Tag: Paulo Câmara

“Aqui se governa com o povo”, defende Geraldo no Seminário Todos por Pernambuco
Na abertura da 3ª rodada do Seminário Todos por Pernambuco, o prefeito Geraldo Julio destacou a importância do planejamento aliado à escuta popular para definir a aplicação mais eficiente dos recursos públicos. O encontro, organizado pelo Governo do Estado, existe desde 2007 e, de quatro em quatro anos, percorre todas as regiões de Pernambuco para construir de forma coletiva as propostas para o planejamento da gestão estadual. Na Região Metropolitana do Recife, o evento aconteceu no Parque Santos Dumont, na Zona Sul da cidade. Para o governador Paulo Câmara, o encontro é um importante instrumento para colher as demandas da população.
Numa fala contundente à favor da democracia, o prefeito exaltou a construção popular do governo. "Aqui tem democracia, aqui se luta pela liberdade. Aqui se governa com o povo, de frente para o povo", defendeu, durante o discurso.
Geraldo rememorou o início do projeto, em 2007, na gestão do ex-governador Eduardo Campos. "Eduardo iniciou esse programa para poder ouvir a população do Estado nas suas localidades e poder fazer o planejamento e definir a aplicação dos recursos públicos. Então, o governo Paulo Câmara também está percorrendo cada uma das regiões. Aqui na RMR, certamente, após a escuta de toda a população, vão surgir muitas ideias, sugestões e prioridades serão traçadas. A população está toda aqui, mas o importante é que o povo possa falar e conversar com a administração estadual, mostrando as prioridades", afirmou Geraldo.
Para o governador Paulo Câmara, a participação popular é imprescindível para reforçar o planejamento. "A gente tem, dentro do nosso modelo de gestão, a oportunidade de no primeiro ano do mandato fazer um processo de escuta planejado em todas regiões de Pernambuco. O intuito é ouvir demandas, muitas delas já conhecidas pela própria vivência do dia a dia, mas é importante ratificar para priorizar. E é um processo participativo", afirmou o chefe do executivo estadual, que comandou o encontro ao lado da vice-governadora, Luciana Santos, e da equipe de secretários.
Segundo o governador, educação e saúde estão sempre na pauta dos pedidos. "Educação está sempre na lista das prioridades. Tem muita gente pedindo novas unidades escolares ou a melhoria das já existentes. A questão da saúde é um grande desafio, tem demandas de obras. Acho que é uma discussão profunda sobre a Região Metropolitana e é mais um instrumento, que tem sido muito útil para nós", afirmou Câmara.
O Todos por Pernambuco acontece a cada primeiro ano da gestão e, em 2019, já percorreu todo o Sertão do Estado, com seis seminários. Essas duas primeiras rodadas já contabilizaram um total de 15.316 interações com a população – entre propostas criadas e/ou apoio às propostas.
Recife Participa – Valorizando o legado de construção coletiva de cidade, que data dos governos populares de Pelópidas da Silveira e Miguel Arraes na Prefeitura do Recife, o Recife tem seu modelo de Participação e Controle Social: o Recife Participa. Como no Todos os Por Pernambuco, plenárias abertas à população acontecem em todas as 18 Microrregiões Político Administrativas da cidade. As manifestações livres das pessoas são então coletadas, catalogadas e transformadas em metas dentro do orçamento da Prefeitura do Recife. [...]

Paulo Câmara: “Nosso movimento é para fortalecer os meios de participação popular”
Garantir a manutenção do diálogo entre Estado e sociedade civil. Esse é o objetivo principal da Casa dos Conselhos, inaugurada nesta segunda-feira (02/09) pelo governador Paulo Câmara. Vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), a nova estrutura, sediada no bairro da Boa Vista, no Recife, promove a unificação dos setores ligados a todas as políticas executadas pelo órgão. Além da inauguração, o governador também empossou os novos conselheiros estaduais da Assistência Social (CEAS).
“É muito importante ter políticas sociais em todos os segmentos aqui em Pernambuco. Com os conselhos instalados, não tenho dúvidas de que vamos ter condições de planejar melhor as políticas públicas para os próximos anos, com um olhar para a redução da desigualdade e para a criação de oportunidades”, declarou Paulo Câmara. “O nosso movimento é para fortalecer os meios de participação popular e ver, a partir dessas discussões, o que é possível fazer. Nossa prioridade é garantir que as políticas públicas cheguem aos mais necessitados. Isso tem que continuar avançando”, acrescentou.
A Casa dos Conselhos abriga sete conselhos estaduais e um colegiado. São eles: Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONED), Conselho Estadual da Assistência Social (CEAS), Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI), Conselho Estadual de Políticas Públicas da Juventude (CEPPJ), Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (COEPIR), Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT (CEDLBGT), Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Conselho Estadual de Política Sobre Drogas e o Colegiado dos Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS).
O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Sileno Guedes, reforçou o grande passo que foi unificar as ações em um só lugar. “Esse evento é muito simbólico, porque demonstra o entendimento do Governo do Estado sobre a importância da participação da sociedade como parceira na definição das políticas públicas de qualidade. A Casa dos Conselhos vai facilitar o diálogo entre o Estado e a sociedade civil, vai fazer com que os planos comuns aos diversos conselhos sejam tratados com mais eficiência, com mais velocidade e, sobretudo, com maior proximidade”, comemorou.
“Gostaria de dizer da minha imensa felicidade em ver esse auditório cheio para a inauguração deste instrumento tão importante que é a Casa dos Conselhos. Estamos aqui reafirmando a força do nosso trabalho e do nosso compromisso. Mesmo com esse contexto tão adverso que a gente está vivendo, minha fala, hoje, é de esperança”, afirmou a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), Maria de Lourdes Viana Vinokur.
Após a inauguração da Casa dos Conselhos houve a posse dos conselheiros estaduais da Assistência Social (CEAS), representantes da sociedade civil na instituição para o próximo biênio. A composição do CEAS é de 18 conselheiros titulares e 18 suplentes, dos quais 50% são representantes governamentais e a outra metade da sociedade civil.
Estiveram presentes ainda o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros; o secretário estadual de Políticas de Prevenção às Drogas, Cloves Benevides; e a prefeita de Surubim e vice-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Ana Célia. [...]

O sorriso amarelo – Haddad e Humberto são constrangidos em agenda na casa de Marília Arraes
Saiba mais informações clicando no link [...]

Sebastião Oliveira reúne amigos em festa de aniversário
Saiba mais informações clicando no link [...]

Pacto Pela Vida será modelo para programa de segurança pública do Governo Federal
Governador se reuniu com o ministro Sérgio Moro [...]

Paulo Câmara participa de missa em celebração ao início de moagem da antiga usina Cruangi
A previsão dos dirigentes da empresa para a safra 2018/2019 é de esmagar 650 mil toneladas de cana [...]

Paulo Câmara apresenta o Projeto Janelas para o Rio
Serão implantados, inicialmente, três parques lineares no Agreste do Estado, com o objetivo de proteger as margens do Rio Ipojuca e promover o exercício da educação ambiental
Preservação ambiental e valorização do espaço público. Foi com esse objetivo que o governador Paulo Câmara assinou, nesta terça-feira (27/08), a ordem de serviço para o início das obras de construção do primeiro Parque Ambiental Janelas Para o Rio. Com investimento total de R$ 6 milhões, o novo equipamento será implantado no terreno da Escola Municipal Altair Nunes Porto, localizada no bairro do Cedro, em Caruaru. O local fica às margens do Rio Ipojuca, configurando a formação de um parque linear dentro da Área de Preservação Permanente (APP). Além de proteger as margens do rio de usos indevidos e ajudar a recuperar seus afluentes, o projeto busca incentivar a convivência social e o exercício da educação ambiental.
“O Projeto Janelas para o Rio vai implantar três parques lineares nas cidades de Caruaru, São Caetano e Gravatá. Hoje, tive a satisfação de autorizar o início das obras em Caruaru. É uma iniciativa que dialoga com o meio ambiente e estimula a população a preservar um patrimônio que é de todos”, declarou Paulo Câmara, reforçando o compromisso do Governo de Pernambuco com a questão do meio ambiente, assunto que figura entre as grandes prioridades mundiais.
O parque contemplará, ao todo, uma área de 6,65 hectares, sendo 1,58 hectares no lado Norte e 5,06 hectares no lado Sul. Destes, 3,06 hectares serão áreas reflorestadas. A estrutura contará com passeios (calçadas), arborização e vegetação paisagística, pista de corrida, passarela de pedestres sobre o rio, quadras esportivas, playgrounds, portaria, administração, quiosque, sanitários, bloco destinado à educação ambiental, área de reflorestamento, mobiliário urbano, sinalização e iluminação pública.
“O equipamento busca criar essa interação do rio com as localidades, trazendo toda a preocupação com a revitalização e a importância da preservação ambiental, além da questão social. A obra vai ser iniciada amanhã, com previsão de nove meses para estar pronta. O parque tem um tamanho muito parecido com o Parque da Jaqueira, no Recife, e vai conseguir atender toda a população de Caruaru”, explicou a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista.
O projeto foi desenvolvido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), dentro do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca - PSA Ipojuca, e é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). [...]

“Esse distanciamento existe, hoje é público”, afirma Kassab sobre PSD e PSB em Pernambuco
Saiba mais informações clicando no link [...]

Paulo Câmara anuncia mudanças em sua equipe
O governador Paulo Câmara definiu, nesta segunda-feira, mudanças na Casa Civil e na Secretaria de Administração. O secretário de Administração, José Neto, assume a Casa Civil no lugar de Nilton Mota, que vai para a Presidência da Pernambuco Participações Investimentos S/A (Perpart). No lugar de José Neto ficará a advogada Marília Raquel Simões Lins, que atualmente é secretária executiva na Administração.
Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, José Neto é auditor do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). No governo Eduardo Campos exerceu os cargos de secretário executivo de Administração de 2007 a 2009 e em 2010, titular da pasta. Do início de 2011 a março de 2014, ocupou o cargo de secretário executivo da Fazenda. De abril a dezembro de 2014 se tornou titular da Secretaria de Administração novamente. No primeiro governo Paulo Câmara foi chefe da Assessoria Especial e chefe de Gabinete de Governo. Desde janeiro de 2019 estava mais uma vez na Secretaria de Administração.
Marília Raquel Simões Lins é formada em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Ela entrou na Secretaria de Administração do Estado (SAD) como estagiária em 1999 e chegou ao cargo de secretária entre abril e dezembro de 2018. Desde o início do ano era secretária executiva de pessoal da SAD e agora assume novamente a titularidade da pasta. [...]

Paulo Câmara encerra, em Salgueiro, a segunda rodada do Todos por Pernambuco
Com o fim deste novo circuito percorrido pelo governador, a população do Sertão do Estado já foi contemplada com o seminário [...]
