Author: Wellington Ribeiro

Comitê gestor do Projeto Orla Marítima retoma suas atividades em São José da Coroa Grande
Na manhã de ontem, 03 de maio, o Comitê Gestor Municipal do Projeto Orla de São José da Coroa Grande realizou sua primeira reunião ordinária do ano de 2017, retomando, assim, os trabalhos que vêm sendo realizados há cerca de 3 anos e meio no intuito de ordenar as atividades e ocupações na orla marítima do município. A reunião foi realizada na Colônia de Pescadores Z-9.
Na ocasião, foram deliberados temas importantes para o desenvolvimento turístico, ambiental e patrimonial do município, como a elaboração do Zoneamento Ambiental Territorial Náutico - ZATAN e a regularização das barracas de comercialização instaladas na praia. O resultado das deliberações será encaminhado para o chefe do executivo municipal e secretarias responsáveis.
O CGM-Projeto Orla foi criado em outubro de 2013 por iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, chefiada pelo secretário André Dahoui, com o objetivo de atualizar o Plano de Gestão da Orla Marítima de São José da Coroa Grande e subsidiar a prefeitura no processo de ordenamento da área. O CGM-Projeto Orla é composto por doze representantes de órgãos governamentais a exemplo da Superintendência do Patrimônio da União-SPU, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade-SEMAS, Agência Estadual de Meio Ambiente-CPRH, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade-ICMBio, além de representantes de secretarias municipais, incluindo a SEMA. Estão representados também setores da sociedade civil como os comerciantes da orla, marinas, entidades da classe pesqueira entre outros.
Com informações da Prefeitura de São José da Coroa Grande [...]

Coluna do Blog desta quinta-feira (04) – Blog Ponto de Vista
Dos grandes obstáculos que o governador Paulo Câmara está enfrentando em sua gestão, o avanço da violência no Estado é de longe o que mais compromete as suas pretensões de chegar competitivo na disputa eleitoral de 2018. A situação está tão crítica que até ações positivas que o Governo do Estado está realizando são sufocadas rapidamente pelas notícias negativas relacionadas à Segurança Pública.
A verdade é que o governo Paulo Câmara não está só perdendo a guerra contra o crime, mas também a batalha da comunicação. Por mais que se esforce parece que o universo conspira contra o comandante da Frente Popular. Nos últimos dias o governo esperou obter uma repercussão positiva por conta do projeto enviado à ALEPE que tratava sobre a criação de um Batalhão de Operações Especiais (Bope) no Estado, no entanto, o governador e sua equipe acabaram tendo as expectativas frustradas devido ao impacto que a explosões que ocorreram no dia de ontem, em agências bancárias no município de Tamandaré e em um carro forte no Agreste, causaram nos noticiários pernambucanos.
As más notícias sobre a gestão de Paulo Câmara tem se propagado com uma intensidade e rapidez muito superior a capacidade do governo em conseguir solucionar os problemas e isso só faz aumentar o sentimento da população de que o Estado está abandonado. A situação está tão grave que nem mesmo as sofisticadas peças publicitárias produzidas para promover a gestão estão conseguindo reverter o jogo, o que leva a aliados a crerem que o governador tem pouco tempo para chamar o feito à ordem e solucionar os problemas, sob pena de se inviabilizar politicamente para 2018.
Cobrança - O senador Armando Monteiro (PTB) voltou a cobrar do Governo do Estado a conclusão de obras paralisadas. Para o parlamentar, a quantidade de obras inacabadas representa “uma política perversa, que combina desperdícios de recursos públicos e subtração de benefícios à população”. Armando ainda apontou os sérios prejuízos que as paralisações representam para os cofres públicos, o que segundo ele "se traduz em ineficiência na aplicação de dinheiro público e em descrédito com o contribuinte e a população em geral”.
Casa de ferreiro, espeto de pau – Soa muito mau o comportamento da Compesa ao permitir que alguns órgãos do Governo Estadual acumulem dívidas junto à Companhia sem que esta realize alguma sanção. Conforme relatório divulgado, os débitos reúnem meses de atraso e superam o valor de R$ 62 milhões, uma verdadeira provocação aos consumidores comuns que ao atrasarem a fatura por apenas um mês correm o risco de terem a água cortada e o nome negativado no serviço de proteção ao crédito (SPC).
Ampliando as bases 1 - O deputado federal João Fernando Coutinho (PSB, imagem) está com conversas bem avançadas com uma liderança que comanda um município importante no sertão de Pernambuco. Caso a aliança seja firmada, o parlamentar somará ao seu portfólio eleitoral uma base que lhe garantirá uma quantidade de votos bastante significativa.
Ampliando as bases 2 - Eleito deputado estadual pela primeira vez no ano de 2002 com apenas 24.105 votos, João Fernando sempre ampliou as suas votações ao longo das vezes que disputou uma cadeira na ALEPE. Em 2006 alcançou 32.196 votos e quase dobrou a votação em 2010, quando 70.305 eleitores lhe elegeram para o terceiro mandato. No ano de 2014, quando disputou uma cadeira para a Câmara Federal, Coutinho se elegeu superando a barreira dos 120 mil votos. Candidatíssimo à reeleição, tem grandes chances de manter a cadeira que já foi ocupada por seu avô Joaquim Coutinho nas décadas de 50 e 70.
Compromisso 1 - A vereadora, Enilde da Colônia (PC do B) visitou o gabinete da deputada estadual Simone Santana (PSB) para reiterar o seu apoio à reeleição da parlamentar. Durante o encontro, a deputada informou a vereadora sobre o encaminhamento de uma emenda de sua autoria no valor de R$ 65 mil para o Município, recurso que será destinado para a compra de uma ambulância.
Compromisso 2 - Eleitora da família Santana há alguns anos, quando em 2010 votou em Carlos Santana para deputado estadual e em 2014 em Simone Santana para o mesmo cargo, Enilde desconsidera a hipótese de mudar o apoio para estadual, já para deputado federal, a vereadora está livre. Em 2014 votou em Luciana Santos (PC do B), porém nas eleições do próximo ano deverá optar por outro nome.
De olho - Por falar na “Terra das Piscinas Naturais”, o deputado estadual Beto Accioly (PSL) trabalha para ampliar a sua base de apoio no município. Para isto, o parlamentar vem realizando várias ações no sentido de manter o nome aquecido. Recentemente Beto levou a seleção paraguaia de Beach Soccer para treinar a pré-temporada do mundial na cidade e pretende realizar ainda este mês um mutirão da cidadania com a disponibilização de serviços de retirada de documentos, realização de exames médicos, entre outras ações.
Apareceu – Com um estilo de se manter distante dos holofotes políticos, o ex-vereador e ex- presidente da Câmara de São José da Coroa Grande, Marcos Leão, foi visto na Assembleia Legislativa. O político se encontrou com o deputado estadual Álvaro Porto (PSD) de quem é amigo de longas datas.
Proteção - Com o objetivo de manter o rebanho livre da Febre Aftosa, a Secretaria Municipal de Agricultura de Tamandaré deu início a primeira etapa da vacinação. A imunização foi iniciada no dia 1º de maio e vai até o final do mês, no entanto a organização dos criadores tem contribuído para que os serviços sejam realizados de maneira rápida e eficiente.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 98544-4677 (OI). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

Armando classifica como “política perversa” obras paradas em Pernambuco
O senador Armando Monteiro (PTB-PE) criticou, nesta quarta-feira (3) o governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife por obras paralisadas no valor de R$ 5,3 bilhões, dos quais R$ 1,7 bilhão já foi pago. Em discurso no plenário, o petebista ressaltou que a falta de prioridade para a conclusão de obras inacabadas, referentes a 911 contratos, representa “uma política perversa, que combina desperdícios de recursos públicos e subtração de benefícios à população”.
Citando dados do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Armando informou que existem obras paradas em vários setores, de infraestrutura à saúde, passando pela segurança pública e mobilidade urbana. O TCE constatou, segundo o senador, que em relação a 2013 houve um aumento de mais de sete vezes no valor dos contratos de obras inacabadas. Entre estes contratos, 54 estão parados desde 2013 e 297 continuam no mesmo patamar desde 2014, acrescentou.
“Uma obra paralisada gera muito mais prejuízo do que apenas aquele representado pelos recursos até então inutilmente nela empregados. Se traduz em ineficiência na aplicação de dinheiro público e em descrédito com o contribuinte e a população em geral”, ressaltou o senador petebista. Na sua visão, “o principal ônus é a ausência de benefícios não auferidos pela população, em função do atraso e da não conclusão do empreendimento público”.
Armando salientou que mesmo levando em conta a escassez de recursos e os atrasos causados por desapropriações ou restrições ambientais, “não podemos eximir a responsabilidade dos gestores públicos por não planejar e priorizar adequadamente as ações que mitiguem o volume de obras inacabadas”.
Armando Monteiro listou obras paralisadas levantadas pelo TCE em diversas áreas. Entre elas, a Barragem Serro Azul, em Palmares; a PPP (Parceria Público-Privada) do saneamento para a Região Metropolitana do Recife; as cadeias de Araçoiaba e a reforma do complexo prisional do Curado; o fracasso da PPP do presídio de Itaquitinga; a navegabilidade do rio Capibaribe.
O senador mencionou também a demora da conclusão do Ramal da Cidade da Copa, em São Lourenço da Mata; a duplicação da BR-104, os atrasos na construção dos Hospitais Mestre Dominguinhos, em Garanhuns; e São Sebastião, em Caruaru, e na reforma e ampliação do Hospital do Câncer, além de várias UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) no interior.
[...]

Barreiros – Coordenadoria da Mulher iniciou programação em comemoração ao mês das mães
Em comemoração ao mês das mães, a Coordenadoria da Mulher da Prefeitura dos Barreiros, realiza, durante todo esse mês de maio, uma vasta programação voltada ao público feminino.
Durante o dia de ontem (02/05), foi promovido um evento que teve como tema “Elevando a Autoestima das Mulheres Barreirenses”. Na oportunidade várias mulheres tiveram acesso a produtos da linha Nawt´s Life, onde realizaram limpeza de pele, tratamento de dores musculares e varizes, rejuvenescimento facial, além de cuidados com o cabelo, mãos e pés.
Ao longo do encontro foram feito sorteios dos produtos entre as participantes.
Com informações da Prefeitura dos Barreiros [...]

Oposição quer ouvir secretários sobre criação do Bope e de gratificações especiais para militares
O deputado Joel da Harpa (PTN), em nome da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), apresentou, nesta terça-feira (2), requerimento ao presidente da Comissão de Legislação e Justiça (CCLJ), Waldemar Borges (PSB), requerimento para que os secretários Marcelo Barros (Fazenda), Angelo Gioia (Defesa Social) e Milton Coelho (Administração) sejam convidados para discutir o Projeto de Lei 1330. A proposta, que chegou nesta terça à Comissão, cria o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e institui gratificações especiais, como a Gratificação de Atividade Tática (GAT) e a Gratificação de Operações Especiais da Polícia Militar (GOEPM).
“Criar uma gratificação de mais de R$ 2.500, que é quase a remuneração de um praça, para uma pequena parte da corporação só contribui para dividir a tropa e aumentar ainda mais o clima de insatisfação. A grande maioria da corporação não é atendida por esse projeto”, avaliou o deputado Joel da Harpa, vice-líder da Oposição.
Para o deputado Edilson Silva (Psol), presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, o que preocupa é a estratégia do governo de tentar criar ânimo na tropa a partir de diferenciações internas de tratamento. “Nós, da Oposição, não somos contra a meritocracia. Mas acompanhamos o que essa estratégia provocou quando foi apresentada a proposta de criação da carreira de policiais e bombeiros militares, quando o governo tratou de forma diferenciada praças e oficiais. E é isso que estamos vendo novamente, com a diferenciação entre militares de alguns batalhões (Bope e Bepi) e o restante da corporação”, comparou.
A Bancada de Oposição apela para que o governo do Estado e sua base na Alepe, diferente do que aconteceu no projeto de reajuste da PM, garanta o amplo debate e escute também as representações da categoria. “A reabertura do diálogo com a categoria é essencial para distensionar o ambiente de acirramento criado pelo governo e é o primeiro passo para resgatar o Pacto pela Vida”, acrescentou o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada de Oposição. [...]

Tamandaré – Bandidos explodem agências bancárias e fogem de lancha
Em uma ação ousada e cheia de criatividade um grupo de bandidos realizou uma investida as agências do Banco do Brasil e do Bradesco de Tamandaré, município localizado no Litoral Sul do Estado. A ação criminosa ocorreu por volta das 3h da madrugada desta quarta-feira (03/05).
De acordo com informações divulgadas pela Polícia Militar cerca de 20 homens fortemente armados chegaram ao município em carros de luxo e se dividiram seguindo uma parte para a agência do Banco do Brasil, onde utilizaram explosivos para abrir os caixas eletrônicos, já o restante do grupo se dirigiu ao núcleo do Batalhão Especializado em Policiamento no Interior (Bepi), onde trocaram tiros com a polícia e instalaram uma bomba na entrada do núcleo para impedir a saída dos policiais. A agência do Bradesco também teve a sua parte interna danificada por explosivos.
A quadrilha também interditou as principais vias do município com a utilização de grampos, para dificultar a aproximação do reforço policial e fizeram alguns moradores de reféns.
Para fugir, os bandidos seguiram até a famosa Praia dos Carneiros, onde abandonaram os veículos e empreenderam a fuga com o auxílio de lanchas.
Até agora ninguém foi preso e a quantia levada ainda não foi divulgada.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Joaquim Nabuco – Gestão de Neto Barreto é mais uma vez alvo de denúncias
Queixas relacionadas a irregularidades nos subsídios salariais, falta de equipamentos básicos de proteção e locais inadequados para o exercício do trabalho motivaram guardas municipais de Joaquim Nabuco a acionarem a Câmara Municipal de Vereadores e o Ministério Público Estadual (MPPE) para denunciar a falta de atenção do prefeito Neto Barreto (PTB) com a situação.
De acordo com uma nota publica no facebook, o presidente do Sindicato Regional dos Guardas Municipais da Mata Sul (SINDGUARDASUL), Claudemir Batista, chegou a procurar o prefeito e o comandante da guarda em buscar de uma solução para os problemas apresentados, porém a falta de diálogo com o gestor Neto Barreto motivou o Sindicato a protocolar na manhã desta terça-feira (02/05) as denuncias na Câmara de Vereadores e no Ministério Público. Junto com a denúncia foram anexadas fotos das irregularidades apontadas pela categoria.
Entre as queixas apresentadas também está a suspeita de contratação irregular de mão de obra para exercer a função de Guardas Municipal, algo que vai de encontro à Lei 13.022 de 08 de agosto de 2014, que exige a obrigatoriedade de servidores públicos de carreira para executar a função.
Na Câmara Municipal, representantes do Sindicato foram recebidos por um grupo de 7 vereadores, que em demonstração de apoio à categoria convocaram para amanhã (03/05) um encontro que irá reunir os demais vereadores e os Guardas Municipais para discutir o tema.
Confiante, o presidente do SINDGUARDASUL acredita que a mobilização trará resultados. “Mais eu acredito na justiça e na sensibilidade do prefeito, aguardo retorno do Ministério Público, do prefeito e também o apoio da Câmara Municipal”, expressou Claudemi Batista.
Chuva de denúncias
Com apenas quatro meses à frente da Prefeitura de Joaquim Nabuco, o prefeito Neto Barreto (PTB) tem enfrentado uma série de denúncias contra a sua gestão. Recentemente publicamos o triste quadro do hospital municipal Lídia Maria de França, mostrando a situação precária a que profissionais e pacientes eram submetidos, além de outra matéria que falava à respeito da falta de merenda na rede pública municipal de ensino.
http://blogpontodevista.com/coluna-do-blog-desta-segunda-feira-24-blog-ponto-de-vista/
http://blogpontodevista.com/joaquim-nabuco-gestao-de-neto-barreto-e-alvo-de-denuncias/
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Prefeito Franz Hacker irá entregar Escola e Quadra Poliesportiva na próxima quinta-feira (04/05)
Com o compromisso de garantir a expansão do padrão de Educação desenvolvido no município e fortalecer a prática esportiva entre os jovens, a Prefeitura de Sirinhaém inaugura na próxima quinta-feira (04/05), às 09 horas da manhã, a Escola Municipal Geraldo Francisco Vié e mais uma quadra poliesportiva.
Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Sirinhaém e o Governo do Estado os novos equipamentos públicos irão atender aos moradores do Conjunto Residencial Vereador Robério Carlos de Melo (Barreirão), no distrito de Barra de Sirinhaém.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Nailza Bandeira, a unidade de ensino conta com biblioteca, laboratório de informática e 4 salas de aula, atendendo a alunos de idade pré-escolar até o 5º ano do ensino fundamental I nos turnos da manhã e tarde, já no período da noite serão ministradas aulas para estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos).
“Com formação contínua de professores, reforma nas escolas, merenda de qualidade e o desenvolvimento de um ensino público de referência, tudo isso graças ao compromisso que o prefeito Franz Hacker tem com a educação, Sirinhaém caminha para a construção de um futuro cada vez mais promissor”, destacou a secretária.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]
Prefeitura dos Palmares lança “Estação Saúde”
A Prefeitura dos Palmares irá lançar, nesta quarta-feira (03), o Programa "Estação Saúde". A iniciativa será realizada em parceria com a Secretaria de Saúde e a Diretoria de Esportes e contará com aulas de zumba, atividade aeróbica, testes de glicemia e aferição de pressão.
As ações serão desenvolvidas em três polos: Academia da Saúde de Santa Luzia (Polo I), Academia da Saúde da Cohab II (Polo II) e Orla Poeta dos Palmares (Polo III). Para participar, é só levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Bernardo, cerca de 900 pessoas serão atendidas por mês. "O programa Estação Saúde irá promover qualidade de vida por meio de atividades físicas ao ar livre, reduzindo assim a vulnerabilidade e riscos à saúde. Pessoas de qualquer idade podem participar".
-> Polos e horários:
Polo I: Academia da Saúde de Santa Luzia
Polo II: Academia da Saúde da Cohab II
Polo III: Orla Poeta dos Palmares
Estação Saúde Polo I - Academia da Saúde de Santa Luzia
Segunda e quarta (6h às 7h30)
Terça e quinta (17h às 18h30)
Estação Saúde Polo II - Academia da Saúde da Cohab II
Segunda-feira (17h às 18h30)
Quinta-feira (17h às 18h30)
Estação Saúde Polo III - Orla Poeta dos Palmares
Terça-feira (6h às 7h30)
Quarta-feira (17h às 18h30) [...]

