Senadores visitam praia de Itapuama

Senadores visitam praia de Itapuama

A Comissão Temporária Externa do Senado, criada para acompanhar às ações de enfrentamento às manchas de Óleo no litoral brasileiro fez uma visita na manhã de hoje (08) à praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho. A comissão formada pelos senadores Fabiano Contarato (Rede-ES) Jean Paul Prates (PT-RN),  Humberto Costa (PT-PE) e Randolfe Rodrigues (Rede –AP) foram recebidos pela Comissão Municipal de Proteção e Defesa Civil. O objetivo foi coletar informações sobre os impactos ambientais, sociais e econômicos causados no município com o desastre ambiental. Por meio de vídeo e registros fotográficos, a Secretária de Programas Sociais, Edna Gomes, explicou o trabalho que o município vem realizando desde o aparecimento das manchas de óleo, em 20 de outubro.  A comissão municipal também esclareceu dúvidas dos senadores quanto aos impactos sociais, econômicos e ambientais e sobre a participação de órgãos estaduais e federais na contenção do óleo. Os senadores receberam um relatório com 120 páginas, contendo informações a respeito das ações e matérias divulgadas na imprensa nacional e internacional. Em seguida, a comissão de senadores e da Prefeitura foram até as pedras de Itapuama, local mais atingido pelas manchas de óleo. “O objetivo é dialogar com o poder executivo e compreender as experiências no processo de contenção do desastre ambiental. A partir disso, pretendemos buscar soluções e responsabilizar os culpados”, destacou o senador Fabiano Contarato. Cerca de 1.038 toneladas de resíduos foram coletados das praias de Itapuama, Suape, Gaibu, Paiva, Enseada dos Corais, Ilha de Tatuoca, Ilha de Cocaia (ambas em Suape) até o momento. O monitoramento das praias continua sendo realizado diariamente, com a participação do CPRH, defesa civil estadual e Ibama, órgãos que também compõem a comissão municipal. Embora as grandes camadas de óleo não tenham reaparecido no litoral do Cabo, uma grande quantidade de fragmentos continua sendo trazida pelo mar, principalmente nas praias de Enseada dos Corais e Itapuama, onde a remoção permanece sendo realizada por funcionários da limpeza pública.  

A Comissão Temporária Externa do Senado, criada para acompanhar às ações de enfrentamento às manchas de Óleo no litoral brasileiro fez uma visita na manhã de hoje (08) à praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho. A comissão formada pelos senadores Fabiano Contarato (Rede-ES) Jean Paul Prates (PT-RN),  Humberto Costa (PT-PE) e Randolfe Rodrigues (Rede –AP) foram recebidos pela Comissão Municipal de Proteção e Defesa Civil. O objetivo foi coletar informações sobre os impactos ambientais, sociais e econômicos causados no município com o desastre ambiental.

Por meio de vídeo e registros fotográficos, a Secretária de Programas Sociais, Edna Gomes, explicou o trabalho que o município vem realizando desde o aparecimento das manchas de óleo, em 20 de outubro.  A comissão municipal também esclareceu dúvidas dos senadores quanto aos impactos sociais, econômicos e ambientais e sobre a participação de órgãos estaduais e federais na contenção do óleo.

Os senadores receberam um relatório com 120 páginas, contendo informações a respeito das ações e matérias divulgadas na imprensa nacional e internacional. Em seguida, a comissão de senadores e da Prefeitura foram até as pedras de Itapuama, local mais atingido pelas manchas de óleo. “O objetivo é dialogar com o poder executivo e compreender as experiências no processo de contenção do desastre ambiental. A partir disso, pretendemos buscar soluções e responsabilizar os culpados”, destacou o senador Fabiano Contarato.

Cerca de 1.038 toneladas de resíduos foram coletados das praias de Itapuama, Suape, Gaibu, Paiva, Enseada dos Corais, Ilha de Tatuoca, Ilha de Cocaia (ambas em Suape) até o momento. O monitoramento das praias continua sendo realizado diariamente, com a participação do CPRH, defesa civil estadual e Ibama, órgãos que também compõem a comissão municipal. Embora as grandes camadas de óleo não tenham reaparecido no litoral do Cabo, uma grande quantidade de fragmentos continua sendo trazida pelo mar, principalmente nas praias de Enseada dos Corais e Itapuama, onde a remoção permanece sendo realizada por funcionários da limpeza pública.

 

COMENTÁRIOS