Author: Wellington Ribeiro

Em Orobó, prefeito do PSD declara apoio à pré-candidatura de Armando do governo do Estado
O sentimento de mudança não para de crescer em Pernambuco. Nesta quinta-feira (19), a pré-candidatura do senador Armando Monteiro ao governo do Estado recebeu mais um importante estímulo. Desta vez, diante de cerca de 500 pessoas, o prefeito de Orobó, Chaparral (PSD), uma das mais expressivas lideranças do Agreste Setentrional, manifestou o seu apoio ao projeto da frente “Pernambuco Vai Mudar”, em um encontro realizado na sua residência, na localidade de Sítio Caiçaras, na zona rural do município de pouco mais de 22 mil habitantes.
Presentes ao ato, além de Armando e Chaparral, o deputado federal e pré-candidato à reeleição Fernando Bezerra Coelho Filho (DEM), a pré-candidata a deputada estadual pelo PSD Juliana de Chaparral, o vice-prefeito Biu Abreu (PSD), o ex-deputado federal Ricardo Heráclio, vereadores, suplentes, ex-prefeitos e lideranças políticas e sociais de toda a região, vindas de cidades como Casinhas, Bom Jardim, Limoeiro, Bom Conselho e Surubim.
“O atual governador não fez nada por Orobó. Não trouxe nem mesmo uma agulha para cá. E não foi por falta de reivindicação: batemos à porta do Palácio das Princesas várias vezes e nem notícia tivemos dos pleitos do povo de Orobó”, disse o prefeito em sua fala, na qual relatou que buscou junto ao governo do Estado a solução para problemas antigos da cidade, como o recapeamento das rodovias PE-86 e PE-88, a limpeza da Barragem de Escuro e a reforma do clube municipal. “Nós sabemos do passado do senador Armando Monteiro. É um homem de palavra, esteve com o presidente Lula em todos os momentos. Pois a hora de mudar chegou e vamos trabalhar para eleger um governador para fazer as obras que Orobó precisa”, finalizou.
O pré-candidato ao governo da frente “Pernambuco Vai Mudar” agradeceu o apoio de Chaparral e de Juliana e destacou a liderança do prefeito na região. “Chaparral é um prefeito que é referência para todo o Estado. Sabe ser leal e eu sei o que é ser leal na vida pública. Os ventos da mudança chegaram a Orobó há seis anos e, se chegaram há Orobó, também estão chegando em Pernambuco”, enfatizou Armando Monteiro. “Pernambuco perdeu voz, perdeu força no cenário nacional. E foi por falta de comando. Esse governo cumpriu com as expectativas? Por onde andamos, ouvimos as pessoas dizendo que temos que mudar", completou.
Armando enfatizou que o atual Governo do Estado não cumpre as promessas. “Este governador que está aí é bom é de ordem de serviço. Mas quase nunca a obra começa. E, quando começa, para”, disparou. “Na hora de crise é que a gente sabe quem é o líder. Chaparral soube liderar sem o apoio do governo do Estado. Se o povo de Pernambuco assim entender, eu garanto que Orobó terá o respeito que Orobó merece”, arrematou o pré-candidato ao governo. [...]

Alberto Feitosa acompanha prefeita de Petrolândia em reunião no Iterpe
O deputado estadual Alberto Feitosa (SD), com o deputado federal Augusto Coutinho (SD), acompanhou ontem (19) a prefeita de Petrolândia, Janielma Souza, em reunião no Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe). A gestora levou ao órgão a solicitação da concessão dos títulos de direito real de uso da terra do Assentamento Januário Moreira, localizado na Zona Rural do município.
De acordo com o presidente do Iterpe, André Negromonte, títulos estão sendo concedidos no estado e famílias do Assentamento Januário Moreira estão próximas de recebê-los. "Os moradores do Assentamento Januário Moreira devem receber suas concessões de doreito real de uso da terra até a primeira quinzena de setembro", afirmou.
O deputado Alberto Feitosa comemorou a notícia da liberação dos títulos. "Receber esses documentos é a realização de um sonho de muitas famílias que tiram suas subsistências da atividade agrícola em Petrolândia", disse.
Mais de 190 famílias vivem no local, voltado para a atividade agrícola da cidade. Segundo o superintende do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Bruno Ferreira, que estava presente na reunião, as famílias necessitam desses títulos para que créditos do INCRA possam ser disponibilizados.
Também estavam presentes no encontro o secretário de Agricultura de Petrolândia, Rogério Viana, o vereador da cidade, Sílvio Rogério, e os representes do Assentamento Januário Moreira, Lindaci Gomes, Fábio Leite e João Francisco de Alcantara. [...]

Comissão aprova projeto de Eduardo da Fonte que protege consumidor
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara aprovou um projeto do deputado federal Eduardo da Fonte que prevê punição a agências classificadoras de risco de crédito no Brasil, caso sejam divulgadas informações enganosas sobre a situação financeira de instituições públicas ou privadas.
Se uma empresa não cumpre com as obrigações financeiras (o que pode provocar falência), as agências a classificam negativamente, com o intuito de alertar a sociedade e o mercado.
Há, no entanto, vários casos de avaliações falsas e tendenciosas cujo objetivo é favorecer instituições. A empresa italiana de laticínios Parmalat, por exemplo, que faliu em2003, foi classificada às vésperas da falência com uma excelente nota, ou seja, que não provocaria risco a investidores.
Em 2001, outro caso especulativo envolveu o Banco Santos. Embora a instituição tenha sofrido intervenção pelo Banco Central à época, obanco foi avaliado como confiável.
O projeto prevê impedir essas especulações e, consequentemente, evitar prejuízos ao cidadão ao punir agências que divulguem classificações falsas que favoreçam empresas e enganem o consumidor. Atualmente, vários fundos de pensão (responsáveis por aposentadorias de milhões de brasileiros) investem em aplicações financeiras (títulos e ações) de empresas avaliadas por essas agências de rating.
O projeto de lei ainda prevê que a agência que divulgar informação falsa seja responsabilizada civil e criminalmente, como ocorre em outros países. A matéria será analisada, agora, pela Comissão deConstituição e Justiça. [...]

PROS romperá com Paulo Câmara e vai declarar apoio à Marília Arraes
O PROS, presidido em Pernambuco pelo deputado federal João Fernando Coutinho, deverá oficializar nos próximos dias a saída da Frente Popular e o ingresso no bloco de partidos que apoiarão a candidatura de Marília Arraes para o Governo do Estado.
Em reunião realizada nesta quinta- feira (19), o partido realizou a eleição do Diretório Estadual, encontro onde a maioria dos integrantes defenderam o desembarque da base do governador Paulo Câmara e a adesão do partido ao projeto da petista.
De acordo com uma fonte que prefere não se identificar, as conversas entre PROS e PT estão bem avançadas, inclusive com a discussão em torno do PROS participar da chapa com a indicação de um nome para ocupar a vice até mesmo uma das vagas ao Senado.
Há algum tempo a relação entre PSB e o PROS não tem sido das melhores, principalmente depois que o Palácio realizou vários gestos para a família Magalhães, grupo rival do deputado João Fernando Coutinho na Mata Sul.
A ida do PROS para Marília Arraes deve levar por tabela para a petista o prefeito socialista Eduardo Coutinho (Água Preta), pai de João Fernando Coutinho. [...]

Simone Santana prestigia aniversário de Barreiros
Na manhã desta quinta-feira (19), a deputada Simone Santana foi a Barreiros para participar das festividades de aniversário de 158 de emancipação política do município. O dia começou com missa em ação de graças na Matriz da cidade. Em seguida, a parlamentar visitou mutirão da cidadania, acompanhada pelo prefeito Elimário, o vice-prefeito Thomaz Baleia, o ex-prefeito João Baleia, a vereadora Ivalda, assim como outros vereadores de Barreiros e São José da Coroa Grande. [...]

Escada – Jandelson e Mary Gouveia anunciam apoio à Marília Arraes
O ex-prefeito de Escada, Jandelson Gouveia, e a ex-deputada estadual Mary Gouveia, principais lideranças da oposição no município que é o segundo maior colégio eleitoral da Mata Sul, anunciaram apoio à pré-candidata ao Governo do Estado Marília (PT). O encontro que oficializou a decisão ocorreu na tarde de ontem (18), no escritório político da petista, no Recife.
“Com Marília Arraes a esperança do POVO se renova, é Arraes de novo!”, disse Jandelson Gouveia. Por sua vez, a ex-deputada Mary Gouveia ressaltou que a candidatura de Marília trás a perspectiva de dias melhores para o estado é seu município. “Vamos trazer de volta a esperança de dias melhores a Pernambuco, e com certeza para Escada", ressaltou.
A adesão de Jandelson e Mary à Marília Arraes fortalece de forma significativa o projeto da petista na Mata Sul.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Lideranças do Sertão fecham apoio a Fernando Monteiro
Em nova viagem ao Sertão, o pré-candidato a deputado federal Fernando Monteiro esteve na última terça-feira (17) em Trindade. O encontro foi com a ex-vereadora Helbe Rodrigues, a Helbinha; os vereadores Serra Branca, Allan Galdino e Zé Capacete, e os suplentes Edvan e Lambu, entre outras lideranças e apoiadores da região.
“Estamos juntos Fernando Monteiro, apoiando-o como ele sempre apoiou a nossa região. Trindade vai estar ao lado de Fernando porque ele é uma pessoa atuante no Sertão do Araripe, com vários serviços prestados e conquistas para as comunidades. É por isso que estamos com Fernando Monteiro”, declarou Helbinha.
Já ontem, quarta-feira (18), Fernando Monteiro esteve com lideranças de bairros no Clube America, em Petrolina, onde Juarez, do bairro João de Deus, trouxe outras lideranças para apresentar ao pré-candidato. Antes, Fernando Monteiro conversou com a diretoria da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), onde conheceu os atletas Edson Amaro e Marina Gomes. Edson é o recordista pernambucano de maratona na categoria geral adulto e Marina já foi campeã baiana. [...]

Eriberto Medeiros afasta clima de desunião no PP
Com a divulgação massiva de que há um racha dentro do PP por conta da eleição para a presidência da Assembleia Legislativa, que deverá acontecer na próxima segunda-feira, dia 23, o deputado estadual Eriberto Medeiros emitiu uma nota para o Blog Ponto de vVista esclarecendo que o clima dentro do partido é de unidade. Confira:
“Membros do PP apresentarão na próxima segunda-feira (23) o nome do partido para apreciação dos 49 deputados da Assembleia Legislativa para ocupar a vaga de presidente da Casa. Predomina na Alepe neste momento o sentimento de respeito à proporcionalidade. O presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte, conduz todo o processo da escolha do nome de forma harmônica e democrática. Na fase de troca de partido, escolhemos o PP porque ali temos vários amigos, como Eduardo da Fonte, tanto que, na campanha de 2010, fizemos dobradinha no Recife, e nunca houve ameaça de não nos dar legenda para concorrer a deputado federal”.
Eriberto Medeiros
Deputado estadual [...]

Clóvis Paiva e Marinaldo Rosendo oficializarão aliança em Ribeirão
O pré-candidato a deputado estadual Clóvis Paiva (PP) prepara para o próximo sábado (21) um mega evento no município de Ribeirão, na Mata Sul, para apresentar o deputado federal Marinaldo Rosendo (PP), com quem fará dobradinha na região.
O evento está programado para iniciar às 19:30, no Clube da Maçonaria, no Centro da Cidade.
Obstinado a conquistar uma vaga na Assembleia Legislativa, Clóvis tem percorrido o estado e já consolidou apoios expressivos em mais de 40 municípios nas mais diversas regiões do estado.
Quanto ao deputados Marinaldo Rosendo, o parlamentar se destaca pela a sua atuação na Câmara Federal e figura entre os parlamentares que mais destinaram emendas para a Mata Norte. [...]

Na zona da Mata Sul, Humberto participa da Marcha Lula Livre, Lula Inocente
Com o objetivo de se integrar à Marcha Lula Livre, Lula Inocente, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e pela Frente Brasil Popular, o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT), esteve ontem (17) na cidade de Pombos, na Mata Sul de Pernambuco. O senador participou do ato no município que contou com a presença de dezenas de trabalhadores rurais, lideranças locais, do ex-presidente da Fetape, Doriel Barros e do coordenador do MST, Jaime Amorim.
“Esta Marcha está mostrando uma força muito importante em prol do ex-presidente Lula. Além de ser um ato simbólico, o movimento demonstra força ao reunir trabalhadores de todo o estado que estão seguindo em caminhada, saindo de diversos municípios e que irão terminar em um grande ato na próxima sexta, em Recife, onde será lançada a candidatura de Lula”, afirmou Humberto.
A Marcha saiu na última segunda-feira (16) da cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, e já passou pelos municípios de Bezerros e Gravatá, na mesma região, onde reuniu trabalhadores rurais e simpatizantes do PT e de Lula. De Pombos, o movimento seguiu para Vitória de Santo Antão, passará por Moreno e terminará em Recife, com um ato, a partir das 15 horas, na praça do Derby, conhecida como Praça da Democracia.
“A injustiça que está acontecendo com o presidente Lula está sendo divulgada em diversos países. Estive no parlamento europeu reunido com partidos de esquerda e de centro-esquerda denunciando os retrocessos que estão acontecendo no Brasil. Em todos os lugares que vou, eles falam sobre a resistência e a luta que vocês, integrantes de diversos movimentos de trabalhadores sem terra, estão promovendo por todo o país em favor de Lula”, falou o parlamentar aos manifestantes.
Para Humberto, a hora é de lutar para exigir a liberdade do ex-presidente, nos quatro cantos do Brasil. “Devemos intensificar nosso trabalho e eleger Lula para estancar todos esses retrocessos que estão acontecendo no país. Pois foi a gestão do PT que iniciou o processo de investimentos nas áreas sociais, beneficiando os mais carentes, e que levou o Brasil ao pleno desenvolvimento econômico. Queremos aquele país do Lula de volta”, salientou Humberto. [...]
