulher – Sílvia Cordeiro
Planejamento e Gestão – Alexandre Rebêlo
Saúde – André Longo
Desenvolvimento Urbano e Habitação – Marcelo Bruto
Políticas de Prevenção às Drogas – Cloves Benevides
Turismo – Rodrigo Novaes
ESTRUTURA DE APOIO AO GOVERNADOR
Chefe da Assessoria Especial – Antônio Carlos Figueira
Chefe do Gabinete de Projetos Estratégicos – Renato Thièbaut
Chefe de Gabinete - Milton Coelho
Casa Militar – Carlos José Viana Nunes
Procuradoria Geral do Estado – Ernani Medicis [...]

Radar Político (02/01) – Interior terá atenção redobrada com Rodrigo Novaes para o Turismo
Confira esta e outras informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link [...]

Estaremos juntos para resistir a qualquer tentativa de prejudicar Pernambuco, afirmou Humberto na posse de Paulo Câmara
O senador reeleito e líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT), reafirmou o compromisso, firmado durante a campanha eleitoral, para defender Pernambuco contra qualquer tipo de discriminação. A afirmação foi feita durante a cerimônia de posse do governador Paulo Câmara (PSB) e da vice-governadora Luciana Santos (PCdoB), nessa terça-feira (01), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE).
"Paulo fez uma afirmação política muito forte de que Pernambuco é, e sempre foi, um Estado comprometido com a liberdade, com a democracia. Vamos apoiar aquilo que seja do interesse de Pernambuco e do Brasil. Estaremos juntos para resistir a qualquer tentativa de prejudicar Pernambuco" disse o senador, reeleito pela Frente Popular, aliança na qual o PT se uniu ao PSB para lutar pelo Estado.
Humberto falou a jornalistas sobre a oposição que será exercida ao governo de Bolsonaro e, também, sobre a decisão do seu partido de não comparecer à do presidente, também ocorrida hoje, no mesmo horário do evento em Pernambuco.
"O tom da oposição também é dado pelo tom que o governo dá. Nós, por exemplo, não fomos à posse porque, desde que ganhou, Bolsonaro, ao invés de lançar ao Brasil um pedido de conciliação, procurar superar os conflitos e enfrentamentos, só tem aprofundado tudo isso. Então, para nós, era importante deixar marcado essa nossa posição", frisou Humberto.
Já o governador Paulo Câmara, em seu discurso, ainda valorizou os ideais democráticos do país, defendeu a igualdade e reforçou sua posição oposicionista ao novo governo federal.
"O amor ao Brasil não é um monopólio de nenhum brasileiro, seja ele civil ou militar. A forma de expressar este sentimento depende de cada um. Morrer em um campo de batalha é uma forma de amar o Brasil. Ocupar as ruas em defesa da democracia também é", acentuou Paulo Câmara. [...]

Em defesa de Bolsonaro, futuro deputado estadual crítica Paulo Câmara
Às vésperas de tomar posse como deputado estadual, Marco Aurélio, eleito pelo PRTB, partido do vice-presidente general Mourão, teceu duras críticas ao governador Paulo Câmara por conta da sua ausência na posse do presidente Jair Bolsonaro (PSL).
Acreditando ser injustificável a ausência do chefe do Poder Executivo de Pernambuco na posse do presidente, Marco Aurélio utilizou como exemplo a presença do presidente colombiano Evo Morales, em Brasília.
“O presidente da Bolívia deu uma grande lição ao governador Paulo Câmara mostrando que ter responsabilidade com o coletivo não é submissão”, disse.
“Em seu discurso de posse o governador Paulo Câmara falou em “ desarmar os palanques e os espíritos “, palavras bonitas , melhor seria que tivesse tomado posse pela manhã e ter feito o gesto de ir a posse do Presidente Bolsonaro a tarde , como fez outros governadores”, alfinetou Marco Aurélio.
“Os pernambucanos não se podem dar ao luxo de ter um governador que fala de um jeito mas age de outro. Talvez ao ver Evo Morales na posse ajude ao governador entender as suas palavras que os palanques e os espíritos precisam ser desarmados e que lutar pelos interesses de Pernambuco não é submissão”, finalizou o futuro deputado estadual.
Confira ainda:
https://old.blogpontodevista.com/paulo-camara-alfineta-bolsonaro-pernambuco-jamais-admitiu-submissao-a-qualquer-poder/ [...]

Paulo Câmara alfineta Bolsonaro: “Pernambuco jamais admitiu submissão a qualquer poder”
Em um recado direto ao presidente empossado Jair Bolsonaro, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, deixou claro de como será a sua relação com o Governo Federal. Confira trecho do discurso do governador em sua cerimônia de posse na tarde desta terça-feira (1º de janeiro):
“É urgente desmontar os palanques, desarmar os espíritos, buscar o mínimo de convergências que nos permitam preservar as conquistas democráticas e avançar. O processo eleitoral que nos elegeu para o Poder Executivo e elegeu os parlamentares para o Poder Legislativo é o mesmo que elegeu o presidente da República.
De caráter historicamente irredento, Pernambuco jamais admitiu submissão a qualquer poder, mesmo os mais altos da República.
A submissão, em qualquer tempo, de qualquer natureza, por qualquer motivo, é incompatível com o espírito libertário dos pernambucanos. Apoiaremos decisões que beneficiem Pernambuco e o Nordeste, a exemplo das obras complementares da Transposição das águas do Rio São Francisco e da conclusão da Ferrovia Transnordestina. Mas seremos contra, fundados em sólidos argumentos, a iniciativas que comprometam o futuro do estado e da região, como a privatização da Chesf”, destacou o governador. [...]

Paulo Câmara e Luciana Santos tomam posse em cerimônia na Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa deu posse ao governador reeleito de Pernambuco, Paulo Câmara, e à vice-governadora, Luciana Santos, em solenidade realizada nesta terça (1º), no Plenário do Edifício Miguel Arraes de Alencar. Foi a primeira vez que a nova sede do Poder Legislativo Estadual, inaugurada em 2017, recebeu a cerimônia que marca o início de um novo mandato no Governo do Estado.
Governador e vice foram conduzidos à mesa dos trabalhos pelos líderes do Governo e da Oposição na Casa, deputados Isaltino Nascimento (PSB) e Sílvio Costa Filho (PRB), respectivamente. Após a execução do Hino Nacional pela Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), recebeu as declarações públicas de bens dos empossados e proferiu discurso.
Ao usar a palavra, o parlamentar ressaltou a importância da convivência harmônica e republicana entre as instituições e os poderes estaduais. “O processo político-legislativo exige tanto do Executivo quanto do Legislativo equilíbrio, respeito e convergência de interesses que podem ser resumidos em um só: lutar pelo bem do povo Pernambucano”, declarou.
“A Casa de Todos os Pernambucanos está sempre aberta para se constituir como o principal canal de diálogo entre a sociedade e os gestores públicos.”
Na sequência, Câmara e Santos prestaram os termos do compromisso constitucional perante a Mesa Diretora da Alepe, conforme determina o art. 236 da Carta Magna pernambucana. Pelo texto, os eleitos prometem “manter, defender e cumprir a Constituição da República Federativa do Brasil e a deste Estado, respeitar as leis, promover o bem coletivo e exercer o cargo sob a inspiração das tradições de lealdade, bravura e patriotismo do povo pernambucano.”
Ao tomar posse para o segundo mandato, Paulo Câmara anunciou um governo “orientado pelo compromisso maior das forças progressistas do nosso Estado”. Ele defendeu o legado dos últimos quatro anos nas áreas de educação, gestão pública e combate à violência. Também observou que futuras medidas para aperfeiçoar serviços públicos dependerão do contexto econômico, social e político nacional.
“As próximas administrações estaduais tomam posse após uma das campanhas mais radicalizadas da história do Brasil. É urgente desmontar os palanques, desarmar os espíritos e buscar o mínimo de convergências que nos permitam preservar as conquistas democráticas e avançar”, avaliou o governador.
Por outro lado, Câmara salientou que “a submissão é incompatível com o espírito libertário dos pernambucanos”. “Apoiaremos decisões que beneficiem Pernambuco e o Nordeste, como a conclusão das obras da Transposição do Rio São Francisco e da Ferrovia Transnordestina, mas seremos contra iniciativas que comprometam o futuro do Estado e da região, como a privatização da Chesf”, exemplificou.
Nesse contexto, o chefe do Executivo Estadual defendeu o que chamou de “política com ‘P’ maiúsculo”, em que se saiba “ouvir e falar com franqueza e lealdade, sem prejulgamentos, discriminação ou qualquer tipo de intolerância”. “O amor ao Brasil não é monopólio de nenhum brasileiro, seja civil ou militar. Morrer em um campo de batalha é uma forma de amar o Brasil. Ocupar as ruas em defesa da democracia também é”, considerou o governador.
O Termo de Posse foi lido pelo primeiro-secretário da Alepe, deputado Diogo Moraes (PSB), e assinado pelo governador e pela vice-governadora. Ainda compuseram a mesa dos trabalhos o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Adalberto de Oliveira Melo, o senador Humberto Costa (PT-PE) e o prefeito do Recife, Geraldo Julio. A reunião foi encerrada com a execução do Hino de Pernambuco.
Novo mandato – O governador Paulo Câmara foi reeleito no primeiro turno das eleições de 2018 obtendo 50,7% do total de votos válidos no pleito – mais de 1,9 milhão. A reeleição dele levou o PSB ao quarto mandato seguido à frente do Executivo Estadual, em uma sequência iniciada pelo ex-governador Eduardo Campos.
Paulo Henrique Saraiva Câmara tem 46 anos e é natural do Recife. É formado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na qual também fez especialização em Contabilidade e Controladoria Governamental e mestrado em Gestão Pública. Atuou como secretário nas pastas de Administração, Turismo e Fazenda no governo Eduardo Campos.
Apesar da reeleição do gestor, houve mudança no cargo de vice-governador: Raul Henry foi candidato a deputado federal pelo MDB, conquistando uma cadeira na Câmara Federal, em Brasília. Formada em Engenharia Elétrica pela UFPE, Luciana Santos tornou-se, então, a primeira mulher eleita vice-governadora em Pernambuco. Parlamentar da Alepe entre 1996 e 2000, ela também foi prefeita de Olinda (2001-2008), secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (2009-2010) e deputada federal pelo PCdoB (2011-2018). [...]

Confira discurso de posse do governador Paulo Câmara
Confira discurso de posse do governador Paulo Câmara (PSB):
Senhor Presidente,
Senhoras Deputadas,
Senhores Deputados,
Minhas Senhoras e Meus Senhores.
Retorno a esta Casa, honrado pelos votos de milhões de pernambucanas e pernambucanos do Litoral, da Mata, doAgreste e do Sertão, depois de uma campanha eleitoral marcada pelo debate sobre o presente e o futuro do nosso Estado. E retorno com a satisfação de dizer que aaprovacão do nosso projeto político, que tem feito Pernambuco avançar nos últimos 12 anos, foi manifestadademocraticamente pela maioria da população, em todas as doze regiões do nosso Estado, mais uma vez. Essa manifestação nos obriga a persistir nos avanços sociais que, com a unidade do povo, temos implantado em Pernambuco.
Há exatos quatro anos, estive no antigo plenário destacasa, onde me comprometi a trabalhar muito por Pernambuco, num grande desafio de substituir o inesquecível ex-governador Eduardo Campos, hojerepresentado aqui por Renata e filhos, a quem rendo minhas homenagens. Eduardo Campos me faz lembrar a figura do nosso líder politico Miguel Arraes, um dos criadores da Frente Popular de Pernambuco, que até hojeaglutina lideranças políticas na defesa e na luta pelamelhoria das condições de vida da população pernambucana.
Agradeço assim ao Senhor Presidente, que aqui nosacolhe, a vice-Governadora Luciana Santos e a mim, com respeito e consideração. Ressalto ainda que faço esse agradecimento de forma indistinta a todos os membros da Assembleia Lesgilativa, Poder tão necessário ao bom desempenho da administração e do vigor da democracia.Muito obrigado!
Os desafios do futuro serão enfrentados por caminhos abertos pelo diálogo, pela transparência, e fiscalizadospelo povo. Avançaremos juntos com os poderes legal e legitimamente constituídos: o Legislativo, o Judiciário, o Ministério Público e o Tribunal de Contas, e com toda a sociedade.
Agradeço também a todos que, de diversas formas, muito contribuíram para que aqui chegássemos: a vice governadora Luciana Santos; aos senadores Jarbas Vasconcelos e Humberto Costa; aos nossos candidatos a deputado federal e a deputado estadual; aos partidos que integram a Frente Popular; aos militantes; aos assessores técnicos; aos prefeitos e vereadores de todos os partidosaliados; aos líderes políticos, religiosos, comunitários, aosartistas de todos os segmentos; mulheres, homens, crianças, que nas ruas nos receberam de forma tãogenerosa.
Faço aqui também um agradecimento especial ao ex-vice-governador e agora deputado federal eleito Raul Henry, a quem muito devo por sua amizade, seu companheirismo, lealdade e capacidade de trabalho.
Por fim, mas não por último, agradeço à minha família, Ana Luíza, minhas filhas, Clara e Helena, meus pais, Lilian e José Waldo, meus irmãos e cunhados, meus amigos que, nas horas mais desafiadoras, me deram a força necessária para superar os obstáculos.
Senhor Presidente,
Senhoras Deputadas,
Senhores Deputados,
Minhas Senhoras e Meus Senhores.
Tenho orgulho em afirmar que Pernambuco não parou de avançar, de servir de referência na gestão pública, apesar da crise tremenda que o nosso País enfrentou e ainda enfrenta. Da qual todos aqui têm a consciência dos seus efeitos devastadores, especialmente na questão do emprego.
Em que pese esse cenário, o governo de Pernambuco conquistou a posição de melhor educação pública do Ensino Médio do Brasil, com a menor taxa de abandono escolar, a maior taxa de aprovação, e com a maior rede de escolas de tempo integral do País; reduzimos a mortalidade infantil ao menor nível das series históricas, afrente dos estados do Norte e do Nordeste, com uma média melhor que a brasileira.
Fizemos o maior investimento em recursos hídricos de todos os tempos, seja nas áreas urbanas, seja na rural. Levamos água a milhares de pernambucanos, muitosretiraram a lata d’água das suas cabeças.
Recuperamos equipamentos históricos do nosso patrimônio, melhoramos nossa infraestrutura, qualificamos nossa população, introduzimos elementos importantes para os avanços do desenvolvimento econômico, que ajudaraminclusive na expansão da atividade turística em Pernambuco.
Também não fugimos desse que é, talvez, o maior desafio do Brasil: o combate ao crime e à violência. Em Pernambuco, temos o Programa Pacto Pela Vida que teve sua efetividade restabelecida. No último mês de dezembro, senhoras e senhores, completamos 13 meses consecutivos de redução no número de homicídios. Em 2018, registramos uma queda próxima a 24% nos Crimes Violentos Letais Intencionais, os CVLIS, comparando com o mesmo período de 2017.
Trata-se, Senhor Presidente, do maior avanço da história do Pacto Pela Vida, superando a redução obtida em 2010, comparada com 2009, que foi de quase 14%.
Enfatizo no entanto, que não há o que comemorar. Enquanto uma única vida for perdida, o Governo não estará cumprindo com suas responsabilidades constitucionais. Mas o Pacto Pela Vida está no caminho certo, a sensação de segurança foi restabecida, são 15 meses de redução de roubos e assaltos em todo o Estado, e espero que esse tema não saia mais da pauta nacional. A solução para esse desafio está no trabalho conjunto entre todos os entes da Federação.
Senhoras Deputadas e Senhores Deputados,
Senhoras e Senhores aqui presentes.
Pernambuco foi reconhecido, ainda, como o único Estado eficiente na gestão pública, fora das regiões Sul e Sudeste, de acordo com ranking nacional criado pelo jornal Folha de S.Paulo e o Instituto DataFolha. Nesse rol são destacados os estados que mais entregam Educação, Saúde, Infraestrutura e Segurança à população, com menor volume de recursos financeiros. Em resumo: Pernambuco faz mais com menos.
Outro ponto que vale destacar, fundamental na gestão pública, é a transparência. E o Governo de Pernambuco conquistou o reconhecimento nessa área por parte doMinistério da Transparência e da Controladoria Geral da União (CGU). Nosso Governo obteve a nota 9,4, a mais alta entre todos os Estados, incluindo o Distrito Federal, todas as capitais e todos os municípios com mais de 50 mil habitantes.
Gostaria também de repetir algo fundamental, que não pode e nem deve ser esquecido: nosso modelo de gestão não é um fim em si mesmo. É um instrumento necessário para melhorar a vida das pessoas, especialmente as que mais precisam do poder público. Essa é a nossa missão maior: construir uma sociedade mais justa, com igualdade de condições, para que todos e todas tenham a oportunidade de transformar os seus sonhos em realidade.
Por isso, estamos formando um governo orientado pelo compromisso maior das forças progressistas do nosso Estado. Por consequência, vamos trabalhar com o olhar permanente aos que mais precisam, aos mais necessitados dos serviços públicos. Tais serviços devem estar em constante aperfeiçoamento e sintonizados com os anseios da população.
Senhor Presidente,
É evidente que as questões administrativas são importantes. No entanto, elas têm tempo próprio de concepção, desenvolvimento e maturação. Porém dependem do contexto econômico, social e político para que atinjam suas metas – contexto este não só estadual, mas, no momento, notadamente nacional.
As próximas administrações estaduais tomam posse após uma das campanhas mais radicalizadas da história do Brasil. Milhões de ameaças foram contabilizadas nas redes sociais, apenas no segundo turno. Quase uma centena de pessoas sofreram agressões físicas. Tudo em meio a uma crise de raízes profundas, que parece deixar o País sem rumo.
É urgente desmontar os palanques, desarmar os espíritos, buscar o mínimo de convergências que nos permitam preservar as conquistas democráticas e avançar. O processo eleitoral que nos elegeu para o Poder Executivo e elegeu os parlamentares para o Poder Legislativo é o mesmo que elegeu o presidente da República.
De caráter historicamente irredento, Pernambuco jamais admitiu submissão a qualquer poder, mesmo os mais altos da República. A submissão, em qualquer tempo, de qualquer natureza, por qualquer motivo, é incompatível com o espírito libertário dos pernambucanos. Apoiaremos decisões que beneficiem Pernambuco e o Nordeste, a exemplo das obras complementares da Transposição das águas do Rio São Francisco e da conclusão da Ferrovia Transnordestina. Mas seremos contra, fundados em sólidos argumentos, a iniciativas que comprometam o futuro do estado e da região, como a privatização da Chesf.
Há quatro anos, externei preocupações que quero aquireafirmá-las: não bastam formulações de equipes econômicas, por mais iluminadas que sejam. A realizaçãodos grandes objetivos de uma nacão ultrapassa a vontadede um grupo de pessoas ou de um conjunto de partidos. Será sempre resultado da reflexão e da mobilização dos brasileiros, onde quer que possam fazer ouvir suas vozes.
Mais uma vez, o país precisa da Política com pêmaiusculo. É a urgência do diálogo. Precisamos mais do que nunca saber ouvir e saber falar, com franqueza, lealdade, sem prejulgamentos, sem discriminação e semqualquer tipo de intolerância.
O amor ao Brasil não é monopólio de nenhum brasileiro, seja civil ou militar. A forma de expressar este sentimento depende de cada um. Morrer em um campo de batalha é uma forma de amar o Brasil. Ocupar as ruas em defesa da democracia também é.
Precisamos de paz, porém não a paz do silêncio imposto pela força. Queremos a paz viva, do debate, do contraditório, da liberdade de opinião. A paz da democracia. Precisamos de paz para trabalhar, vencer a miséria, a violência e o desemprego, para ajudar milhões de jovens a encontrar um futuro melhor e mais proveitoso.
Para tanto, temos que juntar os cacos espalhados à nossa frente, efeito da polarização desmedida. Nós, os pernambucanos e os brasileiros, já provamos ter tal capacidade. Foi assim na oposição à ditadura; na promulgação da Constituição de 1988, há 30 anos; na mobilização pelas eleições diretas; na vitória contra a inflação; no combate à miséria.
Conquistas de todos, que hoje a todos beneficiam. É nosso dever político, cívico e moral nos mobilizarmos para que essas conquistas, entre outras, não sejam revogadas ou mitigadas por nenhuma onda de conservadorismo ou de autoritarismo.
Cabemos todos no Brasil multirracial, multicultural e multieconômico, que há gerações estamos construindo,desde o ano de 1500.
Desconhecer essa realidade é desconhecer o nosso passado, o nosso presente e comprometer o nosso futuro.
Repito: precisamos de paz, de democracia, de trabalho. Estendo as minhas mãos. Tenho a convicção de que outras mãos, de pernambucanos e de brasileiros de boa vontade e de boa fé, as acolherão, pelo bem de Pernambuco e pelo bem do Brasil.
Muito obrigado!
Paulo Câmara - Governador do Estado de Pernambuco [...]
