Author: Wellington Ribeiro

Marinaldo Rosendo inaugura nova sede da Secretaria de Defesa Social e empossa agentes de trânsito e a guarda civil municipal
Na oportunidade, os 15 novos efetivos agentes de trânsito e guarda civil municipal foram empossados.
Na última terça-feira (20), Marinaldo Rosendo (PP), prefeito da cidade de Timbaúba, inaugurou a nova sede da Secretaria de Defesa Social (SDS).
O prédio está localizado na Rua José do Patrocínio, nº 156, centro da cidade. Na SDS está instalado o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), e também a Defesa Civil.
Estiveram presentes vereadores, secretários, e um grande público para prestigiar a nova sede. O concurso público que os agentes de trânsito e a guarda civil tomaram posse foi realizado em 2012 quando Marinaldo ainda era prefeito. [...]

Prefeita Ridete Pellegrino implanta Programa Moradia Legal em Jaqueira
Em um ato histórico, a prefeita de Jaqueira, na Mata Sul, Ridete Pellegrino, fez nesta quarta-feira (21), a implantação do Programa Moradia Legal Pernambuco. A cerimônia aconteceu na antiga Estação Ferroviária do município. A coordenadora adjunta do programa, Sara Lima, iniciou o evento com discurso transmitido ao vivo pela internet.
“Desde o início que nossa gestão atendeu a essa adesão do programa. A população jaqueirenses vai ter mais um avanço, as famílias poderão organizar seus bens, terão dias de muita alegria com as escrituras das casas”, comemorou a prefeita. Ainda segundo Ridete, o cadastramento vai começar pela rua do Campo
Participaram do anúncio da adesão, o vice-prefeito da cidade, Irmão Eudo, e ainda os secretários municipais, João Bosco (Desenvolvimento Econômico), Solange Pellegrino (Educação), Mauricio Kenedy (Esportes), Osvaldo Sergio, (Agricultura), Thais Pellegrino (Saúde), Cássia Maria (Assistência Social). Entre os presentes também, o presidente da câmara, Armando Barros, Luis Henrique, Gilson do Posto e Leli do Cras. Servidores do município e população em geral também prestigiaram a apresentação do programa.
A partir da próxima segunda-feira, uma equipe da Prefeitura de Jaqueira vai realizar as inscrições, a partir das 8h, na antiga Estação Ferroviária, no Centro. Para o cadastramento é necessário apresentar: RG, CPF, número do NIS, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de compra e venda do imóvel, alvará de escritura ou de compra, comprovante de renda e comprovante de residência.
O Moradia Legal é um programa de regularização fundiária urbana, que busca garantir o título de propriedade de imóvel às famílias. O funcionamento do Programa é desenvolvido através de uma parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
Entre os benefícios da iniciativa, estão a garantia de segurança jurídica do imóvel por meio de legalização da posse; comprovação oficial do endereço; conseguir financiamento do imóvel e acesso à água, luz, educação, saúde e saneamento básico. Podem participar do programa núcleos informais ocupados por população de baixa renda, com renda familiar de até 5 salários mínimos. [...]

Lula e Eduardo da Fonte, ao lado do prefeito João Lucas, se reúnem com ministro Jader Filho para destravar as 200 casas de Bom Conselho
Na busca pelo desenvolvimento de Bom Conselho, os Deputados Federais Lula da Fonte e Eduardo da Fonte, ao lado do prefeito João Lucas, estiveram reunidos com o Ministro das Cidades, Jader Filho, para discutir a entrega do Residencial Viver que contemplará a população do bairro São Rafael com 200 habitacionais.
O encontro teve como objetivo garantir a celeridade do processo de entrega junto a Caixa Econômica Federal, reforçando o comprometimento do Ministério das Cidades em proporcionar moradia digna aos brasileiros.
A iniciativa é parte de um esforço conjunto para oferecer às famílias a possibilidade de contar com uma habitação de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento social do município através do Programa Minha Casa, Minha Vida.
A solicitação também foi feita em conjunto com o Deputado Estadual de Bom Conselho, Dannilo Godoy. Quem também acompanhou a reunião, foi a Deputada Federal Amanda Gentil/PP, que representa o estado do Maranhão. [...]

Santa Cruz promove ação especial do mês de combate à violência contra a pessoa idosa
Em alusão ao junho violeta, mês de combate à violência contra a pessoa idosa, a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Governo e Desenvolvimento Social, realizou nesta quarta-feira (21) uma ação de conscientização para os cidadãos da melhor idade e alunos da rede municipal de ensino.
No local, além da distribuição de panfletos e rodas de conversa, foram oferecidos serviços gratuitos da Casa de Justiça e Cidadania, do Conselho do Idoso, do Centro de Referência da Mulher, do CadÚnico e emissão da Carteirinha de Identificação da Pessoa Idosa.
Além desses serviços, aconteceram atividades lúdicas como aula de zumba e apresentações culturais realizadas pelas idosas acompanhadas pelo CCPI. [...]

20ª edição do Mutirão pela Vida será realizado na Alepe
Para marcar a passagem do Dia Internacional Contra o Abuso de Drogas e o Tráfico Ilícito, vivenciado em 26 de junho, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e a Câmara Municipal do Recife realizam na próxima segunda-feira (26), a partir das 8h30, o 20º Mutirão pela Vida, onde várias organizações estarão realizando atendimento à população com problemas relacionados às drogas. Além disso, dentro das comemorações, será realizada uma Reunião Solene em alusão aos 55 anos das Comunidades Terapêuticas no Brasil. A proposição é fruto de uma parceria entre o deputado estadual, Pastor Cleiton Collins (PP) e a vereadora do Recife, Missionária Michele Collins (PP).
A ação, que foi chancelada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2018, chama a atenção da sociedade para o problema com drogas, que segundo a ONU, atinge 70% das famílias no mundo. Ao longo do dia, serão oferecidos serviços de psicologia, serviço social, vacinação, testes rápidos de saúde, assistência jurídica, além do atendimento de forma integral ao dependente químico e sua família. Serão disponibilizados ainda serviços de cabeleireiro e barbearia.
Comunidades Terapêuticas e instituições que contribuem com o enfrentamento às drogas, irão participar do evento que contará, também, com debates, palestras, exames, triagens e atendimentos, auxiliando as pessoas a darem o primeiro passo para saírem da dependência química. Além disso, uma parceria entre a ALEPE e a Federação Pernambucana das Comunidades Terapêuticas (FEPECT) levará depoimentos de pessoas que conseguiram se recuperar, levando estímulo aos participantes.
Durante a reunião solene, instituições, serviços e autoridades do Estado de Pernambuco serão agraciadas pelo trabalho realizado na área de drogas. [...]

De olho em 2024, MDB avalia estratégia para fortalecer sigla em PE
O senador Fernando Dueire, a deputada federal Iza Arruda e o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, se reuniram com o presidente nacional MDB, o deputado federal Baleia Rossi, em Brasília. Na pauta o fortalecimento da legenda no Estado e as estratégias para as eleições de 2024.
Com as eleições municipais de 2024 se avizinhando, o grupo pretende garantir a ampliação da força política do MDB no estado com o lançamento do maior número possível de candidaturas a prefeito(a) competitivas. [...]

RECIFE: Prefeito João Campos entrega terceira etapa do Parque das Graças
Espaço público já utilizado por milhares de recifenses, o Parque das Graças ganhou, nesta quarta-feira (21), ainda mais atrativos. O prefeito do Recife, João Campos, entregou a terceira etapa da obra que inclui área para cachorros (Parcão), mirante, áreas de convivência e contemplação do Rio Capibaribe, passarela, via compartilhada, arte urbana, iluminação, mobiliário urbano e melhorias no paisagismo e na drenagem. Com 210 metros de extensão, o novo trecho começa na Rua Dom Sebastião Leme e vai até depois da Rua Doutor Osvaldo Salsa. Para animar a vizinhança e os transeuntes, o local também ganhou um arraial com foco no público infantil e também com muito arrasta-pé. O arraial começou nesta quarta (21) e segue até o próximo sábado (24) (vide serviço).
“A gente entrega mais uma etapa, esta que é a terceira etapa do Parque das Graças. Esse é um grande equipamento público, o primeiro equipamento construído com ampla participação social, na margem do Rio Capibaribe. É o maior trecho do Parque Capibaribe e vai interligar a Ponte da Torre com a Ponte da Capunga, aproximadamente 1 km. O que lá atrás seria uma via exclusiva para carros, hoje é um espaço de contemplação, de convivência e de prática esportiva. É um parque linear, às margens do rio, traz os melhores conceitos de grandes cidades do mundo que trabalham pensando no meio ambiente e na mobilidade ativa. Daqui para o final do ano, a gente entrega a quarta etapa”, destacou João Campos no momento da entrega.
O Parque ganhou também uma estrutura física para o trabalho da Guarda Civil Municipal e que integra o Parque Capibaribe, sistema de parques integrados no Recife que se estenderá por 30 km do percurso do rio. Além disso, totalmente dedicado aos amigos de quatro patas, o mais novo Parcão da cidade mede 160 m2 e oferece um espaço adequado para os cachorros se divertirem e fazerem exercícios. Já os humanos podem curtir o novo mirante e os três espaços cobertos (pergolados), que abrem novas janelas para o rio, proporcionando belas paisagens e locais ideais para o convívio.
Assim como na segunda etapa, foram destacadas áreas para o replantio do mangue, equivalentes a 250 m2. A iluminação tem 17 postes com lâmpadas em LED, além de 16 luminárias RGB e 50 luminárias led nos pergolados. As ruas Dom Sebastião Leme e Doutor Osvaldo Salsa também foram requalificadas nos trechos próximos ao parque, recebendo melhorias na drenagem, novo piso em blocos intertravados, áreas ajardinadas e elevação de nível.
O Parque das Graças também é adequado para bicicletas, patinetes e outras formas de mobilidade ativa. O novo trecho será compartilhado entre carros e pedestres, melhorando a conexão entre as vias perpendiculares e criando nova opção de mobilidade local para os moradores. A velocidade máxima permitida será de 30 km, há separação física para garantir a segurança dos pedestres e os veículos circularão da Rua Doutor Osvaldo Salsa em direção à Rua Dom Sebastião Leme.
A estudante de nutrição Cristiane Trindade, 37 anos, moradora do bairro Graças, aprovou a terceira etapa do parque. “Depois que foram inauguradas a primeira e a segunda etapas, já comecei a vir pra cá. Estou amando, tudo está maravilhoso e perfeito, valorizou demais o bairro e a estrutura está linda. Costumo vir quase todos os dias. Geralmente, venho com a minha amiga, meu filho e o filho dela. Eles andam de bicicleta e aqui também tem parquinho. Então, eles aproveitam bastante”, comentou ela.
A Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) está com uma estrutura física montada no Parque das Graças, com 6m x 25m, ao lado dos brinquedos da primeira etapa. O espaço serve de apoio para seis agentes de segurança da Guarda Municipal por turno. A GCMR atua em regime de plantão 24h, em toda a extensão do parque.
Arraial das Graças integra Recife Junino - A entrega da nova etapa do Parque das Graças chegou com mais novidades no bairro. A partir desta quarta, o local também ganhou um arraial especial que vai animar os transeuntes até às 20h desta quarta; de 17h às 21h na quinta (22) e sexta (23); enquanto no sábado (24), as atrações se apresentam entre 15h30 e 21h para fazer a festa da vizinhança no melhor clima do Recife Junino. As apresentações focam nos pequenos, mas também tem muito forró para os adultos.
ARTE - Adicionando um toque artístico ao novo trecho do Parque das Graças, o programa Colorindo o Recife trouxe o encanto de oito belos painéis de arte urbana. Inspirados pelo projeto Parque Capibaribe, que utiliza o próprio rio como elemento central para transformar a cidade, os artistas Arem, França, Guto Barros, Leloboy, Marquinhos ATG, Manoel Quitério e Véio Art deram vida a essa visão. As obras materializam os princípios de um projeto sensível à natureza, à experiência e às pessoas, transformando os muros do parque em um ambiente contemplativo, repleto de cores, criatividade e inspiração.
ETAPAS - A concepção do projeto executivo do Parque das Graças é fruto do diálogo com os moradores da área e especialistas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e tem o objetivo reconectar a população com o rio. Entregue no final de 2021, a primeira parte do parque oferece à população amplos passeios públicos, playgrounds, áreas para piquenique, tirolesa, bancos e paisagismo. A segunda etapa foi concluída em dezembro e inclui mirante, espaços de convivência, passarela, via compartilhada entre pedestres e ciclistas, mobiliário urbano, paisagismo e melhorias na drenagem. O projeto completo inclui a área entre as pontes da Torre e da Capunga e deverá ser finalizado até o final do ano.
PARQUE CAPIBARIBE - O Parque Capibaribe prevê um sistema de parques integrados ao longo das duas margens do Rio Capibaribe, no Recife, totalizando 30 km. O projeto revoluciona a forma como as pessoas vivem a cidade ao conectá-las novamente com as águas do rio, resgatando a bacia hidrográfica como espinha dorsal da cidade. O Projeto Parque Capibaribe é alinhado ao Plano Recife 500 Anos, projeto de desenvolvimento de longo prazo da capital pernambucana, que é executado pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e integrado pelo Projeto CITInova - Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Serviço:
Programação - PARQUE DAS GRAÇAS
Dia 22
17h - Quadrilha Infantil Fusão
18h20 - Bete de Castro
19h40 - Forró Rabecado
Dia 23
16h - A Bandinha
17h20 - Trio Geração Nordestina
18h40 - Trio Taca Fogo
20h - Luciano Ferraz
Dia 24
16h - Presepadas de São João
17h - Arraialzinho da Fada Magrinha
18h20 - Muniz do Arrasta Pé
20h - Trio Flor de Lis [...]

No Sertão, governadora Raquel Lyra assina ordem de serviço para criação do Polo Empresarial de Lagoa Grande
A governadora Raquel Lyra assinou, na tarde desta quarta-feira (21), uma ordem de serviço que visa a implantação do Polo Empresarial Municipal de Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco. Com investimento no valor de R$ 3 milhões, o objetivo da iniciativa é atrair empresas para o município e impulsionar a geração de empregos na cidade conhecida como a capital da uva e do vinho, por concentrar parte da atividade de vitivinicultura do Estado.
“Nós viemos vistoriar o início das obras de infraestrutura do acesso ao Polo Empresarial. Inclusive, tem empresas que já estão com termo de compromisso assinado com a Prefeitura de Lagoa Grande. É uma iniciativa que representa mais desenvolvimento, geração de emprego e oportunidade para quem mora no Sertão do São Francisco”, destacou Raquel Lyra.
O Polo Empresarial terá uma área total de 23,73 hectares e fica situado próximo a rodovias, facilitando o escoamento da produção e a distribuição para todo o País. A instalação deve favorecer a expansão das atividades fabris na região, que possui extensas áreas rurais que podem ser utilizadas para a construção de diferentes setores produtivos.
De acordo com o presidente da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe), André Teixeira, a iniciativa vai impulsionar a economia do Estado. “Não conseguimos superar a pobreza sem expandir novos negócios. Nosso governo escolheu estar aqui no interior anunciando obras que, inclusive, já estão começando. Isso significa mais crescimento para Pernambuco, que vai beneficiar trabalhadores, empresários, e moradores desta região”, enfatizou.
A obra vistoriada hoje pela governadora consiste na construção de um acesso viário ao Polo Empresarial Municipal de Lagoa Grande, composta de faixa de aceleração/desaceleração e um trecho interno até a estaca 22, no Km 135 da margem direita da BR 428, no sentido de Santa Maria da Boa Vista. Serão executados no local: terraplenagem, construção de drenagem de águas pluviais, pavimentação em asfalto, sinalização horizontal e vertical, calçadas, ciclovia e iluminação pública.
“Lagoa Grande está vivendo um momento muito importante. Nossa cidade deixa de ser um lugar de passagem e passa a ser um município de oportunidades. Foi aqui que começou a fruticultura do Vale do São Francisco. Estamos transformando essa região em um polo empresarial e esse é só o pontapé inicial para atrair novas empresas com a ajuda do Governo do Estado”, enfatizou o prefeito do município, Vilmar Cappellaro.
No âmbito das áreas do novo Loteamento Empresarial Municipal, a Prefeitura de Lagoa Grande já procedeu com a doação efetiva de lotes para três empresas nos setores de produção de frutas liofilizadas, fabricação de estofados e plásticos expandidos. Além disso, ainda existem mais três empresas que estão em processo de negociação para definição dos projetos de implantação no polo: uma fábrica de embalagem de papelão; uma empresa logística; e outra de fertilizantes.
VINÍCOLAS - Ainda durante a visita a Lagoa Grande, a chefe do Executivo estadual visitou as vinícolas Rio Sol e Garziera que, juntas, empregam diretamente mais de mil pessoas na região.
Também participaram das agendas os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Daniel Coelho (Turismo e Lazer), Lucinha Mota (Justiça e Direitos Humanos); o assessor especial da governadora, Guilherme Coelho; o presidente da Empetur, Eduardo Loyo; e a prefeita de Dormentes, Josimara Cavalcanti. [...]

Vereador Daniel Tavares assume presidência da Comissão Temporária do Transporte Escolar do município de Bodocó
Após algumas incidências relativas ao transporte escolar do município de Bodocó, a Câmara de Vereadores cria a Comissão temporária de fiscalização do transporte escolar, fazendo jus a uma das suas principais atribuições que é a de fiscalizar.
Nesse sentido, o parlamentar Daniel Tavares foi escolhido para integrar a comissão, ocupando o cargo de presidente desta.
“Precisamos passar a limpo e conhecer em evidência o que está acontecendo com o transporte do nosso município, a população nos acionou e seguiremos confiantes pela condução imparcial, integra e responsável desse processo, trazendo os devidos esclarecimentos a população e todas as ações desenvolvidas.”, apresenta o vereador.
O primeiro encontro da Comissão ocorrerá nesta segunda, onde todos integrantes construirão o plano de atuação.
Fazem parte da Comissão os vereadores além de Daniel Tavares, os parlamentares a seguir nominados: Dario Brito, Mikael Felix, Joel Bruno, Hermes Pereira e Josemilia Galindo. [...]

Aglailson Neto deve disputar Prefeitura de Glória do Goitá
Anda ganhando corpo no município de Glória do Goitá a possibilidade de Aglailson Neto disputar a prefeitura em 2024. Inclusive várias forças políticas locais já estariam certas de garantir apoio ao projeto, a exemplo do ex-prefeito Dr. Miranda e do ex-vice-prefeito e atual vereador Lívio Amorim, além de outros vereadores.
O que já se comenta em Glória do Goitá é que a eleição para a prefeitura está em aberto, uma vez que a prefeita Adriana Paes já foi reeleita, o que abre margem para a viabilidade e competitividade de uma eventual candidatura de Aglailson Neto. Não custa lembrar que ele é irmão do deputado estadual Aglailson Victor, parlamentar com forte inserção e serviços prestados ao município. [...]
