Author: Wellington Ribeiro

Davi Muniz inaugura comitê com grande festa
Em companhia de mais de três mil o candidato a deputado federal Davi Muniz (Patriotas) inaugurou o seu comitê central, no bairro da Várzea, seu principal reduto político.
O evento contou com a presença do candidato a deputado estadual Romero Sales Filho (PTB), com quem Davi Muniz fará dobradinha no Recife e na Região Metropolitana.
Também foram registradas as presenças da prefeita de Ipojuca, Célia Sales, o prefeito de São José da Coroa Grande, Pel Lajes, o vereador do Recife, Benjamim da Saúde, os ex-prefeitos de São Vicente Férrer, Pedoca, de Ipojuca, Romero Sales, e diversos vereadores e suplentes das demais regiões do estado. [...]

Gustavo Gouveia inaugura comitê e leva milhares de pessoas às ruas de Paudalho
Um mar vermelho tomou conta de Paudalho neste domingo (26) para dá início às atividades do comitê de Gustavo Gouveia em sua terra natal. Ao lado do prefeito do município Marcelo Gouveia (PSD), amigos e apoiadores, o candidato a deputado estadual comandou a caminhada pelas ruas até o centro da cidade, onde foi inaugurado o comitê.
Além do prefeito de Paudalho, os ex-prefeitos Eufrásio Gouveia Filho e Fernando Moreira, o Deputado Federal Ricardo Teobaldo (Podemos) e os vereadores Manoel da Padaria (PPS), Júnior Dona (PHS), Dr. Heristow (PROS), Zé Dinda (PSB), Luiz Carlos do Sindicato (PSB), Irmão Miqueias (PSD), Etelmino (PSDB), Josimar Cavalcanti (PR) e Irmão Cosme (PRP), também prestigiaram o evento.
"Estou muito feliz em receber o apoio da população da minha terra, ver que o povo acredita na mudança para Pernambuco me faz lutar ainda mais por essa conquista", contou animado o candidato Gustavo Gouveia que discursou para milhares de pessoas. [...]

Paulo Roberto: “Fazemos política do povo para o povo”
O final de semana foi intenso para o candidato a deputado federal Paulo Roberto (PATRI). Bate-papos, visitas e encontro com lideranças marcaram a agenda do patriota. Entre os eventos que o candidato participou, no sábado (25), do lançamento da campanha do deputado estadual Joaquim Lira (PSD), com quem faz dobradinha em Vitória de Santo Antão.
Junto ao ex-prefeito Elias Lira, Paulo Roberto esteve no evento ao lado de vereadores e lideranças políticas de municípios. O candidato destacou em seu discurso a unidade e a diferença do grupo político que lhe apoia em Vitória. “Nós fazemos política diferente. Fazemos a política do povo para o povo”, enfatizou. “Irei trabalhar para fazer com que Pernambuco tenha o respeito que merece”, disse.
Nos discursos, Joaquim e Elias reforçaram o apoio à candidatura do patriota. “Todos de Vitória sabem da sua capacidade. Sabem da sua condição de sempre ajudar esse município. Vitória de Santo Antão, que já merece ter seu deputado federal, contará na Câmara dos Deputados com as mãos honradas, firme, do deputado federal Paulo Roberto”, sentenciou Joaquim.
Neste domingo (26), Paulo Roberto realizou visitas na zona urbana e rural de Vitória. “Política se faz perto das pessoas, ouvindo a população, debatendo ideias e colhendo sugestões”, destacou. [...]

Radar Político (27/08) – Bancada feminina deve crescer na ALEPE
Ocupando apenas 6 das 49 cadeiras da Assembleia Legislativa de Pernambuco, as mulheres têm resistido muito bem em um ramo que é ocupado majoritariamente por homens. Se depender das previsões em relação às eleições deste ano, a bancada feminina tem tudo para aumentar a sua representatividade no Legislativo Estadual.
Atualmente a bancada feminina na ALEPE é composta pelas deputadas Simone Santana (PSB), Socorro Pimentel (PTB), Priscila Krause (DEM), Laura Gomes (PSB), Roberta Arraes (PP) e Tereza Leitão (PT). Destas, ao menos as três primeiras têm uma renovação do mandato líquida e certa, as demais disputam com relativa competitividade em suas respectivas coligações.
Entre as novas candidatas que se apresentam, três delas não correm risco algum de ficar de fora da nova composição da ALEPE em 2019, são elas: Fabíola Cabral (PP), Alessandra Vieira (PSDB) e Ducicleide Amorim (PT). Quanto àquelas que apresentam competitividade na disputa e podem emplacar um mandato estão: Andrea Mendonça (DEM), Débora Serafim (PSC), Rebeca Lucena (PP), Cláudia de Lupércio (SD), Gleide Ângelo (PSB), Aline Mariano (PP), Carla Lapa (PSC), Juliana Chaparral (Patriotas), Clarissa de Técio (PSC), Izabel Urquisa (PSC), Dra. Cybele Brito (PR) e Aline Corrêa (PR).
Exército - Embora esteja longe de repetir os mais de 100 mil votos que conseguiu apenas no Recife na eleição passada, o deputado federal Felipe Carreras (PSB) tem grande chance de sair da capital com uma expressiva votação. Para isto, ele conta com uma parceria com três deputados estaduais, além de dois vereadores e vários suplentes que serão candidatos a deputado estadual, sem falar no grande número de lideranças comunitárias que estão fechadas com ele. O objetivo de Felipe é fazer bonito na capital para figurar como alternativa à sucessão do prefeito Geraldo Julio em 2020.
Escondendo o jogo - Apesar de ter afirmado na inauguração do seu comitê que votará em Humberto Costa para senador, as peças publicitárias de Felipe Carreras só fazem menção ao governador Paulo Câmara, deixando inclusive Jarbas de fora.
Em alta - Com grande prestígio nas redes sociais os candidatos a deputado estadual Ni do Badoque e Galeguinho das Encomendas, ambos do PP, podem ser a surpresa desta eleição. A aceitação deles entre o público mais jovem é enorme. Para federal eles dobram com Eduardo da Fonte (PP).
Prejuízo - A declaração de Marília Arraes dizendo que não vota em Humberto Humberto Costa para o Senado já é vista no meio político como uma pá de cal à candidatura à reeleição do petista. Não bastasse o corpo mole que o Palácio tem feito para ajudar Humberto, agora ele terá que lhe dar com a oposição de uma cabo eleitoral forte como Marília Arraes.
Avançando - O candidato a senador Bruno Araújo (PSDB) continua avançando sobre prefeitos e lideranças da Frente Popular. Em Barreiros, na Mata Sul, Bruno será votado pelo prefeito Elimário Farias e pelo ex-prefeito João Baleia, que embora eleitores de Paulo Câmara já decidiram que não votarão em nenhum dos senadores da Frente Popular. O outro nome escolhido pela dupla para o Senado foi Mendonça Filho (DEM).
Clima tenso - A relação entre os prefeitos Lula Cabral (Cabo) e Bruno Pereira (São Lourenço da Mata) não anda a das melhores. Bruno, que tinha compromisso exclusivo com Fabíola Cabral para estadual, sugeriu a Lula dividir o apoio no município com Guilherme Uchôa Junior (PSC), o que não foi aceito pelo gestor cabense. A menos que queira presenciar um mal estar, não coloque Lula Cabral na mesma mesa que Bruno Pereira. É o mesmo que jogar fogo em um barril de pólvora.
Dobradinha 1 - Os candidatos a deputado estadual Clóvis Paiva (PP) e a federal Milton Coelho (PSB) continuam expandido suas bases na Mata Sul. Em Cortês os dois contarão com o apoio dos vereadores José Antônio (PSC) e Edmilson Rodrigues (PRTB). Tanto Clóvis Paiva, quanto Milton Coelho estão em alta na bolsa de aposta para emplacarem um mandato na ALEPE e Câmara Federal, respectivamente.
Dobradinha 2 - Em Rio Formoso o deputado estadual José Humberto (PTB) e candidato a deputado federal Fernando Monteiro (PP) fecharam uma parceria que conta com o apoio do ex-prefeito Dr. Hely Farias, de um grupo de vereadores e outras lideranças. A expectativa é que ambos alcancem uma boa votação na “Terra dos Manguezais e da Batalha do Reduto”.
Cara a cara - Os candidatos ao Governo do Estado Paulo Câmara (PSB), Armando Monteiro (PTB), Maurício Rands (PROS) e Dani Portela (PSOL) participam nesta terça-feira (28) do primeiro debate entre si. O confronte acontece às 10 horas na Rádio Jornal.
De fora - Júlio Lossio (Rede), Simone Fontana (PSTU) e Ana Patrícia Alves (PCO) não participarão do debate porque as suas respectivas coligações não possuem ao menos cinco parlamentares no Congresso Nacional.
[...]

Prefeitos da Frente Popular declaram apoio a Julio Lossio
Candidato ao governo de Pernambuco pela Rede Sustentabilidade, Julio Lossio está garantindo importantes apoios em diversas regiões do estado. O prefeito de Afrânio, Rafael Cavalcanti (MDB), e o prefeito de Cedro, Antonio Leite (PR), declararam apoio ao candidato neste domingo (26). Ambos integram partidos que estão na Frente Popular. As declarações ocorreram durante o evento “O Sertão Abraça Julio”, realizado em Petrolina.
Segundo Rafael Cavalcanti, prefeito de Afrânio, o candidato merece a confiança por ser o mais preparado para governar Pernambuco. “A grandiosidade dessa onda verde que está se espalhando começa em Afrânio e vai para todo o estado, porque Julio tem todas as credenciais para governar bem Pernambuco. É um homem à frente do seu tempo. E é isso que estamos precisando”, ressaltou.
Na ocasião, Lossio agradeceu o apoio dos prefeitos, e também às profissionais do Programa Nova Semente, criado em sua gestão; às pessoas beneficiadas pelo Programa “Minha Casa, Minha Vida” e à candidata à Presidência da República, Marina Silva. “Eu tenho lado, sempre tive lado. Eu nunca me enverguei na política, porque minha mãe, uma viúva, me ensinou: ‘meu filho, você só precisa se curvar para agradecer’”, disse. [...]

Danilo Cabral inaugura comitê com presença da chapa majoritária da Frente Popular
A inauguração do comitê do deputado federal Danilo Cabral (PSB), candidato à reeleição, foi prestigiada pelo governador Paulo Câmara e pelos demais integrantes da chapa majoritária da Frente Popular – Luciana Santos, Humberto Costa e Jarbas Vasconcelos – e por prefeitos de todas as regiões do estado. Com críticas ao governo Temer e prestação de contas dos mandatos, as lideranças presentes destacaram a importância da escolha de um projeto político que faça o Brasil e Pernambuco avançarem.
“Esta é uma eleição diferente, porque há o sentimento de indignação com o que está acontecendo no Brasil. Esse conjunto de crises trouxe reflexos muito duros na vida do povo, mas precisamos deixar uma mensagem, nessa largada, que só a política é o caminho para o Brasil reencontrar sua história. É preciso preservar a política como instrumento de transformação na vida das pessoas”, discursou Danilo Cabral.
O deputado ressaltou que é preciso discutir projeto político que fale para Pernambuco e para o Brasil. Segundo ele, a pauta posta pelo atual governo federal é muito dura, de desmonte do Estado brasileiro. “O País viveu uma experiência de inclusão das pessoas, de reconhecimento de cidadania em um passado recente. Foi o governo Lula, precisamos reconhecer isso, que vimos chegar dignidade à vida das pessoas. Esse governo quer retirar essas conquistas, está fazendo cortes profundos na assistência social, na saúde, negando acesso à educação”, criticou.
Em seguida, Danilo elencou as ações do governo Paulo Câmara, comparando o desempenho do estado com outras unidades da Federação. “É um governador que tem feito mais com menos, que fez investimentos apesar dos poucos recursos”, disse Danilo. Ele comparou os avanços do governo do estado em relação ao Brasil. “Ao invés de fazer com o presidente Temer fez, acabando com o Ciência sem Fronteiras, nosso governador ampliou o programa Ganhe o Mundo. As pessoas precisam compreender que são dois projetos distintos mesmo”, disse o deputado ao se referir aos adversários.
Durante o evento, Paulo Câmara prestou contas das ações do governo e criticou o presidente Michel Temer. “O Brasil está um horror, o presidente Temer está retirando todas as conquistas que o povo teve nos últimos anos, como os direitos trabalhistas. Quis vender o Rio São Francisco, mexeu nos orçamentos da assistência social, da educação, da saúde. Só não mexeu no orçamento da segurança, porque não gasta nada com segurança no País”, afirmou.
Segundo Paulo Câmara, Pernambuco manterá os investimentos em educação, saúde e segurança. “Temos a melhor educação pública do País, a menor taxa de mortalidade infantil da nossa história e vamos chegar ao fim do ano com taxas de homicídios e de roubo compatíveis com o melhor momento do Pacto pela Vida”, assegurou. O governador frisou que, nesta eleição, é preciso escolher o lado de quem está junto ao povo. “Nós sempre estivemos do lado do bem. Não podemos deixar que essa turma de Temer, que tanto fez mal pelo Brasil, queira fazer mal também em Pernambuco”, completou.
Amigos há 30 anos, Paulo Câmara relembrou sua trajetória ao lado de Danilo Cabral. “Para seguirmos na frente, precisamos ter deputados federais comprometidos. Voto em Danilo desde 2004. É muito fácil pedir voto para Danilo, mas a gente não pode deixar de pedir, porque precisamos fazer o trabalho acontecer”, disse. Além de terem sido colegas no Tribunal de Contas do Estado, o governador foi coordenador da campanha de Danilo para vereador do Recife naquele ano.
Na inauguração, além da chapa majoritária da Frente Popular, estavam presentes os prefeitos Geraldo Julio (Recife), Franz Hacker (Sirinhaém), Sérgio Hacker (Tamandaré), Branquinho (Bezerros), Marconi Santana (Flores), Argemiro Pimentel (Machados), Pastor Marcos (Abreu e Lima). Além deles, os deputados Waldemar Borges, Aluísio Lessa, o vereador Aderaldo Pinto, o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, a ex-primeira-dama Renata Campos, e o professor Paulo Dutra.
O comitê está instalado na Rua Alfredo Fernandes, 107, em Casa Forte, aberto diariamente para a troca de ideias, entrega de material de campanha e adesivação de veículos. [...]

Municípios fazem adesivaço em apoio a Gustavo Gouveia
Neste fim de semana vários municípios realizaram grandes eventos para promover o adesivaço de apoio ao candidato a deputado estadual Gustavo Gouveia. Em clima de festa, centenas de moradores participaram da ação nas cidades, que também contou com a participação de autoridades locais.
Em Surubim, no Agreste Setentrional, o adesivaço foi conduzido pelo ex-prefeito do município Túlio Vieira (sem partido) e pelos vereadores Dr. Vavá (PDT), Bana (PTB), Micherlan (PDT) e Geraldo Lira (PTB), junto com amigos e apoiadores. O evento foi um sucesso e contou com grande participação da população.
Os municípios de Lagoa de Itaenga, Itambé e Glória do Goitá, ambos na Mata Norte, também realizaram adesivaços neste fim de semana, em apoio a Gustavo Gouveia, comprovando o crescimento dos eleitores do candidato em Pernambuco. [...]

Barbosa apresenta Fabíola Cabral e André de Paula ao seu grupo político
Em evento realizado na noite deste sábado (25/08), no Coroa Grande Beach Flat, em São José da Coroa Grande, o ex-prefeito Barbosa (PSD) deu uma demonstração força e prestígio político ao reunir um grande público para apresentar a candidata a deputada estadual Fabíola Cabral (PP) e o deputado federal André de Paula (PSD).
O evento contou com a presença do ex-prefeito Emerson Barbosa, do vereador Júlio Veras, o ex-vereador Júnior da Madeira, além de outras lideranças políticas de várias localidades do município.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, lança Marília Arraes deputada federal, Augusto César estadual e Silvio Costa senador
Em um comício precedido de uma carreta, que reuniu centenas de pessoas em Serra Talhada, Sertão do Estado, o prefeito Luciano Duque (PT) cobriu a cidade de vermelho e lançou as candidaturas de Marília Arraes (PT) a deputada federal e Silvio Costa para senador (Avante).
Com discurso empolgante e baseado na ética e no respeito ao povo de Pernambuco, o prefeito Luciano Duque convocou a população serratalhadense a votar nos candidatos que já provaram serem leais, honestos e de caráter digno. “Marília representa a força das mulheres que lutam dia a dia para melhorar cada vez mais a vida das famílias pernambucanas. Ela, junto com Silvio Costa, vão provar que as mudanças que precisamos podem ser alcançadas. E a união dessas forças será nossa motivação e o nosso combustível, para que o sertanejo e o pernambucano tenham orgulho da sua terra”, anunciou Luciano.
Em seu discurso, Marília disse que esse é um palanque que anda junto da verdade, da ética e da lealdade. “Estamos juntos, Silvio Costa e eu, e não precisamos dar explicações sobre esse nosso palanque, porque o povo de Pernambuco sabe que defendemos a bandeira da lealdade e da verdade. O povo de Pernambuco sabe quem realmente defende as políticas públicas do presidente Lula, que ampliaram as oportunidades dos pernambucanos e dos brasileiros. Esse é o lado de quem está com o povo e ao lado do presidente Lula”, defendeu Marília.
Bastante aplaudido pelos que acompanharam o comício, o candidato a senador pela coligação Pernambuco Que Você Quer, Silvio Costa, fez uma reflexão sobre os pernambucanos terem a oportunidade de escolher candidatos que representam a coerência e a lealdade. “Este é o palanque da verdade e da lealdade. Não nos juntamos pelo oportunismo, mas sim pela nossa coerência, pela ética e pelo respeito aos pernambucanos”, disse Silvio Costa.
[...]

Fernando Monteiro e Manoel Tabosa trabalham por centro veterinário pioneiro em Pernambuco
A defesa dos animais é uma das bandeiras do candidato a deputado federal Fernando Monteiro (PP) e do ambientalista e candidato a deputado estadual Manoel Tabosa (PHS). A dobradinha tem rendido projetos para a execução de ações futuras pela causa, como a instalação de um hospital veterinário pioneiro em Pernambuco. Para isto, eles foram, esta semana, ao Hospital Veterinário de São Paulo.
O objetivo foi conhecer o centro de tratamento de animais e absorver ideias para a execução do primeiro hospital público com atendimento 24 horas por dia em todos os dias da semana no Estado. “Precisamos trabalhar por recursos para a construção desse serviço tão necessário e ainda indisponível para os pernambucanos. Nosso objetivo é oferecer mais tranquilidade aos que cuidam de seus animais com tanto zelo, mas que se veem sem opção quando mais precisam de ajuda”, avalia Fernando Monteiro.
Ele e Manoel Tabosa conheceram as instalações do centro de atendimento paulista, que conta com uma série de especialidades como centro cirúrgico e pós-cirúrgico, internação, UTI, diagnósticos por imagem, ortopedia, oftalmologia, laboratórios e consultórios, entre outros, oferecidos de forma gratuita e ininterrupta.
Segundo Tabosa, “inicialmente a unidade funcionará para cães e gatos, mas nada impede que o projeto de expanda para outros tipos de animais, como os silvestres. Para isto, precisaremos levantar recursos. Com Fernando em Brasília e eu aqui no Estado, isso será possível. Vamos trabalhar muito para isto. As ideias são muitas, viáveis e necessárias, basta empenho para que saiam do papel”. [...]
