Author: Wellington Ribeiro

Servidores do Detran apoiam proposta de Armando para motos
O candidato ao governo pela coligação Pernambuco Vai Mudar, Armando Monteiro (PTB), realizou, na manhã desta quarta 26, caminhadas em dois bairros da Zona Norte do Recife. Com uma calorosa acolhida por parte dos moradores, comerciantes e feirantes do Arruda e de Água Fria, Armando ainda recebeu o apoio de entidades de classe que lidam diretamente com as questões de trânsito e mobilidade, que elogiaram a proposta de isenção do IPVA para cinquentinhas, descontos para motos de placa vermelha com até 180 cilindradas e renegociação das dívidas de quem teve motos apreendidas. Mais de 1 milhão de pessoas utilizam motos em Pernambuco para trabalhar, produzir e se locomover.
Pouco antes de conversar com as pessoas no comércio e nas feiras de Arruda e Água Fria, Armando esteve com representantes do Sindicato dos Servidores do Detran-PE (Sindetran), da Associação dos Servidores do Detran-PE (ASD-PE) e do Sindicato dos Agentes de Trânsito (Sindat).
"Estamos dando o apoio à candidatura de Armando porque queremos que Pernambuco volte a crescer. Queremos um governador que respeite o servidor porque estamos vivendo a pior fase do Detran-PE. A população também sofre com essas taxas caríssimas, com esse 100% do IPVA, com a cobrança injusta de valores que foram aumentados pelo governador Paulo Câmara", afirmou o presidente da ASD-PE, Fernando Coelho, que elogiou a proposta de Armando para os proprietários de motos no Estado. "O que existe hoje é somente uma maneira de extorquir a população por parte de Paulo. Podemos ter um controle das cinquentinhas no emplacamento, mas não necessariamente cobrando IPVA. A proposta é factível e justa para a população", completou Coelho.
Armando também se reuniu com representantes da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Pernambuco. De acordo com o presidente da entidade , Edmundo Barros, a autonomia da categoria foi conquistada no Supremo Tribunal Federal por intermédio de Armando. “Somos gratos. O PTB patrocinou a nossa causa e fomos a primeira Defensoria Pública do País a conquistar autonomia", afirmou Barros. “Nós defendemos uma mudança de rumo e, se Armando for eleito, a Defensoria será melhor vista pelo governo”, acrescentou. [...]

Mais de duas mil lideranças reafirmam apoio a Mendonça Filho em evento
No "Bate Papo com Mendonça", evento que reuniu mais de duas mil pessoas, entre formadores de opinião e lideranças políticas, nesta terça-feira à noite, no Recife, o candidato a senador, Mendonça Filho (DEM), foi ovacionado ao afirmar que não quer o mandato de senador para ter uma aposentadoria ou para se livrar de processo da lava jato. "Eu quero um mandato de senador para servir a Pernambuco com projetos e propostas que façam diferença na vida das pessoas como sempre fiz ao longo de 32 anos de vida pública", afirmou ao lado dos candidatos a governador, Armando Monteiro (PTB) e a vice, Fred Ferreira.
Mendonça destacou que uma de suas principais características é a firmeza de posição. "No dia em que tiver que negar minha história, a razão da minha existência política, em busca de um mandato eletivo, pode dizer que enlouqueci", disse. O Bate-Papo contou com o testemunho de diversas pessoas beneficiadas por políticas públicas realizadas por Mendonça como governador e como ministro.
O estudante do ensino Médio, Breno Bezerra, de 17 anos, aproveitou o microfone para declarar o voto a Mendonça. “Vou votar pela primeira vez este ano e meu voto será em Mendonça com todo orgulho. Tive a experiência de estudar numa escola em tempo integral quando ele era ministro, ouvi falarem coisas horríveis sobre ele, mentiras eram propagadas, eu sempre combati. Mendonça se manteve firme, fez a reforma do ensino médio, que eu apoio, e garantiu avanços na educação", disse.
O professor da Universidade Federal de Pernambuco e cirurgião vascular, André Valença, afirmou que Mendonça conseguiu viabilizar muitas coisas em tão pouco tempo no MEC. "A inauguração da Escola de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco é um exemplo concreto. A gente vivia migrando de prédio e prédio e hoje nós temos a escola de Medicina, que está lá pronto e funcionando”, contou André.
O historiador, Waldomiro Gomes, destacou a atuação de Mendonça para preservação do PIBID, programa que oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de licenciatura, ameaçado de extinção no governo do PT. "O fórum PIBID procurou Mendonça e ele se comprometeu em manter. Não apenas manteve como aperfeiçoou a formação de professor com a criação da residência pedagógica" afirmou. “Gostaria também de falar de um ato que o senhor fez e que nenhum ministro teve coragem de fazer, que é dar o direito da pessoa ser reconhecida de acordo com sua identidade. Naquele dia, quando você assinou o documento que autorizava o nome social, você mostrou que educação não se faz com discursos vazios. Mendonça é meu herói”, declarou.
Mendonça aproveitou para reafirmar que está sendo vítima de uma campanha difamatória pesada, que faz terrorismo com a população propagando mentiras sobre corte em programas sociais na Educação. Na verdade, Mendonça aumentou o número de vagas no Pronatec, criou o Mediotec, aumentou as vagas no Fies e o ProUni teve o maior número de vagas da história. "Mesmo sendo punidos pela Justiça Eleitoral por prática de fake news e trucagem, meus adversários insistem na mentira. "“ Alguns se incomodam porque a verdade é dita. Mas nós vamos enfrentar os nossos adversários colocando sempre a verdade em primeiro lugar", ressaltou. [...]

Marinaldo Rosendo destaca trabalho por Jaboatão
O deputado federal Marinaldo Rosendo (PP), candidato à reeleição, vem surpreendendo cada dia mais na cidade de Jaboatão dos Guararapes. Com fortes parcerias, o candidato continua numa crescente e motiva seus eleitores a não desistirem do Brasil, principalmente de Pernambuco.
Na noite de ontem (25/09), Marinaldo esteve reunido com o deputado estadual Ricardo Costa, em Jaboatão, onde alinharam algumas ideias e apresentaram à população seus feitos à localidade. Marinaldo é um dos que mais olhou para o município, ele destinou R$ 2.300.000,00 (dois milhões e trezentos mil reais), por meio de emendas parlamentares, com recursos do Ministério da Integração Nacional, do Governo Federal, para a prevenção de áreas de riscos, muito alta na cidade. [...]

Bruno Araújo comemora construção de mais de 4700 casas em PE
Foi publicada no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira (26), a portaria 597 do Ministério das Cidades que autoriza a construção de ‘mais de 4700 novas unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) em Pernambuco. A medida que resulta de mais uma ação iniciada na gestão do ex-ministro e candidato ao Senado pela coligação Pernambuco Vai Mudar, Bruno Araújo (PSDB), vai atender 65 municípios da área rural e seis municípios da área urbana, incluindo a capital, num investimento de R$230 milhões.
As unidades vão beneficiar a faixa 1 do programa, que atende famílias com renda mensal de até R$ 1,8 mil. Serão investidos R$ 105 milhões para unidades habitacionais da área rural e R$ 125 milhões para área urbana. “Fico muito feliz em ajudar as pessoas que mais precisam aqui em Pernambuco. O anúncio de hoje garante a construção de 4703 casas populares em 65 cidades do estado. Em pouco mais de um ano, trouxemos 25 mil casas para os pernambucanos", comemorou Bruno Araújo.
*Municípios contemplados -* Os municípios que terão beneficiados no âmbito do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), integrantes do Minha Casa, Minha Vida são: Água Preta (33), Águas Belas (50), Alagoinha (50), Araripina (100), Barreiros (50), Bodocó (50), Bom Conselho (50), Bom Jardim (50), Bonito (50), Brejinho (50), Brejo da Madre de Deus (24), Cabo de Santo Agostinho (50), Cabrobó (30), Caetés (50), Capoeiras (50), Carnaíba (50), Carnaubeira da Penha (17), Carpina (50), Casinhas (50), Cedro (50), Correntes (28), Custódia (50), Exu (50), Floresta (50), Gameleira (50), Garanhuns (50), Glória de Goitá (31), Goiana (100), Ibimirim (50), Igarassu (50), Ipubi (50), Itacuruba (20), Itaíba (50), Itapetim (50), Jatobá (50), João Alfredo (37), Lagoa Grande (50), Maraial (50), Orocó (50) Ouricuri (50), Palmares (50), Passira (50), Pedra (50), Pesqueira (50), Petrolina (76), Pombos (33), Quixaba (50), Ribeirão (50), Rio Formoso (50), Salgadinho (50), Salgueiro (50), Santa Cruz do Capibaribe (50), Santa Maria da Boa Vista (89), São benedito do Sul (50), São José da Coroa Grande (50), São Vicente (50), Serra Talhada (50), Sertânia (50), Tacaratu (30), Terra Nova (50), Timbaúba (50) e Vitoria de Santo Antão (37).
Já as cidades que serão contempladas no âmbito do Programa Nacional de Habitação Urbana (PNHU), integrantes do Minha Casa, Minha Vida são: Gravatá (208), Jaboatão (280), Paudalho (288), Petrolândia (192), Recife (600) e Ribeirão (100). [...]

José Humberto e João Fernando cumprem agenda em Maraial
A convite do prefeito Marquinhos Moura (PTB) uma multidão tomou as ruas de Maraial para prestigiar a inauguração do comitê dos deputados José Humberto (estadual) e João Fernando Coutinho (federal). O evento, ocorrido na última segunda-feira (24), foi uma verdadeira demonstração da força política do gestor.
Bastante conhecido da população de Maraial, o deputado estadual José Humberto destacou as ações e trabalho desenvolvido na Assembleia Legislativa pelo município e agradeceu o apoio do prefeito, vereadores e demais lideranças. “ Sou grato a Maraial pelos votos que recebi na eleição passada, por esta razão não me canso de trabalhar pelo município, seja na defesa dos interesses de sua população na Assembleia Legislativa, como também no envio de recursos por meio de emendas”, registrou o parlamentar.
O mesmo discurso de gratidão e prestação de contas também foi realizado pelo deputado federal João Fernando Coutinho (PROS). “Maraial é mais uma cidade da Mata Sul onde temos grandes serviços prestados, retribuídos com muita gratidão pelas pessoas daqui em mais uma visita nossa. Estivemos junto do prefeito Moura e dos vereadores Ronie Laerte, Roberto de Corubas, Carlinhos de Seu Rei e Irmão Eraldo de Sertãozinho”, destacou João Fernando (PROS).
Com relevantes serviços prestados ao município e com o apoio do prefeito Marquinhos Moura e vários vereadores, José Humberto e João Fernando devem obter uma expressiva votação em Maraial na eleição deste ano. [...]

Em encontro com mulheres, Armando defende humanização do atendimento nas delegacias
Uma grande corrente feminina abraçou, nesta terça-feira (25), o candidato a governador pela Coligação Pernambuco Vai Mudar, Armando Monteiro (PTB). O Encontro com as Mulheres para Mudar ocorreu no Espaço 14, comitê central da coligação, localizado em Boa Viagem. Armando estava acompanhado da esposa, Mônica Guimarães, e da mãe, Maria Do Carmo.
O evento, que contou com a presença de mulheres de vários setores e regiões do Estado, marca o compromisso de Armando em fazer um governo firme e com ações que protejam a mulher de Pernambuco. “A violência contra a mulher é algo inaceitável. As delegacias normais não estão estruturadas para atender à mulher. Eu sonho com um estado em que toda delegacia possa atender às vítimas da violência, com atendimento feito por pessoas capazes e humanizadas”, afirmou. O petebista disse que irá se empenhar para melhorar o atendimento a mulheres nas delegacias de todo o estado.
Armando reforçou, ainda, o compromisso de ampliar as ações do Mãe Coruja. “Este governo que está aí reduziu os recursos de um programa muito importante para as mulheres. Eu vou fortalecer o Mãe Coruja para que as mulheres tenham assistência e acompanhamento durante a gestação. Nos constrange muito saber que as mulheres não sabem onde vão dar a luz, ficam rodando muitas vezes sem saber aonde fazer o parto”, afirmou.
Durante o encontro, o candidato recebeu um documento escrito por mulheres com as demandas para melhorar a vida das pernambucanas. Estiveram presentes as candidatas ao legislativo Socorro Pimentel, Terezinha Nunes, Priscila Krause e Andréa Mendonça, além da suplente de senador Betinha Nascimento e do candidato a vice-governador Fred Ferreira, que esteve com a esposa Alessandra Ferreira.
Fotos: Ricardo Labastier/Divulgação [...]

População de Palmares toma as ruas para mostrar que está fechada com Paulo
PALMARES - A campanha à reeleição do governador Paulo Câmara (PSB) vem colecionando grandes demonstrações populares de que a boa política segue capaz de embalar sonhos e engajar multidões. E a noite desta terça-feira (25/09) foi mais uma prova disso, com milhares de pessoas ocupando com muito entusiasmo as ruas deste município para confirmar que Pernambuco continuará na frente sob a liderança do socialista. Ao lado do prefeito Altair Júnior (MDB), Paulo comandou uma carreata com centenas de veículos e, na sequência, uma caminhada-arrastão pela cidade.
"Estamos muito próximos da eleição. São 12 dias para seguirmos nas ruas com essa energia bonita que vemos aqui hoje. Palmares está dando um recado importante para Pernambuco: o lado do povo vai vencer mais uma vez. E a nossa vitória vai permitir que o nosso Estado siga avançando em parceria com o Brasil, que será governado por Fernando Haddad (PT)", discursou Paulo.
O governador lembrou que, durante a atual corrida eleitoral, está tendo a oportunidade de conversar com os pernambucanos, renovando o seu compromisso com as transformações vivenciadas pelo Estado. "Conquistamos muito, como a melhor Educação do Brasil, a continua melhora dos serviços públicos e a maior redução da mortalidade infantil, mas ainda temos e vamos avançar muito mais. E vamos fazer isso junto com o povo, que tem nos ensinado muito", frisou.
O prefeito Altair pontuou que a população foi às ruas em apoio a Paulo porque confia na seriedade e na capacidade do governador. "Palmares está mostrando que está fechada com o senhor. Esse povo aqui sabe o que o governador já fez e tem certeza de que muito ainda será feito. E essa confiança não se dá a qualquer um", afirmou.
Candidato à reeleição, o senador Humberto Costa aproveitou a ocasião para destacar os lados opostos da atual eleição. "Temos uma chapa comprometida com os pernambucanos, com os brasileiros. O outro lado todo mundo conhece. Está cheio de gente que apoia o atraso que o Governo Temer está impondo ao Brasil. Vamos devolver o nosso País ao seu lugar e afastar essas pessoas de Pernambuco", conclamou.
Fotos: Hélia Scheppa/Frente Popular [...]

Ipespe – Paulo mantém vantagem sob Armando
O governador Paulo Câmara (PSB) permanece na liderança das intenções de voto para o Governo do Estado, na terceira pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) em parceria com a Folha de Pernambuco. No levantamento feito entre os dias 22 e 23 desse mês, Paulo aparece com 36%, enquanto o segundo colocado, Armando Monteiro Neto (PTB), tem 26% das menções. Ambos oscilaram apenas um ponto percentual e mantiveram uma diferença de 10 pontos. Às 19h, sai a pesquisa, em Pernambuco, para o Senado. As pesquisas completas serão publicadas na edição impressa desta quarta-feira (26) da Folha de Pernambuco.
O ex-deputado federal Maurício Rands (Pros) e o ex-prefeito de Petrolina Julio Lossio aparecem empatados, com 2% cada. As candidatas Dani Portela (Psol), Simone Fontana (PSTU) e Ana Patrícia Alves (PCO) também apareceram empatadas, pontuando, cada uma, 1% das intenções de voto. Os votos nulos e brancos representam 22% dos entrevistados e osindecisos figuram em 9%. Em relação à última pesquisa, esses postulantes não tiveram variação do percentual de menções.
Usando uma metodologia face a face, o Ipespe ouviu 800 pessoas abordando critérios de sexo, idade, localidade, renda familiar, instrução e condição do município. A margem de erro é de3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%, o que significa que a pesquisa tem uma probabilidade de 95% de representar a realidade. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PE-04472/2018.
Fonte: FolhaPe [...]

Belém de Maria – Prefeito mostra força política em comício
Uma verdadeira multidão se reuniu na Praça Matriz de Belém da Maria na noite desta segunda-feira (24) para um encontro com os deputados estadual e federal Alberto Feitosa (SD) e Sebastião Oliveira (PR), respectivamente. Na cidade, os parlamentares, candidatos à reeleição, são apoiados pelo prefeito Rolph Casale Júnior, pelo vice Beto do Sargento, o secretário de Governo Rolph Casale, o presidente da Câmara Alexandre Neto e os vereadores Sandra de Hélio, Flávio do Timbó e Zé Arnaldo.
Antes de se reunirem na praça, os belenenses fizeram uma caminhada com os candidatos e os representantes do município pela Rua Cleto Campelo, uma das principais vias de acesso ao centro de Belém de Maria. “É muito gratificante ver todo esse carinho e recepção do povo de Belém de Maria. Tudo isso foi conquistado com muito suor, trabalho e dedicação pelos belenenses e pelo povo de Pernambuco. Eu nunca estive tão preparado e de peito tão aberto para ir para as urnas. Junto com esse time, vamos continuar trabalhando pelo município!”, afirmou Feitosa durante o seu discurso. [...]

Debate – Armando acusa Paulo de exterminar empregos e de não gostar dos proprietários de moto
O cenário de polarização entre os candidatos a governador Armando Monteiro (PTB) e Paulo Câmara (PSB) ficou ainda mais evidente no debate promovido pela TV Jornal nesta terça-feira (25),
Logo no primeiro bloco do debate a temperatura esquentou entre os dois. Na fase em que os candidatos podem fazer perguntas diretamente aos adversários, Paulo chegou a questionar o petebista se ele seria a favor de condições precárias de trabalho e quanto a possibilidade de grávidas trabalharem em locais que fazem mal à gestação. Em resposta, Armando chegou a mencionar que existe um vídeo em que o próprio Paulo se colocou a favor da Reforma Trabalhista. “Vocês sabem que Paulo não sustenta a posição dele. Ele muda em sabor das circunstâncias. Eu tenho aqui um texto em que ele defende a necessidade da reforma trabalhista”, afirmou o petebista.
Armando também destacou que Jarbas Vasconcelos, candidato a senador pela chapa de Paulo, votou a favor da reforma. “Eu pergunto: será que Jarbas votou para reduzir direitos do trabalhador?”, questionou. Por fim, ele disparou: “O maior direito do trabalhador é o emprego e você é um exterminador de emprego”.
Já no segundo bloco, quando o debate chegou à isenção de IPVA para motos, bandeira defendida por Armando, o candidato da oposição mais uma vez se sobressaiu em relação a Paulo, a quem acusou de ser contra o proprietário de motos. “Paulo é contra a isenção para cinquentinhas. Ele está querendo mais uma vez, como é o seu perfil, transferir o problema. Ele não gosta das pessoas que usam moto em Pernambuco, é visão de punir os pequenos sempre”, falou.
Para quem pode acompanhar o debate na íntegra, percebeu um Armando incisivo nas críticas, seguro e com a situação sob controle, enquanto que Paulo Câmara apresentava uma expressão de tensão e nervosismo.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]
