Author: Wellington Ribeiro

Betinho reafirma apoio a Armando, mas continua criticando Ferreiras
Apesar de não ter participado da Convenção de Armando como forma de protesto em relação à escolha do vice, o candidato a deputado federal Betinho Gomes afasta os rumores de que não votará no petebista para governador.
“A construção da chapa de Armando não foi a que se esperava, pois, o candidato a vice-governador representa uma família que usa o público evangélico como massa de manobra eleitoral, além de não ter conteúdo político. Apesar disso, não serei dissidente nem omisso. Votarei em Armando Monteiro para o Governo do Estado pelas suas qualidades pessoais, como o caráter, que tem faltado a muitos políticos, e a total aptidão para recolocar Pernambuco no rumo do desenvolvimento”, afirmou o deputado ao blog. [...]

Radar Político (15/08) – PP, um aliado indispensável
Dado o acirramento na disputa pelo Governo do Estado entre Paulo Câmara e Armando Monteiro ainda é cedo para antecipar qualquer previsão quanto a qual dos dois sairá vitorioso nas urnas, no entanto, quando o assunto é a governabilidade da futura gestão, podemos adiantar que ela jamais será alcançada sem a ajuda do Partido Progressista, sigla comandada em Pernambuco pelo deputado federal Eduardo da Fonte.
Com uma chapinha para deputado estadual bastante promissora, o PP, ao lado do Solidariedade e PR, deverão eleger juntos entre 15 e 17 deputados estaduais, destes, no mínimo 12 deverão pertencer aos quadros PP, o que representará mais de 1/5 de todas as cadeiras da ALEPE.
Na hipótese mais otimista nem o PSB de Paulo ou o PTB de Armando conseguirão eleger uma bancada grande o suficiente para sozinhos apresentarem a hegemonia necessária no Legislativo Estadual para se dar ao luxo de dispensar o apoio do PP.
Se tem um partido que vai falar grosso em 2019, esse partido é o PP.
Betinho Gomes – Apesar de não ter participado da Convenção de Armando como forma de protesto em relação à escolha do vice, o candidato a deputado federal Betinho Gomes afasta os rumores de que não votará no petebista para governador. “A construção da chapa de Armando não foi a que se esperava, pois, o candidato a vice-governador representa uma família que usa o público evangélico como massa de manobra eleitoral, além de não ter conteúdo político. Apesar disso, não serei dissidente nem omisso. Votarei em Armando Monteiro para o Governo do Estado pelas suas qualidades pessoais, como o caráter, que tem faltado a muitos políticos, e a total aptidão para recolocar Pernambuco no rumo do desenvolvimento”, afirmou o deputado ao blog.
Escalando o time – O candidato a governador pelo PROS, Maurício Rands, terá como responsável pelo marketing da sua campanha o publicitário José Nivaldo Júnior, profissional referência na área.
Casa de ferreiro, espeto de pau – O pré-candidato a governador Júlio Lóssio (Rede) está sendo cobrado porque não está apoiando um deputado federal do seu partido. Em Petrolina ele caminhará com Fernando Monteiro (PP) para federal.
Não largam o osso – A decisão do PDT de manter os aliados pendurados nos cargos da Secretaria Estadual de Agricultura confirma que Zé Queiroz, Wolney e Isabella de Roldão, mesmo estando no palanque da Oposição, ainda mantêm o coração governista. Fábio Fiorenzano, esposo de Isabella (candidata a vice de Maurício Rands) comanda o ProRural e Wellington Batista, indicado de Wolney, continua no comando da Secretaria. A suspeita é de que o Palácio usou o PDT para incentivar uma terceira-via para evitar que o PROS e Avante fossem para Armando Monteiro.
Fechando o cerco – O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) reúne líderes religiosos do Estado nesta quinta-feira (15), no edifício-sede do tribunal, no Recife. Embora o encontro tenha sido idealizado para “discutir e debater sobre a campanha eleitoral e temas ligados às eleições gerais deste ano”, o que se suspeita é que o TRE quer combater a prática do pedido de votos dentro de igrejas e templos por parte de líderes religiosos e candidatos ligados principalmente ao seguimento evangélico.
Barrada – A pressão da maioria dos candidatos a deputado estadual pelo PRP prevaleceu e o partido negou legenda para que a primeira-dama de Escada, Edilene Gomes, pudesse concorrer a uma vaga na ALEPE. Com uma candidatura bastante competitiva Edilene tinha grandes chances de emplacar um mandato pela chapinha.
Descaso – Há meses o município de Limoeiro, no Agreste Setentrional, está desguardado dos Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Vítimas de acidentes automobilísticos e demais pacientes que necessitam do serviço estão tendo que recorrer à ajuda de amigos e populares para serem socorridos. Esta situação de natureza tão grave em nada tem sensibilizado o prefeito Joãozinho (PSB), que faz ouvido de mercador para as críticas.
Ampliando os espaços - O candidato a deputado federal Sílvio Costa Filho (PRB) continua ampliando as suas bases no Agreste Meridional. Após receber de presente o apoio do prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, Sílvio também conseguiu o apoio do prefeito Genaldi (São João) e de Joseval Cowboy, vice-prefeito de Brejo e candidato a deputado estadual pelo PRB.
Mais apoios - Ao menos três prefeitos e algumas lideranças pertencentes a partidos da Frente Popular, que são contabilizados pelo Palácio como aliados de Paulo Câmara, devem anunciar ainda esta semana a adesão ao palanque de Armando Monteiro (PTB).
Agenda 1 - O ex-prefeito do Recife, João Paulo (PC do B) , programou para as 18 horas desta quinta-feira (16/08) o evento de lançamento da sua candidatura a deputado estadual. A festa acontecerá na Casa de Eventos Jardim Aurora, no Bairro de Santo Amaro. Com a expectativa de sair das urnas com uma grande votação João Paulo deve ter uma eleição tranquila para a ALEPE.
Agenda 2 – O deputado federal e candidato a reeleição André de Paula (PSD) também nesta quinta-feira um bate-papo com os seus apoiadores. O encontro acontecerá às 18:30hs no Marante Executive Hotel, em Boa Viagem, no Recife. Bastante atuante, articulado e com uma grande base de apoio André deve emplacar a reeleição.
[...]

Jarbas e Mendonça lideram corrida pelo Senado
A disputa pelas duas vagas ao Senado Federal apresenta vantagem pra Jarbas Vasconcelos (MDB) e Mendonça Filho (DEM). A foi pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira (15) pela Folha de Pernambuco em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe).
No levantamento Jarbas Vasconcelos (MDB) aparece com 23% das intenções de votos, enquanto que Mendonça Filho (DEM) vem logo em segundo com 17% da preferência do eleitorado. Em seguida aparece Humberto Costa (PT) com 15%, Sílvio Costa (Avante) com 6% e Bruno Araújo com 5%. Os demais candidatos ( Adriana Rocha (Rede) , Lídia Brunes (PROS), Pr. Jairinho (Rede), Hélio Cabral (PSTU), Albânia Pires (PSOL) e Eugénia Lima (PSOL), registraram apenas 1%. Nenhum, Branco e Nulo chega a 22%. Não sabe/não respondeu 6%.
O levantamento foi realizado entre os dias 11 e 13 de agosto, por telefone, ouvindo 800 pessoas, definindo cotas de sexo, idade, localidade, instrução e renda. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,45%. Como manda a lei, o levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números de protocolo BR-06973/2018 e PE-07336/2018
Confira ainda:
Pesquisa aponta Paulo e Armando Monteiro empatados tecnicamente
https://old.blogpontodevista.com/pesquisa-aponta-paulo-e-armando-empatados-tecnicamente/ [...]

Pesquisa aponta Paulo e Armando empatados tecnicamente
Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (15) pela Folha de Pernambuco em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), aponta um empate técnico entre o governador Paulo Câmara (PSB) e o candidato da oposição Armando Monteiro (PTB).
O governador surge com 30% dos votos, enquanto que o senador petebista aparece com 24% das intenções, o que aponta um empate técnico, uma vez que a margem de erro é de 3,5% pontos percentuais.
Logo atrás aparece Maurício Rands (PROS) com 4%, em seguida Daniele Portela (PSOL) 3%, Júlio Lossio (Rede) 3% e Simone Fontana (PSTU) com 2%. Nulos ou “nenhum” representam 27% dos entrevistados. Já os indecisos ou os que não responderam aparecem com 8%.
O levantamento foi realizado entre os dias 11 e 13 de agosto, por telefone, ouvindo 800 pessoas, definindo cotas de sexo, idade, localidade, instrução e renda. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,45%. Como manda a lei, o levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números de protocolo BR-06973/2018 e PE-07336/2018 e fez a seguinte pergunta: "Se a eleição para Governador de Pernambuco fosse hoje e os candidatos fossem esses que vou ler, em quem o(a) Sr(a) votaria para Governador?".
Confira ainda:
Jarbas e Mendonça lideram corrida pelo Senado
https://old.blogpontodevista.com/jarbas-e-mendonca-lideram-corrida-pelo-senado/ [...]

José Humberto diz que PSB quer esconder o desastre causado pelo governo Paulo Câmara
O deputado estadual José Humberto Cavalcanti rebateu as declarações do presidente do PSB de Pernambuco, Sileno Guedes, sobre vídeo divulgado nas redes sociais que mostra o apoio do PSB ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. “Quando eles falam em esquecer o passado e discutir o futuro, querem censurar o povo, mas o povo não é bobo e não vai esquecer o sofrimento dos últimos três anos e sete meses somente porque o PSB quer”, comentou José Humberto, presidente do PTB estadual.
Para ele, "o PSB quer limitar o debate e esconder o desastre causado pelo governo Paulo Câmara, que fez Pernambuco andar para trás”. “É censura, querem fazer da mesma forma como impuseram à retirada da candidatura da vereadora Marília Arraes”, prossegue o deputado.
Segundo José Humberto, "quando o presidente do PSB fala em turma de Temer, fala com autoridade de quem conhece de perto, o processo por dentro, como cúmplice". "O PSB pernambucano foi decisivo para derrubar a presidente Dilma, com o governador Paulo Câmara liberando seus secretários para votar a favor do impeachment", explicou.
“Eles escondem que o governador Paulo Câmara e o PSB apoiaram a candidatura de Aécio Neves em 2014, que foi um dos líderes do impeachment”, enfatiza. “É importante, portanto, ouvir o presidente do PSB com atenção quando o assunto é ‘Turma de Temer’: Eles são especialistas no tema .” [...]

As razões e os porquês do Grupo de Lula Cabral não votar em Jarbas
Por Paulo Farias do Monte
Em nome do Grupo político de Lula Cabral.
“Não há fato isolado em política, nem seríamos grandes, se fizéssemos política com o fígado, como muitos.
Todavia, não há mais o voto vinculado e, um líder pode até influenciar no voto, mas não faz bem, fazer os liderados deglutir um prato indigesto. Para nosso time, o prato indigesto tem o nome no cardápio e, chama-se Jarbas Vasconcelos.
E direi as razões e os porquês.
Não se trata de veto, nem tão pouco uma atitude caprichosa. A política e as relações carecem de reciprocidade.
Em 1999, nosso líder e atual Prefeito do Cabo, Lula Cabral assumiu seu primeiro mandato como Deputado Estadual.
Nesse ano, chegara à Assembleia as Contas do Ex Governador Miguel Arraes.
Lula Cabral não possuía qualquer relação com Arraes, nem muito menos com Eduardo Campos.
Lula recebeu ordem palaciana para votar pela reprovação das Contas de Arraes, sem qualquer razão ou justiça, apenas para impingir no velho Arraes a pecha de desonesto.
Eu mesmo, que a época, era Chefe de Gabinete, conversando com Lula Cabral senti nele o desconforto, vez que sempre ouvia de seu Pai, o Senhor Luiz Cabral que Arraes era homem de bem, de honra e moral irreprovável.
Diante desse fato, o Deputado Estadual Lula Cabral foi à Brasília e visitou os Gabinetes de Arraes e Eduardo, já que ambos eram Deputados Federais e, disse a ambos que votaria pela aprovação de suas contas por uma questão de justiça.
Arraes agradeceu e Eduardo Campos passou a nutrir grande amizade e consideração ao nosso Prefeito. Fez-se Justiça e Arraes que entrou pela porta que saiu, também saiu da política e da vida sem nenhuma mácula.
A Assembleia legislativa fez justiça e as Contas do velho mito, foram aprovadas.
Noutra esteira, Jarbas nunca mais aceitou Lula Cabral e, em 2000, mesmo sendo candidato a Prefeito do Cabo pelo PMDB sofríamos boicotes do Partido e dele, que sequer vinha ao Cabo e nos dava qualquer apoio, nos preterindo por nossos adversários, tudo pelos sentimentos mesquinhos do ódio e da vingança.
Em fim, em 2004, Lula Cabral fora eleito Prefeito do Cabo e, entre 2005/2006, estivemos na Prefeitura e Jarbas como Governador do Estado. Nada era enviado para o Cabo. Nunca fomos recebidos em Palácio.
Nem as relações institucionais entre os Municípios e o Estado mantinham-se saudáveis, para beneficiar o povo do Cabo. Ninguém mora no Estado e, sim, nos Municípios e, seja qual for o lado dos políticos os interesses do povo tem que está acima das questiúnculas.
Nas nossas campanhas, no Cabo, Jarbas e Henry sempre aliaram-se aos nossos adversários. Como se não bastasse, eles sempre vieram com discursos odientos e agressivos, inclusive contra a nossa honra e idoneidade.
Até mesmo em 2016, mesmo depois que Eduardo ajudou na sua ressurreição política, mesmo assim, veio ao Cabo junto com Raul, que mesmo sendo vice de Paulo, atacar o candidato do PSB.
Como Deputado Federal, mesmo sendo bem votado no Cabo, Jarbas nunca mandou um centavo para nosso Município.
Um líder não pode impor nada aos seus liderados. Ele atua sempre no convencimento. E nós que integramos o Grupo de Lula Cabral, temos um grande respeito por ele e, por ele somos respeitados. Não aceitamos o nome de Jarbas para Senador. Não nos sentimos bem ao lado dele.
São essas as razões e os porquês que nosso Grupo não votará no Candidato Jarbas Vasconcelos para o Senado.” [...]

Danilo preside audiência pública com o ministro para discutir cortes na educação
A Comissão de Educação da Câmara Federal recebeu, nesta quarta-feira (14), o ministro do Planejamento, Esteves Colnago. A reunião, presidida pelo presidente do colegiado, Danilo Cabral (PSB), buscou debater os constantes cortes no orçamento da educação. Na presença de representantes de movimentos estudantis, parlamentares questionaram as reduções no orçamento e pediram a sanção imediata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2019.
Para Danilo Cabral, “há indícios que os dispositivos da LDO sejam vetados pelo presidente Temer, e não vamos aceitar”. Ele se refere aos trechos da lei que estabelece a correção inflacionária do orçamento da educação, garantindo R$ 5 bilhões mais para o setor, e que assegura às universidades terem receitas próprias sem a obrigação de devolução ao Tesouro. Este último é de autoria de Danilo Cabral. “Não podemos permitir que tais instrumentos sejam destinados à conta única da União”, explica o parlamentar.
Na data limite para a sanção da LDO, o ministro do Planejamento, Esteves Colnago, afirmou que o orçamento da educação vai crescer em 2019. “Agora, a composição dele não sei como vai ser. Talvez eu tenha alguma limitação da despesa discricionária”, acrescentou. Colnago não respondeu se haverá, ou não, cortes nas bolsas de pesquisa.
Na semana passada, a Comissão de Educação aprovou uma proposta de moção que rejeita os possíveis vetos à LDO que atingem o orçamento de 2019 para educação. A moção explica que a medida tem como foco central a retirada dos patamares mínimos de investimentos na saúde e na educação, que na visão do atual governo representam um entrave para nova política fiscal.
De acordo com Danilo, o governo do presidente Temer já reduziu o orçamento de programas importantes, como de assistência estudantil das universidades, do Fies, do Ciência sem Fronteiras. "Os cortes na área de pesquisa do Brasil representam mais um golpe contra a educação pública brasileira. A PEC do Teto dos Gastos já gerou efeitos devastadores para a educação”, defende.
Além dos parlamentares, estiveram presentes representantes dos movimentos estudantis. A presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Marianna Dias, também reforçou seu apoio aos questionamentos do presidente da Comissão.
Fotos: Cleia Viana/Câmara dos deputados [...]

Vice-prefeito de Canhotinho declara apoio a Marinaldo Rosendo
O deputado Marinaldo Rosendo (PP), candidato à reeleição, ganhou mais um importante aliado. O vice-prefeito de Canhotinho, Erinaldo Santos (PSD), no Agreste de Pernambuco, definiu seu apoio a Marinaldo Rosendo.
Erinaldo Santos inicou sua vida política como vereador do município por seis mandatos consecutivos. Atualmente é vice-prefeito em seu segundo mandato, considerado um dos políticos mais conhecidos em Canhotinho.
TRABALHO - Marinaldo vem se destacando na Câmara Federal, onde destinou quase 60 milhões em emendas parlamentares. Somente na Mata Norte, foram mais de 26 milhões em recursos do Governo Federal, reivindicados e acompanhados pelo deputado. [...]

Jaqueira – Prefeito Marivaldo Andrade recebe Paulo Câmara nesta terça-feira (14)
O governador e candidato à reeleição Paulo Câmara (PSB) e sua chapa majoritária desembarcam nesta terça-feira (14) no município de Jaqueira, na Mata Sul, para realizar mais uma Prosa Política.
O encontro está programado para acontecer às 19 horas, na Arena Jaqueira, no centro da cidade. Quem recepcionará o governador será o prefeito Marivaldo Andrade (PT).
A Prosa Política é uma série de encontros que o líder da Frente Popular está realizando nos municípios do interior do Estado. Na Mata Sul eventos semelhantes já aconteceram em Barreiros, Tamandaré, Rio Formoso e Sirinhaém. [...]

Jaboatonenses declaram apoio ao projeto de Neco e Eduardo da Fonte
A dobradinha entre Manoel Neco (deputado estadual) e Eduardo da Fonte (deputado federal) se fortaleceu ainda mais com evento realizado no fim de semana em Jaboatão Centro.
Foi o primeiro encontro oficial dos dois na cidade, onde jaboatonenses que lotaram o local confirmaram total apoio ao projeto de Neco e de Eduardo.
Com mais de 40 anos de vida pública e uma agenda intensa diária, por onde passa Neco tem tido o reconhecimento de ter sempre construído suas ações com respeito e trabalho voltado para o povo. [...]
