Author: Wellington Ribeiro

José Humberto Cavalcanti reivindica reativação do Samu em Limoeiro
A reativação da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Limoeiro (Agreste Setentrional) foi cobrada pelo deputado José Humberto Cavalcanti (PTB), na Reunião Plenária desta quarta (22). Segundo o parlamentar, o local está sem viaturas disponíveis há dois meses, fato que tem prejudicado o atendimento de emergências no município.
“Há poucos dias, um mototaxista se acidentou na principal avenida da cidade e, depois um grande tempo de espera pelo Samu, teve que ser levado na caçamba de um veículo particular para o hospital. Infelizmente, o rapaz, que tinha 22 anos, não resistiu e faleceu”, relatou o deputado na tribuna. Conforme explicou, as duas ambulâncias da unidade estão quebradas, aguardando peças para reparos. A Prefeitura de Limoeiro prevê que os veículos sejam trocados em 2019.
“Não se admite que um item tão importante da cadeia de assistência básica em saúde, como o Samu, deixe de ser operacionalizado por conta de burocracia, ou mesmo, da indiferença”, criticou Cavalcanti, que cobrou, principalmente da gestão municipal, uma resolução para o problema. [...]

Militantes de Paulo e Armando trocam socos e tapas
Em tom de provocação militantes do candidato a governador Paulo Câmara (PSB) se dirigiram na tarde desta quarta-feira (22) para a frente do comitê do candidato a governador Armando Monteiro (PTB), no bairro de Boa Viagem, para realizar panfletagem. A situação acabou por gerar um confronto com militantes do petebista.
Após insultos e provocações, militantes da Frente Popolar partiram para as vias de fato, o que desencadeou uma confusão generalizada.
De acordo com informações que chegaram ao Blog Ponto de Vista, o Tribunal Eleitoral de Pernambuco foi acionado pela coligação “Pernambuco Vai Mudar” para tomar providências em relação à situação. No final ficou acertado a proibição de quaisquer manifestações dos militantes de Paulo Câmara em um raio de 200 metros do comitê de Armando Monteiro.
Escrito por Wellington Ribeiro
Confira ainda:
https://old.blogpontodevista.com/mario-ricardo-repudia-agressoes-de-militancia-de-paulo-camara/ [...]

Em Ipojuca, prefeita Célia Sales participa de solenidade para entrega de tratores destinados à agricultura familiar
A prefeita Célia Sales cumpriu agenda de compromissos no centro do Ipojuca na manhã do último domingo (19), onde participou de uma solenidade para a entrega de 9 tratores, disponibilizados à agricultura familiar. O evento foi realizado em uma área que fica ao lado do Estádio Municipal Antônio Dourado Neto e reuniu pelo menos duas mil pessoas, entre representantes de associações e de assentamentos que serão beneficiados com os equipamentos.
De acordo com a administração municipal, os tratores, equipados com carroças, roçadeiras, grades e sulcadores, vão beneficiar cerca de 2 mil famílias rurais. A ação, promovida pela Secretaria de Agricultura do Município, fez parte das comemorações do Dia do Agricultor Familiar (celebrado nacionalmente em 25 de julho).
A programação ainda contou com uma celebração religiosa em ação de graças e shows gospel. Um almoço também foi servido aos participantes. “O objetivo do evento, além de homenagear o agricultor, também foi conscientizar a sociedade para aqueles que são responsáveis por 70% da alimentação que vai à mesa”, ressaltou o titular da pasta de Agricultura, Heleno Alves.
Também estiveram presentes no evento a vice-prefeita do Ipojuca, Patrícia Alves, e parte do secretariado municipal (entre eles, o secretário de Governo, Romero Sales). [...]

Mutirão “Vamos Cuidar da Saúde” levará serviços gratuitos para Garapu II
No próximo sábado (25/08), Garapu II estará recebendo o mutirão “Vamos Cuidar da Saúde”, das 7h às 14h. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, acontecerá na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no Cabo de Santo Agostinho, próximo ao Shopping Costa Dourada. Os serviços são gratuitos.
Além das consultas com clínico geral e pediatra, o local contará com um espaço para atualização do cartão SUS, realização de exames laboratoriais, vacinação, aferição de pressão e glicemia, teste rápido de HIV e sífilis, orientações em relação à saúde bucal e farmácia.
A gerente de Atenção à Saúde do Cabo, Juliana Vieira, destacou a importância do mutirão para o município. “Essa será mais uma oportunidade de oferecer os serviços básicos da saúde em um só lugar. Trazendo os atendimentos para mais perto da população, estaremos, consequentemente, melhorando a qualidade de vida dos munícipes”, afirmou.
Para o atendimento, é preciso levar o documento de identidade (RG) e o cartão do SUS.
[...]

Mais uma liderança do PSD declara apoio a Armando
O ex-prefeito de Passira Severino Silvestre (PSD) declarou nesta terça-feira 21 apoio ao candidato ao governo do Estado da coligação Pernambuco Vai Mudar, Armando Monteiro (PTB). “Acredito na proposta de Armando. Ele é um homem sério que conhece Pernambuco e tem as condições necessárias para resolver os problemas do Estado, principalmente nas áreas da saúde e da segurança", afirmou Silvestre, que governou a cidade do Agreste Setentrional entre 2013 e 2016.
Armando enfatizou que o apoio é dos mais importantes e vem somar ao projeto de mudança do Estado. "É hora de Pernambuco se unir para ser resgatado do atraso em que se encontra. Essa demonstração de confiança de Silvestre só nos motiva a buscar ainda mais a mudança que Pernambuco precisa", afirmou Armando. Presente ao encontro também estava o deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos), candidato à reeleição. [...]

Agentes de saúde debatem propostas para o setor com Armando
“Nosso programa de governo está aberto para as sugestões dos agentes de saúde e agentes de endemias", garantiu o candidato da coligação Pernambuco Vai Mudar, Armando Monteiro (PTB), na noite desta terça-feira (21), em encontro com as categorias. Cerca de 500 profissionais da Região Metropolitana do Recife (RMR) estiveram com o candidato no Espaço 14, o comitê da majoritária no Recife.
“O sistema de saúde é muito voltado para cuidar da doença. Mas é preciso atuar para promover a saúde e isso se dá na atenção básica, na orientação e no acompanhamento das pessoas, que é o que vocês fazem", ressaltou Armando.
Para a agente de saúde Gisele Félix, que atua na cidade de Igarassu, Região Metropolitana do Recife (RMR), o fato de o candidato ter escutado as demandas dos agentes e das agentes marca a história política de Pernambuco. “Sou agente desde 2003 e nós nunca fomos ouvidos em nível estadual. Hoje, temos um desgoverno onde tudo está ruim. Parece que estamos gritando e ninguém escuta. Então, esse olhar que Armando está tendo marca uma nova era de comprometimento conosco, que estamos na ponta, na chuva e no sol. Hoje, as palavras para ele são gratidão e reconhecimento", ressaltou Gisele.
Coordenador da campanha de Armando e articulador do encontro desta noite, o prefeito de Igarassu, Mário Ricardo, lembrou que Pernambuco tem quase 16 mil agentes de saúde e endemias atualmente. "É um grupo que precisa ser mais valorizado. Vão de casa em casa discutindo não só a saúde, mas acompanhando as famílias com o vínculo que se cria.”
Os candidatos ao Senado Mendonça Filho (DEM) e Bruno Araújo (PSDB) destacaram a importância do trabalho realizado pelas categorias. “Para resolver os problemas da área da saúde é necessário passar pela prevenção”, afirmou Mendonça. “Esse trabalho que precisa de um olhar atento do Estado, algo que não estamos vendo na atual gestão", reforçou Bruno.
No encontro, estiveram presentes ainda o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), e os deputados federais Marinaldo Rosendo (PP) e Ricardo Teobaldo (Podemos).
SAÚDE ANIMAL - Durante o encontro com os agentes de saúde e endemias, Armando recebeu do vereador do Recife Ricardo Cruz (PPS) uma sugestão para a construção de um hospital veterinário estadual. “É um pleito do povo pernambucano, fruto da grande quantidade de animais domésticos que fazem parte das famílias do Estado", explicou o vereador. Armando garantiu que a saúde animal terá atenção especial em seu plano de governo.
[...]

Júlio Lossio cumpre agenda com Marina Silva em Pernambuco
Candidato ao Governo de Pernambuco pela Rede Sustentabilidade, Julio Lossio, ao lado do vice Luciano Bezerra, participou da primeira agenda de Marina Silva no estado nesta campanha. Nessa terça-feira (21), Lossio levou a presidenciável a uma visita ao Porto Social, em Recife. Os candidatos ainda participaram de reunião com representantes da sigla, no bairro Pina.
No Porto Social, Julio Lossio debateu com instituições ligadas à entidade sobre o desenvolvimento social e sustentável no estado. Ainda apresentou suas propostas, dividas nos principais Eixos: Cidadania, Infraestrutura e Mobilidade, Meio Ambiente e Inovação, Desenvolvimento Econômico e Governança.
Para um público formado por representantes de movimentos sociais e apoiadores, o candidato reforçou a importância social do incentivo ao cuidado das crianças e mencionou o programa Nova Semente, realizado durante suas gestões enquanto prefeito de Petrolina. “Implantamos 193 unidades e atendemos mais de dez mil crianças, tornando esse o maior programa de Educação Infantil do Brasil; e iremos implantar a maior rede estadual de creches do país”, afirmou.
Em reunião junto aos representantes estaduais e nacionais da Rede, Lossio frisou sua estratégia. “Nós procuramos montar nossa chapa com uma visão regionalizada com nosso vice do Agreste. Também somos a única com um representante evangélico, Pastor Jairinho, e procurava institivamente por uma forte liderança feminina, concretizada com Adriana Rocha”, explicou.
Na oportunidade, Julio Lossio e Luciano Bezerra assinaram uma carta-compromisso, entregue por Matheus Arruda, presidente da Juventude Rede-PE, que garante investimentos voltados à juventude. Em um ato simbólico o candidato e o vice utilizaram as costas do estudante como suporte para assinar o documento, representando assim a importância do apoio da juventude na construção de um novo Pernambuco. [...]

Datafolha – Jarbas lidera disputa pelo Senado
Pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quarta-feira (22), para a disputa pelo Senado Federal aponta Jarbas Vasconcelos (MDB) liderando com 34%, em seguida aparecem Humberto Costa (PT) e Mendonça Filho (DEM) empatados com 25%. Por sua vez, Sílvio Costa (Avante) com 11%, Bruno Araújo (PSDB) com 9%. O candidato pela Rede, Pr. Jairinho, chega a 7%, já Adriana Rocha (Rede) com 4%. Adriana Rocha (Rede) 4%, Helio Cabral (PSTU) 2%, Albanise Pires (PSOL) 1%, Eugênia (PSOL) 1%, Alex Rola (PCO) 1% e Lídia Brunes (PROS) 1%.
Sobre a pesquisa
Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos
Quem foi ouvido: 1.224 eleitores de 50 municípios do Estado de Pernambuco, com 16 anos ou mais
Quando a pesquisa foi feita: 20 e 21 de agosto
Registro no TRE: PE 02817/2018
Registro no TSE: BR 04023/2018
O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro
[...]

Paulo lidera pesquisa do Datafolha
O instituto Datafolha divulgou nesta quarta-feira (22/08) a sua primeira rodada de pesquisas para governador de Pernambuco.
O levantemento apontou Paulo Câmara (PSB) com 30% das intenções de voto. Armando Monteiro (PTB) surge com 24%, seguido de Ana Patrícia Alves (PCO) com 3%, Julio Lossio (Rede) com 3%, Maurício Rands (PROS) com 2%, Simone Fontana (PSTU) com 2% e Dani Portela (PSOL) 1%.
O levantamento também mediu a rejeição dos candidatos e mostrou Paulo Câmara com 31%, Armando Monteiro 21%, Dani Portela 19%, Maurício Rands 18%, Ana Patrícia Alves 17%, Simone Fontana 17% e Julio Lossio 16%.
Sobre a pesquisa
Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos
Quem foi ouvido: 1.224 eleitores de 50 municípios do Estado de Pernambuco, com 16 anos ou mais
Quando a pesquisa foi feita: 20 e 21 de agosto
Registro no TRE: PE 02817/2018
Registro no TSE: BR 04023/2018
O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro
[...]

Eduardo da Fonte declara apoio a Bruno Araújo para o Senado
O presidente estadual do PP e deputado federal Eduardo da Fonte, reuniu na tarde desta terça-feira (21) o seu exército de aliados para anunciar o apoio do partido ao candidato a senador Bruno Araújo (PSDB).
Para justificar a decisão, Eduardo da Fonte exaltou o trabalho desenvolvido por Bruno Araújo em sua passagem pelo Ministério das Cidades, destacou o perfil político do tucano e lembrou que o PP e PSDB já são parceiros no âmbito nacional.
A decisão do presidente estadual do PP leva para Bruno Araújo o apoio de deputados federais e estaduais do partido, além de um grande número de prefeitos e pré-candidatos proporcionais. "Tivemos conversas internas com os membros do partido e, após consultar os deputados, definimos essa parceria", disse Eduardo da Fonte.
Apesar de fazer parte da Frente Popular, coalizão de partidos que apoiam a candidatura de Paulo Câmara para governador, Eduardo da Fonte já deu sinais de que não apoiará o candidato a senador Jarbas Vasconcelos. A decisão de levar o PP para apoiar Bruno Araújo para o Senado chega como um grande reforço para a candidatura do tucano que tem apresentado crescimento nas pesquisas de intenção de voto.
Ainda no ato realizado pelo PP o prefeito de Gravatá, Joaquim Neto (PSDB), declarou apoio à candidatura à reeleição de Eduardo da Fonte, deputado federal que tem tudo para sair das urnas como o mais votado neste pleito.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]
