Tag: Vazamento de óleo
Análise confirma segurança para o consumo de peixes e frutos do mar do litoral pernambucano
Saiba mais informações clicando no link [...]
Senadores visitam praia de Itapuama
A Comissão Temporária Externa do Senado, criada para acompanhar às ações de enfrentamento às manchas de Óleo no litoral brasileiro fez uma visita na manhã de hoje (08) à praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho. A comissão formada pelos senadores Fabiano Contarato (Rede-ES) Jean Paul Prates (PT-RN), Humberto Costa (PT-PE) e Randolfe Rodrigues (Rede –AP) foram recebidos pela Comissão Municipal de Proteção e Defesa Civil. O objetivo foi coletar informações sobre os impactos ambientais, sociais e econômicos causados no município com o desastre ambiental.
Por meio de vídeo e registros fotográficos, a Secretária de Programas Sociais, Edna Gomes, explicou o trabalho que o município vem realizando desde o aparecimento das manchas de óleo, em 20 de outubro. A comissão municipal também esclareceu dúvidas dos senadores quanto aos impactos sociais, econômicos e ambientais e sobre a participação de órgãos estaduais e federais na contenção do óleo.
Os senadores receberam um relatório com 120 páginas, contendo informações a respeito das ações e matérias divulgadas na imprensa nacional e internacional. Em seguida, a comissão de senadores e da Prefeitura foram até as pedras de Itapuama, local mais atingido pelas manchas de óleo. “O objetivo é dialogar com o poder executivo e compreender as experiências no processo de contenção do desastre ambiental. A partir disso, pretendemos buscar soluções e responsabilizar os culpados”, destacou o senador Fabiano Contarato.
Cerca de 1.038 toneladas de resíduos foram coletados das praias de Itapuama, Suape, Gaibu, Paiva, Enseada dos Corais, Ilha de Tatuoca, Ilha de Cocaia (ambas em Suape) até o momento. O monitoramento das praias continua sendo realizado diariamente, com a participação do CPRH, defesa civil estadual e Ibama, órgãos que também compõem a comissão municipal. Embora as grandes camadas de óleo não tenham reaparecido no litoral do Cabo, uma grande quantidade de fragmentos continua sendo trazida pelo mar, principalmente nas praias de Enseada dos Corais e Itapuama, onde a remoção permanece sendo realizada por funcionários da limpeza pública.
[...]
“CPI trará impactos negativos na economia”, diz Feitosa
O parlamentar ouviu a população local e empresários que afirmaram que a instalação da CPI poderá fomentar o desemprego e o transtorno no setor produtivo do turismo Nordestino [...]
Ministro da Agricultura recebe Eduardo da Fonte e garante ajuda a pescadores
Parlamentar tem se destacado como uma das principais vozes em defesa do pescador artesanal no Congresso [...]
Alepe solicita ao Governo do Estado criação de um programa que atenda pescadores e marisqueiros afetados pelo vazamento de óleo
A Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Assembleia Legislativa de Pernambuco solicitará ao Governo do Estado que envie à Casa um programa que contemple pescadores, marisqueiros e demais pessoas que vivam da pesca e de alimentos com origem no mar e nos manguezais, afetados pelo vazamento de óleo no litoral do Estado. A proposta foi criada após uma Audiência Pública realizada nesta quarta-feira no auditório Senador Sérgio Guerra, na Alepe, em conjunto com a Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Participaram do debate o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade Wanderson Florêncio (PSC), o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo Delegado Erick Lessa (PP), os deputados Alessandra Vieira (PSDB), Romero Sales Filho (PTB), João Paulo (PCdoB), Tony Gel (PMDB), Sivaldo Albino (PSB), Henrique Queiroz Filho (PR), e Dulcicleide Amorim (PT), além de ambientalistas, pescadores, marisqueiros e representantes do Ministério Público, OAB, UFPE, CPRH e Defesa Civil.
“É um desastre social, ambiental e econômico. Estamos reivindicando ao Governo do Estado a criação de um programa que atenda às necessidades dessas pessoas que estão desassistidas, salvaguardando cada uma delas que está impossibilitada de comercializar peixes e mariscos e os demais produtos”, afirmou Wanderson Florêncio. “Se não houver orçamento para isso, que dialogue com o Governo Federal”, acrescentou.
Autora do requerimento que solicitou a realização da Audiência Pública, a deputada Alessandra Vieira disse que desde as primeiras noticias sobre o vazamento de óleo percebeu a gravidade do assunto, ressaltando a importância do fundo emergêncial. “É uma questão que atinge, principalmente, pescadores e marisqueiros. Estaremos de mão dadas nessa luta em prol do meio ambiente e da sociedade”, comentou.
A Comissão também solicitará a Secretaria de saúde estadual que monitore a situação da saúde dos voluntários que tiveram contato com o óleo, e ao CPRH que torne público o diagnóstico das praias, se estão aptas para banho e serem frequentadas, se há possibilidade novas aparições de óleo e se os alimentos com origem no mar e no mangue podem ser consumidos, pois os trabalhadores e toda cadeia produtiva necessitam de respostas urgentes.
“Em um momento tão delicado quanto este, temos de deixar de lado as diferenças de matrizes políticas e buscar soluções para o que está acontecendo. Se ficarmos fazendo debates ideológicos, vamos tergiversar o assunto mais importante, que é como as pessoas que vivem das atividades no litoral se sustentarão”, disse o deputado Delegado Erick Lessa.
Romero Sales Filho ressaltou o trabalho que realizado pela Alepe, que vem discutindo as consequências do óleo pelo litoral pernambucano em busca de soluções urgentes. “Nosso foco é buscar solução para esse crime ambiental e recursos para ajudar a população afetada, direta e indiretamente. Nós, como deputados estaduais, estamos trabalhando para sermos as vozes de vocês nas outras esferas do poder e fazer com que medidas enérgicas sejam tomadas”, declarou. [...]
Alessandra Vieira propõe criação de fundo emergencial para amenizar consequências do óleo
Pescadores, marisqueiros e ambientalistas vieram até a Alepe nesta quarta, 30, para participar da Audiência Pública que discutiu a ocorrência de óleo no litoral de Pernambuco. Durante os encaminhamentos da audiência, a Deputada Estadual Alessandra Vieira (PSDB), realizadora do pedido da audiência, sugeriu "Creio que o primeiro passo deveria ser a criação de um fundo emergencial para garantir a subsistência e segurança de todos vocês, pescadores e marisqueiros".
A reunião realizada de forma conjunta pelas comissões de Meio Ambiente e Sustentabilidade presidida por Wanderson Florêncio e de Desenvolvimento Econômico e Turismo presidida por Erick Lessa solicitou também um monitoramento da saúde dos voluntários e do mar para evitar o aparecimento de novas manchas, bem como uma maior transparência por parte do governo estadual, sugerindo a divulgação de relatórios diários com as praias próprias ou impróprias para banho e pediu agilidade no estudo da condição dos pescados para consumo humano. Outro encaminhamento sugerido pelo presidente da comissão de Meio Ambiente, Wanderson Florêncio, foi que "o governo estadual crie um programa específico para acolhimento dos pescadores. Ou então que lidere essa luta junto ao governo federal".
Por parte do governo estadual, estavam presentes para prestar esclarecimentos Bertrand Alencar, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), o Tenente André Ferraz, da Defesa Civil e Djalma Souto Maior, presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Na área jurídica, a audiência contou com as colaborações de André Felipe Menezes, promotor de justiça do Ministério Público Estadual; Ingrid Zanella, vice presidente da OAB-PE; e Henrique da Fonte, Defensor Público Estadual. A área acadêmica foi representada pelo presidente do departamento de oceanografia da UFPE Marcus Silva, e por professores e pesquisadores da UFRPE, da Fundaj e da Fiocruz. Sindicatos e colônias de pescadores e marisqueiros participaram em peso da audiência pública, sendo representados na mesa por Laurineide Santana, do Conselho Pastoral dos Pescadores. Ambientalistas e ativistas de organizações como Greenpeace; Ecoassociados; Salve Maracaípe; Caranguejo Uça; Onda Limpa e Amazônia na rua tiveram suas reivindicações ouvidas pelas autoridades.
Entre os parlamentares presentes estiveram o Delegado Erick Lessa (PSB), presidente da comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo; João Paulo (PCdoB); Romero Sales Filho (PTB); co deputada Carol Vergolino - Juntas (PSOL); Dulcicleide Amorim (PT); Henrique Queiroz Filho (PR); Tony Gel (MDB) e Sivaldo Albino (PSB). [...]
Em Audiência Pública o prefeito Lula Cabral cobra soluções para impacto social no Cabo
O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, participou nesta quarta-feira (30/10), de uma audiência pública das comissões de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Meio Ambiente e Sustentabilidade na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE).
A audiência pública, que foi comandada pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o deputado Estadual Wanderson Florêncio (PSC), tratou dos impactos causados pelo vazamento de óleo no litoral de Pernambuco.
"Mais de mil toneladas foram recolhidas só na nossa cidade. Estamos trabalhando, recadastrando pescadores, marisqueiros e barraqueiros, mas precisamos da ajuda dos governos do Estado e Federal", afirmou Lula Cabral.
Segundo o prefeito, as áreas atingidas tiveram seus ecossistemas comprometidos. "Já são 900 pessoas cadastradas, por isso precisamos de uma definição do que vai ser feito com essas famílias que vivem da pesca", destacou Cabral. [...]
ALEPE promove Audiência Pública sobre vazamento de óleo em PE
Pedido de audiência foi da deputada Alessandra Vieira [...]
Paulo Câmara destaca parceria com a bancada federal para destravar projetos importantes para o Estado
Governador aproveitou reunião com os parlamentares para atualizá-los sobre o trabalho de combate ao derramamento de óleo nas praias [...]
Secretaria de Programas cadastra pescadores, marisqueiros e barraqueiros das áreas afetadas pelo vazamento de óleo
A Secretaria de Programas Sociais está fazendo o cadastro de pescadores, marisqueiras e barraqueiras que trabalham nas áreas afetadas pelo vazamento de óleo, no Cabo de Santo Agostinho. Até o momento já foram cadastrados 249 pescadores e 29 marisqueiras de Suape. O levantamento começou hoje (28/10), na Praia de Itapuama e também está acontecendo nos Cras das praias.
A Prefeitura vai fazer o estudo in loco das famílias cadastradas, através das assistentes sociais, verificando o perfil de cada uma. As que se enquadram vão ser assistidas por programas como bolsa cidadã ( de transferência de renda) e também de cestas básicas, concedidos pelo município. O objetivo do cadastrado também é identificar essa população para que medidas emergenciais sejam adotadas com políticas compensatórias de renda pelos governos estadual e federal. [...]