Author: Wellington Ribeiro

PRP nega legenda a Edilene Gomes para concorrer à deputada estadual
Caiu como uma bomba no município de Escada a informação de que Partido Republicano Progressista (PRP) negou legenda para que a primeira dama do município, Edlene Gomes, pudesse concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A decisão foi confirmada na Ata da Convenção Estadual que o PRP entregou ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco.
De acordo com informações apuradas pelo Blog Ponto de Vista, a decisão da Executiva Estadual do PRP de negar legenda para Edlene Goems se deu ao fato de que uma grande quantidade de pré-candidatos ameaçaram desistir de concorrer caso a candidatura da primeira dama escadense fosse registrada. No meio político a candidatura de Edlene Gomes era apontada como bastante competitiva e com chances reais de conquistar uma vaga para a ALEPE na coligação idealizada pelo PRP.
No total o PRP registrou na Ata o nome de 49 candidatos a deputado estadual. O partido realizará coligação com o PPL. Este, por sua vez, apresentou outros 9 nomes para compor a coligação.
Escrito por Wellington Ribeiro
Confiras atas entregues ao TRE-PE pelos partidos clicando no link abaixo:
http://www.tre-pe.jus.br/eleicoes/eleicoes-2018/atas-das-convencoes-partidarias [...]

Deputado Zeca Cavalcanti fecha apoio do prefeito Nino de Nazaré da Mata
Mais um prefeito vai engrossar as fileiras da campanha à reeleição do deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB). Na manhã desta quinta-feira (09), o parlamentar trabalhista conquistou o apoio do prefeito de Nazaré da Mata, Inácio Manoel do Nascimento, o popular Nino (PSDB), eleito com cerca de 9 mil votos no pleito de 2016.
Prefeito pela frente “Experiencia e força por uma Nazaré melhor”, Nino exerce seu quarto mandato à frente da prefeitura de Nazaré da Mata, e destacou sua administração principalmente na área do turismo, sendo premiado pelo Sebrae e Amupe com o prêmio Governador Barbosa Sobrinho, bem como pelo apoio ao desenvolvimento das micros e pequenas empresas do município.
Para Zeca Cavalcanti, “Nino traz para sua campanha a experiência e a força de um gestor que sempre esteve preocupado e trabalhando pelo desenvolvimento de Nazaré e região. É um importante aliado que fortalece nosso trabalho na Mata Norte pernambucana e que nos compromete ainda mais em trabalhar por toda essa região e por Pernambuco”. [...]

Toritama – Marinaldo Rosendo se reúne com prefeito Edilson Tavares em Brasília
O deputado federal Marinaldo Rosendo (PP), recebeu ontem (8/8), em seu gabinete de Brasília, o prefeito de Toritama, Edilson Tavares. Na pauta, duas demandas foram debatidas. Uma dizia respeito a liberação da última parcela da dos recursos destinados à creche municipal, que já está concluída. Já a a outra demanda foi referente a liberação da segunda parcela da quadra poliesportiva do São João.
Aliado do prefeito Edilson Tavares, o deputado federal Marinaldo Rosendo já destinou para o município de Toritama cerca de um milhão. As emendas já foram empenhadas e pagas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. [...]

Marinaldo e Clóvis Paiva apontam caminhos para a Mata Sul
O pré-candidato a deputado federal Marinaldo Rosendo (PP) e o pré-candidato a estadual Clóvis Paiva foram entrevistado na manhã desta quinta-feira (09/08), na Rádio Santana, no município de Ribeirão, na Mata Sul de Pernambuco.
Na ocasião, o deputado da importância da geração de emprego e renda, de suas emendas parlamentares que chegam a quase dois milhões na Mata Sul, e, de sua reivindicação junto a Conab, para investir mais de dois milhões aos pequenos agricultores rurais da Mata Sul.
Por sua vez, o ex-prefeito de Ribeirão e pré-candidato a deputado estadual Clóvis Paiva (PP) falou da sua experiência na passagem pelo Poder Executivo Municipal, ações que desenvolveu pelo município e apontou soluções para os problemas vivenciados pela Mata Sul.
Assim como Marinaldo, Clóvis destacou a importância da necessidade de investimentos na região para melhorar a infraestrutura e proporcionar a atração de indústrias. [...]

Pernambuco tem a pior situação fiscal do Nordeste, denuncia Silvio Costa Filho
O atraso no pagamento a fornecedores e prestadores de serviço tem sido uma marca do governo Paulo Câmara. Apenas no primeiro semestre deste ano o Estado já acumula uma dívida de mais de R$ 1,2 bilhão com seus fornecedores. Desse montante, R$ 478 milhões ainda se referem a débitos de 2017 e exercícios anteriores, e os R$ 722 milhões restantes dizem respeito a dívidas já liquidadas este ano, mas ainda não quitadas.
Desde que assumiu o governo, a atual gestão vem ampliando, ano a ano, as dívidas roladas de um exercício para o outro. “Paulo recebeu o governo com 376 mil de restos a pagar e fechou seu primeiro ano rolando R$ 1,03 bilhão de 2015 para 2016. De 2016 para 2017, foram R$ 1,21 bilhão; e do ano passado para este foram deixados R$ 1,46 milhões em dívidas”, detalha o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
O governador Paulo Câmara entra na reta final do seu governo numa situação fiscal ainda pior. Atualmente, o Estado ocupa a terceira pior colocação do país quando são considerados em conjunto as despesas com pessoal, endividamento e investimentos, na frente apenas de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, estados que tem um histórico de crise fiscal.
Pernambuco posicionou-se em 18º em gastos com pessoal, utilizando 48,9% da Receita Corrente Líquida (RCL); 17º em endividamento, com 60,9% da RCL, 16º em investimentos, utilizando apenas 5,32% da receita. Por isso, Pernambuco ficou classificado como o Estado com 22ª pior situação fiscal do país, dentre os entes analisados e o pior do Nordeste. Apenas dois Estados obtiveram posições médias piores: Rio Grande do Sul (18,50) e Minas Gerais (21,25).
“Enquanto a retórica do governador Paulo Câmara e do seu partido era de que o PT quebrou o Brasil e que o governo do Estado fez o seu dever de casa e manteve o equilíbrio fiscal, os números mostram o contrário, o que tem reflexo direto nos serviços prestados à população, assim como na baixa taxa de investimento apresentada nos últimos anos. Em 2017, por exemplo, Pernambuco investiu apenas 5,3% da sua receita corrente líquida, enquanto Ceará investiu 12,3%, o Piauí 10,5% e a Bahia 10,4%. Foi o terceiro pior resultado da Região Nordeste”, pontuou Silvio. [...]

Ipojuca – Paulo Câmara destaca a importância da União das esquerdas em PE
IPOJUCA - Candidato à reeleição pela Frente Popular, o governador Paulo Câmara (PSB) e a sua colega de chapa Luciana Santos (PCdoB), deputada federal e postulante a vice, dedicaram a noite desta a quarta-feira (08/08) à conversa sobre os rumos do Estado e do Brasil com ipojucanos, que lotaram o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipojuca durante o Prosa Política, evento organizado pelo PSB. O local que abrigou encontro é carregado de simbolismo; o ex-presidente Lula (PT) comandou um ato em defesa dos direitos da categoria, em uma de suas visitas ao município da Região Metropolitana do Recife.
Inspirado pela representatividade do local, Paulo fez questão de destacar a importância da unidade das esquerdas de Pernambuco para o enfrentamento ao grupo político que comanda a deterioração do País. "Unimos as esquerdas de Pernambuco", bradou Paulo Câmara, completando depois: "Precisamos saber o que a gente quer, que lado a gente quer ficar. Do lado do povo, dos trabalhadores rurais ou o lado do Temer. Temos que escolher e tenho certeza que Pernambuco vai escolher o lado certo."
Na ocasião, Paulo fez questão de exaltar o empenho que o ex-presidente Lula sempre demonstrou na construção de um Brasil mais justo, colocando a Região Nordeste como uma prioridade para o desenvolvimento do País. "A gente não pode deixar de homenagear uma pessoa que querem calar a voz, que é o ex-presidente, o candidato Lula. Nossa solidariedade, nosso apoio e a gente vai estar junto. Porque Lula foi uma pessoa importante, que olhou os mais pobres, o Nordeste, que diminuiu as desigualdades sociais. Que combateu a fome. E isso é um valor que não podemos esquecer", defendeu Câmara.
Em sua fala, Luciana Santos lembrou que foi justamente durante a parceria entre o ex-presidente Lula, no Palácio do Planalto, e o saudoso ex-governador Eduardo Campos, no Governo de Pernambuco, que Ipojuca vivenciou um dos melhores momentos de sua história. "Ipojuca da economia da zona da mata, da cana de açúcar, passou a ser Ipojuca da cadeia do petróleo e do gás, passou a ser da Refinaria Abreu e Lima, passou a ser da indústria naval, dos estaleiros, que parecia quando começou a verdadeira Serra pelada, com tanto trabalhador que a gente via entrando no Complexo de Suape", ressaltou a deputada federal.
Na sequência, Luciana lembrou uma frase que disse na convenção da Frente Popular, no último domingo(05/08), quando destacou a difícil missão assumida pelo governador Paulo Câmara. "Disse que eu aprendi, lá em Olinda (município que governou por dois mandatos) que ser bom no bom é bom. Difícil é ser bom no ruim. E é o que Paulo está sendo. Porque Paulo, quando assumiu o governo de Pernambuco, pegou uma pedreira, pegou logo uma crise econômica gigantesca", ponderou.
O Prosa Política do Ipojuca contou com as participações do ex-prefeito do município Carlos Santana, da deputada estadual e candidata à reeleição Simone Santana, do postulante a deputado federal João Campos, ambos do PSB, e de centenas de trabalhadores e trabalhadoras rurais e representantes da sociedade civil ipojucana. [...]

Betinho Gomes fortalece base em Palmares
Com atuação presente no município de Palmares, o deputado federal Betinho Gomes (PSDB) vai contar com o apoio do vereador Godoy de Bartô e do presidente da Câmara da Cidade, Saulo Acioli. Duas lideranças jovens, que serão parceiras do deputado nessa força-tarefa de lutar por melhorias para a região da Mata Sul e para Pernambuco.
O tucano ainda contará com a parceria do deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD), com quem fará dobradinha na cidade. [...]

“Campanha de Armando será conectada com o povo”, diz coordenador-geral
"Uma campanha alegre, limpa e conectada com a esperança do povo pernambucano em mudar": assim será a caminhada da coligação Pernambuco Vai Mudar, na visão do coordenador-geral de campanha da aliança, o prefeito de Igarassu, Mário Ricardo (PTB). Nome de consenso dos 13 partidos que compõem o palanque do candidato a governador, o senador Armando Monteiro (PTB), o vice Fred Ferreira (PSC) e os postulantes ao Senado, os deputados federais Bruno Araújo (PSDB) e Mendonça Filho (DEM), Mário Ricardo está empolgado com a nova missão.
Desde segunda, quando foi anunciado por Armando, seu companheiro de partido, Mário Ricardo está trabalhando para uniformizar as ações de campanha. "Estamos cuidando de todas as questões, da infraestrutura às questões políticas, pra conduzir uma campanha propositiva, que discuta o futuro de Pernambuco. Nossa campanha será feita de gente, do nosso povo, para fazer a mudança que a nossa população precisa", destaca o coordenador-geral de campanha.
Ao seu lado, Mário Ricardo terá um suporte de peso: o Conselho de Ex-Governadores, formado por Roberto Magalhães (DEM), Gustavo Krause (DEM), Joaquim Francisco (PSDB) e João Lyra (PSDB). "Essas lideranças têm um conhecimento profundo sobre Pernambuco e sobre o processo eleitoral. Já me reuni duas vezes com eles e nos encontraremos toda segunda-feira para avaliar a campanha", enfatizou o prefeito.
Na avaliação de Armando, a escolha não poderia ser melhor. "Mário reúne condições indispensáveis para um processo como esse. Alia senso de organização, capacidade operacional, entendimento das questões políticas, experiência com eleição e tem boas relações na área política, em todas as latitudes", salienta Armando, arrematando: "É uma pessoa que se relaciona muito bem com todo mundo. Ele tem todos os atributos para ser um excelente coordenador de campanha". [...]

Luciano Júnior desiste de concorrer à Câmara Federal e declara apoio a João Fernando Coutinho
Uma das apostas do Partido Verde para concorrer a uma cadeira na Câmara Federal, o vereador de Palmares, Luciano Júnior, desistiu de entrar na disputa e anunciou apoio à reeleição do deputado federal João Fernando Coutinho (PROS).
“Abdiquei da minha candidatura em torno de um projeto para a Mata Sul que é muito bem representado pelo deputado federal João Fernando Coutinho e o candidato a governador Maurício Rands”, expressou o vereador.
Com a adesão de Luciano Júnior o deputado federal João Fernando ganha um grande reforço na sua base em Palmares, município onde já conta com o apoio dos vereadores Amós (PSC) e Regi do Gago (PDT).
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

José Humberto e Zeca Cavalcanti firmam parceria em Glória de Goitá
Os deputados José Humberto (estadual) e Zeca Cavalcanti (federal) firmaram uma importante parceria no município de Glória do Goitá, na Mata Norte. Lá eles terão o apoio do ex-prefeito Dr. Miranda (PTB).
“Doutor Miranda é uma grande liderança de Glória do Goitá. Nas oportunidades em que comandou o município ele realizou uma gestão comprometida, sobretudo com as pessoas mais carentes. É alguém que tem serviços prestados à população”, destacou José Humberto, deputado que na eleição de 2014 obteve mais de 3.700 votos em Glória do Goitá graças ao apoio dado pelo ex-prefeito.
Para o deputado Zeca Cavalcanti, Dr. Miranda sempre foi um político próximo do povo e quando governou Glória de Goitá destacou exatamente por aproximar a prefeitura da população, seja melhorando a saúde, a educação e os serviços públicos. Nas redes sociais, o ex-prefeito já vem divulgando sua aliança com o deputado trabalhista.
“Vamos unir esforços para que, juntos, possamos trabalhar para o desenvolvimento e o crescimento de Glória de Goitá”, disse Zeca Cavalcanti. [...]
