Author: Wellington Ribeiro

Fernando Monteiro reforça apoio a Paulo Câmara em convenção
Fernando Monteiro conta com o apoio de 12 prefeitos e lideranças espalhadas em vários municípios do interior do estado [...]

Armando reforça palanque da mudança
O candidato ao governo do Estado pela coligação Pernambuco Vai Mudar, Armando Monteiro (PTB), foi recebido, na noite deste domingo, por lideranças políticas de São Caetano, no Agreste, e reforçou o palanque da mudança, acompanhado dos postulantes Às duas vagas no Senado Bruno Araújo (PSDB) e Mendonça Filho (DEM). Nos encontros, a mensagem de Armando ratificou a união em torno do projeto que vai tirar Pernambuco da estagnação: “É muito positivo a gente merecer a confiança de grupos que convergem para uma proposta que nós representamos no Estado. É motivo de muita alegria e nos anima nessa luta”.
Armando esteve com o ex-prefeito Doutor Neves (PTB), o ex-vice-prefeito, Jeovásio Almeida, e do empresário Luciano do Mercado (sem partido) – na casa deste último também se encontravam o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, Edson Vieira (PSDB), e sua esposa, Alessandra Vieira (PSDB), candidata a deputada estadual.
As agendas em São Caetano finalizaram o primeiro dia de Armando após a convenção histórica que oficializou o nome do senador como candidato na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas. Antes, a chapa majoritária da coligação esteve em Igarassu, pela manhã, e em Pesqueira, à tarde.
Na casa de Doutor Neves, sete vereadores de São Caetano estiveram presentes com Armando: Abraão Gomes (PTB), César Andrade (PSDC), Inácio Guerreiro (PROS), Guga Jogador (PMN), Jack Leoni (PSDB), Jean Peixoto (PRB) e Makoy (PV).
Mendonça e Bruno acompanharam Armando nas três visitas. “A gente precisa mandar o governador que está aí para casa, porque não deu conta do recado, e colocar Armando no lugar”, defendeu o democrata. Já Bruno destacou: “Nós reunimos nossas experiências para, juntos com Armando, estarmos prontos para mudar Pernambuco". [...]

Marinaldo Rosendo sela aliança com o PP no Recife
A Convenção do Partido Progressista (PP), realizada na tarde deste domingo (05.08), na sede da legenda, no bairro do Pina, no Recife, anunciou a força dos progressistas para as eleições deste pleito. O PP que é líder na bancada da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) vem crescendo e mostrando seus reflexos na política, ao ter Marinaldo Rosendo (ex-PSB) na sigla, vestindo a camisa dos progressistas, que é presidida por Eduardo da Fonte.
Marinaldo Rosendo destinou mais de 26 milhões para a sua Região, a Mata Norte. Os recursos são para atender demandas de saúde pública e infraestrutura (pavimentações), turismo, além de aquisição de equipamentos hospitalares e ambulâncias. Outro destaque dele é o recurso destinado para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que durante o seu pleito vem sendo muito valorizado, com o foco no pequeno agricultor rural.
Clóvis Paiva e Denis Alves
Os pré-candidatos a deputado estadual Clóvis Paiva, ex-prefeito da Mata Sul e empresário, e Denis Alves, presidente da Câmara dos Vereadores de São Lourenço da Mata, também reforçaram o time dos progressistas. Marinaldo faz dobradinha nas Matas Sul e Norte de Pernambuco com Clóvis Paiva, tendo já realizado na cidade de Timbaúba e Ribeirão, apresentação dos pré-candidatos ao pleito deste ano. Em Ribeirão, o anúncio da parceria dos pré-candidatos passou de mais de três mil pessoas.
No Agreste, Marinaldo tem dobradinha com João Eudes; no Sertão, Roberta Arraes; e em Toritama, Aline Corrêa.
Canhotinho - O ex-vice-prefeito, Nícolas Costa Lima (Nunum) veio prestigiar Marinaldo, ao lado de seus correligionários políticos. O vice-prefeito de Jurema, Haroldo, também se fez presente, acompanhando Nunum. [...]

Radar Político (06/08) – Marília tem nas mãos a chance de dar o troco na Nacional do PT
Depois de receber um duro golpe arquitetado pelo PT, PSB e PC do B, impedindo desta forma a sua candidatura à governadora, a vereadora recifense Marília Arraes decidiu que concorrerá à Câmara Federal. De acordo com uma fonte do círculo de amizade da petista, a decisão de Marília em optar por uma disputa para deputada federal em detrimento de concorrer à ALEPE tem por objetivo estreitar a relação da petista junto ao núcleo duro do PT em Brasília para pavimentar o seu projeto de comandar o partido em Pernambuco. Segundo esta mesma fonte, este projeto tem como base a expectativa de derrota de Humberto Costa para o Senado, o que tornaria Marília na principal interlocutora do PT pernambucano na capital federal.
Outro objetivo da candidatura de Marília para à Câmara Federal estaria relacionado a uma questão de rivalidade de cunho familiar. Seria uma espécie de disputa a ser travada com o seu primo João Campos para mostrar qual dos dois terá mais votos.
Ao apostar na possibilidade de estreitar a sua relação com os cardeais do PT Nacional ao concorrer para a Câmara Federal, Marília joga fora a oportunidade de dar uma verdadeira lição naqueles que a golpearam. Ao resistir em concorrer para federal, Marília retaliaria o PT nacional impedindo que eles se favoreçam com o tempo de televisão e fundo eleitoral que a sua eleição garante ao partido. Será muita ingenuidade a petista acreditar que conseguirá superar, ainda que Humberto perca a eleição para o Senado, a interlocução que o então senador petista tem junto às lideranças nacionais do PT.
A melhor opção para Marília neste momento seria a de concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco, pois a sua entrada no páreo garantiria não apenas que o PT elegesse uma bancada de 4 a 5 deputados, mas também lhe daria a oportunidade de ficar mais próxima dos pernambucanos, sobretudo dos recifenses, para que concorresse à Prefeitura do Recife com chances reais de vitória em 2020.
Acreditar que o PT lhe garantirá legenda para disputar a Prefeitura do Recife em 2020 é muita igenuidade, uma vez que já ficou claro que a ordem da Nacional é que o partido não sirva de outra coisa em Pernambuco que não seja de apêndice do PSB. Porém, ao optar pela a Assembleia Legislativa, Marília teria a chance de construir a sua candidatura mais próxima do povo e decidir lá pra frente o seu destino partidário para poder disputar o Palácio do Capibaribe, sede do Governo Municipal do Recife.
Depois do que aconteceu em 2018, Marília não pode acreditar que o PT tem em seus planos uma disputa majoritária em que ela seja a protagonista.
Prego batido – Os pré-candidatos a deputado estadual e federal do PT fecharam questão em torno de não se coligar na proporcional com nenhum outro partido. O objetivo da decisão é garantir que o partido não sirva de calda para outras legendas.
Reforço 1 – O candidato a deputado estadual Romero Sales Filho (PTB) fechou uma importante dobradinha com o candidato a deputado federal Davi Muniz (Patriotas) nos municípios de Recife e Jaboatão, os dois principais colégios eleitorais do Estado. A parceria com Davi deve garantir a Romero Filho um acréscimo de em torno 15 mil votos, garantindo-lhe competitividade na disputa por uma vaga na ALEPE.
Reforço 2 - O deputado estadual Everaldo Cabral (PP) garantiu em São Lourenço da Mata um importante apoio para a sua reeleição. Lá ele será votado pelo vice-prefeito Dr. Gabriel Neto, que também fechou apoio ao deputado federal Tadeu Alencar.
Reforço 3 – Detentor de grande liderança e prestígio no município de Belo Jardim, o ex-prefeito João Mendonça, deve garantir uma boa votação aos seus candidatos Aluísio Lessa (estadual) e João Campos (federal) na “Terra dos Músicos e do Bitury”. João Mendonça é uma figura querida pelos Belo-jardinenses.
Bombardeio - Desde que foi oficializada a retirada de Marília Arraes da disputa para o Governo do Estado o senador Humberto Costa (PT) não teve paz nas suas redes sociais. Os perfis do parlamentar são alvo de um verdadeiro bombardeio de mensagens com duras críticas ao seu posicionamento em prol da aliança com o PSB. Não dá para calcular a quantidade de vezes em que ele é chamado de “golpista”.
Vai sobrar alguém – Sem o amparo da candidatura de Marília Arraes para governadora e os candidatos proporcionais do PT, o PROS, PDT e AVANTE tem pela frente o conseguir votos o suficiente para garantir a reeleição dos deputados federais Adalberto Cavalcanti, João Fernando Coutinho e Wolney Queiroz. Conseguir reunir votos o suficiente para conquistar três vagas na Câmara Federal é uma missão impossível para o bloco. Do grupo o que apresenta uma situação mais confortável é João Fernando (PROS).
Suplente 1 – O candidato a senador Jarbas Vasconcelos (MDB) bateu o pé e não aceitou interferência externa na indicação do seu primeiro suplente. O nome escolhido por ele foi o de Fernando Dueire, ex- secretário de várias pastas na época que ele foi governador. Já a segunda suplência ficou com o deputado estadual Nilton Mota (PSB). A escolha de Jarbas acabou por criar um grande atrito com Eduardo da Fonte, que tinha interesse em emplacar um nome do partido para o posto. Por conta disto Da Fonte decidiu que o PP não votará em Jarbas para o Senado.
Suplente 2 - Por sua vez o senador Humberto Costa acabou abrindo a sua primeira suplência para Waldemar Oliveira, irmão do deputado federal Sebastião Oliveira. Acredita-se que Humberto escolheu o irmão de Sebastião não apenas para garantir o empenho das lideranças que o PR tem no estado em sua campanha, mas também para fazer um contraponto ao prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), principal entusiasta da candidatura de Marília. Devido ao apoio de Humberto ao PSB Duque promete trabalhar duro para que o senador petista receba uma derrota fragorosa no maior colégio eleitoral do sertão do Pajeú.
Caravanas 1 – Na Convenção de Armando Monteiro os candidatos que apresentaram as maiores caravanas no evento foram André Ferreira/Manoel Ferreira, Romero Filho, Miguel Ricardo, José Humberto, Ossesio Silva/Willian Brígido, Marco Aurélio, Álvaro Porto e Alessandra Vieira.
Caravanas 2 – Na Convenção de Paulo Câmara as comitivas que foram destaque foram as de Danilo Cabral, Simone Santana, Clodoaldo Magalhães, Felipe Carreras, João Campos, Aluísio Lessa e Milton Coelho.
Pergunta do dia: Quem se consagrará como o deputado federal mais votado nas eleições deste ano? Eduardo da Fonte, João Campos ou Marília Arraes?
[...]

Marcando presença na convenção, prefeito Sérgio Hacker fala do apoio de Tamandaré a Paulo Câmara
O prefeito de Tamandaré Sérgio Hacker participou no último dia 05 de agosto da convenção que oficializou as candidaturas da Frente Popular de Pernambuco. Uma caravana de Tamandaré chegou no Clube Internacional munido de muita alegria e ânimo declarando o apoio massivo da cidade litorânea a Paulo Câmara.
Sérgio Hacker afirmou ao blog que o seu apoio vai além da lealdade partidária, e que os tamandareenses reconhecem o compromisso do governo do Estado em várias ações na cidade de Tamandaré.
“Há um grande compromisso de Paulo com Tamandaré, e todos sabem disso. Nossa cidade tem o apoio do Estado em várias áreas, que incluem segurança - com a chegada da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar e em breve uma base do Corpo de Bombeiros; no turismo - que envolve a restauração do Forte de Loyola, na educação com a implantação da Escola municipal em tempo integral e em outras grandes ações que beneficia nosso potencial turístico, cultural e nossa infra estrutura”.
Sérgio disse também ter a certeza de que a gestão de Câmara demonstra competência se comparado a outros grandes estados da federação diante das dificuldades recentes da nação.
“Mesmo com a maior crise da história do nosso país, Paulo Câmara vem enfrentando e demonstrando muito preparo. Grandes estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais e outros estão afundando. Mas aqui, sobre a gestão de Paulo continuamos avançando”, expressa.
Ele finaliza afirmando ter a certeza de que a continuação é o rumo correto para o Estado. “Esse compromisso do governador Paulo Câmara com Tamandaré e Pernambuco que nos dá a certeza de estarmos seguindo no caminho certo”.
Além de Paulo Câmara, Sérgio Hacker apoia Danilo Cabral para deputado federal e Clodoaldo Magalhães para estadual. [...]

Paulo Câmara: “Nosso trabalho nos credenciou e nos deu ânimo para levar Pernambuco para frente”
Com o Clube Internacional do Recife repleto de pernambucanos de todas as regiões do Estado, o governador Paulo Câmara (PSB) teve a pré-candidatura à reeleição oficializada na tarde deste domingo (05). Ao lado dos colegas de chapa majoritária, formada por Luciana Santos (PCdoB), na vice; o deputado federal Jarbas Vasconcelos (MDB) e o senador Humberto Costa (PT) como candidatos ao Senado, o líder socialista conclamou a unidade e destacou o seu compromisso com o povo pernambucano para continuar fazendo Pernambuco avançar. Uma ampla frente política, formada por 130 prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, participaram da convenção.
Para milhares de pessoas que acompanharam o ato, Paulo Câmara reforçou a sua disposição de trabalhar para avançar em políticas públicas para os que mais precisam. “Pernambuco precisa cada vez mais estar unido pelo seu povo. Tenho certeza que nosso trabalho, tão árduo e duro, e que foi feito atravessando maior crise econômica, política e moral que o País já enfrentou, nos credenciou, nos deu ânimo e determinação para continuar a levar Pernambuco para frente”, destacou o líder socialista.
Paulo Câmara falou sobre as principais ações realizadas em Pernambuco, que fizeram com que a Educação se tornasse a melhor do Brasil, além do maior investimento em Segurança Pública, a atração de novas empresas e melhoria da infraestrutura hídrica do Estado. “Nosso trabalho sempre buscou um Pernambuco melhor. Sempre se trabalhou com verdade, com lealdade, com transparência e compromisso. Sempre se trabalhou fazendo gestão. Eu fiz gestão. Eu não deixei Pernambuco quebrar, mas também não deixei de fazer o que precisava ser feito”, lembrou Paulo Câmara.
O socialista destacou ainda o compromisso da Frente Popular, citando Pelópidas Silveira, Miguel Arraes de Alencar e Eduardo Campos que tem um legado importante no Estado, e frisou que a frente precisa estar unida para levar o Estado adiante e para contribuir com a mudança da realidade política do Brasil. Em seu discurso, o socialista ainda citou o ex-presidente Lula. “Pernambuco tem gratidão e sabe o que Lula fez pelo nosso estado. A gente saber onde a gente quer chegar, em que lado a gente está, quem está do nosso lado e quem está do lado deles. Quem está do lado do povo e quem está do lado de Temer . É hora de saber quem está do lado do bem e quem está do outro lado”, bradou.
O prefeito Geraldo Julio não esteve presente no, pois estava participando da convenção nacional do PSB, em Brasília. O gestor deixou uma mensagem para Paulo Câmara. “Pernambuco está avançando. Pernambuco vai continuar em frente, com Paulo Câmara governador. Chegou a hora da campanha. Cada um de nós é tão candidato quanto nosso líder. É hora de pegar no serviço!”, afirmou Geraldo.
MAJORITÁRIA
A unidade foi o tom dos discursos de todos os integrantes da chapa majoritária. A pré-candidata a vice-governadora Luciana Santos ressaltou a reedição da Frente Popular, destacando que é preciso mudar a realidade da política nacional. Luciana lembrou, ainda, as parcerias feitas na gestão do ex-governador Eduardo Campos e do ex-presidente Lula. “É para isso que a gente se une, para superar os desafios e fazer superar desejos de um Pernambuco forte e inclusivo”, disse.
O senador Humberto Costa, que disputará a reeleição, avaliou a gestão do governador Paulo Câmara e frisou o trabalho do líder socialista em um período de tantas dificuldades. Humberto lembrou que esta é a terceira vez que disputa um mandato na Frente Popular. “O período que Pernambuco mais cresceu foi quando o PSB tinha o governo com Eduardo Campos e nós tínhamos a presidência com Lula. Nós decidimos ficar com a esquerda, com a unidade de forças populares. Decidimos ficar com o Brasil e ficar com Pernambuco”, declarou.
O senador Jarbas Vasconcelos também ressaltou a importância da unidade em prol do desenvolvimento de Pernambuco. “É um privilégio para Pernambuco, entre tantos outros estados, ter um líder capaz de aglutinar, com honestidade, correção de Paulo Câmara. Por isso que estamos aqui para dizer que é importante unir as forças”, avaliou o emedebista [...]

Eriberto Medeiros e Fabíola Cabral fecham dobradinha no Recife e em outras cidades
O Presidente da Assembleia Legislativa, Eriberto Medeiros (PP) confirmou seu nome para disputar uma vaga na Câmara Federal, contrariando os rumores de que disputaria para a reeleição para a ALEPE.
“Dei minha palavra de que uma vez eleito Presidente da ALEPE, não seria candidato a estadual. O político tem que manter a fé da palavra dada. Disputarei para federal”, declarou Eriberto.
Eriberto Medeiros, que conta com a eleição para a Câmara Federal bem pavimentada, fará dobradinha com Fabíola Cabral, também do PP, para deputada estadual em Recife e em várias Cidades.
Na capital, o apoio à Fabíola Cabral ficará por conta do líder do Governo Geraldo Júlio (PSB), o vereador Eriberto Rafael, filho de Eriberto Medeiros. [...]

Isabela de Roldão e Jayme Asfora farão parte da chapa encabeçada por Maurício Rands
Em reunião terminada na noite deste domingo (05), o grupo de partidos formado pelo PDT, PROS e Avante finalmente fecharam questão quanto aos nomes que farão parte da chapa majoritária.
O ex-deputado federal Maurício Rands (PROS) concorrerá ao cargo de governador, a ex-vereadora recifense Isabela de Roldão será a representante do PDT concorrendo a vice-governadora. Quanto ao Senado, os nomes escolhidos foram Sílvio Costa (Avante) e do vereador recifense Jayme Asfora .
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Armando defende menos burocracia para gerar mais empregos
No evento mais tradicional do setor de panificação de Pernambuco, o candidato ao governo do Estado da coligação Pernambuco Vai Mudar, Armando Monteiro (PTB), defendeu o apoio aos micro e pequenos empreendedores como caminho para estimular a geração de empregos.
“É preciso descomplicar e desburocratizar a vida do pequeno empreendedor. Então, vamos simplificar para que haja mais geração de empregos”, enfatizou Armando. “Como presidente da Confederação Nacional da Indústria e da Federação das Indústrias de Pernambuco, eu tive por muito tempo contato com a comunidade da panificação. Talvez seja o setor que mais representa no Brasil a força da micro e pequena empresa", destacou.
A 35ª Festa do Panificador foi promovida em Igarassu, na Região Metropolitana Recife, neste domingo (5). Foi a primeira atividade de campanha de Armando, um dia após a histórica convenção que oficializou seu nome para a disputa pelo Palácio do Campo das Princesas. De Igarassu, Armando seguiu com Bruno Araújo (PSDB) e Mendonça Filho (DEM), candidatos ao Senado, para São Caetano e Pesqueira, no Agreste.
Presidente do Sindicato das Panificadoras de Pernambuco (Sindpão), Paulo Pereira concordou com Armando Monteiro e falou sobre a informalidade no setor. “São aproximadamente 4 mil padarias no Estado, sendo que 2 mil informais. É preciso ajudá-las a sair dessa situação”, reforçou.
Fotos: Leo Caldas/Divulgação [...]

Prefeito Reginaldo Moraes e caravana de Cortês prestigiam Convenção de Paulo Câmara
Aliado de primeira hora do governador Paulo Câmara, o prefeito de Cortês, Reginaldo Moraes (PSB), foi responsável por liderar uma caravana com lideranças do município para a Convenção da Frente Popular. O evento aconteceu na manhã deste domingo, dia 5, no Clube Internacional, no Recife.
Entre os integrantes da caravana estavam o ex-prefeito Geninho, os vereadores Ademir (presidente da Câmara), Celso, Genaro, Salatiel e Nidinho, além do presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais, Enilson Quintino, e o presidente do Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Bibi.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]
