Author: Wellington Ribeiro

Sirinhaém – Prefeitura realiza evento em homenagem às mães
Dando início às festividades em comemoração ao mês das mães, a Prefeitura de Sirinhaém realizou na tarde de ontem (10/05) um grande evento para o público feminino. Realizado no Clube Municipal, o evento reuniu mais de 1.500 mães.
A programação contou com apresentações culturais e o sorteio de vários brindes, entre eles geladeiras, fogões, Televisores, liquidificadores, além de outros.
Na oportunidade, o prefeito Franz Hacker exaltou a figura da mãe e destacou a sua importância na construção da sociedade. “Mãe é sinônimo de amor, dedicação e cuidado. São a fortaleza da família e o seu valor não se consegue expressar em palavras. Este evento realizado hoje é apenas o primeiro dos muitos que ainda faremos, pois ainda iremos realizar outros semelhantes em Barra de Sirinhaém, Santo Amaro, Ibiratinga, Vila 31 de Março, Barreirão e Aver o Mar”, disse.
O gestor ainda fez questão de prestar contas do seu governo e de falar do empenho em prol do desenvolvimento do Município. “Durante estes primeiros cinco meses já realizamos a entrega de vários equipamentos públicos, entre eles quadras poliesportivas e uma frota de veículos para atender a população. É de conhecimento de todos que o país passa por uma crise sem precedentes que está atingindo de maneira agressiva a economia, no entanto, são em momentos como estes, ao olharmos para vocês, mães, encontramos a motivação necessária para seguir em frente e continuar lutando com o objetivo de fazer do nosso município um lugar cada vez melhor para se viver”, concluiu.
Escrito por Wellington Ribeiro
[...]

Radar Político desta quinta-feira (11) – Governador desembarca na Mata Sul para anunciar investimentos
No próximo sábado, dia 13, o governador Paulo Câmara e sua comitiva desembarcam no município de Palmares para mais uma rodada do Pernambuco em Ação. O projeto tem por objetivo apresentar uma prestação de contas das atividades que tem realizado a frente do Governo e anunciar novos investimentos para a Mata Sul.
Em sua visita à região, Paulo conta a seu favor com o apoio de um amplo número de prefeitos eleitos pelo PSB, uma soma que chega há 15 em um universo de 26 municípios, além de vários prefeitos aliados de outras siglas, o que sem dúvida deveria fazer deste território um porto seguro para o governador.
No mapa ao lado você pode verificar nos municípios em amarelo os prefeitos eleitos pelo PSB.
No entanto, o aumento da violência, desemprego e falta de investimento em várias áreas, têm se tornado em um grande passivo que a população parece está disposta a cobrar nas eleições do próximo ano. Para reverter esta situação, Paulo Câmara terá pela frente o desafio de imprimir uma agenda positiva que recompense, à altura, uma região que tem se sentindo abandonada pelo Estado.
Estrada 1 – O deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB), antecipou um dos anúncios que o governador Paulo Câmara deverá fazer na etapa do Pernambuco em Ação que acontecerá no próximo sábado (13), no município dos Palmares.
Estrada 2 – A notícia diz respeito à assinatura da ordem de serviço para a pavimentação de uma estrada de 22 quilômetros entre os municípios de Xexéu e Água Preta. A obra é uma reivindicação antiga da região.
Queda de braço 1 – Deverá virar motivo de disputa política entre o deputado federal Danilo Cabral (PSB) e o chefe de gabinete do governador Paulo Câmara, João Campos, qual município sediará uma Companhia Independente da Polícia Militar na região do Litoral Sul.
Queda de braço 2 – Aliado dos prefeitos de Sirinhaém, Rio Formoso e Tamandaré, Danilo sugere que o equipamento seja implantado neste último, já João Campos, pré-candidato a deputado federal e aliado do prefeito Elimário Farias, do vice-prefeito Thomaz Baleia e do ex-prefeito João Baleia (Imagem), deverá defender que a Companhia fique no município dos Barreiros.
Neutra – Já a deputada estadual Simone Santana (PSB), aliada do prefeito de Barreiros, terá que manter distância da discussão, pois está na expectativa de obter o apoio de uma das prefeituras comandadas pela família Hacker à sua reeleição e qualquer posicionamento seu poderá lhe comprometer tanto de um lado, quanto do outro.
Demandas 1 – O prefeito de São José da Coroa Grande, Pel Lages (PEN), já preparou a lista de reinvindicações que levará ao governador no evento Pernambuco em Ação. Entre os tópicos que o gestor coroense apresentará, estão a melhoria do abastecimento de água, a pavimentação da Estrada que liga a PE 60 ao distrito da Várzea do Una e o reforço policial no município.
Demandas 2 – Já de Barreiros, os pedidos deverão ser referentes à pavimentação da principal rua que corta o bairro Rio Una, a conclusão da obra da Escola Central Barreiros e a liberação dos recursos do FEM 2 para concluir o asfalto de ruas no centro do Município.
Atitude – Foi de iniciativa do deputado estadual José Humberto (PTB) a proposta para a criação da Frente Parlamentar de Perenização do Rio Capibaribe. Conhecedor das dificuldades hídricas que o Agreste Setentrional enfrenta, o parlamentar sugere a transferência de parte das águas do eixo leste da transposição do Rio São Francisco para a bacia do Capibaribe, medida que irá contribuir para o abastecimento dos municípios da região.
Anúncios - Em conversa com este blogueiro, o prefeito de Tamandaré, Sérgio Hacker (PSB), informou que deverá anunciar pelos próximos dias o início de algumas obras em cumprimento às promessas feitas durante a campanha eleitoral. O gestor adiantou que os investimentos contemplarão várias áreas prioritárias, a exemplo da saúde, educação e infraestrutura.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 98544-4677 (OI). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

Secretaria de Turismo deve ampliar apoio a Porto de Galinhas
Porto de Galinhas deve receber mais apoio da Secretaria de Turismo. Esta semana a diretora de turismo do Ipojuca, Bruna Ribeiro, esteve com representantes da secretaria de meio ambiente e com operadores de turismo que atuam na praia. Eles participaram de uma reunião na sede do órgão e discutiram propostas de melhorias para o balneário.
Apesar da praia cheia, problemas como a falta de fiscalização, infraestrutura, saneamento básico e constantes reclamações sobre o ordenamento da orla são questões a serem resolvidas e que impactam diretamente o setor.
SECOM - Ipojuca [...]

Aliado da família Hacker, deputado defende instalação de Companhia da PM no Litoral Sul
O deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE), em discurso no Plenário da Câmara Federal, fez um apelo ao governador Paulo Câmara para a instalação de uma Companhia Independente da Polícia Militar no Litoral Sul do estado. É uma demanda do Consórcio dos Municípios da Mata Sul de Pernambuco (Portal Sul), que reúne 5 cidades da região.
A nova Companhia, caso seja instalada, atenderia cinco municípios – São José da Coroa Grande, Barreiros, Tamandaré, Sirinhaém e Rio Formoso. A proposta, já em estudo na Polícia Militar, prevê a sede da unidade em Tamandaré, localizada geograficamente entre as cinco cidades que defendem o projeto.
“A demanda da população da Mata Sul é legítima e o governador tem sido muito sensível ao tema do enfrentamento à violência em Pernambuco, adotando medidas para garantir a segurança da população”, declarou Danilo Cabral. O deputado lembrou que, na semana passada, Paulo Câmara anunciou a criação da 9ª Companhia Independente da Polícia Militar no Araripe, que terá sua sede em Araripina. E, antes disso, criou o Batalhão do Interior Especializado (BIE) da Polícia Militar, com sede em Caruaru, para atuar no Agreste.
O primeiro equipamento, no Araripe, contará com 250 policiais a mais, reforçando a segurança na região, que é de fronteira com três estados (Bahia, Ceará e Piauí). O Batalhão de Caruaru terá equipes da Rádio-Patrulha, Choque, Policiamento com Cães, BPTran e outras. Será formado por policiais que estão em formação no curso que está sendo concluído e deverá passar a funcionar a partir de outubro. [...]

Radar Político desta quarta-feira (10) – Família Ferreira quer ampliar espaço na política estadual
Tem sido acompanhada com bastante atenção pelos principais grupos e lideranças políticas do Estado a movimentação da família Ferreira em relação à eleição de 2018.
Atualmente com o comando da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, uma cadeira na ALEPE e outra na Câmara Municipal do Recife, a família, que tem como precursor o ex-deputado Manoel Ferreira, está montando uma estratégia bastante ousada mirando ampliar o seu espaço político no Estado.
Presidente do PSC em Pernambuco, o deputado estadual André Ferreira irá disputar no próximo ano uma cadeira na Câmara Federal. Com uma expectativa de superar a marca dos 200 mil votos, André não só tem atraído pré-candidatos com um potencial de votos menor, como também tem incentivado candidaturas. A ideia do social-cristão é formar uma chapinha que garanta ao partido ao menos duas das vinte e cinco vagas a que Pernambuco tem direito na Câmara Federal.
Outra movimentação da família Ferreira diz respeito a construir uma chapa competitiva para a Assembleia Legislativa. O objetivo é o de conquistar ao menos quatro cadeiras na ALEPE. O projeto será encabeçado pelo patriarca Manoel Ferreira, que devido à estrutura hoje obtida pelo grupo poderá superar a barreira dos 150 mil votos, contribuindo não só para garantir a sua vitória, mas também para ajudar na eleição daqueles que estiverem ao seu lado, o que tem atraído pré-candidatos e até deputados estaduais que hoje estão com a reeleição ameaçada simplesmente por não serem competitivos em coligações que exijam uma quantidade superior a 25 mil votos.
Prejudicado 1 – O PP do deputado federal Eduardo da Fonte (imagem) é o partido mais afetado pelo projeto do clã Ferreira. Nas eleições de 2014, Eduardo formou uma coligação para deputado estadual em que tinha o Pr. Cleiton Collins como principal puxador de votos, o que seduziu vários postulantes que sonhavam com uma cadeira na Assembleia Legislativa. Naquela eleição, a coligação composta pelo PP e PROS elegeu 5 deputados estaduais.
Prejudicado 2 – Dos 5 eleitos, apenas um se elegeu pelo PROS, o deputado Joel da Harpa que hoje está no PTN, porém, os outros 4 permanecem na sigla, o que acaba afastando do partido pré-candidatos com potencial abaixo de 25 mil votos.
Poder da atração – Caso o PP permaneça com 4 deputados estaduais, o PSC deverá ser o destino daqueles que buscam o caminho mais curto para ocupar uma cadeira na ALEPE.
Desaprovação - O Governo do Estado anunciou recentemente a ampliação de 80 para 600 vagas carcerárias no município de Palmares, que hoje possui um dos presídios mais lotados do Estado. Embora necessária, a obra está sendo alvo de críticas por parte da população que cobra do governador Paulo Câmara o empenho para a instalação de indústrias na região.
Trator – Lamentavelmente o Governo do Estado se utilizou mais uma vez da maioria absoluta que possui na ALEPE para obstruir uma pauta de interesse da população. Desta vez, deputados governistas impediram a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Pública justo em um momento em que Pernambuco enfrenta uma crescente onda de crimes contra a vida e o patrimônio. A proposta para a criação da Frente foi apresentada pelo oposicionista Joel da Harpa (PTN, imagem).
Pé na estrada 1 – Deputados da Bancada de Oposição da Assembleia Legislativa de Pernambuco, iniciam, hoje, mais uma agenda para fiscalizar obras e equipamentos públicos no Estado. Desta vez, o lugar escolhido será o sertão do Araripe, região visitada recentemente pelo governador Paulo Câmara e sua equipe com o Pernambuco em Ação.
Pé na estrada 2 - O objetivo da mobilização dos parlamentares é o de mostrar o Pernambuco de verdade, sem a maquiagem das peças publicitárias exibidas pelo Governo.
Infiel - Representantes da Juventude Socialista Brasileira do município de Joaquim Nabuco, acionaram o conselho de ética do PSB para apurar possível indício de infidelidade partidária praticada pelo vereador Charles (PSB). Eleito na coligação liderada pelo socialista Lírio Jr, o vereador hoje faz parte da base aliada do prefeito Neto Barreto (PTB).
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 98544-4677 (OI). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

Armando ajuda a viabilizar Maternidade de Caruaru
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, autorizou, nesta terça-feira (9), a Prefeitura de Caruaru a remanejar R$ 4,3 milhões destinados a obras de saúde no município para o projeto da Maternidade de Caruaru, que passará a contar, dessa forma, com recursos totais de R$ 12,8 milhões já disponíveis no Orçamento da União. A autorização foi dada à prefeita Raquel Lyra (PSDB) em audiência solicitada pelo senador Armando Monteiro (PTB-PE), que participou do encontro.
Raquel Lyra informou que, aprovado o ajuste do plano de trabalho do remanejamento das verbas, a ser formalizado pela prefeitura na Caixa Econômica Federal, responsável pela liberação, fará a licitação imediatamente, de modo a operar a maternidade em 2018. Armando Monteiro afirmou que, com a autorização do Ministério da Saúde, Caruaru irá ampliar e melhorar substancialmente a qualidade do atendimento às gestantes.
A prefeita Raquel Lyra explicou que, sem o aval do Ministério da Saúde, não seria possível o remanejamento dos recursos. O projeto da maternidade tinha alocados inicialmente R$ 8,4 milhões no Orçamento da União. Com os R$ 4,3 milhões obtidos adicionalmente, destinados anteriormente a outras obras na área de saúde, será possível, explicou ela, oferecer assistência a partos normais dentro das exigências técnicas do Ministério da Saúde.
Em ofício ao Ministério da Saúde, a Prefeitura de Caruaru justificou a prioridade ao projeto da maternidade pela constatação de que os partos normais em Caruaru são atendidos, atualmente, em instalações precárias e inadequadas do Hospital Municipal Casa de Saúde Bom Jesus. Além de ser uma construção antiga, é alugada, com alto custo para a prefeitura.
Segundo a secretária de Saúde de Caruaru, Ana Maria Albuquerque, que participou da audiência com o ministro Ricardo Barros, a Maternidade de Caruaru terá cinco salas para partos sem riscos, 39 leitos, laboratório e capacidade para atender uma média de 300 partos mensais.
Foto: Ana Luisa Souza/Divulgação [...]

Barreiros – Prefeitura amplia acesso a exames de mamografia
A Prefeitura de Barreiros, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (09/05), mamografias para rastreamento do câncer de mama.
A unidade móvel da Central da Mama ficou instalada em frente ao posto da Indústria, no Centro. Além dos exames, o público feminino ainda teve acesso a palestras com nutricionista, educadora física e enfermeiras.
"Estamos introduzindo, de forma progressiva, serviços contínuos nas redes de atenção à saúde do Município. O Prefeito Elimário quer consolidação dos procedimentos, com garantia de permanência de suas realizações", falou o Secretário de Saúde Elidio Moura.
Os exames serão realizados mensalmente, de forma a abranger todo o limite municipal. A coordenadora Municipal de atenção Básica, enfermeira Maria Luiza, explicou que as Equipes da Saúde da Família estão trabalhando para que todas que necessitem tenham acesso aos procedimentos.
"Temos o compromisso de ofertar serviços que tragam não somente saúde, mas dignidade a todas e a todos os barreirenses", completou o Prefeito Elimário Farias.
Com informações da Prefeitura dos Barreiros [...]

Água Preta – Parceria gera beneficio para a população
Aconteceu nesta terça-feira (09/05), no auditório da Escola Padre Francisco Geraedts, na Nova Água Preta, a primeira etapa do Projeto Trabalho Técnico Social - PTTS.
O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Água Preta e a Caixa Econômica Federal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.
Uma equipe de profissionais entre assistentes Sociais, psicólogas, pedagogas, assessores administrativos e motoristas, foram escolhidos cuidadosamente para fazer um trabalho social de forma dinâmica em favor da população.
A solenidade foi conduzida pelo Assessor Técnico do Projeto, Josinaldo Bala e contou com a participação dos moradores daquela localidade.
Com informações da Prefeitura de Água Preta [...]

Prefeita Célia Sales se reúne com governador
A nova prefeita do Ipojuca, Célia Sales (PTB), se reuniu nesta segunda-feira (8) - pela primeira vez - com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB). O encontro foi no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado.
Durante a reunião, foram discutidos planos para o desenvolvimento do município. Entre eles, o combate à crise e ao desemprego.
Também participaram do encontro o secretário Municipal de Educação do Ipojuca, Romero Sales, e o secretário da Casa Civil do Estado, Antônio Carlos Figueira.
Com informações da Prefeitura do Ipojuca
Imagem: SECOM Ipojuca [...]

