Author: Wellington Ribeiro

Marinaldo Rosendo fecha parceria com Ricardo Costa e ganha apoio de Josenildo Sinésio
O deputado Marinaldo Rosendo, candidato à reeleição de federal, recebeu em seu gabinete, em Recife, o deputado estadual Ricardo Costa, candidato ao legislativo estadual. Na ocasião, Marinaldo fechou parceria com Ricardo Costa. Pra reforçar o time, o ex-vereador e presidente da Câmara Municipal do Recife, Josenildo Sinésio, declarou apoio aos dois candidatos, na esfera federal e estadual.
Empresário do setor de comunicação gráfica desde 1978, Ricardo Costa foi eleito pela primeira vez como deputado estadual em 2010 pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC) e depois no PMDB (MDB).
Atualmente Ricardo Costa está no Partido Progressista (PP), o que facilita sua parceria este ano com Marinaldo Rosendo. É membro titular da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça e suplente da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação.
Josenildo Sinésio foi vereador por três mandatos na cidade do Recife e presidente da Câmara Municipal, por duas vezes. Ele é fundador do Sindiserpe (Sindicato dos Servidores Públicos Civis de Pernambuco). Também atuou como gerente-geral da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, onde trabalhou diretamente com os conselhos de direitos. [...]

Armando propõe ações para Pernambuco voltar a crescer e gerar empregos
Criar um ambiente favorável à volta do crescimento sustentável de Pernambuco, baseado em eixos fundamentais para a retomada do desenvolvimento e geração de emprego. Este é o desafio que o próximo governador terá que encarar, segundo afirmou o candidato da coligação Pernambuco Vai Mudar, senador Armando Monteiro (PTB), na manhã desta segunda-feira (13), em evento promovido pela Câmara de Comércio Americana (AmCham), na sede da entidade no Recife, no Pina, Zona Sul da capital.
Armando falou por cerca de uma hora para uma plateia de 120 associados da entidade, com empresários de diversos setores, como construção civil, tecnologia e indústria alimentícia, na primeira rodada de palestras que a AmCham está fazendo nos Estados com os principais candidatos ao governo. Aliás, Pernambuco foi o Estado escolhido para o início da série, que ainda terá São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Para Armando, o quadro que Pernambuco vive é grave. “Já estamos acima do limite prudencial, com 49% da receita corrente líquida destinada a pessoal. Se somarmos o custeio, sobra algo muito inexpressivo para investimentos. Isso num ambiente de total deterioração da infraestrutura, com a malha viária em estado deplorável, por exemplo”, afirmou Armando.
Sobre isso, Armando lembrou que há muitos cargos comissionados na estrutura governamental e que pretende trabalhar em uma lei estadual que regule a governança nas empresas estatais, com critérios estabelecidos em méritos e não no que ele chamou de “arranjos políticos nefastos”. “Houve recentemente trocas de última hora em pontos-chave da administração. Precisamos proteger essas empresas de influências nefastas”, reforçou o senador.
Questionado por um participante do evento a respeito do receio que muitos empresários têm em fornecer para o governo do Estado, Armando lamentou que “Pernambuco esteja tratando mal os seus prestadores de serviços: há R$ 1,3 bilhão em restos e atrasos consideráveis na folha de pagamento de terceirizados, em áreas importantes como a saúde”. O candidato alertou que os fornecedores devem ter tratamento isonômico. “A solução é criar um programa de compras governamentais e estimular a economia do Estado. É preciso muita transparência e controles adequados, um maior controle social para evitar problemas que, muitas vezes, se traduzem em práticas de corrupção”, enfatizou. [...]

Betinho Gomes firma aliança com liderança de Sirinhaém
O deputado federal e candidato à reeleição Betinho Gomes (PSDB) firmou mais uma importante parceria na Zona da Mata, desta vez no município de Sirinhaém, onde fará uma dobradinha com o vereador e candidato a deputado estadual irmão Dedeu (PRTB).
Na disputa por uma vaga na Câmara Municipal na eleição de 2014 irmão Dedeu conquistou quase 1.500 votos, figurando naquela ocasião como o terceiro mais votado no município.
A dobradinha entre o vereador e Betinho Gomes fortalece o nome de deputado em Sirinhaém, município que ele destinou mais de R$ 750 mil em emendas parlamentares para serem investidos na melhoria da saúde. [...]

Sirinhaém – Franz Hacker comemora mais uma Festa do Agricultor com o anuncio de obras
O prefeito de Sirinhaém, Franz Hacker (PSB), participou na tarde deste domingo (12), no distrito de Ibiratinga, da edição 2018 da tradicional Festa do Agricultor, ocasião em que participou da distribuição e sorteio de prêmios promovido pela Prefeitura, além de anunciar ações para a comunidade e região. Nos mais de 180 prêmios sorteados constavam feiras básicas, carros de mão, pulverizadores, kits agricultor, geladeira, fogão, Tv, ventiladores, liquidificadores, ferros elétricos, entre outros. O evento contou com a participação de secretários municipais, vereadores e um grande público.
Na oportunidade que teve para discursar, o prefeito Franz Hacker frisou o compromisso da sua gestão com o homem do campo e as ações e investimentos que o seu governo tem realizado no distrito de Ibiratinga e na zona rural do município. “Desde que assumir me preocupei com o desenvolvimento desta importante atividade econômica. Aquisição de patrol, retroescavadeiras, tratores, construção e recuperação de estradas vicinais, e disponibilidade implementos agrícolas e veículo para o escoamento da produção foram algumas ações que realizamos para o fortalecimento da agricultura no município”, apontou o prefeito.
Franz também destacou o trabalho em benefício do distrito de Ibiratinga e demais comunidades circunvizinhas. “Calçamento de ruas, melhoria na telefonia móvel, disponibilidade de ambulâncias e caminhonetes 4x4 com rádio amador, melhoria no abastecimento de água com a perfuração de poços, implantação de uma equipe de guarda municipal para atender a região e melhoria dos postos de saúde são alguma das muitas ações desenvolvidas no distrito de Ibiratinga, Vila 31 de Março e demais localidades”, disse.
O gestor também aproveito o momento para assinar a Ordem de Serviço para o calçamento da principal Rua da Vila 31 de Março, a reforma e modernização do Mercado Público de Ibiratinga, construção de uma praça no distrito, obra que contará com pista de cooper, parque recreativo e quiosques, além de anunciar a entrega já para as próximas semanas de mais uma ambulância. “Assim como no passado, ao lado do meu pai, hoje estou ao lado do meu filho em pleno o Dia dos Pais recebendo o melhor presente que se pode ter, que é o de ver o sorriso no rosto das pessoas. A forma com que retribuo todo o carinho que a população de Sirinhaém teve pelo meu pai no passado e agora tem por mim é com muito trabalho. São coisas deste tipo que me motivam a trabalhar cada vez mais pelo município”, finalizou Franz.
Iniciada no último sábado com uma Cavalhada e Torneio de Futsal, a Festa do Trabalhador seguiu a sua programação pelo domingo com o sorteio de prêmios, Torneio de Futebol de Campo e shows com Rogério Som, Banda Arraso e Galera Show. Nesta segunda uma Cruzada Evangélica marcará o encerramento de mais uma edição.
Escrito por Wellington Ribeiro
Imagens: Alisson Sá [...]

Deputado Júlio Cavalcanti confirma em nota que não vai disputar eleição
Em uma nota divulgada em sua rede social, o Deputado Estadual Júlio Cavalcanti (PTB) confirmou que não irá disputar as eleições deste ano quando iria em busca de um terceiro mandato.
Na nota, o parlamentar trabalhista agradece o apoio do irmão e deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB) e de sua esposa e presidente do PTB, Nerianny Cavalcanti, além de lideranças, familiares e ao senador Armando Monteiro, reafirmando a determinação de trabalhar para sua eleição a governador.
Eleito pela primeira vez em 2010 com o apoio do irmão, então prefeito de Arcoverde, Júlio Cavalcanti se reelegeu em 2014 com mais de 47 mil votos. Na nota ele diz que não será candidato por questões de foro pessoal e familiar, mas reafirma que continuará presente em Arcoverde e região. Veja abaixo a nota na íntegra.
NOTA DE ESCLARECIMENTO E AGRADECIMENTOS
Meus amigos e minhas amigas,
Desde 2011, quando assumi o meu primeiro mandato como deputado estadual, desenvolvi um trabalho constante na Assembleia Legislativa de Pernambuco em defesa dos municípios do nosso Estado. Chegando ao último ano do meu 2º mandato, tenho a consciência tranquila de que dediquei cada dia, do meu trabalho e da minha luta, em defesa do desenvolvimento das cidades e de cada pessoa que sempre me confiou o seu voto e o seu apoio.
Vim de Arcoverde, minha terra natal, a qual tenho a enorme gratidão de ter me confiado, ainda em 2010, a honra de representar esta cidade e toda a região na Assembleia Legislativa. Municípios como Buíque, Pedra, Itaíba, Tupanatinga, Sanharó, Sertânia, Custódia, Ibimirim e Venturosa, além de cidades no Pajeú, como Afogados da Ingazeira e Carnaíba, entre tantas outras, uniram vozes e apoios nesta caminhada vitoriosa.
Consegui, ao longo destes sete anos e meio de mandato, conquistas que vão ficar na história da nossa querida Arcoverde: a escola técnica Professor Jonas Feitosa, a UPA de Especialidades, o Campus da UPE, a volta do Corpo de Bombeiros, a estrada do CEDEC, além de mais de R$ 2,7 milhões de emendas parlamentares destinadas para ações na saúde, como o ônibus do TFD, infraestrutura e na melhoria da qualidade de vida do povo de Arcoverde.
Nunca, em tão pouco tempo, um deputado estadual fez tanto por sua terra e por sua gente como fiz ao longo destes dois mandatos. Trabalho este que se estendeu pelos diversos municípios aonde sempre estive atuando, levando ações, obras e conquistas.
Cumpri a minha jornada como parlamentar, como deputado estadual filho de Arcoverde, e neste dia 31 de dezembro, quando se encerra o período legislativo para o qual fui eleito em 2014, estarei deixando a Assembleia Legislativa em definitivo.
Não sou candidato a reeleição no pleito que se aproxima. É uma decisão que tomei de forma tranquila, serena, ouvindo os amigos, familiares, e que tem como razão o desejo de cuidar de questões da minha vida pessoal e familiar. Tenho hoje consolidada a minha posição e o meu trabalho em mais de 45 cidades pernambucanas - as quais agradeço a enorme confiança - as quais já teriam me dado garantias de marchar mais uma vez juntos neste pleito de 2018. Seria uma honra, mas o destino me reserva outro caminho. Meus agradecimentos!
Aos arcoverdenses, quero deixar uma palavra amiga, um agradecimento especial ao povo que me confiou, por duas vezes, o seu voto, a sua força, as suas esperanças.
Quero agradecer ao deputado federal e meu irmão, Zeca Cavalcanti, e a sua esposa e presidente do PTB, Nerianny Cavalcanti, que acreditaram no meu potencial e para o qual vou dedicar agora os esforços, para que esteja mais uma vez representando a nossa terra na Câmara Federal.
Agradeço também ao senador Armando Monteiro Neto, com o qual estarei junto nesta caminhada para mudar Pernambuco, pela sua atenção. Aos amigos prefeitos, às amigas prefeitas, vereadores, lideranças - que não vou citar para não cometer injustiças - um grande abraço de agradecimento pela confiança em mim e no meu trabalho ao longo dessa caminhada. Agradeço, ainda, aos colegas de parlamento, com quem aprendi muito, seja no plenário, seja na Mesa Diretora. Meu muito obrigado!
Estou deixando um espaço de lutas, mas cumprirei até o último dia o meu mandato confiado pelos pernambucanos. Não vou me ausentar, estarei sempre junto ao povo de Arcoverde e de toda região para que possamos ver um novo Pernambuco nascer, para que possamos verdadeiramente mudar Pernambuco e ver a nossa terra caminhar rumo ao desenvolvimento e também a um novo tempo. Estarei contribuindo para essa transformação, em outros campos de lutas.
Encerro, agradecendo o apoio da minha mãe e das minhas irmãs, os meus familiares, que sempre estiveram ao meu lado nesta jornada; a eles os meus agradecimentos sinceros. A minha esposa e filhos, aos quais quero dedicar ainda mais minha atenção, os agradecimentos do fundo do meu coração. Que Deus nos ilumine, sempre, guiando os nossos caminhos e renovando as nossas esperanças.
Arcoverde, 13 de agosto de 2018.
Júlio Cavalcanti
Deputado Estadual - PTB [...]

Melhorias para o Litoral Sul é uma das prioridades do deputado Ossesio
O Litoral Sul, uma das mais importantes regiões de Pernambuco, é destaque na atuação parlamentar do deputado Ossesio Silva, diversas proposições foram solicitadas ao Poder Executivo, reivindicando melhorias para a região.
Sobre a malha rodoviária as principais propostas do deputado para o Litoral Sul, se destacam para o município do Cabo de Santo Agostinho a indicação N° 11576/2018, que reivindica melhorias na Rodovia PE-028, estrada que da acesso as praias de Gaibu, Suape, Calhetas, Itapuama, Paraíso, Pedra de Xaréu, Enseada dos Corais e Paiva, a indicação N° 11731/2018, que cobra melhorias na Rodovia PE-08, que da acesso aos bairros de Pontezinha e Ponte dos Carvalhos. Também se destacam na região a solicitação da duplicação da PE-60, nos municípios de Ipojuca, Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande. Ossessio também propôs a duplicação e melhoria da Rodovia PE-42, em Ipojuca e a limpeza, desobstrução e dragagem dos rios Ipojuca e Sirinhaém.
O parlamentar destaca que os engarrafamentos nas vias de acesso às praias do Litoral Sul podem ser minimizados com a duplicação e melhorias nas rodovias. “Que tem dupla função, facilitar o acesso dessa região turística do estado e servir como eixo de ligação do Porto de Suape com o restante da malha rodoviária de Pernambuco e do país” frisou.
Entre as obras de infraestrutura, se destaca para o município de Sirinhaém, a reforma do Píer de Guadalupe; melhorias nas estradas (rodovias estaduais que cortam o município), a PE-60, PE-61 e PE-64, as estradas que ligam ao distrito de Ibiratinga, ao distrito de Santo Amaro e as praias de Aver o Mar e Guadalupe.
Na Educação, Saúde e Segurança, tem destaque no mandato para o Litoral Sul, o aumento do efetivo policial e a implantação do Programa Patrulha do Bairro em todas as cidade da região e também a Instalação de uma delegacia da Mulher em todos os municípios; na área educacional, a implantação de Escolas Técnicas Estaduais nos distritos, a reforma das escolas estaduais e para melhorar a qualidade de vida da população, a implantação de unidades de Pronto Atendimento (UPA) nas sedes municipais onde a rede de Saúde está precária.
Segundo o deputado, nos últimos anos, a população do estado e principalmente do Litoral Sul têm notado um aumento na criminalidade e estão se sentindo cada vez mais inseguros. “A criminalidade vem aumentando de forma alarmante. Estão cada vez mais frequentes os delitos e tem atingido sobremaneira a qualidade de vida da população”, ressaltou.
Várias outras ações aprovadas pelo Legislativo, foram de autoria de Ossesio para todo o Litoral Sul, melhoria no abastecimento de água; ampliação do Projeto Juventude Presente, realização da Ação de Cidadania; aumento do policiamento ostensivo; ampliação dos Programas Patrulha Maria da Penha, Internet Para Todos e apoio ao Pequeno Produtor Rural (PRORURAL); melhoria no fornecimento de energia elétrica; construção de cisternas; a realização do Projeto Comunidade Segura e a implantação e ampliação de diversos programas do governo nos municípios da região. [...]

Com estrutura impressionante, Centro de Parto Normal do Paudalho Gabrielly Ramos é inaugurado na Mata Norte
Num esforço de reduzir as cesáreas no mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou no mês de fevereiro de 2018, novas recomendações sobre padrões de tratamento e cuidados relacionados às mulheres grávidas. A ação visa reduzir intervenções médicas desnecessárias. Segundo a OMS, dados de 2016 mostram que o Brasil é um dos líderes em cesáreas no mundo e alerta que o aumento nas práticas em partos se transformou em uma “epidemia”. A organização estima que a taxa média mundial de cesáreas seja de 18,6% dos partos. Em 1990, esse índice representava apenas 6%.
Em média, o percentual de cesáreas hoje na Europa é de 25%, há 20 anos o número era de 15%. Nos EUA, a taxa é de 32,8%. Já no Brasil, os dados de 2016 apontam que 55,6% dos partos no país foram de cesarianas, a segunda maior taxa do mundo, já que o país só fica atrás da República Dominicana, que aparece com 56%. Segundo dados divulgados em 2017 pelo Ministério da Saúde, pela primeira vez desde 2010, o número de cesarianas na rede pública e privada de saúde não havia crescido no país. O tipo de procedimento caiu 1,5 ponto percentual em 2015. Dos três milhões de partos realizados no Brasil no período, 55,5% foram cesáreas e 44,5% foram partos normais. Os números mostram ainda que, considerando apenas partos realizados no Sistema Único de Saúde (SUS), o percentual é de 59,8% de partos normais, contra 40,2% de cesarianas.
E mostrando preocupação com a saúde, bem-estar e escolha da Mulher, a Prefeitura do Paudalho inaugurou no último sábado (11) o Centro de Parto Normal do Paudalho Gabrielly Ramos. Centenas de pessoas participaram da solenidade na unidade que fica na comunidade do Alto do Hospital, no bairro de Santa Tereza. O local impressionou pela estrutura que oferta suítes individuais para cada mãe, com banheiros equipados e ainda locais de banho de sol para o bebê.
Cada quarto conta com equipamentos de última geração, wifi e Smarts TVs com serviços de streaming. Na unidade de saúde, as gestantes vão ter um atendimento humanizado com equipes de médicos, enfermeiras que receberão capacitação com cerca de oito enfermeiras obstetras. “Na hora de parir a gestante dará a “luz”“ a criança em uma banheira especializada para o processo. O objetivo é respeitar a vontade da mãe. O Centro possui uma aérea de aproximadamente 502 metros quadrados em um investimento total de quase R$ 1 Milhão.
A serviço gerais, Lindinalva Maria, de 32 anos, participou da inauguração e comemorou mais uma vitória da Saúde no Município. “Está tudo muito lindo, os quartos, as salas, o local todo. Nota 10. É muito bom saber que agora a gente vai ter um lugar para ter nosso filhos com segurança”, disse.
De acordo com a gestão, o objetivo principal da unidade é devolver aos paudalhenses o direito de nascer em Paudalho. Emocionado e visivelmente feliz, o prefeito Marcelo Gouveia comentou que o Centro foi pensado em cada detalhe. “Eu acho que as grandes coisas estão nos detalhes. Nós pensamos em cada pequeno aqui. Pensamos na porta automática, nos quadrinhos de cada porta para as mães colocarem o nome dos filhos. Nas camas, nas TVs, na comodidade de ter até aplicativos para filmes. Tudo isso foi pensado e eu estou muito feliz porque, agora o paudalhense vai nascer em Paudalho”, comemorou.
Funcionamento
De acordo com a diretora da unidade, Lúcia Matias, o atendimento no local começa nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “O Centro de Parto Normal vai receber todas as gestantes do Município, de forma que o atendimento começará nos Postos de Saúde da Família, onde elas vão ser captadas. Elas vão participar de reuniões aqui com as enfermeiras, vão conhecer o serviço, como é que será no dia do parto e ao mesmo tempo elas receberão orientação sobre o parto. Ou seja, as obstetras vão estar intergradas com as unidades da família e todas as gestantes do Município vão ser vinculadas ao Centro de Parto”, explicou. Ainda segundo a diretora Lúcia Matias, o local oferta estrutura modelo. “Eu acho que nós temos uma estrutura modelo que na região não existe igual. A qualidade começa com estrutura física e de profissionais”, comentou.
Homenagem
Em 28 de julho de 2017, a paudalhense Nayane Ramos estava grávida e viu um dos seus maiores sonhos serem frustrados. Por falta de estrutura na região, sua filha nasceu morta. Ao se deparar com a situação, a Prefeitura decidiu homenagear a unidade com o nome da criança. “Se existisse esse Centro do Parto eu tenho certeza que isso não teria acontecido. Porque eu creio que aqui têm pessoas bastante capacitadas. Foi uma perda muito grande!”, disse.
Grávida novamente, Nayane acredita que, agora a realidade é outra. “Eu creio que terei meu filho ou filha aqui e que eu vou ter todo apoio. Quando aconteceu o fato, as pessoas de Paudalho, o prefeito foi maravilhoso, porque não tinha ambulância e mandaram ambulância. Eu estou muito feliz pela homenagem. O que vem na minha cabeça é gratidão. Eu perdi, mas muitas pessoas vão ter aqui. Eu acredito que através da minha perda muitas pessoas vão ganhar”, contou.
Saúde funciona da atenção básica as especializadas
Não é apenas o Centro de Parto que mostra competência na estrutura. No mesmo dia, a Secretaria de Saúde entregou à população sete novas ambulâncias. “Nós temos algumas comunidades de difíceis acessos, como Chã Alegre, Mussurepe, e essas ambulâncias vão ajudar muito”, esclareceu o secretário de Saúde do Município, Orlando Jorge.
Na última semana todas as Unidades Básicas de Saúde foram equipadas com notebooks e computadores e todos os agentes de saúde já possuem tabletes para o melhor atendimento dos municípes. Além disso, todas as UBSs possuem equipe com médicos, equipe de saúde bucal e enfermeiros. No Centro de Especialidades são ofertados serviços de saúde como oftalmologia, cardiologia, psicologia, exames de ultrassom, entre outros.
Um marco no Município, o Laboratório Municipal já oferta mais de 75 tipos de exames, totalizando mais de 20 mil exames por mês. Outro local que nos enche de orgulho é Unidade de Pronto Atendimento Laura Bandeira de Melo (UPA Paudalho). O espaço oferta serviço de urgência e emergência e, como o Centro de Parto, acolhe populares de toda a região.
Novos rumos
De acordo com a gestão, o trabalho não para. Além dos três postos de saúde que estão sendo construídos nos bairros do Belém, Primavera e Alto dois Irmãos, outros serão entregues. São eles: Equador I, Guadalajara IV e Primavera III. O prefeito ainda ratificou que um outro desafio é colocar em funcionamento um bloco cirúrgico. [...]

Radar Político (13/05) – Armando amplia espaço nos maiores colégios eleitorais
No estado de Pernambuco apenas 22 municípios possuem mais de 50 mil eleitores, boa parte deles, dez, estão concentrados na Região Metropolitana, dois na Zona da Mata, seis no Agreste e apenas três no sertão.
Diferente da eleição de 2014, quando naquela ocasião Armando possuía o apoio de apenas três dos 22 prefeitos dos maiores colégios eleitorais do estado, nesta disputa o candidato da oposição conseguiu ampliar de forma significativa a sua base, chegando inclusive a superar o governador Paulo Câmara. Agora o petebista conta com o apoio dos prefeitos de 13 dos 22 municípios com maior eleitorado, são eles: Jaboatão dos Guararapes, Petrolina, Caruaru, Ipojuca, Camaragibe, Santa Cruz do Capibaribe, São Lourenço da Mata, Igarassu, Gravatá, Goiana, Garanhuns, Belo Jardim e Araripina, enquanto que Paulo Câmara detém o apoio de apenas oito (Recife, Cabo, Paulista, Olinda, Abreu e Lima, Carpina, Pesqueira e Vitória de Santo Antão). O único município a ficar de fora das listas é Serra Talhada, onde o prefeito Luciano Duque ainda não se posicionou com quem ficará, no entanto, por questões locais e por já ter votado na oposição na eleição anterior é bem provável que Duque caminhe com Armando, o que pode ampliar ainda mais a vantagem do petebista neste quesito.
Em relação à quantidade de eleitores que estes conjuntos de municípios representam, Paulo Câmara apresenta uma certa vantagem, no entanto, diferente do que está acontecendo com Armando, onde há um envolvimento maior dos prefeitos em torno de sua candidatura, com Paulo Câmara não se pode dizer o mesmo, uma vez que um desses prefeitos, professor Lupércio (Olinda), já confidenciou à pessoas próximas que não está com disposição de trabalhar pelo governador depois que ele escolheu Luciana Santos, sua adversária local, como a candidata a vice-governadora.
Quando comparado os apoios que cada candidato possui nos maiores colégios eleitorais por região, Armando supera Paulo Câmara em quase todas elas. Na RMR o petebista conta com o apoio de 6 dos 11 prefeitos de municípios acima de 50 mil eleitores, porém Paulo leva vantagem por ter ao seu lado o prefeito do Recife, maior colégio eleitoral do Estado.
Na Zona da Mata Paulo detém o apoio dos prefeitos dos dois únicos municípios com mais de 50 mil eleitores (Vitória de Santo Antão e Carpina). Já no Agreste, a vantagem é de Armando, pois terá ao seu lado o apoio de cinco dos seis municípios com mais de 50 mil eleitores (Santa Cruz do Capibaribe, Belo Jardim, Garanhuns e Caruaru, este último é o maior colégio eleitoral de todo o interior), enquanto que a Frente Popular conta com o apoio apenas da prefeita de Pesqueira.
No sertão, a vantagem continua com o petebista, que já contabiliza dois dos três prefeitos dos maiores colégios eleitorais da região (Araripina e Petrolina) e com a grande possibilidade de ter somada à sua base Serra Talhada.
Embora em termos práticos o apoio de prefeitos possa ser relativo em relação a vitória,uma vez que a eleição é decidida a favor daquele que conquiste a maioria dos votos dos 6,5 milhões de eleitores pernambucanos, e não a maioria dos 184 prefeitos, o atual cenário evidência uma fragmentação da Frente Popular em relação a eleição de 2014. Este quadro também tem se repetido nos municípios com densidade eleitoral menor, onde Armando também tem avançado.
Na eleição passada não era difícil encontrar municípios onde Paulo tinha o apoio das duas principais forças políticas locais, porém nesta eleição parece que as coisas estão se invertendo a favor de Armando.
Ter um bom exército não assegura a vitória, mas garante competitividade na disputa.
Alerta 1 - Ao contrário do que está acontecendo no palanque Armando Monteiro (PTB), onde a maioria dos prefeitos e lideranças ligadas à oposição estão declarando apoio fechado ao petebista e seus candidatos a senadores, na Frente Popular não está acontecendo a mesma coisa. É como se diante da dificuldade o Palácio já se desse por satisfeito apenas com o apoio a Paulo Câmara, enquanto isso Mendonça Filho e Bruno Araújo avançam, em detrimento de Jarbas e Humberto Costa, senadores da chapa do PSB.
Alerta 2 - Na Zona da Mata a maioria dos prefeitos ligados à Frente Popular apoiam ao menos um candidato a senador da Oposição. Nesta região Mendonça Filho é o preferido dos gestores. Por sua vez, na região metropolitana, os prefeitos Lula Cabral (Cabo de Santo Agostinho) já declarou apoio a Bruno Araújo, enquanto Lupércio (Olinda) fechou com Bruno e Mendonça. Já o deputado Eduardo da Fonte (PP), embora pertencente à Frente Popular, já declarou que não votará em Jarbas para o Senado.
Ampliando - O candidato a deputado federal Milton Coelho (PSB) deve alcançar uma expressiva votação em Tupanatinga, no Agreste Meridional, graças ao apoio do ex-prefeito Manuel Tomé. Em passagem recente pelo município, Milton foi apresentado para um grande público como o candidato do grupo. Lá ele fará uma dobradinha com o deputado estadual Paulinho Tomé (PRP). Em 2014 Manuel Tomé garantiu mais de 3.200 votos para João da Costa, o seu candidato a deputado federal na época.
Entre os mais...- O candidato a deputado federal André Ferreira (PSC) anda bem focado no seu projeto de figurar entre os 4 mais votados. Antes limitado aos eleitores do seguimento evangélico, André agora também está partindo para o apoio de prefeitos. Com a saída de Bruno Araújo e Jorge Côrte Real ele somou à sua base os prefeitos Romero Leal (Vertentes), Felipe Porto (Canhotinho) e Dr. Marcos (Pombos). Os dois primeiros faziam parte da base Bruno, já o terceiro votava em Jorge.
... votados - Em 2014 o então deputado federal Anderson Ferreira, irmão de André, obteve mais de 150 mil votos sem o apoio de prefeitos, agora, com Anderson à frente da Prefeitura de Jaboatão, boa inserção no seguimento evangélico e com o apoio de prefeitos e lideranças em vários municípios do interior, não será surpresa alguma André Ferreira ultrapassar a barreira dos 200 mil votos.
Em baixa - O evento promovido pelo deputado estadual Diogo Moraes para apresentar em Santa Cruz do Capibaribe o governador Paulo Câmara, os candidatos ao Senado e o candidato a deputado federal João Campos, foi um verdadeiro fiasco. As imagens que circularam nas redes sociais mostraram cadeiras vazias e um público resumido, o que exibe a fragilidade da liderança de Diogo na Capital do Polo de Confecções. Passou vergonha!
Em alta - Enquanto isso, o prefeito Edson Vieira (PSDB) promoveu no mesmo dia um encontro para anunciar apoio a Armando Monteiro e sua chapa majoritária, além de apresentar a dobradinha entre Fernando Filho (federal) e Alessandra Vieira (estadual). A festa realizada por Edson lotou a casa de Recepções Cabana Clube, mostrando a força e prestígio político do gestor santa-cruzense.
Mais apoios - Em Santa Cruz do Capibaribe Armando Monteiro ainda conta com o apoio do ex-deputado José Augusto Maia que lançará o filho Talys Maia para estadual em dobradinha com Ricardo Teobaldo (federal). A soma dos apoios de Zé Augusto e Edson Vieira devem garantir uma boa vantagem para Armando no município.
Definido - O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), já definiu os seus candidatos a deputado. Ele marchará com Marília Arraes para federal e Augusto César para estadual. Quanto ao Senado, embora o senador Humberto Costa almeje o apoio de Duque, dificilmente o prefeito deverá apoiá-lo por conta do trabalho realizado pelo senador petista para retirar Marília da disputa pelo Governo do Estado.
O troco - Apesar de Marília Arraes, a maior prejudicada por Humberto, ter declarado publicamente que vai votar em seu algoz, pessoas do ciclo de amizade da petista sabem que ela não moverá uma única palha pra ajudá-lo.
A Coluna Radar Político é publicada todas as segundas, quartas e sextas-feiras.
[...]

Zé Maurício acompanha Obras de Ampliação da Barragem de Jucazinho em Surubim
O deputado estadual Zé Maurício acompanhou, na última sexta (10), a visita para conhecer as obras de ampliação do Sistema da Barragem de Jucazinho, no município de Surubim (Agreste Pernambucano), junto ao Governador Paulo Câmara. A Barragem voltou a acumular água em abril depois de um ano e meio no volume morto – devido à estiagem na região.
As obras beneficiarão cerca de 200 mil habitantes de 11 cidades do Agreste Setentrional de Pernambuco (Surubim, Casinhas, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Frei Miguelinho, Vertentes, Toritama, Salgadinho, Bom Jardim, João Alfredo e Orobó), facilitando o acesso à água, a partir de um investimento da ordem de R$ 300 mil.
A ampliação de 100% na oferta de água, que passa de 130 L/s para 260 L/s, contribuirá ainda para o abastecimento da Zona Rural dos municípios, umas das partes mais afetadas pela seca, levando água a inúmeras famílias e contribuindo ainda para o desenvolvimento da agricultura do Estado.
Um dos municípios beneficiados pelas obras, Surubim já foi abastecido 100% por caminhão-pipa, depois com água trazida de Pedra Fina, e em seguida das Barragens de Sirigi e Jucazinho.
Acompanharam a visita ainda o Presidente da Compesa, Roberto Tavares, além do Deputado Federal Danilo Cabral e o ex-Deputado Federal Severino Cavalcanti, entre outras autoridades presentes. [...]

Ex-prefeito do PSB declara apoio a Armand
O ex-prefeito de Lagoa do Carro, Zona da Mata Norte, Jaílson do Armazém (PSB), declarou apoio ao candidato da coligação Pernambuco Vai Mudar, Armando Monteiro (PTB). Em ato realizado em sua própria casa, na noite deste sábado (11), o socialista disse que a região quer mudança.
"Aderi ao projeto de Armando porque vi que as propostas dele para Pernambuco são muito boas. Além disso, o grupo político e o povo da região de Lagoa do Carro estão querendo Armando. A gente não pode ir contra o povo", afirmou Jaílson.
"Essa manifestação de confiança, Jaílson, e o apoio que você agora oficializa são muito importantes nessa caminhada que nós vamos trilhar. Você é um homem de compromisso e já demonstrou que tem amor à sua terra. Para mim, é uma honra receber o seu apoio", respondeu Armando Monteiro.
O candidato a vice-governador da coligação Pernambuco Vai Mudar, vereador Fred Ferreira (PSC), destacou que "as pessoas estão procurando Armando para sair do lado de lá" e integrar o palanque da mudança. "O que está acontecendo aqui em Lagoa do Carro é algo muito feliz ", comentou Ferreira. Já o candidato ao Senado Mendonça Filho (DEM) ressaltou que Armando está ouvindo às pessoas. "Armando está andando pelo Estado e onde quer que a gente vá o sentimento é de mudança."
No ato de adesão de Jaílson do Armazém, estiveram também o deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos), os ex-deputados Carlos Lapa (PSL) e Carla Lapa (PSC), a ex-prefeita de Tracunhaém, também na Mata Norte, Graça Lapa (DEM), e o ex-prefeito de Lagoa de Itaenga, Lamartine (PTB). [...]
