Author: Wellington Ribeiro

Mais uma liderança do sertão fecha com o deputado estadual José Humberto
O deputado estadual José Humberto (PTB) continua somando apoios no sertão do Pajeú. Desta vez, quem fechou com a reeleição do petebista na região foi o ex-prefeito e líder da oposição em São José do Egito, o médico Romério Guimarães. A expectativa é que José Humberto visite o município nos próximos dias para ser apresentado por Dr. Romério à população.
De acordo com informações que circulam nos bastidores políticos da cidade, caso Zé Marcos, que também integra a oposição, decida por apoiar José Humberto, Dr. Romério poderá votar em Sebastião Oliveira para federal, o que cresceria as chances do grupo da oposição fazer os dois deputados como majoritários em São José do Egito.
Eleito em 2014 com mais de 43 mil votos, onde a maioria deles foram conseguidos em municípios do Agreste Setentrional, Zona da Mata e Região Metropolitana, José Humberto tem conseguido ampliar de forma significativa as suas bases no Sertão, região onde conta com o apoio do prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, dos ex-prefeitos Dessoles (Iguaracy) e Val Araújo (Betânia), além do líder da oposição e ex-candidato a prefeito de Ingazeira, o jornalista Mário Viana e o seu grupo político. [...]

Prefeito Lula Cabral vistoria serviços de pavimentação em Ponte dos Carvalhos
A comunidade de Nova Ponte, em Ponte dos Carvalhos, recebeu a visita do prefeito Lula Cabral na manhã dessa terça-feira (17/07), que foi à localidade vistoriar o andamento das obras de pavimentação.
As Ruas 06, 07, 08, 09 e 21 são as contempladas nesse primeiro momento com os serviços. Os locais estão recebendo novas calçadas, meio-fio, calçamento em paralelepípedo e saneamento básico com as instalações de ligações da rede condominial – caixinhas de concreto – para passagem de água e dejetos das casas.
Lula foi bem recebido pelos munícipes, que há muito tempo esperavam pelas melhorias. Maria José, moradora da Rua 08, afirmou que antes só vivíamos na poeira. Agora, podemos andar com mais tranquilidade”, disse.
“É nossa obrigação fiscalizar as obras que estão sendo realizadas no município, pois é o dinheiro do povo que estamos investindo e precisamos acompanhar de perto. É uma reivindicação antiga da população e estamos dando essa alegria aos moradores de Nova Ponte”, afirmou Lula Cabral.
O prefeito enfatizou que Ponte dos Carvalhos tem recebido um conjunto de obras. “Além da pavimentação em Nova Ponte, vamos finalizar 44 ruas em Loteamento Nova Era, sendo que 15 já foram concluídas. Já entregamos a Praça Marcos Freire totalmente revitalizada e também vamos entregar à população um novo Parque dos Eucaliptos, assim como a feira livre, que agora terá um local fixo para melhor comercialização”, concluiu o prefeito. [...]

Prefeitura do Ipojuca inaugura nova Policlínica e novo Centro de Diagnóstico e Imagem
A nova Policlínica Maria das Graças e o novo Centro de Diagnóstico e Imagem (CDI), ambos em Nossa Senhora do Ó, serão inaugurados amanhã, 19 de julho às 10h. As unidades, que já realizam uma média de 4.500 atendimentos por mês irão ampliar os atendimentos em até 30% com as novas instalações.
O novo espaço, que fica na rua do Colégio, S/N, foi totalmente reformado e organizado, visando oferecer um atendimento mais qualificado, eficiente e humanizado. O prédio é totalmente climatizado, acessível e conta com salas de atendimento amplas e equipadas.
A Policlínica contará com 06 consultórios médicos e 01 consultório odontológico e ofertará consultas em diversas especialidades como: cardiologia, pediatria, ginecologia, neurologia, odontologia, psicologia, nutrição, endocrinologia, reumatologia, fonoaudiologia, otorrinolaringologia, psiquiatria, geriatria, mastologia e ortopedia.
O CDI contará com 04 consultórios e 01 sala de repouso e realizará exames como: ecocardiografia, ultrassonografia e endoscopia digestiva.
Mais entregas
Além da Policlínica e do novo CDI, a Prefeitura Municipal está realizando várias entregas na saúde. Ainda no segundo semestre de 2018 serão entregues: uma nova Unidade de Saúde da Família (USF) no engenho Gaipió, a Academia da Cidade em Nossa Senhora do Ó, a Unidade Móvel Odontomédica e o Centro da Saúde da Mulher e da Criança. [...]

Radar Político (18/07) – Estratégia escolhida por Câmara expõe a fragilidade de sua reeleição
Os esforços que o governador Paulo Câmara tem concentrado para levar o PT para o seu palanque com o objetivo de impedir a candidatura de Marília Arraes ao Governo do Estado, não tem servido para outra coisa senão para passar o quão frágil e inseguro é o seu projeto de reeleição. A imagem que toda esta movimentação tem passado é a de que o seu sucesso nas urnas depende exclusivamente da saída de Marília do páreo. O mais novo levantamento do Instituto Datamétrica, divulgado ontem, mostrou que a estratégia escolhida pelo PSB, ainda que seja alcançada, tenderá a não surtir o efeito esperado pelo Palácio tudo porque a migração dos votos de Marília é maior para Armando Monteiro (PTB).
Com um sentimento de insegurança quanto à competitividade de sua candidatura contaminando toda a sua base de apoio, o governador Paulo Câmara tem grandes chances de vivenciar na eleição de 2018 o que aconteceu com Mendonça Filho em 2006, quando houve uma debandada de lideranças a medida que a eleição se aproximava. Na época Mendonça disputou contra dois candidatos competitivos e acabou perdendo a eleição no segundo turno. Porém, diferente de Mendonça Filho, que em 2006 contava com um padrinho forte e com um governo bem aprovado, Paulo está sozinho e com um governo amargando índices nada satisfatórios de reprovação popular.
Carta na manga – O nome do vereador recifense Fred Ferreira para vice de Armando Monteiro já é visto como opção para impulsionara a votação do petebista não apenas na Região Metropolitana, mas também entre os evangélicos. Vale lembrar também que o seguimento evangélico também é muito forte na Zona da Mata, região onde Armando Monteiro precisa de um reforço.
Senado 1 - Apesar de aparecer em terceiro lugar na disputa pelo Senado, Mendonça Filho tem tudo para figurar na primeira colocação ao final do processo. Além do apoio de prefeitos e lideranças ligadas ao bloco de oposição liderado por Armando, Mendonça conta com o comprometimento de boa parte dos prefeitos pertencentes a partidos da Frente Popular.
Senado 2 - Por sua vez, embora o senador Humberto Costa figure bem na pesquisa, com apenas um ponto percentual a frente de Mendonça, dificilmente ele conseguirá manter-se nesta colocação, pois falta-lhe a estrutura necessária nos municípios para levar os votos para urna. Além disso, deverá não contar com boa parte dos militantes do PT simpatizantes da candidatura de Marília Arraes, uma vez que debitam na conta dele o avanço das conversas entre o PT e PSB para tirar dela o direito de concorrer ao Governo do Estado.
Senado 3 - Já Jarbas Vasconcelos, caso não perca o comando do MDB para Fernando Bezerra Coelho, tem tudo para ser eleito mais uma vez para o Senado.
Ampliando as bases - Bem posicionado na Mata Norte, onde conta com apoios em vários municípios, entre eles Paudalho e Timbaúba, respectivamente o segundo e terceiro maiores colégios eleitorais da região, agora o pré-candidato a deputado federal Milton Coelho (PSB) finca os pés em Carpina, cidade com o maior número de eleitores da Mata Norte, fechando uma dobradinha com o pré-candidato a deputado estadual Diogo Prado (PSC). Com a base de apoios que está construindo Milton tem amplas chances de emplacar um mandato na Câmara Federal.
Evento - Depois de ter sido apresentado pelo deputado federal Marinaldo Rosendo no município de Timbaúba, o pré-candidato a deputado estadual Clóvis Paiva (PP) fará no próximo sábado (21) um grande evento em Ribeirão para apresentar Marinaldo aos seus eleitores. A dobradinha entre Clóvis e Marinaldo na Mata Norte e Sul deverá render a ambos uma boa quantidade de votos.
Em alta - O prefeito Tuparetama, Sávio Torres (PTB), está comemorando um levantamento feito pelo Instituto Múltipla que aponta a sua gestão com 69,5% de aprovação. Dos serviços prestados por seu Governo a Assistência Social, Saúde e Educação despontam como os mais aprovados pela população. Eleitor de Armando para governador, o prefeito Sávio Torres caminhará com Ricardo Teobaldo para federal e José Humberto para estadual.
Mudança de plano - Confirmando o que o Blog Ponto de Vista havia anunciado em primeira mão há algumas semanas atrás, o deputado estadual Odacir Amorim (PT) anunciou que não mais brigará por disputar o Governo do Estado pelo partido ou disputará a reeleição, mas sim um mandato na Câmara Federal.
Liberado - Enquanto a prefeita de Ipojuca, Célia Sales (PTB), caminhará para deputado federal com Ricardo Teobaldo (Podemos), o secretário de Habitação do município, Gaúcho, votará com Sílvio Costa Filho, presidente estadual do PRB, seu partido. Vale lembrar que lá atrás Sílvio Costa Filho foi peça chave para que Gaúcho retirasse por duas ocasiões a candidatura a prefeito para apoiar a candidatura de Romero Sales em 2016 e a de Célia em 2017.
[...]

Armando Monteiro visita ex-presidente Lula em Curitiba
O senador Armando Monteiro (PTB) visitou, nesta terça-feira (17), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na sede da Polícia Federal em Curitiba, no Paraná. O petebista integrou uma comissão suprapartidária formada por senadores que fazem parte da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal. O objetivo da comitiva foi verificar as condições de todos os presos e a situação da carceragem da PF.
Além de Armando Monteiro, que foi ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior de Dilma Rousseff, também estiveram com o ex-presidente Lula os senadores Roberto Requião (MDB-PR), Renan Calheiros (MDB-AL), Edison Lobão (MDB-MA) e Jorge Viana (PT-AC) – autor do requerimento para realização da visita. Lula está preso na carceragem da Polícia Federal há mais de 100 dias.
Ao sair da sede da PF, Armando afirmou ter encontrado o ex-presidente Lula animado. O senador ressaltou que, para além do caráter institucional, a visita também teve um significado pessoal, tendo em vista a relação de amizade do ex-presidente com seu pai, o ex-ministro Armando Monteiro Filho.
“O presidente Lula está animado, inteiro, e fiquei muito feliz de encontrá-lo com disposição. Essa viagem tem um significado para além do caráter institucional, de uma visita oficial do Senado”, afirmou Armando. “Para mim, também tem um sentido pessoal, por minha relação de muitos anos com o presidente Lula e como uma homenagem ao meu pai, que se vivo estivesse certamente viria aqui trazer sua solidariedade ao presidente Lula”, ressaltou.
Fotos: Instituto Lula/Divulgação [...]

Pesquisa confirma desejo de mudança e Armando cresce no 2º turno
A pouco mais de dois meses e meio da eleição para escolha do novo governador de Pernambuco, pesquisa de intenção de voto divulgada nesta terça-feira (17) pelo Diario de Pernambuco confirma a consolidação de um sentimento de mudança predominante na população. O mesmo estudo também aponta crescimento do pré-candidato Armando Monteiro (PTB) em todos os cenários, sobretudo no 2º turno.
Se a eleição fosse hoje, estaria confirmado o 2º turno, com um empate técnico entre os três principais candidatos. No entanto, a soma dos percentuais de Armando Monteiro, de Marília Arraes e dos demais pré-candidatos de oposição supera o índice de Paulo Câmara em 16 pontos percentuais, chegando a 41% contra 25%.
A projeção para o 2º turno, no entanto, confirma a tendência firme de crescimento de Armando nas intenções de voto, subindo oito pontos percentuais, o equivalente a duas vezes a margem de erro da pesquisa realizada pela Datamétrica, que é de quatro pontos. Com isso, Armando sobe de 24% para 32%, entre a primeira rodada no início de junho e agora, empatando numericamente com Paulo Câmara.
Outro dado importante é a transferência de votos para Armando, caso se confirme a retirada da pré-candidatura da vereadora do PT da disputa eleitoral. A preferência do eleitorado dela por Armando se dá em função de o senador ser aliado de Lula, de ter apoiado seus dois governos e de ter sido ministro de Dilma até o final. A migração de eleitorado para Armando cresceu 13 pontos percentuais em relação à rodada de junho.
Para Armando, os números confirmam o sentimento de mudança na população. “O jogo eleitoral ainda está para começar e as posições de cada um ficarão mais claras nas próximas semanas. O sentimento de mudança está cada vez mais presente entre os pernambucanos. O importante é fazer um debate sobre o futuro de Pernambuco, sobre os avanços que precisamos promover e que foram interrompidos nos últimos anos”, afirmou.
[...]

Pesquisa: Cenário embolado para o Senado
Os nomes mais fortes hoje na disputa pelo Senado seguem sendo o deputado federal Jarbas Vasconcelos (MDB), o senador Humberto Costa (PT) e o deputado federal Mendonça Filho (DEM). Seja na intenção de voto espontânea, seja na estimulada, esses são os nomes que se destacam entre os concorrentes às duas vagas no Legislativo federal.
Na resposta espontânea de intenção de voto, aparecem Humberto Costa - tenta renovar o mandato no Senado Federal - e Mendonça Filho com 10% e Jarbas Vasconcelos com 9%. Todos os demais ficam entre 0% e 1%.
Na resposta estimulada da pesquisa, os três principais pré-candidatos se reafirmam na liderança. Jarbas Vasconcelos, que já exerceu o mandato de senador anteriormente (entre 2007 e 2014), lidera com 32%, Humberto Costa surge em segundo lugar com 25% e Mendonça Filho vem em terceiro com 24%. José Queiroz (PDT) aparece com 8%, Silvio Costa (Avante) com 5%, Maurício Rands (Pros) com 3% e André Ferreira (PSC), Antônio Souza (Rede) e Eugênia Lima (PSol) com 2% cada, enquanto Albanise Pires (PSol) obteve 1%.
Os que declararam intenção de anular seu voto ou votar em branco somaram 27% e 10% se declararam indecisos, segundo o levantamento. [...]

Pesquisa: Paulo e Marília empatados. Aponta novo levantamento
Na segunda pesquisa sobre a corrida eleitoral deste ano em Pernambuco, realizada pela Datamétrica, entre os dias 11 e 12 de julho, observa-se pouca mudança em comparação à primeira, feita entre 8 e 9 de junho. Os três principais candidatos cresceram um pouco e as posições relativas deles permanecem as mesmas, tanto na intenção de voto espontânea como na estimulada.
Paulo Câmara (PSB) na liderança, seguido de Marília Arraes (PT) e de Armando Monteiro (PTB). Estatisticamente, entretanto, os três continuam num empate técnico. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
A intenção espontânea de voto apresenta Paulo Câmara com 13% (em junho ele tinha 12%), Marília Arraes com 11% (em junho ela tinha 8%) e Armando Monteiro com 6% (sendo 4% a registrada em junho)
Os demais candidatos obtiveram, cada um, menos de 1% das intenções de voto.
Os indecisos cresceram de 39% para 53%, e aqueles votariam branco ou nulo caíram de 28% para 14%.
Estimulada
A intenção estimulada de voto no cenário, considerando a participação da pré-candidata do PT, repete a ordem dos candidatos da espontânea, sendo todos com índices maiores, como se esperaria das respostas estimuladas. Os números de 25% (Paulo Câmara), 21% (Marília Arraes) e 17% (Armando Monteiro) confirmam a liderança do governador, ainda que estejam todos empatados dentro da margem de erro.
Os números da pesquisa anterior foram: 20%, 17% e 14%, respectivamente. Os demais candidatos ficaram entre 0% e 2%. A mudança expressiva foi dos brancos e nulos, que caíram de 35% para 26%, o que é natural à medida que a eleição se avizinha.
O cenário sem a pré-candidata do PT mantém o governador na liderança, com 28%, seguido do pré-candidato do PTB, com 22%. A distância de 6 pontos, entretanto, ainda significa empate técnico.
Nessa simulação, os demais candidatos atingem, cada um, no máximo 2%. Votos brancos e nulos seriam de 33% (antes 42%). Indecisos caíram somente 1% (de 10% para 9%).
A migração dos votos de Marília Arraes, quando se retira o nome dela da disputa, sugere uma preferência clara do seu eleitorado por Armando Monteiro. O pré-candidato do PTB recebe 33% dos votos dela, enquanto o governador recebe 13%. Essa vantagem de Armando Monteiro sobre os votos de Marília Arraes se ampliou significativamente desde a pesquisa de junho, quando ele recebia 20% dos votos que seriam dela, enquanto Paulo Câmara recebia os mesmos 13%.
Tendência
Segundo Analice Amazonas, sócia-diretora da Datamétrica e responsável técnica pela pesquisa, “a pesquisa não permite decifrar o motivo dessa inclinação maior dos eleitores de Marília a Armando, ou a ampliação dessa vantagem do senador entre junho e agora, mas, seguramente, é uma tendência que foge um pouco das expectativas, se considerarmos os campos ideológicos dos três pré-candidatos”. [...]

Deputado Augusto Coutinho confere como recursos foram aplicados na Saúde, em Olinda
Equipes médicas e administrativas do Hospital Tricentenário promoveram uma vistoria de reconhecimento e uma ação de agradecimento público ao deputado federal Augusto Coutinho na tarde desta segunda-feira (16), em Olinda. Na ocasião, foram apresentadas as aquisições de elementos de suporte à vida para a emergência da maior unidade de atendimentos de urgência do município, realizadas por meio de liberação de recursos federais com intermédio do parlamentar em 2016. Dois ventiladores pulmonares, um monitor multiparâmetros e um novo carro de curativos passaram a integrar a sala vermelha da instituição, voltada para tratamentos intensivos, de pacientes de gravidade mais acentuada. Já a sala amarela ganhou ambientação, por meio da aquisição de cinco poltronas de espera e descanso. O parlamentar estava acompanhado do líder do Solidariedade Erivaldo Coutinho e do vereador do Recife Rodrigo Coutinho (SD).
"É sempre importante ver na prática como nossas ações na capital federal podem mudar a vida dos pernambucanos e a saúde sempre foi uma das minhas preocupações principais. Acredito que essa materialização que estamos vendo será importante para o povo olindense", afirmou Coutinho, cujas emendas e propostas voluntárias somam valores superiores a R$ 2,2 milhões entre 2016 e 2018. Para o diretor hospitalar da unidade, Gil Brasileiro, a ajuda é bem-vinda é necessária para o devido atendimento à população. "Não trabalhamos com sobra de dinheiro, então toda compra e reforma que temos que fazer são 100% feitas por meio de emendas parlamentares - e nenhum se perde", garantiu.
Segundo o coordenador administrativo do hospital, Murilo Rocha Wanderley, os equipamentos em questão foram adquiridos com recursos da ordem de R$ 113 mil: "Sempre tivemos abertura e suporte por parte do deputado Augusto Coutinho, tanto em Olinda quanto em Brasília, por isso, sempre admiramos não apenas a retidão dele, quanto sua forma de trabalhar, e o bom trabalho deve ser visto também". [...]

Fernando Monteiro: agenda marcada por apoios, tradição e religiosidade
Pré-candidato a deputado federal, Fernando Monteiro amplia apoios no interior do estado [...]
