Tag: Paulo Câmara

Deputada Roberta Arraes participa do seminário Todos Por Pernambuco no Sertão do Araripe
Na manhã de ontem (22), a deputada Roberta Arraes participou do seminário Todos Por Pernambuco - Sertão do Araripe, que aconteceu na cidade de Araripina e em formato de fórum participativo, com o objetivo de ouvir as propostas da população para garantir a qualidade de vida dos munícipes. Ao todo, foram 176 propostas, 1794 apoios e 1970 interações registradas pela população da região.
Em seu discurso, Roberta Arraes falou dos avanços e conquistas nas áreas da segurança, saúde e educação. Citou também alguns programas criados pelo Governo do Estado. Ainda em sua fala, fez suas reivindicações, como a celeridade para o início das obras da Estrada de Lagoa do Barro; delegacia da Mulher; interiorização dos serviços de saúde com mais oferta para a população; projeto da estrada da integração PE-615 - distrito de Nascente a Socorro; implantação do ensino superior; a chegada de um IML para a região; início da recuperação de PEs e a reforma do terminal rodoviário de Araripina.
“Sabemos das tantas dificuldades que nosso país enfrenta, mas o governador tem feito seu trabalho e muitos avanços estão acontecendo. Continuarei com o meu sentimento de sempre, trabalhando com dedicação todos os dias para continuar levando o melhor para os que mais precisam”, afirmou Roberta.
Por fim, a parlamentar assinou com o governador Paulo Câmara a ordem de Serviço para a perfuração de uma bateria de três poços tubulares visando a captação de água subterrânea, destinada ao reforço do SAA Araripina. O investimento estimado é de mais de R$ 900 mil e, quando pronta, a obra beneficiará 7.200 habitantes.
Logo depois, seguiram para o município de Bodocó, onde visitaram as obras da construção da nova ponte em concreto sobre o Rio Pequi. Serão investidos aproximadamente R$ 2,5 milhões de recursos próprios e a previsão é que o trabalho seja finalizado em outubro desse ano.
A programação da comitiva seguiu na cidade de Ouricuri, para a 60º caravana do 13° do Bolsa Família, onde foi feita uma apresentação do programa para os beneficiários. Ainda lá, o governador entregou 440 títulos de posse a agricultores da região, sendo 248 títulos para o município de Ouricuri; 118 para Araripina e 74 para Bodocó. [...]

“O Governador tem tentado honrar aqueles compromisso que ficaram pendentes no mandato anterior”, afirma deputado Clodoaldo Magalhães
"Nunca esqueço de cobrar, não só na área de educação, como também na área de saúde e infraestrutura", afirma deputado Clodoaldo Magalhães [...]

Clodoaldo Magalhães intercede por recuperação de rodovias junto ao Governo do Estado
Saiba mais informações clicando no link [...]

Paulo Câmara: “Vamos nos planejar para o futuro desafiador diante da crise do nosso País”
PETROLINA - O governador Paulo Câmara promoveu um momento de diálogo com a população do Sertão do São Francisco, durante o Seminário Todos por Pernambuco, nesta quarta-feira (21.08). A segunda rodada da 4ª edição começou com participação popular e inauguração de obras. Entre elas, a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professora Maria Wilza Barros de Miranda, localizada no bairro João de Deus, inaugurada na manhã de hoje e que foi palco para o evento. A unidade, que atenderá 1,4 mil estudantes, recebeu investimentos na ordem de R$ 4,6 milhões.
O governador explicou a importância do Todos por Pernambuco como instrumento de construção coletiva e prioritária para o planejamento da gestão. “É um momento importante, este aqui em Petrolina, para discutir o futuro. Temos feito isso a cada primeiro ano da gestão. Fizemos em 2015 e estamos fazendo em 2019. É um planejamento que precisa ser feito em todas as áreas. Tudo isso vai ser discutido de acordo com as demandas da população e, ao mesmo tempo, vamos nos programar e nos planejar para o futuro, que é desafiador, diante da crise pela qual o País passa. Aqui em Pernambuco temos que trabalhar, como estamos fazendo, e avançar em todas as áreas”, assegurou o governador, anunciando que no primeiro balanço do seminário em Petrolina já haviam sido apresentadas 338 propostas e 89 vídeos.
Acompanhado de todo o seu secretariado e de deputados estaduais e federais, Paulo Câmara também discorreu sobre as ações realizadas em outras regiões do Estado, que precisam continuar. “Nós temos obras em estradas que já estamos fazendo, com o Caminhos por Pernambuco, e outras que ainda precisam ser iniciadas. Temos o objetivo de continuar fazendo da educação pública de Pernambuco uma referência no país, e também o de continuar diminuindo o número de homicídios, como já estamos fazendo em todo o Estado. E aqui em Petrolina não é diferente. Vamos melhorar os serviços básicos, seja de Saúde, seja na área rural. Essas ações precisam de um esforço coletivo”, afirmou.
Dando continuidade à série de ações desenvolvidas para a população desta região, Paulo Câmara autorizou a elaboração do projeto executivo de implantação da Rodovia PE-630, com uma extensão de 148 km. Essa estrada, com valor estimado em mais de R$ 5 milhões, vai contemplar os municípios de Petrolina, Afrânio, Dormentes, Santa Filomena e Trindade. Além disso, o governador autorizou também a contratação dos serviços de restauração da PE-635, no trecho entre Afrânio e Dormentes, uma extensão de 33 km, com investimento de R$ 30 milhões, e deu autorização para a elaboração do plano de execução de construção do Centro Comunitário da Paz (Compaz), na cidade de Petrolina.
Pouco antes da inauguração, o governador visitou a horta comunitária da escola. A implantação de hortas orgânicas nos espaços públicos do Estado tem o objetivo de contribuir para a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), além de trabalhar questões como a inclusão social, educação ambiental, resgate do saber popular e economia solidária. O Programa Horta em Todo Canto foi criado por Paulo Câmara em 2017, para estimular a implantação de hortas orgânicas.
TRABALHO CONJUNTO - O Seminário Todos por Pernambuco, criado em 2007, é realizado por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). O secretário da pasta, Alexandre Rebêlo, apresentou aos presentes os resultados positivos do Governo Estadual em áreas prioritárias, como a segurança e a educação.
“O bom desempenho da nossa Educação, por exemplo, é fruto do trabalho do Governo do Estado, dos professores, dos estudantes, da comunidade escolar que, ao longo desses últimos 12 anos, construíram uma educação em tempo integral em todo o País. E isso é uma escolha. Nesse ambiente que a gente vive, é necessário fazer escolhas por aquilo que constrói o futuro. Quando a gente olha para os números, só aqui no sertão do São Francisco já são 18 escolas em tempo integral, mais da metade dos estudantes tem a oportunidade de escolher e de estudar no tempo integral. Então você tem que fazer a escolha, e o Governo de Pernambuco escolheu apoiar a educação”, observou Rebêlo.
Nesta 4ª edição do seminário, a grande novidade é a possibilidade da participação digital da população. O site www.participa.pe.gov.br está no ar desde julho. De qualquer lugar do Estado, os cidadãos podem enviar sua proposta ou apoiar alguma sugestão já cadastrada. Na ilha de propostas, montada no evento, Rafael Leal, de 23 anos, participou da iniciativa, deixando na plataforma digital a sua quinta proposta, segundo ele, a mais importante, sobre infraestrutura.
“Sou da área rural, do projeto Senador Nilo Coelho N8, e somos prejudicados pela área do asfalto da integração, porque é muito buraco e ocorrem muitos acidentes. Estou incentivando levar infraestrutura para a integração de todos os núcleos”, explicou o estudante, que participa do projeto Mais Educação, dando aulas de Educação Física em uma escola estadual, e sonha em fazer faculdade nessa área. O Todos por Pernambuco terá seminários em Araripina, Sertão do Araripe, na quinta (22), e em Salgueiro, no Sertão Central, na sexta (23). [...]

“A política ambiental dos governos Bolsonaro e Paulo Câmara são de desrespeito ao meio ambiente”, afirma o deputado Wanderson Florêncio
Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, o deputado estadual Wanderson Florêncio (PSC) criticou, nesta terça-feira, durante o discurso em Plenário, a política ambiental do presidente Jair Bolsonaro e do governador Paulo Câmara. Para o parlamentar, os recursos naturais não estão sendo preservados da forma adequada.
Wanderson Florêncio lembrou da falta de investimentos na fiscalização do meio ambiente, a divergência recente do Governo Federal com a Alemanha e com a Noruega, que cortaram o R$ 184 milhões que seria enviado para o Fundo Amazônia, que realiza ações preventivas, e as queimadas na Amazônia e no Cerrado que cresceram em 2019.
“A preservação do meio ambiente deveria ser uma preocupação de toda a sociedade. O presidente Jair Bolsonaro realizou algumas ações que visam atrair investidores e gerar empregos, mas os nossos recursos naturais precisam ser preservados. O desenvolvimento do Brasil deve ser sustentável, com equilíbrio”, disse Wanderson Florêncio.
O deputado estadual criticou também a política ambiental do governador Paulo Câmara. A Lei 16.616, aprovada em 15 de julho, diminuiu a porcentagem ICMS destinados aos municípios pernambucanos. Wanderson Florêncio possui o Projeto de Lei 37/2019, em tramitação na Alepe, que aumenta o repasse às cidades pernambucanas que possuam iniciativas voltadas para a preservação do meio ambiente. O PL, inclusive, conta com apoio da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).
“A política ambiental dos governos Bolsonaro e Paulo Câmara são de desrespeito ao meio ambiente. Infelizmente estamos na contramão nessa área ambiental aqui em Pernambuco. Poderíamos estar avançando, na proteção ambiental, mas os municípios aqui do Estado não recebem os incentivos necessários. O desenvolvimento pode sim ser realizado em conjunto com a proteção dos recursos naturais, que vale ressaltar, não são infinitos”, declarou o presidente da comissão de meio ambiente. [...]

Governador recebe ex-técnico de vôlei Murilo Amazonas
O governador Paulo Câmara, acompanhado do secretário executivo de Esportes Diego Pérez, recebeu, nesta segunda-feira (19/08), no Palácio do Campo das Princesas, o pernambucano Murilo Amazonas, ex-técnico de vôlei. Durante o encontro o governador entregou a Murilo o Título Benemérito, concedido pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) em reconhecimento aos mais 55 anos de dedicação do treinador ao voleibol pernambucano e nacional.
Murilo Amazonas, hoje com 75 anos, revelou diversos atletas de Pernambuco reconhecidos nacional e internacionalmente no vôlei, como Pampa, Marcelo Negrão, Talmo e Douglas Cordeiro. Além disso, tem no currículo conquistas como o Campeonato Brasileiro com a Seleção Pernambucana Infanto-Juvenil em 1971 e 1974 e os Jogos Escolares Brasileiros na categoria mirim, em 2001.
O ex-treinador tem passagem pelo Sport Club do Recife, AABB Recife, Clube Português do Recife, Santa Cruz Futebol Clube, Copagás-MT, Telesp-SP, Associação Atlética Polícia Civil-SP e Esporte Clube Corinthians-SP.
Acompanharam a visita o presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Walter Toroca; o presidente da Federação Pernambucana de Vôlei, Celso Assumpção; o vice-campeão pan-americano (Winnipeg-1999) de vôlei de praia, Lula; o ex-técnico da Seleção Brasileira de Vôlei, Radames Latari; e o ex-técnico de vôlei, Ednilton Vasconcelos. [...]

Deputado Fabrizio Ferraz comemora primeira etapa do Todos por Pernambuco
Teve fim, na última semana, a primeira rodada do seminário Todos por Pernambuco. Após passar pelo Sertão de Itaparica, do Moxotó e do Pajeú, um balanço apresentado pelo Governo do Estado divulgou que mais de 5 mil propostas foram enviadas pela população dessas regiões. De acordo com o deputado estadual Fabrizio Ferraz, representante do Sertão pernambucano na Assembleia Legislativa, a iniciativa aproxima a população da administração pública e democratiza a gestão.
“O seminário Todos por Pernambuco chega aos municípios como um canal de comunicação permanente com a sociedade. É uma oportunidade única para ouvirmos a população e levarmos as necessidades e os anseios de cada região para o centro do processo de planejamento das políticas públicas do Governo do Estado”, disse.
Além de abrir um espaço de discussão para colher informações dos moradores, durante o seminário também foram apresentadas as principais obras do Governo de Pernambuco em cada região. No Sertão de Itaparica, foi assinada a autorização para as obras de implantação do Sistema de Abastecimento de Água de Agrovilas nos municípios de Floresta e Petrolândia, e de uma estação de tratamento compacta. O investimento, de R$ 4 milhões, beneficiará cerca de 1.200 moradores das duas cidades.
“Como filho da terra, florestano e sertanejo, fico muito feliz com essa iniciativa. É uma solicitação nossa, demanda antiga da população e que vai melhorar a vida de muita gente. Enquanto o país fala em crise, Pernambuco caminha pela contramão mostrando que sim, com trabalho sério e empenho, é possível fazer muito mais pelo nosso povo”, comemorou o deputado Fabrizio Ferraz.
Após passar por Arcoverde, no Sertão do Moxotó, a caravana aportou em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, onde foi feita uma vistoria nas obras do Hospital Geral do Sertão que tem previsão de entrega já para março do próximo ano. Ainda em Serra Talhada, um Campus da UPE que irá abrigar o curso de medicina e futuramente outras graduações na área de saúde, também foi inaugurado. Com a primeira etapa finalizada, as atividades do Programa Todos por Pernambuco reiniciam nesta quarta-feira (21), em Petrolina, no Sertão do São Francisco. [...]

Coluna Radar Político (19/08) – Luciano Bivar e o desafio do PSL para não passar vergonha nas eleições municipais
Confira mais informações dos bastidores da política pernambucana clicando no link [...]

Coluna Política em Dia (17/08) – O xadrez político em Olinda para 2020
Saiba mais informações dos bastidores da política pernambucana clicando no link [...]

“Muitas mãos ajudaram a construir o sonho de Serra Talhada ter um curso de medicina”, diz Sebastião Oliveira
Deputado é o principal representante do Pajeú no Congresso Nacional [...]
