Author: Wellington Ribeiro

Rio Formoso – Prefeitura iniciou campanha de vacinação contra a gripe
A Prefeitura de Rio Formoso iniciou nesta terça-feira (09/05) a Campanha de Vacinação contra a Gripe. A ação irá até o próximo sábado, dia 13/05 , oportunidade em que será realizada uma grande mobilização no município.
Com o objetivo de disponibilizar o acesso à vacina, no próximo sábado os postos de saúde estarão abertos durante todo o dia todo, para atender ao público-alvo da campanha, que são: Os trabalhadores da saúde, as gestantes e as puérperas (até 45 dias após o parto), os indivíduos com 60 anos ou mais de idade, as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), os professores das escolas públicas e privadas, além de pacientes com pacientes com comorbidades ( hipertensos, diabéticos, doenças respiratórias, doenças hepáticas, doenças renais e pacientes imunodeprimidos).
Com informações da Prefeitura de Rio Formoso
[...]

Vereadora Ivalda Farias promoverá, nesta quarta-feira (10), um evento voltado às mães
Barreiros - Em comemoração ao mês das mães, a vereadora Ivalda Farias (PDT), promoverá na manhã desta quarta-feira (10/05) um evento voltado ao público feminino. A ação será realizada na Câmara Municipal de Vereadores.
Na oportunidade, as mães participarão de uma palestra ministrada pela Psicopedagoga Adriana Davi com o tema “A mulher e suas conquistas”, além de sorteios de brindes e limpeza de pele com produtos da Racco, Mary Kay, New Life e Polishop.
Colaboram com o evento:
Salões: Ellen Siqueira, Espaço A, Brilho Natural, Nerize Belt, Marinho e Jane.
Farmácia do Povo.
Supermercados: São José e Fénix.
Clínicas: Dr. Jader Cidrim e Filhos de Davi.
Escola: Filhos de Davi.
Manicures: Andrea e Elvira. [...]

Coluna Radar Político desta terça-feira (09) – Célia Sales se reúne com governador Paulo Câmara
Pouco tempo depois de impor uma derrota fragorosa sobre o candidato da Frente Popular, Carlos Santana (PSDB), a prefeita de Ipojuca, Célia Sales (PTB), acompanhada do esposo e secretário municipal de Educação, Romero Sales, ambos aliados do senador Armando Monteiro, principal nome da oposição no Estado, se reuniu, ontem, no Palácio do Campo das Princesas, com o governador Paulo Câmara (PSB).
O conteúdo da conversa girou em torno da realização de parcerias administrativas entre o Governo de Pernambuco e a Prefeitura de Ipojuca com vistas a contribuir com o avanço do município. A gestora aproveitou a oportunidade para solicitar empenho do Governo Estadual na realização de ações voltadas para o desenvolvimento econômico, melhoria da saúde, educação, combate ao desemprego e redução da criminalidade. O secretário da Casa Civil, Antônio Figueira, também participou da reunião, já o chefe de gabinete João Campos, personagem que compareceu em vários eventos políticos no município para ajudar a campanha de Carlos Santana, não acompanhou o encontro.
Maioria – Por falar em Célia Sales, a prefeita recém-empossada deverá contar com um amplo apoio na Câmara Municipal de Vereadores. A petebista já conta com o apoio de 7 dos 12 vereadores, são eles: Irmão Genival (PTN), Pastor Rildo (PTC) Whashington (PHS), Gilmar (PTC), João de Beija (PSD), Leonildo (PMN) e Albérico da Cobal (PMDB).
Inauguração - O prefeito de Sirinhaém, Franz Hacker (PSB) entrega, na próxima quinta-feira (11), a Escola Municipal Geraldo Francisco Vié e mais uma quadra poliesportiva. Os equipamentos públicos atenderão aos moradores do Conjunto Residencial Vereador Robério Carlos de Melo (Barreirão), no distrito de Barra de Sirinhaém.
Redução – Trabalhadores que sobrevivem da pesca artesanal acusam o Governo de Pernambuco de ter criado dificuldades para que a categoria tivesse acesso ao benefício do Chapéu de Palha da Pesca artesanal. Municípios como São José da Coroa Grande, Tamandaré, Sirinhaém e Goiana tiveram queda considerável no número de beneficiários em relação ao ano passado.
Congestionamento – A disputa por votos para deputado estadual deve ser bastante acirrada nos municípios da Zona da Mata Sul do Estado. Já não bastassem os atuais deputados que possuem votos na região, a exemplo de Clodoaldo Magalhães, Simone Santana, Aluísio Lessa, todos do PSB, Pedro Serafim Neto (PDT), Henrique Queiroz (PR), José Humberto (PTB, imagem) e Joaquim Lira (PSD), deverão disputar uma vaga na ALEPE os ex- deputados Rildo Braz (PRP) e Mary Gouveia (PR), o ex-prefeito de Amaraji, Jânio Gouveia (PSB) e a primeira dama de Escada, Edlene Gomes (PSB). Para embolar ainda mais a disputa, há quem aposte em uma candidatura de Hildo Hacker (PSD), ex-prefeito de Tamandaré.
Sem comemoração 1 – Deputados da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa, registraram, ontem, os 10 anos do Programa Pacto Pela Vida. Os parlamentares lamentaram a forma como o Programa vem sendo conduzido pelo governador Paulo Câmara e chamaram a atenção para o aumento da violência no Estado que em pouco mais de 4 meses já contabilizou mais de 2.000 assassinatos.
Sem comemoração 2 - Por meio das redes sociais o deputado federal Betinho Gomes (PSDB, imagem) também não poupou críticas ao Programa. “Depois de dez anos esse programa de segurança precisa ser revisto com urgência, aliás, falei isso diretamente ao Senhor Governador do Estado, mas a arrogância e falta de humildade cegou os atuais gestores pernambucanos levando ao fracasso uma experiência que já foi tida como exitosa", expressou o parlamentar.
Indeciso - O grupo do prefeito de Joaquim Nabuco, Neto Barreto (PTB), ainda não definiu o deputado estadual e federal que apoiará. Para governador, marchará com Armando Monteiro (PTB). O seu vice-prefeito, Cabeça (PTC), manterá o compromisso com Eriberto Medeiros (PTC), deputado estadual que apoiou nas eleições de 2014.
Decidido - Já o ex-prefeito João Carvalho e o ex-candidato a prefeito Lírio Júnior, principais nomes da oposição, deverão caminhar com Clodoaldo Magalhães (estadual) e João Fernando Coutinho (Federal).
Terceira via – Eraldo Veloso (PMDB), liderança nabuquense que ficou na terceira posição na disputa pela prefeitura em 2016, votará em Raul Henry para deputado federal.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 98544-4677 (OI). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

Pacto pela Vida completa dez anos com recorde de assassinatos
O Pacto pela Vida chega ao aniversário de dez anos, nesta segunda-feira (8), sem motivos para comemoração. A crítica foi feita pela Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no plenário da Casa. Segundo dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), o primeiro trimestre deste ano foi o mais violento desde a criação do programa, em 2007, com 1.523 homicídios registrados, ante os 1.294 computados há dez anos.
Líder da Oposição na Alepe, o deputado Silvio Costa Filho (PRB) destaca que o governo Paulo Câmara abandonou as bases do programa, que era centrado no diálogo, na transparência e na valorização dos agentes de segurança. “O governador terceirizou a coordenação do Pacto pela Vida, quando deveria ter puxado para si a responsabilidade; deixou de investir no aparelhamento das policias e não priorizou a prevenção ao crime”, criticou o parlamentar.
Idealizador do programa, o sociólogo José Luiz Ratton corroborou as críticas da Oposição, em entrevistas recentes aos órgãos de imprensa. O estudioso destaca que a partir de 2014 houve um enfraquecimento da coordenação do programa, que deixou de contar com a presença permanente do governador, ao mesmo tempo em que não houve investimentos no sistema prisional, na Funase, na Polícia Científica, em tecnologia aplicada à segurança e em programas de prevenção da violência em áreas mais vulneráveis.
Para o deputado Edilson Silva (Psol), presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, a atual política de segurança do Estado é desastrosa. “Qualquer contexto de descontrole dos homicídios culmina na violação do direito primordial do ser humano: a vida. Diante dos números de assassinatos registrados até o momento, é provável que o ano de 2017 termine com 5 mil homicídios. Isso é assustador e ocorre pela irresponsabilidade do Governo ao desmantelar uma política que vinha sendo bem sucedida", avaliou o deputado.
Vice-líder da Bancada de Oposição e ligado à Polícia Militar, Joel da Harpa (PTN/Podemos) destacou a falta de investimentos na Polícia. “A Polícia Militar trabalha hoje com déficit de homens, desaparelhada e com equipamentos obsoletos. Além da falta de transparência, o diálogo com a corporação também foi extinto, comprometendo as bases do Pacto pela Vida. A reabertura do diálogo com os policiais, a valorização profissional e os investimentos nas polícias são essenciais para combater o crescimento da criminalidade”, destacou.
Para Silvio Costa Filho, além da reabertura do diálogo com os policiais, é preciso também maior aproximação do Estado com o Governo Federal, com os municípios e com a sociedade civil. “Infelizmente, até o último domingo (7) já foram contabilizados mais de 2 mil assassinatos no Estado, além do crescimento dos casos de estupros, violência contra a mulher, explosões de caixas eletrônicos e assaltos a ônibus. E como já ficou evidente, não é trocando o comando da Polícia e o secretário que se muda esse quadro. O resgate do programa passa pela valorização profissional, reabertura do diálogo com os agentes de segurança, mais investimentos em inteligência e tecnologia e a participação dos poderes Legislativo e Judiciário e de toda a sociedade. É preciso refundar o Pacto pela Vida”, defendeu.
A Bancada de Oposição vai enviar ao governador Paulo Câmara uma nova solicitação de audiência para discutir a questão da segurança, além de apresentar um projeto para que a Assembleia Legislativa tenha dois assentos do conselho do Pacto pela Vida e realizar, ainda este mês, uma audiência pública sobre o tema. “Nós da Oposição estamos à disposição do Governo do Estado para contribuir nesse debate e ajudar a construir uma saída para reduzir a criminalidade”, ressaltou Silvio. [...]

São José – Prefeitura promove mutirão de exames de mamografia
A Prefeitura de São José da Coroa Grande em parceria com a Central da Mama está disponibilizando durante esta segunda-feira (08) exames de mamografia. A unidade móvel está instalada na Rua Pastor José Amaro, próxima ao Hospital Municipal Osmário Omena de Oliveira, no Centro.
“Estamos trazendo mais uma vez a Central da Mama para o município com o objetivo de oferecer às mulheres com idade entre 50 e 69 anos a oportunidade de realizarem o exame de mamografia. Esta medida faz de uma série de ações que o Governo Municipal tem desenvolvido para garantir ao público feminino a atenção e cuidado necessário com a sua saúde”, expressou o prefeito Pel Lages (PEN).
Para ter acesso ao exame, a mulher precisa se dirigir ao local munida de cartão so Sistema Único de Saúde (SUS), documento de identidade, CPF, comprovante de residência e o nome da mãe e ter sido encaminhada pelo Posto de Saúde da Família (PSF). No total serão ofertadas 80 vagas. Será das 8 da manhã até às 3 horas da tarde. A mamografia é o principal exame para o rastreamento do câncer de mama.
Com informações da Prefeitura de São José da Coroa Grande
Saiba mais sobre o exame:
A mamografia dói?
Para obter mamografias de alta qualidade e expor menos a paciente à radiação, durante o exame é necessária uma ligeira compressão das mamas, o que pode ocasionar, às vezes, dor. Nem todas as mulheres sentem dor quando fazem o exame de Mamografia, mas algumas se queixam de algum tipo de desconforto provocado pela compressão. O importante, porém, é que o custo-benefício da mamografia é muito grande, além de representar o principal exame para o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Quando deve ser realizada a mamografia?
Entre os 35 e 40 anos deverá ser feita a primeira mamografia, que servirá de base para avaliar as condições da mama e possibilitar exames comparativos futuros. Dos 40 aos 50 anos, a freqüência da mamografia deverá ser determinada pelo médico, de acordo com a inclusão da paciente no grupo de risco e/ou com as características da mama. Após os 50 anos, todas as mulheres devem se submeter ao exame de mamografia anualmente.
A radiação emitida no exame de mamografia pode ser prejudicial à saúde da mulher?
Qualquer tipo de radiação não é bom para a saúde, desde que a pessoa esteja exposta com freqüência aos seus malefícios. Isso não acontece com a mamografia, já que a recomendação para a realização do exame é periódica.
A mamografia pode mascarar o diagnóstico?
Todos os exames de diagnóstico por imagem apresentam uma margem de erro, que, embora seja muito pequena, pode levar ao diagnóstico equivocado do câncer de mama; porém, está mais ligado à falta de experiência do profissional na interpretação dos exames desse tipo de doença. Por isso, é importante a realização da mamografia em centros médicos de referência acostumados com o diagnóstico do câncer de mama.
Qual é o índice de diagnóstico positivo de câncer de mama das mamografias?
A mamografia é de 85% a 90% específica. De acordo com a Sociedade Americana do Câncer, somente uma ou duas mamografias em cada mil levam ao diagnóstico do câncer. Aproximadamente 10% das mulheres precisam de uma mamografia adicional. Não se alarme se isso acontecer com você. Apenas de 8 a 10% das mulheres necessitarão de biópsia e 80% dessas biópsias não são câncer.
*As informações contidas nesta página são orientações gerais. Elas nunca devem substituir as especificações feitas pelo médico para o seu caso.
Fonte: http://www.ibcc.org.br/duvida/exames-diagnosticos/mamografia/3/50/ [...]

Coluna do Blog desta segunda-feira (08) – Blog Ponto de Vista
O município de Escada, importante colégio eleitoral da Zona da Mata Sul, deverá ser palco, no próximo ano, de mais uma grande disputa entre as principais forças política locais. De um lado, representando o campo situacionista, a esposa do prefeito Lucrécio Gomes (PSB), Edlene Gomes, deverá disputar uma cadeira para a Assembleia Legislativa, do outro, a oposição apresentará o nome da ex-deputada Mary Gouveia (PR) como opção para o mesmo posto.
Derrotada nas eleições municipais do ano passado por apenas 200 votos, a esposa do ex-prefeito Jandelson Gouveia buscará alcançar mais uma vez uma cadeira na ALEPE, para isto, fará uma dobradinha com André Ferreira (PSC), atual deputado estadual que no próximo ano disputará uma vaga na Câmara Federal. A aliança garantirá a participação de Mary em uma chapinha do PSC que terá como puxador de votos o ex-deputado Manoel Ferreira, pai de André e de Anderson Ferreira, este último prefeito de Jaboatão dos Guararapes.
Eleita em 2010 com 33 mil votos em uma coligação do PHS, Mary terá um grande desafio pela frente que é o de demover as intenções do seu cunhado e ex-prefeito de Amaraji, Jânio Gouveia, de disputar uma cadeira para a ALEPE.
Alternativa - Embora o esposo Lucrécio Gomes pertença aos quadros do PSB não será novidade alguma caso a primeira dama opte disputar por outra sigla. Edlene Gomes dobrará com o deputado federal Augusto Coutinho, do Solidariedade, partido que na eleição passada participou de uma chapinha ao lado do PTN, PRTB e PV e elegeu os dois deputados estaduais da coligação.
Repercussão - A aparição de São José da Coroa Grande na semana passada no quadro “Tô de Folga”, do Jornal Hoje, exibiu para o Brasil as belezas naturais de um município que tem um gestor comprometido em potencializar o turismo local. Com apenas quatro meses a frente da Prefeitura, Pel Lages (PEN) já realizou vários investimentos na área, algo que já está rendendo grandes resultados. Recentemente a "Terra das Piscinas Naturais" recebeu o 1° Encontro de Secretários e Dirigentes de Turismo de Pernambuco.
Sinais 1- Com exceção de Jarbas Vasconcelos (PMDB), que deverá disputar uma das duas vagas do senado pela Frente Popular, chama à atenção a ausência de movimentação por parte de líderes partidários pela busca por um espaço na chapa majoritária que deverá ser encabeçada pelo governador Paulo Câmara (PSB). Na leitura de alguns oposicionistas a situação reflete a baixa confiança que aliados possuem na recuperação da imagem do governador diante da opinião pública.
Sinais 2 – Nomes como os dos deputados federais André de Paula (PSD) e Augusto Coutinho (Solidariedade), lembrados como possíveis substitutos de Raul Henry na vaga para vice-governador, dão sinais de que pretendem apostar em uma reeleição certa ao invés de se arriscarem com Paulo Câmara em uma composição na majoritária.
Novela - Ainda irá render muitos capítulos a novela que envolve Antônio Campos e a cúpula estadual do PSB. Sempre que pode, o filho de Ana Arraes não perde a oportunidade de tecer críticas ao governador, a quem acusou recentemente durante uma solenidade em Jaboatão dos Guararapes de ser “homem que titubeia nas suas posições” e de “governador fraco”.
Destino - Desfiliado do PSB, Antônio Campos informou que pretende anunciar o seu novo destino partidário até o final do ano. Ele deixa bem claro as intenções de que disputará uma vaga para a Câmara Federal.
Ofensiva 1 – Desde que assumiu o ministério das Cidades, em maio de 2016, Bruno Araújo (PSDB) vem empregando um trabalho bastante intenso no Estado. Recentemente entregou 340 unidades habitacionais no município de Olinda. No meio político Bruno é lembrado como possível candidato a um cargo majoritário nas eleições de 2018, seja ele para o senado ou até mesmo para o Governo do Estado.
Ofensiva 2 – O Ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), é outra liderança que não tem parado um só minuto para ampliar a sua liderança com vistas às eleições majoritárias do próximo ano. Inauguração de escolas, quadras, reformas em unidades educacionais e investimentos em universidades públicas tem ocupado a agenda do democrata semanalmente no Estado. Ao contrário de Bruno, Mendonça conta com uma equipe de comunicação bastante eficiente e isso tem lhe garantido um ganho eleitoral bem superior ao do tucano.
Parceria - O prefeito de Maraial, Marquinhos Moura (PTB), se reuniu com o secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira, para solicitar a pavimentação da PE 125, rodovia que liga Maraial à Colônia Leopoldina. Moura recebeu da ex-prefeita Marlúcia (PSD) um município falido e sucateado, porém o petebista tem se esforçado bastante para organizar a prefeitura.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 98544-4677 (OI). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

Coluna do Blog desta sexta-feira (05) – Blog Ponto de Vista
Coluna Semanal
O DIREITO DA POLÍTICA NA SEMANA
“Quase sempre preferimos o conforto da opinião sem o desconforto da reflexão.”
John Fitzgerald Kennedy
SOBRE A CITAÇÃO – O atual momento vem se mostrando muito perigoso e difícil. Pior do que ter meios de comunicação trabalhando como nunca em prol de seus próprios objetivos, é ter um “povo” que não faz juízo de valor acerca das notícias veiculadas. É nocivo à evolução da espécie não ter senso crítico sobre tudo. Seríamos uma geração sem opinião? Diante da rapidez como os assuntos se desenrolam, principalmente com a magnitude alcançada pelas mídias sociais, se mostra mais fácil realizar pré-julgamentos e criar pré-conceitos acerca dos temas postos em questão. É, caro leitor, vivemos no tempo em que é mais fácil “compartilhar notícias” do que fazer algo que nos diferencia dos demais animais: “pensar” sobre elas. Sobre o autor da frase, John F. Kennedy foi o 35° presidente dos Estados Unidos, e é considerado uma das grandes personalidades do século XX.
PORTEIRAS ABERTAS – A 2ª turma do STF resolveu liberar geral. Revogou nesta semana a prisão preventiva do ex-ministro José Dirceu (PT). Na decisão, que se deu a partir do voto divergente do ministro Dias Toffoli, ficou entendido que o princípio da presunção da inocência foi mitigado pelo STF para permitir a execução da pena somente depois de mantida a condenação em 2ª instância. Os ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes acompanharam o voto.
CONGRUÊNCIA – O resultado no caso de José Dirceu foi com o mesmo placar da semana passada no processo de João Cláudio Genu (no qual o STF também resolveu pela soltura). Isso tanto no número de votos a favor, como também por quem os proferiu. Curioso, não?
INCONGRUÊNCIA – O que não é fácil de entender é como o Ministro Dias Toffoli não se declarou “suspeito” para proferir decisão acerca da soltura de José Dirceu. Só para lembrar, Dias Toffoli foi Assessor Jurídico da Liderança do PT na Câmara dos Deputados (de 1995 a 2000), e também foi Advogado do PT nas campanhas do ex-presidente Lula (1998, 2002 e 2006). Ou seja, durante todo o período em que esteve prestando relevantes serviços ao PT, Dias Toffoli se reportava diretamente ao homem forte do partido. JOSÉ DIRCEU.
“PAU QUE DÁ EM CHICO, DÁ EM FRANCISCO” – Certo mesmo é que todos os encarcerados pela Polícia Federal viram com muita ansiedade os últimos acontecimentos no STF. Isso porque os presos da Lava Jato podem, com base nos precedentes criados nas últimas semanas (caso João Cláudio Genu, caso Eike Batista, e caso José Dirceu), requerer igual tratamento. Fala-se que figurinhas como o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha e o ex-governador do RJ, Sérgio Cabral, ambos do PMDB, assim como o ex-ministro Antonio Palocci (PT), estão mais tranquilos. Eles sabem que é questão de tempo para serem libertados.
TENTATIVA DO ITALIANO – Não demorou muito. Já nessa semana o Ministro do STF, Edson Fachin, decidiu manter a prisão preventiva de Antônio Palocci. O relator negou pedido de liminar em HC por não verificar ilegalidade que justifique a revogação. O curioso foi que o relator da Lava Jato no STF, logo após sua decisão, remeteu o caso para apreciação do plenário da Corte do STF, onde será julgado por todos os 11 ministros.
TEORIAS CONSPIRATÓRIAS – Depois das reviravoltas acima, os mais desconfiados começam a levantar diversas teorias de conspiração. Alguns importantes veículos justificam que o HC dado a José Dirceu foi um recado a Antônio Palocci. Ou seja, recado de que ele pode ser libertado sem que seja preciso delatar ninguém. Ainda segundo os mais desconfiados, algumas instituições financeiras e emissoras de televisão estariam temendo a delação de Antônio Palocci e teriam partido delas a pressão para que os ministros do STF libertassem José Dirceu.
NÃO PEGOU BEM – Teorias conspiratórias a parte, não pegou bem o fato dos procuradores da República de Curitiba anteciparem nova denúncia contra José Dirceu para o mesmo dia marcado pelo STF para o julgamento do HC que acabou libertando o ex-ministro. Queriam eles, ao chamar a imprensa, emparedar os ministros do STF???
A BOLA DA VEZ – Com o entendimento pavimentado pelo STF de que a execução da pena somente pode ser realizada depois de confirmação da condenação em 2ª instância, a bola da vez na Lava Jato cai sobre o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, instância recursal da Justiça Federal de Curitiba/PR. O TRF 4ª Região sofrerá muita pressão para adiantar ou retardar seus julgamentos.
O PRÓXIMO ALVO – Nos últimos tempos viu-se que denúncias, pressões e liminares conseguiam afastar paulatinamente Ministros de seus respectivos cargos. Isso desde os últimos meses do governo da ex-presidente Dilma (PT) e no início do governo do Presidente Michel Temer (PMDB). De tempos para cá, parece que os ânimos se acalmaram. Mas, ao que tudo indica, o agito vai retornar. Seria bom o presidente Michel Temer já ir providenciando um novo nome para o Ministério da Justiça. Certamente o atual ministro não suportará a tempestade advinda da República de Curitiba.
“FARINHA POUCA, MEU PIRÃO PRIMEIRO” - A partir deste mês de maio, os 39 vereadores do Recife terão reajuste de R$ 1.500,00 nos gastos com alimentação. Os parlamentares da capital pernambucana aprovaram projeto de lei que aumentou o benefício de R$ 3.000,00 para R$ 4.500,00 por mês. A medida já foi publicada no Diário Oficial.
PROFISSÃO: POLÍTICO – Ainda sobre o assunto acima, é importante que o leitor tome conhecimento de que os vereadores do Recife não precisam prestar contas dos gastos com alimentação por meio de notas fiscais. Os parlamentares podem destinar o montante da verba de forma discricionária, seja para refeição em restaurantes ou alimentação, na qual são contabilizados gastos em supermercado para uso exclusivo no gabinete.
CADÊ O BANCO QUE ESTAVA AQUI? – Em discurso na ALEPE na última quarta-feira (03.05), o deputado estadual Antônio Moraes (PSDB) cobrou posição ao Banco do Brasil sobre o fechamento das agências do Interior do Estado. O parlamentar disse ter recebido telefonemas de moradores de Barreiros informando que há dois anos a agência está fechada e não presta serviço à população. O deputado frisou, ainda, que a reclamação parte principalmente dos municípios da mata sul, em especial dos moradores de Barreiros e São José da Coroa Grande. E a insatisfação só aumentou depois do assalto que ocorreu, nesta semana, na agência de Tamandaré/PE.
PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM – Você, profissional do Direito, integrante do Poder Executivo para Assuntos Jurídicos, Assessor Parlamentar, Advogado, Membro do MP, da Magistratura, Secretário Municipal, Vereador, ou até mesmo que goste de assuntos jurídicos e da política pode participar da coluna das sextas “O Direito da Política na Semana” do Blog Ponto de Vista, enviando sugestões de pauta, assuntos, notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 9.8898-3798 (VIVO). Se preferir, envie o assunto para o e-mail: blogpontodevistape@gmail.com
Por Pedro Henrique Oliveira – Advogado e colunista semanal do Blog Ponto de Vista. [...]

Prefeitura de Rio Formoso lança programa que garante meia-entrada para jovens
Visando garantir o acesso de jovens rio-formosenses de 15 a 29 anos a vários direitos previstos no Estatuto da Juventude, a Prefeitura de Rio Formoso lançou na noite de ontem (03/05) o Identidade Jovem (ID JOVEM), um Programa do Governo Federal.
A ação foi fruto de uma articulação realizada pela prefeita Isabel Hacker (PSB) junto à Gerência de Políticas para a Juventude do Governo de Pernambuco.
O encontro, que aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, reuniu uma grande quantidade de jovens e serviu para apresentar o Programa Identidade Jovem, aplicativo que serve como ferramenta que assegura o acesso a meia-entrada em transporte interestadual, eventos artísticos- culturais e esportivos.
A reunião contou com a participação da prefeita Isabel Hacker, dos vereadores Agnaldo Silva, Jesildo Júnior e Jorge da Saúde, secretários municipais e Adriana Paulino (coordenadora da Juventude no Município), além dos representantes da Gerência Estadual de Políticas para a Juventude, Antônio Mendes (coordenador de articulação) e Rhayam Vasconcelos (coordenador da Juventude).
“A gestão da prefeita Isabel Hacker tem trabalhado bastante no fortalecimento das políticas públicas voltadas à juventude. Vale também lembrar que já está em fase de estudos a reabertura da Casa das Juventudes, localizada no distrito de Cucaú, o que garantirá o acesso de jovens a programas de qualificação profissional”, destacou Adriana Paulino, coordenadora da Juventude no Município.
Para ter direito ao ID Jovem o interessado deverá ter de 15 a 29 anos, ser pertencente à família com renda mensal de até dois salários mínimos e está inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. No município de Rio Formoso cerca de 2.000 jovens se enquadram nas especificações exigidas pelo Programa.
Confira mais informações clicando neste link
Escrito por Wellington Ribeiro
[...]

Deputados da base venderam votos para aprovar reforma da Previdência, acusa Humberto
Um dia após a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovar a reforma da Previdência, o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), acusou os parlamentares da base de venderem os seus votos a favor das mudanças após terem participado de uma “negociata escandalosa” de verbas, emendas e cargos com o governo do presidente não eleito Michel Temer (PMBD). A proposta segue, agora, ao plenário da Câmara.
“Os que não quiseram vender os seus votos estão sendo punidos com a exoneração de aliados e bloqueio de emendas parlamentares. O Palácio do Planalto transformou o Congresso Nacional num banco de feira, onde os direitos dos brasileiros são trocados por vantagens oferecidas a deputados”, afirmou Humberto.
Em uma sessão longa e tumultuada ontem, o relatório do deputado Arthur Maia (PPS-BA) com as mudanças na Previdência foi aprovado por 23 votos a 14. Mas, segundo Humberto, o resultado também é enganoso, porque vários parlamentares foram substituídos para que a matéria passasse na comissão especial.
“Os outros foram convencidos a mudar de posição, sendo que muitos foram ‘corajosos’ em vender os seus votos. Isso porque, nesses tempos atuais, praticar explicitamente a venda de votos e se submeter à pressão do governo são fatos que precisam de muita coragem”, disparou.
Humberto avalia que o governo não conseguirá os 308 votos necessários no plenário da Câmara para aprovar a reforma, principalmente porque a população, diante de tantos ataques aos seus direitos, irá ocupar as ruas. “A reforma é injusta e tem único objetivo de jogar nas costas dos mais pobres o déficit histórico da Previdência. Quem ganha um salário mínimo e recebe benefícios assistenciais não tem responsabilidade sobre isso”, declarou.
O senador reiterou que é necessário pressão popular para evitar que o Congresso trucide os direitos dos brasileiros. Ele citou pesquisa recente feita pelo Datafolha que mostrou que 71% dos brasileiros são contrários à reforma da Previdência, e lembra que as mudanças no sistema de aposentadorias e pensões foram patrocinadas sem qualquer discussão com a sociedade.
“Por isso tudo, ela deve ser enterrada, juntamente com a trabalhista, para que, a partir de novas eleições gerais diretas ainda este ano, de presidente, governadores, senadores e deputados, nós possamos discutir – com a legitimidade necessária e num amplo debate – os ajustes de que precisamos na nossa legislação”, finalizou.
Pelo texto aprovado na comissão especial, a idade mínima para a aposentadoria sobe a 62 para mulheres e 65 anos para homens, com exigência de 25 anos de contribuição para os dois gêneros. "A proposta cria uma série de obstáculos aos brasileiros para se aposentarem. A população trabalhará mais para receber menos. Não podemos admitir isso”. [...]

Rio Formoso – Defensoria Pública da União fará mutirão para orientar população sobre vários temas
O município de Rio Formoso é um dos quatros municípios pernambucanos contemplados pelo projeto DPU Para Todos, promovido pela Defensoria Pública da União, em Recife.
A ação será promovida amanhã, dia 05 de maio, às 9hs, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizado na Rua Agamenon Magalhães, no Centro.
A defensora pública federal Lílian dos Santos Lins Cremonesi, coordenadora da ação no Recife, ressalta que o DPU Para Todos tem foco na difusão e na conscientização sobre direitos humanos, cidadania e ordenamento jurídico para a população mais necessitada localizada nas cidades que estejam em um raio de 100 quilômetros da Recife. “A população mais vulnerabilizada, residente na periferia ou em cidades mais afastadas dos grandes centros urbanos, em geral, desconhece até mesmo seus direitos e, por isso, muitas vezes não reconhece violações a estes”, explicou Cremonesi.
Além do atendimento jurídico, será promovido um ciclo de palestras com os temas como Defensoria Pública e acesso à justiça; Direitos da Mulher; Direitos dos Idosos com Enfoque na Previdência Social; Direito das Crianças e Adolescentes; Direitos dos Portadores de Necessidades Especiais.
O projeto conta com a participação dos defensores públicos federais, Djalma Henrique da Costa Pereira, Gustavo Henrique Coelho Hahnemann, Fernando Levin Cremonesi, Pedro de Paula Lopes Almeida e Maíra de Carvalho Pereira Mesquita, e dos servidores Joás Dinarte da Silva, Monique Mendes Andrade, Francisco Rodrigues Sotero Caio e Simone Guerra de Castro Medeiros.
A DPU atua na assistência jurídica para a saúde com obtenção de medicamentos, tratamentos e cirurgias. Contra o INSS, para benefícios, aposentadorias e pensões. Com a Caixa Econômica Federal, em problemas com os diversos tipos de financiamentos como o Minha Casa, Minha Vida e Financiamento Estudantil (FIES). Entre outros tipos de ações na Justiça Federal. Toda a atuação da DPU é gratuita.
São objetivos do projeto: atuar de forma proativa junto à sociedade; ampliar a atuação extrajudicial; direcionar políticas institucionais à população abaixo da linha da miséria absoluta; estar presente em todas as cidades com varas do Judiciário Federal; prestar assistência com eficiência, eficácia e efetividade.
Confira mais uma vez o endereço onde serão realizados os serviços:
Rio Formoso - PE
Data: 05/05
Horário: 9h às 17h
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação
Endereço: Rua Agamenon Magalhães, s/n, Centro
Com informações da Prefeitura de Rio Formoso
[...]
