Author: Wellington Ribeiro

Prefeito Marcelo Maranhão declara apoio a Fernando Monteiro
Fernando Monteiro substitui Felipe Carreiras em Ribeirão. Com Marcello Maranhão sobe para 13 o número de prefeitos que apoiam Fernando Monteiro. [...]

Previsões do Blog Ponto de Vista para deputado estadual 2018
O blog Ponto de Vista estreia nesta eleição a lista de previsões acerca da disputa proporcional para deputados.
Amparada em uma consulta minuciosa a presidentes de partidos, prefeitos, deputados, pré-candidatos e lideranças de diversos municípios do estado, apresentarei os principais nomes que possuem chances reais de participarem da nova configuração do Poder Legislativo Estadual a partir de 2019, para tanto, tomei o cuidado de realizar um trabalho imparcial que preza pela busca por um resultado que se aproxime ao máximo a verdade eleitoral que será apresentada após o fechamento das urnas no dia 7 de outubro.
Diferente da eleição de 2014, quando naquela ocasião todas as 8 coligações conseguiram eleger deputados, neste ano a proliferação de chapinhas e chapas únicas foi bem maior, chegando ao total de 12, com a grande maioria delas com possibilidade de conquistar cadeiras.
As listas com os nomes que despontam e estão na briga pelas vagas serão colocadas em ordem alfabética. Então, vamos às projeções.
Coligação Frente Popular de Pernambuco para deputado estadual
(PSB/MDB/PSD) – 32 candidatos
Deve eleger de 12 a 13
Despontam:
1 - Adalto Santos (PSB)
2 - Aglailson Victor (PSB)
3 - Aluísio Lessa (PSB)
4 - Clodoaldo Magalhães (PSB)
5 - Diogo Moraes (PSB)
6 - Francismar Pontes (PSB)
7 - Joaquim Lira (PSD)
8 - Lucas Ramos (PSB)
9 - Rodrigo Novaes (PSD)
10 - Simone Santana (PSB)
Na briga:
Delegada Gleide Ângelo
Isaltino Nascimento
Laura Gomes
Romário Dias
Tony Gel
Waldemar Borges
*O ponto de corte deve ficar entre 43 a 45 mil votos
Coligação Pernambuco em 1º lugar – (PP,Solidariedade, PR, PMN) – 74 candidatos
Deve eleger de 15 a 17
Despontam:
1 - Alberto Feitosa
2 - Antônio Moraes
3 - Claudiano Filho
4 - Clóvis Paiva
5 - Fabíola Cabral
6 - Henrique Queiroz Filho
7 - Pr. Cleiton Collins
8 - Rogério Leão
Na briga:
Aline Corrêa
Aline Mariano
Beto Accioly
Cal Vôlia
Cláudia de Lupércio
Cybele Brito
Delegado Lessa
Dr. Valdir
Eduíno Brito
Everaldo Cabral
Galeguinho das encomendas
Jadeval de Lima
João Eudes
Joel da Harpa
Marcoantônio Dourado Filho
Neco
Ni do Badoque
Rebeca Lucena
Ricardo Costa
Roberta Arraes
Romero Albuquerque
Vinícius Labanca
Zé Maurício
*O ponto de corte desta coligação deve ficar em torno de 30 a 34 mil votos
PT – 28 candidatos
Deve eleger de 2 a 3
1 - Ducicleide Amorim
2 - Doriel Barros
3 - Tereza Leitão
*Dificilmente outro candidato do partido terá votos o suficiente para desbancar a terceira posição da deputada Tereza Leitão. O ponto de corte deve ficar em torno de 33 mil votos.
PC do B – 60 candidatos
Deve eleger de um a dois
Desponta:
João Paulo
Na briga:
Almir Fernando
Osmar Ricardo
*A conquista da segunda vaga dependerá do desempenho que João Paulo, ex-prefeito do Recife, terá nas urnas. A expectativa é que ele seja um grande puxador de votos
Coligação Pernambuco vai mudar com seus deputados estaduais (PTB/DEM/PSDB/PODEMOS/PRB) – 65 candidatos
Deve eleger de 08 a 10
Despontam:
1 - Álvaro Porto (PTB)
2 - Alessandra Vieira (PSDB)
3 – Antônio Coelho (DEM)
4 – Priscila Krause (DEM)
5 - José Humberto (PTB)
6 – Socorro Pimentel (PTB)
7 - Romero Sales Filho (PTB)
8 - Willian Brígido (PRB)
Na briga:
Andrea Mendonça (DEM)
Augusto César (PTB)
Elias Gomes (PSDB)
Gustavo Gouveia (DEM)
Miguel Ricardo (PTB)
Ramos (PTB)
*O ponto de corte deve ficar em torno de 38 mil a 40 mil votos
Coligação Avança Pernambuco (PV/PRTB/PSL/PHS) – 73 candidatos
Deve eleger de 1 a 2
Desponta:
1 – Marco Aurélio (PRTB)
Na briga:
Coronel Fabrízio Ferraz (PHS)
Edjailson da Carú Forró (PRTB)
Gustavo Caribé (PRTB)
Irmã Iolanda (PRTB)
* O ponto de corte desta coligação deve ficar em torno de 18 mil.
Patriotas – 43 candidatos
Deve eleger 1
Na briga:
Juliana Chaparral
Júnior de Cleto
*O ponto de corte deve ficar em torno de 20 a 25 mil votos.
Coligação O Pernambuco que você (PROS, PDT, Avante) – 66 candidatos
Deve eleger de 2 a 3
1 – João Paulo Costa
2 – Zé Queiroz
Na briga:
Gera do Posto
Jayme Asfora
Manoel Gerônimo
Marcos Leal
Tallys Maia
*O ponto de corte deve ficar entre 18 e 22 mil votos.
Coligação Pernambuco por uma Pátria Livre (PRP/PPL/PTC) – 65 candidatos
Deve eleger um
Desponta:
Paulinho Tomé (PRP)
*O ponto de corte desta coligação não deve ultrapassar os 30 mil votos. A expectativa era que a primeira-dama de Escada, Edilene Gomes, concorresse pelo PRP, o que poderia ser um contraponto à reeleição do deputado Paulinho Tomé, no entanto ela tendo a legenda negada para o registro da candidatura.
PPS – 38 candidatos
Deve eleger de 0 a uma vaga
Desponta:
Ricardo Cruz
Na briga:
Carla Falcão
Dra Vera Lopes
Maria do Céu,
Professor Tiago
*O ponto de corte desta chapinha deve ficar em entre 18 e 21 mil votos.
Coligação Juntos por um Pernambuco Melhor para deputado estadual (PSC/ PSDC/PMB) – 63 candidatos
Deve eleger de 4 a 5 vagas
Despontam:
1 – Guilherme Uchôa Júnior
2 – Manoel Ferreira
Na briga:
Carla Lapa
Clarissa de Tércio
Débora Serafim
Diogo Prado
Izabel Urquisa
Marcos di Bria
Sérgio Leite
Wanderson Florêncio
*O ponto de corte deve ficar entre 25 e 28 mil votos
Coligação A esperança não tem medo (PSOL) – 29 candidatos
Deve eleger um
Desponta:
Edilson Silva
Na briga:
Áureo Cisneiros
*O ponto de corte deve ficar na faixa dos 35 – 37 mil votos
Coligação Rede - 11 candidatos
Não elege nenhum
Coligação PSTU - 3 candidatos
Não elege nenhum
Ainda esta semana o Blog Ponto de Vista apresentará as previsões para deputado federal.
[...]

Zeca Cavalcanti recebe Armando Monteiro, Bruno Araújo e Mendonça Filho em Arcoverde
O lançamento oficial da campanha à reeleição do deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB) acontece nesta sexta-feira, dia 17, às 19h00, no clube Democrático, centro de Arcoverde, com as presenças do candidato a governador Armando Monteiro e do seu vice, Fred Ferreira, além dos candidatos ao senado Mendonça Filho e Bruno Araújo. Presentes ainda prefeitos, vereadores e lideranças de todo o Estado.
Em vídeo publicado hoje de manhã nos stories do Instagram e do Facebook, Zeca Cavalcanti convida a todos para participar do lançamento oficial da campanha, que tem como slogan “Quem tanto trabalhou, vai trabalhar muito mais”.
“Nós já estamos na rua, com a nossa campanha de paz e que, se Deus quiser, será mais uma vez vitoriosa. A abertura oficial será amanhã (17), a partir das 19h. Então eu convido as minhas amigas e os meus amigos para estarmos juntos no Democrático, fazendo o lançamento da nossa campanha e da nossa candidatura à reeleição para deputado federal. Tenho certeza que será uma campanha muito bonita e eu espero que a juventude se envolva, para juntos seguirmos na luta por Arcoverde e por Pernambuco que vai mudar, com a nossa força e com a força de Armando Monteiro, governador”, destacou Zeca.
A campanha eleitoral de 2018 começou desde a 0h desta quinta-feira (16) e o deputado federal Zeca Cavalcanti já colocou a marca da campanha nas ruas da sua terra natal, Arcoverde. Eleito em 2014 com 97.091 votos, o parlamentar trabalhista vai para sua primeira reeleição com uma base bem maior do que no primeiro pleito. [...]

Prefeito Joãozinho Tenório anuncia Vinícius Mendonça como seu deputado federal
O prefeito de São Joaquim do Monte, Joãozinho Tenório (PSDB), escolheu Vinícius Mendonça (DEM) como o seu candidato a deputado federal. A parceria foi selada na tarde desta quinta-feira (16/08), na casa do gestor, com a presença de vereadores e da sua candidata a deputada estadual Alessandra Vieira (PSDB).
À frente de uma gestão bastante aprovada o prefeito Joãozinho deve garantir uma expressiva votação aos seus candidatos. Na eleição de 2014 ele deu ao deputado Bruno Araújo mais de 4.300 votos. Com a decisão de Bruno em disputar o Senado, Joãozinho Tenório optou por apoiar Vinícius Mendonça , jovem que tem uma forte ligação com o Agreste Pernambucano.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Cerca de 50 creches e escolas recebem reformas e manutenção
Cerca de 50 unidades de ensino estão sendo reformadas e recebendo manutenção em suas estruturas. Os trabalhos são realizados pelas Secretarias Executiva de Obras e Coordenação e Serviços Públicos, visando melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem oferecidas pela administração municipal.
As reformas incluem cobertas, revisão geral na parte elétrica, instalação hidro sanitária para serviço de esgoto, lousas novas, portas e janelas, além de serviços no piso e pintura das paredes, garantindo conforto, segurança e comodidade para mais de 10 mil alunos e professores do ensino infantil e ensino fundamental.
Em algumas escolas, está sendo construído novas salas. É o caso da Creche Lar da Criança, na Charnequinha, que atende mais de 100 crianças. A creche está recebendo uma nova cozinha totalmente adaptada, além de uma sala de auditório onde serão feitos eventos e atividades escolares.
A Escola Conde da Boa Vista, na Charneca, está sendo feita uma nova quadra para os alunos, estimulando a prática de esportes, exercícios físicos e bem-estar. Em Pontes dos Carvalhos, o Centro de Educação Infantil (CEI) Santo Estevão, as obras já estão quase concluídas e está perto de ser entregue. Além de escolas e creche, a Secretaria de Educação do município também passa por reformas para prestar melhor serviço à população.
[...]

Petrolina e Carpina abrem primeiro dia de campanha de Fernando Monteiro
Petrolina é rota constante do candidato a deputado federal pelo Partido Progressista (PP), Fernando Monteiro (1190), que conta com um número crescente de aliados que sabem de seu compromisso com o Sertão. Na manhã desta quinta-feira (16), primeiro dia oficial de campanha, o candidato esteve em bairros da cidade conversando com apoiadores e lideranças locais ao lado da candidata a estadual Andréa Lossio.
Na cidade, Fernando Monteiro trabalhou como deputado pelo aumento do efetivo policial e pela construção de aguadas, entre outras articulações. “Sou apaixonado por essa cidade, que tem tudo para ser a capital do desenvolvimento regional, pioneira na questão do uso da energia solar. A Roça Solar pode ser um grande exemplo disso. Queremos também facilitar o acesso dos pequenos produtores rurais aos projetos de exportação”, enumera Fernando.
Para ele, Andréa Lossio tem tudo para ser a representante da cidade na Assembleia Legislativa. “Ela é uma guerreira, que já trabalhou muito nos bastidores pelo avanço da cidade. Petrolina precisa de renovação, com o povo com liberdade para expor suas ideias e ser ouvido. Vamos trabalhar juntos para isso", destaca.
A agenda segue em Carpina, onde Fernando Monteiro conta com o apoio do prefeito Manuel Botafogo. Na ocasião, o candidato a deputado federal participa de encontro de lançamento de campanha. [...]

“Pernambuco é que está arrependido de ter votado em Paulo”, diz João Lyra
Com a autoridade de quem foi governador e vice de Eduardo Campos durante oito anos, João Lyra Neto reagiu de maneira dura à tentativa de Paulo Câmara de evitar o desgaste por ter lutado contra a eleição de Dilma em 2014, ao apoiar Aécio Neves, e de ter trabalhado diretamente para levar Michel Temer ao cargo quando patrocinou o impeachment da ex-presidente dois anos depois.
“Paulo tenta justificar o injustificável. Foi ele, como vice-presidente nacional do PSB e como governador, junto com outros, quem promoveu a chegada de Temer ao Palácio, lutando para derrubar Dilma”, enfatiza João Lyra. “Mas o pior é ter abandonado todo o legado que construímos sob a liderança de Eduardo Campos. Ele abandonou o Pacto pela Vida, deixou UPAs, hospitais e escolas pela metade, prometeu e não honrou os compromissos que assumiu e, por isso, Peranambuco vive hoje uma situação de paralisia”, acrescenta.
Na avaliação de João Lyra, Paulo Câmara tenta transferir para outros os erros que cometeu e o despreparo para ocupar o cargo. “Eduardo não ficava se lamentando, culpando as pessoas. Ele chamava todos nós, ia à luta, enfrentava e resolvia os problemas. Paulo é o contrário. Até Estados governados por adversários do Temer, como a Paraíba, a Bahia e o Ceará continuam crescendo, reduzindo a violência e avançando, enquanto Pernambuco parou”. [...]

Armando começar campanha com agricultores em Petrolina
Diante de cerca de 200 trabalhadores da fazenda Frutos do Sol, localizada em perímetro irrigado da zona rural de Petrolina, o candidato ao governo do Estado pela coligação Pernambuco Vai Mudar, senador Armando Monteiro (PTB), reafirmou seu compromisso com a retomada do crescimento, a geração de emprego e fez uma homenagem "às pernambucanas e aos pernambucanos que fazem pelo trabalho a grandeza de Pernambuco". O ato no Sertão do São Francisco abriu a campanha oficial de campanha, que nesta quinta-feira (16) ainda tem atividades em Caruaru, no Agreste, e no Recife.
"Fiz questão de começar essa caminhada aqui no Sertão, aqui em Petrolina. Esta foi a melhor maneira que encontramos de homenagear os que trabalham por Pernambuco", disse Armando, ao lado de seus companheiros de majoritária: o vice Fred Ferreira (PSC) e os candidatos ao Senado, Bruno Araújo (PSDB) e Mendonça Filho (DEM).
Aos trabalhadores, com quem tomou café da manhã, Armando passou uma mensagem de esperança e fez uma avaliação sobre o fato de o governo Paulo Câmara impor ao Estado um ritmo lento. "Temos um governo que anda devagar. As pernambucanas e os pernambucanos têm pressa. Precisamos colocar o governo no mesmo ritmo do povo de Pernambuco, que trabalha e vai à luta", ressaltou.
Armando ainda contou com a presença de líderes da região, como o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), o prefeito Miguel Coelho (PSB), o candidato a deputado estadual Antônio Coelho (DEM), o ex-prefeito Guilherme Coelho (PSDB), suplente de Bruno Araújo, e o presidente da Câmara de Vereadores do município, Osório Siqueira (PSB).
Bruno Araújo lembrou que o cidadão anda desencantado com a política, mas que a união de forças representadas por Armando tem compromisso com a mudança: "Com Armando, vamos devolver a esperança aos pernambucanos". Mendonça foi na mesma linha. "A população está insatisfeita com a falta de governo. Armando é, sem dúvidas, a melhor opção de mudança", salientou. [...]

Ex-prefeito Barbosa reafirma compromisso com André de Paula para federal
Em evento encontro realizado ontem (15/08) no escritório político do deputado federal André de Paula, O ex-prefeito de São José da Coroa Grande, Barbosa (PSD), reafirmou o seu apoio à candidatura à reeleição do parlamentar.
Na ocasião Barbosa também confirmou o apoio à candidata a deputada estadual Fabíola Cabral (PP) e aos candidatos a senadores Jarbas Vasconcelos (MDB) e Mendonça Filho (DEM). [...]

“Eu quero ser a voz das autarquias educacionais no Senado”, destacou Mendonça em reunião no Recife
“O meu mandato vai ter um espaço especial para as autarquias”, declarou Mendonça em reunião com representantes de autarquias municipais de ensino superior de Pernambuco, nesta quarta-feira(15). Mendonça Filho quando ministro autorizou a adesão das autarquias ao Fundo de Financiamento Estudantil, ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica. Em Pernambuco, 19 mil alunos de 13 autarquias podem ter acesso a esses benefícios.
Na reunião, o ex ministro destacou que ainda quando deputado trabalhou com o projeto de lei para acesso ao FIES pelas autarquias. “Eu sempre me inquietei com o desprezo que as autarquias sempre tiveram. Muitas vezes a autarquia é a única possibilidade de acesso ao ensino superior que estudantes em certos municípios tem. Eu serei o senador da Educação, o senador das autarquias. Serei a voz autarquias no Senado”, destacou Mendonça.
O presidente da Assiespe, Antônio Habib detalhou que foram feitas algumas reuniões e que toda a equipe do ministério foi muito atenciosa com as autarquias. "Nós éramos invisíveis antes de Mendonça chegar ao Ministério da Educação”, revelou. [...]
