Author: Wellington Ribeiro

Em Serra Talhada, Silvio Costa recebe apoio do prefeito Luciano Duque
Fortalecendo a agenda de debates na campanha ao Senado pela coligação O Pernambuco Que Você Quer, o deputado federal Silvio Costa (Avante) esteve, neste sábado (18), em Serra Talhada, onde recebeu o apoio do prefeito Luciano Duque (PT), referência de gestão pública e líderança político no Sertão de Pernambuco, juntamente com dez vereadores e suplentes do município.
Em seu discurso, em um hotel da cidade, o prefeito Luciano Duque convocou seus aliados para marcharem juntos e empenhados no palanque do candidato, no Sertão do Pajeú. “Aqui estamos com o nosso futuro senador por Pernambuco, Silvio Costa, que merece o nosso total apoio e voto, em Serra Talhada e região. Vamos levantar a bandeira da vitória para quem é leal, ético e corajoso”, ressaltou.
O evento contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal, Nailson Gomes (PTC), e dos vereadores Agenor de Melo (PV), André Maio (PRB), Antônio Rodrigues (PTC), Paulo Melo (PSC), Zé Raimundo (PTC) e Alice Conrado (PMB).
“Meu amigo pessoal, prefeito Luciano Duque, será o timoneiro da nossa campanha no Sertão do Pajeú. O apoio de Luciano é um dos principais catalisadores da nossa caminhada”, destaca Silvio Costa.
[...]

Romero Sales Filho e Davi Muniz firmam parceria no Recife
Ocorreu na noite de ontem, 16/08, no Recife, a inauguração de um dos pontos de apoio da campanha dos candidatos a deputado estadual Romero Filho (PTB) e do atual vereador do Recife e candidato a deputado federal David Muniz (Patriotas). O evento contou com mais de 1.000 lideranças da campanha que trabalharão levando o nome dos dois para todo o estado.
O evento demonstrou a força dos candidatos junto aos mais diversos segmentos da sociedade pernambucana como agentes de saúde, conselheiros tutelares, taxistas, vereadores, suplentes de vereador, funcionários públicos, associações, etc.
Durante o evento, o também vereador do Recife Beijamim da Saúde salientou que Romero Filho e David Muniz representam a nova política - a que coloca as demandas do povo sempre em primeiro lugar.
Seguindo a mesma linha de discurso, Romero Filho, repetiu um lema que vem marcando o seu discurso - "Um político quando entra no poder, entra para servir, e não para ser servido, como muitos têm feito", destacou o candidato a deputado estadual.
Ainda em seu discurso, Romero Filho destacou: "Não podemos deixar políticos no escritório enquanto o povo sofre na rua. Temos um exemplo aqui de um homem que sabe servir ao povo: David Muniz."
Já o candidato a deputado federal David Muniz destacou: "Quem acredita no Projeto de David Muniz, vota em Romero Filho para Deputado Estadual."
A próxima reunião dos apoiadores de David Muniz e Romero Filho será dia 26/08, com a presença massiva de eleitores que apoiam a casadinha. A expectativa para o próximo evento é de mais de 5.000 pessoas [...]

Julio Lossio é recebido com animação pela população de Caruaru
Com muita energia, o candidato ao governo de Pernambuco, Julio Lossio (Rede), andou pelas ruas de Caruaru em uma grande caminhada, na manhã deste sábado (18). Com concentração na Av. Rio Branco, o trajeto seguiu até o Marco Zero da cidade. Durante o percurso, Lossio esteve acompanhado do seu candidato a vice-governador, Luciano Bezerra, da candidata ao Senado, Adriana Rocha, e apoiadores.
Na oportunidade, circulou em diversos locais importantes como o centro da cidade, rio Ipojuca, Feira de Caruaru e Igreja da Conceição. Lossio foi recebido pelos caruaruenses com muita animação, além das conversas nas ruas, engraxou os sapatos, comeu milho e amendoim com os ambulantes. “É muito importante receber o carinho e apoio das pessoas daqui e perceber que estamos no caminho certo, que precisamos ser a mudança que esse povo precisa e merece”, afirmou Julio Lossio.
Ao presenciar a caminhada, Maria do Carmo fez questão de demonstrar apoio ao projeto para Um Novo Pernambuco. "Muitos políticos se escondem da gente, então quando chega alguém conversando, cumprimentando, ‘xerando’ e abraçando é muito bom. Temos que apoiar quem é bom para nós, porque estamos precisando de muitas coisas", ressaltou.
Seguindo a agenda no Agreste, os candidatos irão promover o Grande Evento, em Santa Cruz do Capibaribe, às 16h, no Cellebre Recepção. [...]

Zeca: “Chegou a hora de mudar Pernambuco e mandar embora o que não presta”
Com o clube Democrático superlotado, o deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB) abriu oficialmente sua campanha à reeleição em sua cidade natal, Arcoverde, com um discurso forte e em defesa da mudança no Estado ao lado do candidato a governador Armando Monteiro (PTB) e dos candidatos ao senado Mendonça Filho (DEM) e Bruno Araújo (PSDB). Presente também o candidato a vice na chapa de Armando, Fred Ferreira (PSC).
“Pernambuco nos últimos anos vem levando poeira de outros estados. O desemprego cresce, a insegurança bate na porta dos pais de família, a saúde capenga e perdemos a liderança que sempre marcou a garra dos pernambucanos. Chegou a hora de darmos um basta a tudo isso que está, a um governo que não tem governador e colocar na cadeira do Palácio do Campo das Princesas um governador de verdade, que governe e tenha liderança para fazer as mudanças que Pernambuco tanto anseia. O que não presta vamos mandar embora”, disse o deputado Zeca Cavalcanti.
O evento que mobilizou lideranças de todas a regiões do estado, atraiu para Arcoverde prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças de cidades como Aliança, Buíque, Pedra, Tupanatinga, Itaíba, Itapetim, Afogados da Ingazeira, Santa Maria da Boa Vista, Pesqueira, Garanhuns, Petrolândia, Ibimirim, Sertânia, Custódia, entre outras.
Falando em nome das lideranças, a prefeita de Itaíba, Regina Cunha (PTB), disse que a região não podia mais conviver com o descaso do governo, citando principalmente a situação precária da PE 270 que liga o município à cidade de Arcoverde. “deputado Zeca, Dr. Armando, precisamos unir forças para mudar essa situação e ajudar as prefeituras para que possam atender o povo que busca empregos, oportunidades e precisa de mais cuidado”, disse a gestora.
Para o deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB), Arcoverde e região precisa garantir sua representação na Câmara Federal com a reeleição de Zeca para deputado federal e eleger Armando governador, Mendonça e Bruno para o senado, para juntos mudar a situação de abandono que vive o Estado. Fred Ferreira destacou a força da mudança que o palanque da oposição prega e vai fazer. Já Mendonça Filho e Bruno Araújo pregaram um estado mais eficiente aonde os recursos sejam melhores aplicados e volte em ações para o povo.
Segundo Armando Monteiro, “Pernambuco não pode mais conviver com a violência, o desemprego e a falta de esperança. Disse que o estado vai voltar a ter autoridade e que a polícia será incentivada e preparada para combater de forma mais eficiente e eficaz a bandidagem que anda amedronta e ameaça a vida dos pernambucanos”. [...]

Política em Dia (18/08) – Vereadores na corrida eleitoral – Por Marcelo Velez
Muitos vereadores estão tentando dar um salto na representatividade pessoal. A campanha do legislador municipal costuma ser muito próxima das ruas e, por isso, os vereadores são a principal base de sustentação de uma campanha estadual. Um bom número de edis pode significar o pontapé inicial para eleger um deputado.
Acontece que vários vereadores estão lançando campanhas próprias neste ano porque crêem serem arrastados por puxadores em chapinhas ou porque chegam competitivos devido a estrutura própria e isto tende a prejudicar candidatos antes consolidados. Principalmente no Recife, muitos vereadores eleitos pretendem saltar para a Alepe, Câmara Federal e um até tenta ser vice-governador, Fred Ferreira.
Os ex-prefeitos e candidatos que esperam expressivas votações nos maiores colégios eleitorais do estado precisam refazer suas contas com base neste problema se não quiserem ter surpresas negativas em outubro. Mais ainda: pelo desgaste dos detentores de mandato, certos destes vereadores estão obtendo muito êxito junto ao povo como promessas de renovação. Um verdadeiro batalhão de legisladores municipais está minando as bases de muitos deputados estaduais. Quem será que vence esta guerra? O exército da Alepe ou o exército das Câmaras Municipais?
A história se repete – Marco Maciel era um grande quadro de Pernambuco. Não havia perdido nenhuma eleição até 2010, quando a derrota fragorosa buscando a reeleição para senador o aposentou das disputas políticas. Apesar de Jarbas liderar todas as pesquisas até agora, muitos prefeitos estão fechando as portas para ele e alegando motivos diversos, desde falta de apoio em 2016 até a fidelidade a Bruno e Mendonça pelo trabalho que fizeram enquanto ministros. Jarbas precisa sair do clima de “já ganhou” e entrar de cabeça neste pleito.
Demonstrou força – O ato político da última quinta em Aldeia chacoalhou o município. O ex-prefeito Jorge Alexandre PSC, apresentou Júnior Uchôa e Vinícius Mendonça como candidatos a uma multidão de lideranças e moradores. Esperando mil pessoas, o Galpão de Vidro precisou ser rearranjado às pressas para comportar as quase 5 mil que chegaram. Jorge foi derrotado em 2016 mas teve jogo de cintura e permanece com a base quase intacta mesmo sem a máquina municipal em mãos.
Um pé de cada lado – Há prefeitos se empenhando nas duas campanhas mais fortes a governador. Apoiando tanto Paulo quanto Armando, pretendem ter espaço no próximo governo qualquer que seja o resultado, além de emplacarem parentes que tenham perdido a eleição neste ano como secretários ou secretários-adjuntos.
Farinha pouca, meu pirão primeiro – A atitude de Nilton Mota de desistir da reeleição e dividir as bases com os colegas foi muito elogiada. Crendo na reeleição de Paulo Câmara e sendo coordenador da campanha dele, não haveria necessidade de botar o bloco na rua porque a recompensa cabível pelo trabalho seria uma secretaria no governo. Além disso, suas antigas bases poderiam ser a injeção que faltava para eleger governistas em situação difícil. Porém, o efeito pareceu ser o inverso: na ansiedade por se reeleger, certos deputados acabaram brigando por lideranças de Mota. Cada um quer a maior fatia para si.
*Marcelo Velez estreia no Blog Ponto de Vista com a coluna Política em Dia que será publicada todos os sábados.
Nas segundas, terças e sextas-feiras você fica por dentro dos bastidores da política pernambucana com a Coluna Radar Político, com Wellington Ribeiro. [...]

Previsões do Blog Ponto de Vista para deputado federal 2018
O blog Ponto de Vista estreia nesta eleição a lista de previsões acerca da disputa proporcional para deputados. Ontem, dia 16, disponibilizamos as projeções para deputado estadual. Agora, iremos expor a previsão para a disputa pela Câmara Federal.
Amparada em uma consulta minuciosa a presidentes de partidos, prefeitos, deputados, pré-candidatos e lideranças de diversos municípios do estado, apresentarei os principais nomes que possuem chances reais de participarem da nova configuração da bancada federal pernambucana a partir de 2019, para tanto, tomei o cuidado de realizar um trabalho imparcial que preza pela busca por um resultado que se aproxime ao máximo a verdade eleitoral que será apresentada após o fechamento das urnas no dia 7 de outubro.
As listas com os nomes que despontam e estão na briga pelas vagas serão colocadas em ordem alfabética. Então, vamos às projeções.
Coligação Pernambuco Vai Mudar com seus deputados federais - PTB/DEM/PSDB/PRB/Podemos/PPS –
Deve conquistar de 6 a 7 vagas
Despontam:
1 - André Ferreira (PSC)
2 - Daniel Coelho (PPS)
3 - Fernando Filho (DEM)
4 - Ricardo Teobaldo (Podemos)
5- Sílvio Costa Filho (PRB)
6 - Vinícius Mendonça (DEM)
Na briga:
1 - André Carvalho (PPS)
2 - Betinho Gomes (PSDB)
3 - Ossésio Silva (PRB)
4 - Zeca Cavalcanti (PTB)
*O ponto de corte desta coligação deverá ficar em torno de 95 mil votos.
Coligação Frente Popular de Pernambuco para deputado federal (PSB/MDB/PSD/PC do B)–
Deve conquistar de 6 a 7
Despontam:
1 - André de Paula (PSD)
2 - Danilo Cabral (PSB)
3 - Felipe Carreras (PSB)
4 - João Campos (PSB)
Na briga:
1 - Milton Coelho
2 - Gonzaga Patriota
3 - Raul Henry
4 - Tadeu Alencar
5 - Renildo Calheiros
Coligação em 1º Lugar (PP/PR/SOLIDARIEDADE/PMN)
Deve conquistar de 5 a 6 vagas
Despontam:
1 - Augusto Coutinho (Solidariedade)
2 - Eduardo da Fonte (PP)
3 - Eriberto Medeiros (PP)
4 - Sebastião Oliveira (PR)
Na briga:
1 - Cadoca (Solidariedade)
2 - Fernando Monteiro (PP)
3 - Henrique Queiroz (PR)
4 - Kaio Maniçoba (Solidariedade)
5 - Marinaldo Rosendo (PP)
*O ponto de corte desta coligação deverá ficar em torno de 80 mil votos.
Coligação (PT)
Deve eleger de duas a três vagas
Despontam:
1 - Marília Arraes
2 - Odacir Amorim
*A terceira vaga dependerá do desempenho de Marília Arraes nas urnas, o que pode levar a eleição de um terceiro nome com uma votação pouco acima de 30 mil votos. Neste cenário aparecem como favoritos o presidente da CUT Carlos Veras e o ex-deputado federal Fernando Ferro.
Coligação PATRIOTAS
Deve conquistar de uma a duas vagas
Despontam:
1 - Pr. Erico
2 - Davi Muniz
Na briga:
1 - Paulo Roberto
Coligação O Pernambuco que você quer (PROS/PDT/AVANTE)
Deve conquistar de 1 a 2 vagas
Despontam:
1 - João Fernando Coutinho (PROS)
Na briga:
1- Adalberto Cavalcanti (Avante)
2 - Túlio Gadelha (PDT)
3 - Wolney Queiroz (PDT)
Coligação Avança Pernambuco (PV/PSL/PHS/PRTB)
Deve conquistar uma vaga
Na briga:
1 - Dr. Saulo (PRTB)
2 - Evandro Alencar
3 - Fernando Rodolfo (PHS)
4- Jorge Carrero (PV)
5 - Luciano Bivar (PSL)
*O ponto de corte deverá ficar em torno de 25 a 30 mil votos
Os demais partidos e coligações não possuem chance de conquistar nenhuma das cadeiras 25 cadeiras para a Câmara Federal.
Confira ainda:
https://old.blogpontodevista.com/previsoes-do-blog-ponto-de-vista-para-deputado-estadual-2018/
[...]

Armando percorre 11 cidades em maratona de diálogo com a população
O candidato a governador pela coligação Pernambuco Vai Mudar, senador Armando Monteiro, realiza uma maratona de viagens pelo interior do Estado neste primeiro final de semana de campanha. O giro, com foco no Agreste Meridional, Sertão do Moxotó e Regina Metropolitana, começou nesta sexta-feira (17) com compromissos em São João e em Arcoverde. No sábado, a programação continua em Buíque, Itaíba, Tupanatinga, Águas Belas, Iati, Paranatama e Garanhuns.
A proposta de percorrer cada canto do Estado, do Sertão ao Litoral, é encarada como a maneira mais eficaz de discutir as demandas de cada região com quem mais entende delas, os seus moradores. “A identificação dos problemas e das potencialidades de cada região é o primeiro passo para que possamos formatar um plano de descentralização dos investimentos e redução das desigualdades”, destacou Armando.
No domingo, a agenda segue na Região Metropolitana do Recife, com atos em Moreno, com o prefeito Vavá Rufino, encontro com vereadores da coligação na Região Metropolitana do Recife e em Jaboatão dos Guararapes, com o prefeito Anderson Ferreira.
[...]

Paulo Câmara realiza Prosa Política em Custódia
Ao lado de seus colegas de chapa majoritária, o socialista comandou, nesta sexta-feira, o Prosa Poĺitica no município sertanejo [...]

“Paulo, respeite o povo de Pernambuco!”, ataca Sílvio Costa
Cinismo, oportunismo, incoerência e desrespeito são as grandes marcas da gestão e da campanha de Paulo Câmara, cujo o governo é investigado pela Policia Federal em sete operações da Lava Jato.
É de um cinismo sem precedentes o governador dizer que está arrependido de ter apoiado o impeachment. Pernambuco inteiro sabe que ele e o prefeito Geraldo Julio mandaram os deputados federais do PSB e seus aliados votarem contra a presidente Dilma. Basta entrar nas redes sociais e ver o voto deles.
Agora, num oportunismo ímpar, Paulo Câmara se diz apaixonado por Lula e Dilma. Tenta transformar o ódio, que sempre nutriu por Dilma e Lula, em paixão. Ele quer que o povo de Pernambuco acredite que ele virou 'dilmista' e 'lulista'.
Para se aproveitar da força política do presidente Lula, Paulo Câmara e o senador Humberto Costa detonaram a candidatura da vereadora Marília Arraes, na operação política mais nojenta da história de Pernambuco.
Paulo Câmara pensa que, no próximo dia 7 de outubro, o povo de Pernambuco será avalista da chapa majoritária mais incoerente da história (Paulo Câmara/ Jarbas Vasconcelos/ Humberto Costa).
Paulo Câmara, antes de pedir voto, você deveria explicar ao povo pernambucano porque a Polícia Federal invadiu o Palácio do Campos da Princesas para investigar seu governo.
Paulo, respeite o povo de Pernambuco!
*Silvio Costa é deputado federal e candidato a senador pela coligação O Pernambuco Que Você Quer (Pros, PDT, Avante)
[...]

Prefeito Mário Ricardo declara apoio a Betinho Gomes
O deputado federal Betinho Gomes (PSDB) recebeu nesta sexta-feira (17/08) um reforço de peso para a sua reeleição.
Em reunião realizada no escritório político do candidato a governador Armando Monteiro (PTB), o prefeito de Igarassu, Mário Ricardo, anunciou apoio ao tucano. Quem também participou do encontro foram o prefeito de Moreno, Vavá Rufino, o ex-prefeito de Jaboatão, Elias Gomes, e a vice-prefeita de Igarassu Elcione Barbosa.
A parceria firmada entre Betinho Gomes e o prefeito Mário Ricardo contempla uma dobradinha entre o tucano e o candidato a deputado estadual Miguel Ricardo nos municípios de Igarassu e Moreno.
Com esta aliança Betinho amplia suas bases e se fortalece de forma significativa na Região Metropolitana, onde já conta com forte inserção em Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]
