Author: Wellington Ribeiro

Catende – Grupo de vereadores se unem para fazer contraponto a Rinaldo Barros para federal
Com o objetivo de marcar posição em Catende, município localizado na Zona da Mata Sul, um grupo de 7 vereadores decidiram fechar questão no apoio a um único nome para deputado federal. A ideia é fazer um contraponto à candidatura do ex-vereador Rinaldo Barros a deputado federal.
O grupo, formado pelo presidente da Câmara, Djalma da Saúde (SD), Irmã Sônia (PSL), Erivaldo (DEM), Vicente de Lage Grande (PMB), Biu Flor (PSD), Xavier (PTB) e Dida de Zé Joaquim (PTB), fechou com o pré-candidato a deputado federal Vinícius Mendonça (DEM). De acordo com uma fonte, que prefere manter o nome sob sigilo, a expectativa é que o grupo possa ampliar ainda mais, pois as conversas com os vereadores Buda (PR) e Marcílio da Saúde (SD) andam bastante avançadas, o que pode fazer com que 9 dos 13 vereadores apoiem Vinícius.
Do restante dos vereadores, três deles apoiam o deputado federal João Fernando Coutinho (PROS), são eles: João da Loja (PTC), Tonho do Egito (PMB) e Boreo (PP). Já o vereador César Barros (PSB) irá apoiar a candidatura de Rinaldo Barros, seu irmão.
Quanto ao prefeito Josibias Cavalcanti (PSD), o apoio já está definido para o deputado federal André de Paula (PSD).
Outra liderança do município que já definiu com quem irá caminhar para deputado federal foroi o ex-deputado estadual e ex-prefeito Rildo Braz, que lançará a sua esposa Graça a deputada estadual em dobradinha com Sebastião Oliveira (PR).
Com as opções na mesa os pouco mais de 24 mil eleitores terão a oportunidade de decidir qual grupo político sairá mais fortalecido das urnas em outubro, o que pode refletir diretamente nas composições das eleições municipais de 2020.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Marília alfineta PSB e sinaliza para Humberto Costa
Em uma postagem em seu perfil no twitter, a pré-candidata a governadora Marília Arraes (PT) não perdeu a oportunidade para criticar a postura do PSB pernambucano em relação ao apoio ao projeto nacional do PT, para isto a petista comparou o posicionamento do PROS em defesa do ex-presidente Lula sem que fosse exigida contrapartidas para tal.
A crítica de Marília é uma resposta à movimentação que o governador Paulo Câmara anda realizando para tentar impedir a sua candidatura ao Governo do Estado oferecendo como moeda de troca o apoio do PSB ao projeto de candidatura petista à presidência da República.
Ontem (24), Paulo Câmara esteve em Brasília, onde se reuniu com a presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleise Hoffmann, na tentativa de realizar a costura de uma alianças entre o PT e o PSB em Pernambuco.
No mesmo post no twitter, Marília aproveitou para exaltar o deputado federal Sílvio Costa (Avante), pré-candidato ao Senado na sua chapa, e sinalizou para o senador Humberto Costa (PT) de que estaria disposta a ajuda-lo caso ele decida por concorrer à reeleição “Juntos, lutaremos pela reeleição do senador Humberto Costa”, disse Marília.
O posicionamento de Marília em relação a Humberto Costa demonstra que a petista não guarda ressentimento algum em relação a principal figura dentro do PT pernambucano que trabalha para levar o partido para a Frente Popular.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Elias Gomes mostra força política em evento que confirma disputa para a ALEPE
Em evento realizado em Hotel, em Piedade, na noite desta segunda-feira (23), o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB), confirmou sua pré-candidatura a uma vaga de deputado Estadual. O nome do ex-prefeito de Jaboatão vinha sendo ventilado, desde 2017, para uma participação na chapa majoritária. Como o cenário não foi confirmado, um grupo de aliados e apoiadores divulgaram manifesto no qual solicitavam, formalmente, que Gomes aceitasse o desafio de disputar um lugar na Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Elias, cuja carreira pública inclui, ainda, os postos de Deputado Estadual, Administrador de Fernando de Noronha, de Secretário Estadual de Justiça,e Direitos Humanos e de Prefeito do Cabo (por três mandatos) e de Jaboatão (Por dois mandatos), garantiu que sua contribuição na Alepe será estratégica e agregadora. "Sinto-me muito honrado em ver tantos amigos e representantes da esfera pública convocando minha atuação no poder legislativo. Isso é resultado de uma vida de luta, de importantes bases construídas nos municípios pernambucanos, e de uma política feita com seriedade nos últimos 50 anos", afirmou.
Gomes ainda salientou o compromisso de lutar por todo Estado. "Acredito que Pernambuco precisa, agora, desse somatório de forças e de um trabalho comprometido com o povo e com a comunicação com o povo. Seguirei defendendo e buscando, de forma articuladora, os projetos no qual acredito, de valorização das comunidades mais pobres e de desenvolvimento efetivo e urgente do nosso Estado'', finalizou.
MANIFESTO - A carta pública assinada por aliados, como os deputados federais Bruno Araújo e Betinho Gomes, o ex-governador de Pernambuco, Joaquim Francisco, e líderes de diversos segmentos do partido e da sociedade, tem um tom de convocação do Tucano a contribuir para uma mudança política efetiva no Estado. “Conhecemos Elias Gomes pela sua expressiva militância política nas últimas cinco décadas. Elias sempre esteve presente nas lutas do povo nos momentos mais decisivos, como na luta pelo fim da ditadura militar e em defesa da democracia no país"
O documento ainda ressalta que o papel de Gomes será fundamental na Alepe para elevar o nível do debate "A SUA ELEIÇÃO PARA A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA será um importante reforço, sobretudo em relação à problemática da GESTÃO DAS CIDADES, contemplada na LEGISLAÇÃO FEDERAL QUE INSTITUIU O ESTATUTO DAS METRÓPOLES, cujas exigências, nem de longe, vêm recebendo a abordagem e as iniciativas necessárias, indispensáveis e inadiáveis”, SIC. A carta foi compartilhada nas redes sociais desde a última quinta-feira (19).
Em resposta ao chamamento, Elias Gomes informou, através de sua página no Facebook, que essa decisão, assim como todas as outras definições da sua vida pública, não seria tomada sem que antes ele pudesse ouvir a militância do partido e alinhar, de forma coletiva, a melhor maneira de assumir tal missão.
O alinhamento aconteceu no encontro desta segunda-feira, com a presença de mais de 200 apoiadores, entre eles os vereadores André Regis, do Recife, e Ricardo Carneiro (Ricardinho), do Cabo de Santo Agostinho, ex-prefeitos, e amigos de infância e do deputado federal Betinho Gomes (PSDB). [...]

“Governo Paulo Câmara mente”, dispara PTB
A direção estadual do PTB não deixou passar em branco a nota emitida pelo PSB e responde com duras críticas. Confira:
Na incapacidade de liderar um projeto que proporcione a retomada do crescimento e resgate o protagonismo de Pernambuco no cenário nacional, a direção do PSB estadual insiste em desvirtuar o debate eleitoral, procurando tachar palanques, quando, na verdade, deveria se preocupar com a melhoria da vida dos pernambucanos.
A falta de compromisso com a verdade por parte da direção estadual do PSB se materializa nas promessas mirabolantes não cumpridas, a exemplo de dobrar os salários dos professores, entre outras. Na tentativa mentirosa de certificar que a Educação estadual, alardeada com a melhor do Brasil, o governo Paulo Câmara amarga um dos índices mais vergonhosos: a realidade mostra que seu governo nos deixou um saldo de cerca de 1 milhão de pernambucanos analfabetos. A taxa pernambucana – 13,4% – é o dobro da nacional, segundo Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), do Ministério da Educação.
Já em relação à mortalidade infantil, a gestão Paulo Câmara também não traz resultados positivos. Os dados provam o contrário. O Ministério da Saúde registrou, na semana passada, que Pernambuco teve um aumento de 8,27% na taxa de mortalidade infantil, quase o dobro da média nacional.
A verdade é que o PSB foi decisivo no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e o governador Paulo Câmara, que apoiou Aécio Neves, em 2014, teve participação direta, ao liberar inclusive secretários para votação e todos os deputados do PSB de Pernambuco votaram a favor da deposição. Afinal, quem mesmo a “turma do Temer”?
Com a palavra, o povo de Pernambuco.
Direção Estadual do PTB-PE [...]

PSB chama oposição de turma de Temer e critica desavenças entre eles
A “turma do Temer” em Pernambuco não tem condições de falar do Governo de Pernambuco e nem da Frente Popular. Ao contrário dos seus adversários, o governador Paulo Câmara não abre mão dos seus compromissos com o povo, com aqueles que mais precisam.
O governador Paulo Câmara é reconhecido em todo o Brasil por sua competência e sua responsabilidade na condução dos destinos de Pernambuco. Nos três anos e seis meses da gestão de Paulo, Pernambuco conquistou a posição de Melhor Educação Pública do Brasil, reduziu a mortalidade infantil aos menores índices da história do nosso Estado e conquistou alguns dos maiores investimentos privados. Isso em plena crise econômica e política. Paulo obteve essas conquistas apesar da perseguição do Governo Federal e do trabalho contrário dos três ministros pernambucanos da “turma do Temer”.
A “turma do Temer”, liderada pelo senador Armando Monteiro, deveria olhar esse Governo Federal que eles defendem. Não nos causa surpresa esse conflito entre eles. Isso é resultado de quem constrói arranjos de partidos apenas para fins eleitorais. É um ajuntamento de siglas desconectado da realidade do povo.
A agenda dessa “turma” é retrógrada e anti-povo, pois aumenta sem controle o preço dos combustíveis e do gás de cozinha, provoca um desemprego sem precedentes, retira direitos dos trabalhadores e quer vender as águas do Rio São Francisco.
PSB de Pernambuco [...]

Armando: papel do PSDB é fundamental
Petebista destaca importância do PSDB no processo das eleições estaduais deste ano e abre palanque para Geraldo Alckmin. Confira a nota:
NOTA AOS PERNAMBUCANOS
Desde 2017, expressivas lideranças políticas reunidas no campo das Oposições em Pernambuco iniciaram um providencial diálogo com vistas à formação de uma ampla aliança, capaz de oferecer um projeto de mudança que devolva ao nosso Estado a liderança e o protagonismo perdidos nos últimos anos pela incompetência do governo Paulo Câmara.
É justo registrar, em meu nome e de todos os partidos que compõem este conjunto, o papel fundamental e extremamente construtivo desempenhado pelo PSDB, em todas as fases desse processo que culminou com a definição do nosso nome para liderar a chapa que concorrerá às eleições de outubro próximo.
Sem a sempre lúcida e decisiva contribuição do Presidente Bruno Araújo, cujo reconhecimento externei publicamente em vários momentos, não teríamos chegado a este resultado.
Agora, quando nos encaminhamos para a conclusão do processo de composição de nossa chapa, não serão episódicas e pontuais divergências que nos afastarão dos objetivos maiores que inspiraram este movimento.
O nosso palanque, tendo em vista o apoio majoritário que recebe dos partidos dessa frente, estará sempre aberto para que o candidato Geraldo Alckmin possa trazer aos pernambucanos as suas propostas, neste momento tão importante e desafiador para o nosso País.
Reafirmo finalmente a minha firme disposição de manter a unidade e a coesão da nossa frente política, através da plena integração de todas as nossas lideranças, condição essencial para o êxito desse projeto que, estou seguro, conduzirá Pernambuco a importantes conquistas no futuro.
Armando Monteiro (PTB)
Pré-candidato ao Governo de Pernambuco [...]

Raul Henry e Clodoaldo cumprem agenda em Palmares
O vice-governador e pré-candidato a deputado federal Raul Henry (MDB) e do deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB) cumprem agenda nesta terça-feira (24) em Palmares, na Mata Sul, município comandado pelo prefeito Altair Júnior, aliado aliado da dupla.
Mestre em Gestão Pública, com ênfase em Educação, o vice-governador realizou pela manhã uma palestra para profissionais da área no Cine Teatro Apolo, no bairro de São Sebastião, de lá a comitiva seguiu para uma reunião com lideranças Rurais no hotel Luar Palace.
À tarde, o prefeito Altair acompanha seus candidatos em um encontro com comerciantes, na Usina de Serro Azul, e depois em reuniões com o pastor Heleno (Assembleia de Deus) e o Bispo Dom Henrique.
Finalizando os compromissos no município , à noite o vice-governador, o deputado e estadual e o prefeito prestigiam a posse da nova diretoria do Lions Clube de Palmares.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Neco comemora aniversário e mostra força para a disputa de deputado Estadual
Ao lado do filho Necão e de familiares, o pré- candidato a deputado estadual, Manoel Neco (PP), celebrou a passagem do seu aniversário no último domingo (22), com um café da manhã e um culto ecumênico, preparados por amigos vindos de vários locais do estado.
Os eventos ocorreram em Jaboatão dos Guararapes ( Jaboatão Centro e Prazeres), terra natal e berço político de Neco, lugar onde ele tem certeza que saíra com a maioria dos votos na disputa a uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Bom de rua como é conhecido, Neco por onde passa faz questão de destacar as ações que realizou em mais de 40 anos de vida pública. [...]

Marília Arraes prepara mais uma visita à Mata Sul
A pré-candidata a governadora Marília Arraes (PT) prepara para a próxima quarta-feira (25) mais uma extensa agenda de visitas a municípios da Mata Sul. No roteiro estão Rio Formoso, Tamandaré e Gameleira, além de Porto de Galinhas, distrito de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife.
A primeira parada da petista será em Rio Formoso, onde às 8:30 será recepcionada em um café da manhã promovido por Jorge Marques, liderança que se prepara para disputar a prefeitura em 2020. De lá, ela seguirá para a sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde às 9:30 participa de um ato de apoio à sua candidatura promovido por várias lideranças locais.
Já às 11:30, no Espaço Cultural, em Tamandaré, Marília participa do anúncio de adesão do vice-prefeito Mundinho ao seu projeto.
Às 14:00 horas a pré-candidata segue novamente para Rio Formoso, desta vez para o distrito de Cucau, onde será recebida pelo ex-vereador Marcondes.
No município de Gameleira, às 15:30, é a vez da petista conceder entrevista à uma emissora de Rádio local ao lado de um grupo de lideranças da oposição. Ainda no município, Marília participará de um encontro com apoiadores no restaurante do Kaíque.
Finalizando a agenda, às 19 horas, a pré-candidata tem encontro marcado em Porto de Galinhas, no município do Ipojuca, momento que concederá entrevista ao apresentador Luan Santana, no programa A Voz do Povo Ipojucano, na TV Porto de Galinhas.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Di Bria propõe PL para acabar com “asfalto sonrisal”
Proposta do vereador repassa o custo, durante 3 anos, com tapa-buraco e outros serviços às empresas privadas, que realizaram a aplicação do produto de baixa qualidade
A maioria doa buracos que encontramos em muitas vias do Recife têm uma origem: a baixa qualidade do asfalto que é colocado pelas empresas que vencem as licitações para a realização do serviço. Por conta disso, o vereador Marcos Di Bria vai apresentar, após o recesso parlamentar, na Câmara do Recife, Projeto de Lei que impõe à essas empresas a responsabilidade pela manutenção das vias durante os três anos posteriores à aplicação.
"A população não pode arcar com a responsabilidade e vontade de lucrar desses empresários. E a Prefeitura do Recife não pode direcionar recursos que seriam colocados na saúde e na educação para resolver a questão do 'asfalto sonrisal'. A nossa proposta é deixar os verdadeiros responsáveis tomando conta do problema que criaram", afirmou Marcos Di Bria.
O vereador recifense observa que a iniciativa pode levar as empresas privada à utilização de produtos de mais qualidade no Recife. "Pesquisei bastante sobre a qualidade do asfaltamento utilizado em muitos países, como Israel e Japão, e o produto não apresenta a fragilidade que vemos no Recife", destacou.
O vereador ressalta que, além da PCR ter que destinar recursos para o tapa-buraco e outras intervenções, a população é penalizada com gastos para recuperar ou até mesmo trocar pneus e peças da suspensão de automóveis que ficam danificadas.
"É uma perda dupla. O poder público gasta e a população também. Todos perdem por conta do lucro excessivo de poucos. Isso tem que parar. Tenho certeza de que a Casa de José Mariano aprovará esse PL", pontuou.
Nós últimos seis anos, a Prefeitura do Recife gastou mais de R$ 150 milhões na manutenção da malha viária da cidade. "Poderíamos ter mais escolas, creches e Upinhas com esse dinheiro", concluiu Bria. [...]
