Author: Wellington Ribeiro

Coronel Tarcisio Calado (in memorian) recebe justa homenagem em Arcoverde
A prefeita Madalena Britto, PSB Arcoverde, sancionou na tarde desta Sexta-feira, o projeto de Lei do Vereador Siqueirinha (PSB), que faz uma homenagem ao saudoso Cel. Tarciso Calado, denominando uma Avenida de Arcoverde de Avenida Coronel Tarciso Calado, avenida esta que dar acesso a um importantíssimo ponto turístico religioso da cidade, a zona rural e a vÁrios bairros do município. O Cel Tarciso Calado é casado com a Arcoverdense Rosa Maria pai de três filhos, trabalhou no 3° BPM Arcoverde ainda quando tenente e transferido para o Recife após ser promovido a capitão, faleceu em maio de 2017. Coronel Tarciso Calado, que comandou a Polícia Militar de Pernambuco e a Casa Militar no Governo de Joaquim Francisco.
Foi por iniciativa do Cel. Tarciso que, em 1985, criou-se o Batalhão de Choque Mathias de Albuquerque e já no ano seguinte, quando comandava o Batalhão Henrique Dias, surgiram, também por iniciativa sua, as "Patrulhas nos Bairros", modelo que foi copiado pelo governo Cid Gomes, no Ceará, quando implantou o chamado "Ronda do Quarteirão", reeditado pelo governo Eduardo Campos e mantido pelo atual governador de Pernambuco, Paulo Câmara, inclusive com o mesmo nome.
Em dias de clássicos, Coronel Tarciso era sempre o primeiro a chegar nos Estadios, às dez da manhã e o último a sair, por volta da meia-noite, pois fazia questão de acompanhar, pessoalmente, o monitoramento de toda a segurança nos locais das partidas e no entorno dos estádios.
Cel. Tarciso Calado ainda fortaleceu o serviço de inteligência e implantou blitz nas madrugadas, onde seu Batalhão fazia a cobertura, nas áreas que iam do Pina a Porto de Galinhas, que eram sempre acompanhadas por cobertura da imprensa. No Huoc/UPE foi o idealizador do projeto de ressocialização de detentos, que atuavam no hospital como auxiliares de serviços gerais e secretárias. [...]

Juventude do PSB protocola pedido de expulsão de filiado
Os últimos dias estão sendo de muita tensão na juventude do PSB de Pernambuco. As brigas que antes tinham sido apaziguadas voltaram a criar rachas dentro do segmento, devido a falta de diálogo da atual direção.
Agora um novo capítulo ganhou os corredores do partido. Caio Ribeiro, com o apoio de um grupo de jovens, protocolou no Conselho de Ética o pedido de expulsão do filiado João Ygor Gomes, ex-Partido dos Trabalhadores e hoje filiado ao PSB. A justificativa é o não cumprimento por parte de João Ygor da deliberação tomada pela própria juventude no congresso estadual, que deu a Caio o direito de representar Pernambuco na JSB Nacional.
O que vem por aí - A próxima fase, segundo o estatuto do PSB, é convocar os citados no requerimento para que possam narrar os fatos acontecidos. A verdade é que, com mais este capítulo, a JSB Pernambuco se fragiliza para a reeleição do governador Paulo Câmara.
Não pode ficar na gaveta - É comum nos partidos políticos as amenidades, o “deixa disso”. No entanto, quando se fala em juventude, o PSB precisa mostrar aos seus militantes que as deliberações dos congressos são soberanas, devendo ser respeitadas e acatadas. Por isso, a cúpula socialista não pode deixar o pedido na gaveta. [...]

PP arregimenta mais um pré-candidato a deputado estadual
O psicólogo Alexandre Homem de Melo, se filiou ao Progressistas e confirmou a pré-candidatura para deputado estadual com o apoio do deputado federal, Eduardo da Fonte.
Muito conhecido no mundo do futebol pelo trabalho como dirigente do Clube Náutico Capibaribe, Alexandre conta que a vontade de entrar na política sempre foi um sonho, que somado ao incentivo de várias pessoas, está se tornando realidade.
Comprometido com ações sociais, Alexandre explica que seu foco principal é a educação, “nada sem educação, tem futuro”, comenta.
Desenvolvimento, empregos e qualificações técnicas, também serão focos em seu trabalho. “O partido não tem radicalismo, não tem vícios como a antiga política. O Brasil precisa disso, de uma nova geração”, finaliza Alexandre. [...]

Em Goiana, Paulo Câmara destaca o papel da mão de obra pernambucana no sucesso da fábrica da Jeep
GOIANA – O polo automotivo pernambucano recebeu, nesta sexta-feira (23.03), uma boa notícia para a continuidade do desenvolvimento do setor. Durante visita do governador Paulo Câmara e do presidente da República, Michel Temer, às instalações da fábrica da Fiat Chrysler Automobiles (FCA)/Jeep, neste município, foi celebrado o início do 3º turno da linha de produção da planta, gerando mais 1,5 mil novos empregos no Estado. Além disso, a capacidade de produção de veículos no local passará de 179 mil, por ano, para 250 mil no mesmo período.
“É sempre motivo de orgulho voltar à fábrica da Jeep e ver como ela está viva, fazendo automóveis de qualidade. Mas, acima de tudo, como ela está transformando a vida de muitas pessoas. Como governador do Estado tive a honra de inaugurar, há pouco menos de três anos, essa fábrica que hoje é uma referencia para o mundo da indústria automobilística, fazendo produtos de qualidade”, pontuou Paulo.
O governador aproveitou a ocasião para destacar que o sucesso do projeto está atrelado à qualidade da mão de obra local. “O que mais surpreende a todos que chegam a Pernambuco é a mão de obra encontrada aqui. Na Fiat, temos 85% dos postos empregados por pernambucanos e 95% de nordestinos. E tudo isso é fruto da determinação, do olhar e da certeza de que planejando é possível alcançar os objetivos que se quer”, frisou Paulo.
Para o presidente Michel Temer, os empregos gerados em Pernambuco podem ser espelho para o Brasil. “Enquanto eu percorria essas instalações, escutei depoimentos otimistas e vi que estava percorrendo um Brasil que gera inovação, que gera riquezas, que gera empregos”, disse.
O presidente da FCA para a América Latina, Stefan Ketter, pontuou as conquistas do complexo desde sua construção, e agradeceu também o apoio do Governo de Pernambuco nessa empreitada. "O governador Paulo Câmara foi um parceiro importante da Fiat. E foi com essa parceria com o Governo do Estado que nós conseguimos levar esse projeto pra frente", disse, completando: "Isso que nós temos aqui não é só uma fábrica de boa qualidade, mas uma fábrica que produz três carros de sucesso (Renegade, Toro e Compass) e, o mais importante, um complexo industrial que emprega tantas pessoas", afirmou.
REGIME ESPECIAL - Na oportunidade, o governador pleiteou a prorrogação do Regime Especial Automotivo para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, estabelecido pelas Leis nº 9.440, de 1997, e nº 9.836, de 1999, que só começou a valer em 2012. “Não poderia deixar de solicitar ao presidente Temer e a todo o seu governo que analise a colocação dos benefícios automotivos que foi colocado hoje, porque ele é fundamental para que esse projeto continue sendo referência por mais décadas”, salientou.
Atendo ao pedido do governador e dos representantes da Fiat, o presidente Michel Temer afirmou que o Governo Federal irá providenciar a prorrogação do regime especial por mais cinco anos.
HEMOBRÁS - Após a visita à fábrica de veículos, Paulo e Temer seguiram para a unidade de produção da estatal de medicamentos Hemobrás (Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia), também em Goiana. O governador oficializou a doação de terreno para a empresa, que contará com uma parceria com a iniciativa privada para possibilitar a conclusão da planta, através de um investimento de R$ 642,9 milhões, com inauguração prevista para 2020.
Fotos: Hélia Scheppa/SEI [...]

Prefeita Célia Sales se reúne com diretor-presidente da Tecon Suape
Nesta sexta-feira (23), a prefeita do Ipojuca, Célia Sales, se reuniu com o diretor-presidente da Tecon Suape, Javier Ramirez, no centro administrativo da empresa, no Porto de Suape. Durante o encontro, projetos para alavancar ainda mais a economia da região foram discutidos. Javier se colocou à disposição do Poder Público Municipal para ajudar no desenvolvimento do município. Também participaram da reunião, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Ipojuca, Marcos Queiroz, parte de sua equipe técnica e representantes do Gabinete da prefeita.
Sobre a Tecon Suape
Fundada em 2001, a empresa Tecon Suape pertence a um grupo filipino que venceu, no mesmo ano, a licitação pública para implantação e operação do terminal de contêineres no Porto de Suape por um período de 30 anos.
De 2001 a 2013, a Tecon Suape já investiu milhões de dólares em capital humano, tecnologia da informação, equipamentos, galpões e pátios para armazenagem de carga geral e contêineres, propiciando uma crescente e contínua demanda de movimentação de contêineres.
Implantada em uma área de 380 mil metros quadrados, a empresa Tecon Suape tem capacidade atual para movimentar 680 mil TEUs (unidade padrão para contêineres de 20 pés) por ano, podendo, no futuro, atingir uma movimentação anual de até 1,5 milhão de contêineres. A estrutura atual conta com:
Canal de acesso com 390 metros de largura e 16,5 metros de profundidade;
2 berços de atracação com extensão total de 660 metros, contando ainda com o berço público do Porto de Suape com 275 metros, o que totaliza 935 metros;
Profundidade operacional nos berços de 15,5 metros;
Balança Rodoviária;
Plataforma Ferroviária;
Escritório da Alfândega dentro do terminal;
Completa estrutura para fornecimento de energia e monitoramento de temperatura para contêineres refrigerados;
Galpão para inspeção das Autoridades Fiscalizadoras;
Armázem Alfandegado (CFS);
Scanner para contêineres;
Sistema OCR nos gates de entrada, saída e portêineres.
Complexo Industrial
O Complexo Industrial Portuário de Suape oferece oportunidades em diversos setores, atraindo investimentos e gerando renda para os trabalhadores que se orgulham em construir uma nova história para Pernambuco. Mais de 100 empresas já estão instaladas ou estão em processo de implantação gerando mais de 22 mil empregos na região.
Em 2017, o Porto alcançou a maior movimentação de sua história. Mais de 23,6 milhões de toneladas de cargas passaram por Suape - um crescimento de 4% em relação ao ano anterior e de 55% desde 2014.
Canal do Panamá
O Panamá, um país com uma população de 4 milhões de pessoas (equivalente a Região Metropolitana do Recife) se transformou em um dos principais corredores do comércio marítimo mundial, a partir da ampliação do terceiro Canal do Panamá, inaugurado em junho de 2016.
Com a conclusão da obra, os Estados Unidos aumentou o trânsito de produtos pelo Canal, sobretudo contêineres e as cargas de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e Gás Natural Liquefeito (GNL). Hoje, os Estados Unidos são os principais clientes do Canal, com a participação de 68%, seguido pela China, Chile, Japão, México e Colômbia. “O Porto pernambucano, que está no centro da costa brasileira, tem potencial por sua condição de infraestrutura de receber os navios que atravessam o Canal do Panamá”, dizem especialistas.
Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ipojuca
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ipojuca informou que estará trabalhando, junto com as autoridades do Porto de Suape, para a promoção do Porto, buscando a viabilização de novas rotas marítimas. [...]

João Fernando recebe filiação de Gera do Posto
Pré-candidato a deputado estadual, o empresário Gera do Posto assinou sua filiação ao Partido Republicano da Ordem Social (PROS), nesta sexta-feira (23). Procurado por quase todas os partidos, Gera optou pelo PROS porque se identificou com o projeto apresentado por João Fernando de apostar em candidatos com forte vínculo com o povo e que representam a renovação na política.
“Hoje tivemos a felicidade de ingressar no PROS, um partido jovem, mas que nasceu e milita na política defendo as bandeiras da honestidade, ética e renovação. E é justamente o que vamos defender em nossa campanha. Queremos ver Pernambuco voltar a crescer baseado nesses valores e na geração de empregos”, destacou Gera do Posto. [...]

Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres revela gestões que valorizam a cidadã
Acontece na próxima terça-feira (27) a entrega do Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe). Os municípios de Arcoverde (Sertão), Caruaru (Agreste), Palmares (Zona da Mata) e Itamaracá (Região Metropolitana do Recife) são os contemplados deste ano. A premiação contempla gestões que priorizam as políticas para as mulheres, asseguram a presença das cidadãs em cargos de alto escalão e promovem ações inovadoras em prol da garantia dos direitos das munícipes.
“O Prêmio é um certificado de excelência conferido às prefeituras que se destacam pelas ações voltadas à equidade de oportunidades entre homens e mulheres. As práticas inovadoras evidenciadas são exemplo e inspiração aos municípios vizinhos”, afirma a deputada estadual Simone Santana, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alepe, organizadora da ação.
Além da parlamentar, participaram da Comissão Avaliadora desta edição do Prêmio o deputado Aluísio Lessa; a deputada Terezinha Nunes; a Secretária Executiva da Mulher do Estado, Dóris Cavalcanti; a Gerente de Fortalecimento Sociopolítico das Mulheres, Beatriz Vidal; e o Instituto Papai. Todas as informações de cada município foram avaliadas de acordo com os termos da Resolução nº 1.213, de 2013, que institui o Prêmio.
SERVIÇO
Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres
DATA: 27 de março
HORA: 18h
LOCAL: Edifício Governador Miguel Arraes de Alencar - Auditório Senador Sérgio Guerra
ENDEREÇO: Rua da União, 439, Boa Vista [...]

Preservação do Rio Capibaribe destacada é foco de discurso sobre o Dia da Água na Alepe
Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Alepe, o deputado Zé Maurício fez um pronunciamento, nesta quinta (22), a respeito do Dia Mundial da Água, em que reforçou a importância da assinatura da Carta de Compromisso pela Preservação do Rio Capibaribe. Proposto pelo Comitê Gestor da Bacia do Rio Capibaribe no último mês de novembro, o Documento determina aos 42 municípios, por onde passa o rio, que participem de ações de monitoramento de recursos hídricos e de preservação do curso d’água.
Atualmente assinada por 17 dos 42 municípios, a Carta estabelece que as cidades adotem uma política ambiental, a qual leve em consideração nas suas ações o Plano Hidroambiental do Capibaribe, da Secretaria de Recursos Hídricos de PE, que traz diagnósticos e planos de investimentos para o Rio Capibaribe. As prefeituras participantes também se comprometeriam com a promoção de saneamento básico, prevenção de desastres e preservação de matas ciliares (que margeiam os rios), entre outros pontos.
A iniciativa do Comitê se alinha com as propostas da Organização das Nações Unidas (ONU), debatidas no Fórum Mundial da Água, que acontece até esta sexta (23) em Brasília, onde foi revelado dado alarmante de que, até 2050, a falta d’água poderá afetar 5 bilhões pessoas, o que inclui o Nordeste brasileiro – que já passa pela pior seca dos últimos cem anos. [...]

Governo de Pernambuco lança edital de licitação da barragem de Panelas II
Será publicado nesta sexta-feira (23.03) o edital de licitação para a conclusão da barragem de Panelas II, localizada no município de Cupira, Mata Sul de Pernambuco. A obra é parte do sistema integrado de controle de enchentes da Bacia do Una que visa ao controle de cheias e inundações nos municípios de Belém de Maria, Catende e Palmares, além de auxiliar no reforço do abastecimento dos municípios de Cupira, Lagoa dos Gatos e Panelas, beneficiando cerca de 117mil pernambucanos.
A obra da barragem de Panelas II irá reforçar a segurança hídrica da Mata Sul, complementando os benefícios da barragem Governador Eduardo Campos - Serro Azul, concluída no Governo Paulo Câmara e localizada no município de Palmares, que foi de fundamental importância durante as recentes chuvas na região. O equipamento chegou a acumular um volume de 160 milhões de m³, com capacidade de acumulação total de 303 milhões de metros cúbicos de água.
“Com recursos já garantidos, através de emenda da bancada parlamentar pernambucana, e convênio com o Ministério da Integração e contrapartida do Governo Estadual, será publicado o edital de licitação para conclusão dessa obra tão importante para a segurança hídrica da região”, afirmou o governador Paulo Câmara.
Segundo o secretário executivo de Recursos Hídricos, Guilherme Rocha, a barragem já tem 50% das obras executados. “A barragem de Panelas II terá capacidade de acumulação total de 22 milhões de metros cúbicos de água e investimento de R$ 39 milhões, com prazo de execução de 15 meses”, comentou Rocha.
Após as enchentes de 2017, o Governo de Pernambuco precisou fazer a readequação do projeto devido aos danos causados na estrutura física da barragem, e consequentemente a relicitação da obra.
O Governo do Estado está realizando o levantamento do remanescente e a atualização dos custos de projetos para construção de mais três barragens na Mata Sul, paralisadas por falta de repasses federais: Barra de Guabiraba, Igarapeba e Gatos. [...]

Paulo Câmara assiste à pré-estreia da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém
Começa no sábado, 24, a temporada 2018 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, cidade-teatro localizada no município do Brejo da Madre de Deus, agreste de Pernambuco, a 180 km do Recife. Como acontece todos os anos, o maior teatro ao ar livre do mundo deverá receber, no período de 24 a 31 de março, milhares de turistas que, durante a Semana Santa, irão assistir à encenação em sua 51ª edição.
Nesta sexta-feira, dia 23, às 18h, acontece a pré-estreia da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, com a presença do governador Paulo Câmara. A apresentação é aberta apenas para autoridades, jornalistas, blogueiros e radialistas.
A peça teatral conta a vida de Jesus, começando com o Sermão da Montanha e terminando com a espetacular ascensão de Cristo aos céus. Os espetáculos começam diariamente às 18h, mas os portões são abertos ao público às 16h. A cidade-teatro possui nove palcos-plateia com uma arrojada cenografia que reproduz lugarejos, ambientes e prédios da Jerusalém dos tempos de Jesus, como o Templo, Fórum Romano, o Palácio de Herodes e o Monte do Calvário. Além disso, um rico figurino e efeitos especiais de última geração completam a grandiosidade do espetáculo.
Outro ponto alto da Paixão de Cristo é o elenco de artistas formado por destacados atores e atrizes que conferem à encenação uma carga dramática intensa por meio de interpretações magistrais que emocionam e dão força ao realismo das cenas. Como acontece todos os anos, a encenação contará também com a participação de artistas conhecidos da teledramaturgia nacional como Renato Góes, ator que tem se destacado atuando no cinema, em novelas e minisséries da TV, que viverá uma nova e marcante experiência interpretando o papel de Jesus na Paixão. Ao seu lado estarão nomes como Kadu Moliterno (Pilatos), Victor Fasano (Herodes), Tonico Pereira (Anás), Nicole Bahls (Herodíades) e Rita Guedes (Madalena). O papel de Maria, mãe de Jesus, será interpretado pela atriz pernambucana Fabiana Pirro.
Ao todo, 450 atores e figurantes atuam no espetáculo sob a batuta dos diretores artísticos Carlos Reis e Lúcio Lombardi. Além disso, a Paixão agrega cerca de 600 profissionais incluindo técnicos, eletricistas, sonoplastas, contrarregras, maquiadores, cabeleireiros, e costureiras, entre outros. Segundo o presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, Robinson Pacheco, que também é o coordenador geral da peça, boa parte desses profissionais trabalham o ano todo para que, durante a temporada, tudo fique perfeito. “Desde o início, quando as encenações aconteciam nas ruas da Vila de Fazenda Nova, o espetáculo é realizado com muito suor, muita de dedicação e comprometimento de todos os envolvidos. Nós nos esmeramos na riqueza dos detalhes e no realismo das cenas a fim de proporcionar ao nosso público uma viagem no tempo, na qual as pessoas possam viver emoções como se estivessem presenciando os fatos que aconteceram há mais de dois mil anos”, afirma Pacheco.
O esforço e a seriedade empreendidos na montagem da Paixão de Cristo traduzem-se na satisfação revelada pelo público nas pesquisas de opinião. Todos os anos, cerca de 98% dos pesquisados consideram o espetáculo ótimo ou bom. Além disso, quase 50% do público retornam para assistir a Paixão pelo menos mais uma vez. Não é sem motivos, portanto, que, ao longo dos seus mais de 50 anos de história, a Paixão de Cristo já registra um público acumulado de aproximadamente 3,8 milhões de expectadores.
A maior parte do público chega em ônibus de turismo e vans que é a forma mais fácil e cômoda de ir à Nova Jerusalém. Esses serviços de traslados têm preços variados e podem ser encontrados no Google ou Facebook. Existem também iniciativas independentes de grupos de amigos, clubes e associações que formam caravanas para assistir ao espetáculo. Muitas pessoas também chegam de automóvel até a Nova Jerusalém. A estrada que liga a cidade-teatro à capital pernambucana e ao município de Caruaru é duplicada em sua quase totalidade, oferecendo conforto e segurança para os viajantes.
Além disso, os turistas de qualquer parte do Brasil, que optarem por pacotes de hospedagem no Recife ou na paradisíaca praia de Porto de Galinhas (PE), podem adquirir o passeio para assistir ao espetáculo oferecido pela Luck Viagens (81 3366-6222 – www.luckviagens.com.br), lojas da CVC em todo Brasil e outras agências de viagens. O pacote inclui transporte de ida e volta em ônibus especial para turismo, guia turístico e parada na famosa feira de Caruaru para conhecer o artesanato regional e saborear uma deliciosa tapioca. No Recife, o ônibus sai do aeroporto e, em Porto de Galinhas, o turista tem acesso ao transporte nos hotéis e pousadas.
Para os que buscam viver emoções mais fortes, a Pousada da Paixão, instalada dentro da cidade-teatro de Nova Jerusalém, oferece pacotes para os turistas que desejam não só assistir, mas também sonham em entrar em cena junto com os atores do espetáculo. São dois dias de hospedagem, nos quais os turistas assistem à peça no primeiro dia e, no segundo, atuam como figurantes juntamente com todo o elenco (Pousada da Paixão, 81 3732-1574,www.pousadadapaixao.com.br). Ou pelos celulares – Vivo (81) 9 8239-4764 / Tim (81) 9 9673-0815.
As entradas para o espetáculo, que já estão à venda pelo site oficial (www.novajerusalem.com.br) custam de R$ 100,00 a R$ 140,00, dependendo do dia, com meia-entrada para estudantes, professores de Pernambuco e público de até 14 anos. Nas compras feitas pelo site, o valor do ingresso poderá ser parcelado em até 12 vezes nos cartões de créditos.
[...]
