Author: Wellington Ribeiro

Presidente nacional do PT vem a Pernambuco filiar Elias Gomes e realizar outras agendas; saiba mais
Debates sobre conjuntura política, as mulheres no Governo Lula e os desafios para 2024, estarão na agenda da presidenta nacional do PT na visita ao Estado. Partido organiza coletiva à imprensa para a sexta-feira (22/9), às 11h30, no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem
A presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), e a secretária Nacional de Organização do partido, Sonia Braga, estarão em Pernambuco, nos dias 22 e 23 de setembro, para encontros com militantes e lideranças políticas do PT e de legendas aliadas do Governo Lula. Também vão participar de seminários para debater a conjuntura política e os desafios da sigla no Estado.
Nos encontros com lideranças políticas e militantes do PT e de partidos aliados do Governo Lula, Gleisi Hoffmann e Sonia Braga vão reforçar o compromisso do partido em fortalecer sua atuação no Estado e realizar debates sobre temas que promovam transformações sociais. A visita também tem como objetivo discutir a preparação para as eleições de 2024, a organização dos comitês populares, as tarefas do PT para o próximo período e a participação das mulheres neste terceiro mandato do presidente Lula.
Já no sábado (23/9), Gleisi Hoffmann e Sonia Braga participam do ato de filiação do ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, ao PT. O ato acontecerá na Faculdade Metropolitana, em Piedade, a partir das 10h. [...]

Deputada Socorro Pimentel defende uso do gás natural como matriz energética no Polo Gesseiro do Araripe
Saiba mais informações clicando no link [...]

Governo não tem um plano efetivo para segurança pública, diz Dani Portela
por Letícia Lima
A deputada Dani Portela (PSOL) teceu críticas, nesta segunda-feira (18), à segurança de Pernambuco. A parlamentar comentou no plenário da Assembleia Legislativa (ALEPE) sobre os recentes acontecimentos na Estado, onde policiais e civis foram mortos em combates na Região Metropolitana do Recife.
Em seu discurso do dia, Dani declarou: “o Governo de Pernambuco não tem um plano efetivo para segurança pública”. A crítica da parlamentar vem após oito mortes acontecidas no último final de semana, além da atuação dos órgãos de segurança pública que, por muitos, foi considerada falha. [...]

Deputado Eriberto Filho destaca importância do urbanismo social após missão de aprendizado na Colômbia
O deputado estadual Eriberto Filho (PSB), viajou à Colômbia na última semana para conhecer de perto o modelo de urbanismo social adotado por Bogotá, a capital colombiana, e principalmente por Medellín, a segunda maior cidade do país, que já recebeu o triste título de ser a aglomeração urbana mais violenta do mundo. Ao lado de Murilo Cavalcanti, secretário de Segurança Cidadã de Recife, e de uma comitiva de outros deputados pernambucanos, Eriberto realizou várias agendas em órgãos públicos e privados, além de visitar comunidades para constatar essa transformação social que a Colômbia teve dos anos 90 em diante.
Em 1991, Medellín chegou a registrar 6.500 homicídios, ou seja, mais de 17 por dia. Naquele tempo, quando a cidade era dominada pelo narcotráfico, a violência do cartel, os conflitos de gangues e os combates militares ocorriam diariamente e a taxa de homicídio em 1990 tinha uma média de 300 por 100.000 habitantes. Três décadas depois, a cidade passou por uma transformação, com a redução da violência e a promoção do desenvolvimento econômico e social, mudando o cotidiano dos cidadãos.
“Percebemos que essas mudanças que aconteceram em Medellín nascem a partir de uma ação conjunta entre a iniciativa pública, privada e toda a população, resultando neste exemplo de urbanismo social, que transformou a realidade das comunidades mais carentes. É assim que devemos agir em Pernambuco, procurar realizar políticas sociais através de uma boa governança, escuta da população, muito planejamento e envolvimento do poder público”, relatou Eriberto Filho.
Junto dos deputados João Paulo (PT), Lula Cabral (PSB), Coronel Alberto Feitosa (PL) e Débora Almeida (PSDB), Eriberto teve reunião na Secretaria de Segurança Pública de Bogotá, na Agência de Cooperação e Investimento de Medellín (ACI), na ESU - Empresa para Segurança e Soluções Urbana e na Área Metropolitana. Além disso, a comitiva ainda conheceu a comunidade Nova Oriente e nela, a UVA, Unidade de Vida Articulada, e a Comuna 13, que possui as famosas escadas rolantes a céu aberto, substituindo 350 degraus em concreto, facilitando a mobilidade de quem mora por lá.
“Foi uma experiência muito enriquecedora! Em Medellín, a melhora dos números alarmantes da violência passaram pelo âmbito social. Intervenções urbanas, artísticas e paisagísticas aliadas à educação, atividades físicas, lúdicas, profissionalizantes e culturais foram o segredo para essa cidade se tornar o símbolo de inovação do país. Tudo isso que eu pontuei gera um sentimento de pertencimento da população, que participa ativamente de todo o processo, além de, é claro, gerar um ambiente mais seguro e desenvolvido para todos”, finalizou. [...]

Aline Barros é atração confirmada no Dia da Reforma Protestante e Ação de Graças de Amaraji
Saiba mais informações clicando no link [...]

Simão Durando recebe mais um prêmio de inovação no setor público
Saiba mais informações clicando no link [...]

Senador Dueire e Franz Hacker unem forças em defesa da Mata Sul
A agenda de trabalho focada na Mata Sul do Estado foi pauta de encontro entre o o senador Fernando Dueire e o deputado estadual Franz Hacker (PSB). O encontro ainda contou com as presenças dos prefeitos de Palmares, Júnior de Beto; de Barreiros, Carlinhos da Pedreira e seu vice João Marreca Filho; de Joaquim Nabuco, Charles Batista e o Vice-prefeito de Belém de Maria, Beto do Sargento, estiveram reunidos com Hacker e Dueire, nesta segunda, para firmar um entendimento em favor de ações para o desenvolvimento da região em diferentes áreas. “A Zona da Mata é uma das mais importantes regiões de Pernambuco, e o Deputado França Hacker tem um projeto consistente, integrando boa parte de seus municípios. Estamos juntos nesse esforço.” registrou o senador pernambucano.
Para o deputado estadual Franz Hacker a soma de forças em favor da Mata Sul é fundamental para que ações nas áreas de saúde, educação e infraestrutura possam sair do papel e fazer a diferença na vida da população. “Montamos uma agenda de muito trabalho e o senador Dueire esta no nosso conjunto. Ele conhece o estado e irá nos ajudar muito a tocar obras e ações importantes para a Mata Sul”. “A Governadora Raquel Lyra esteve recentemente em Palmares, e revelou um conjunto de ações que reforçam esse compromisso, com construção de barragens e melhoria nas estradas para nossa região” completou o Hacker. [...]

Rosa Amorim cobra governo de PE por excessos da polícia na parada LGBTQIAP+
por Letícia Lima
A sessão desta segunda-feira (18) na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a ALEPE, foi marcada por um protesto.
A deputada Rosa Amorim, do PT, anunciou que irá cobrar o Governo de Pernambuco sobre as ações da Polícia Militar durante a Parada LGBTQIAP+, realizada no último domingo, 17.
Circulam nas redes sociais diversos vídeos onde é possível ver um carro da PM, no bairro de Boa Viagem, atropelando diversos homens que estavam na avenida. Segundo relatos, os mesmos estavam brigando e causando tumulto na região.
Na sessão, Rosa Amorim disse que o Estado clama por uma segurança pública eficaz e inteligente. [...]

Prefeitura de Bezerros envia à Câmara PL que regulamenta complemento financeiro para profissionais da enfermagem
por Letícia Lima
A Prefeitura de Bezerros, através da Secretaria de Saúde, promoveu, nesta segunda-feira (18), um encontro com os profissionais de enfermagem do município para alinhamento sobre o complemento financeiro para valorização salarial da categoria.
O Poder Executivo anunciou o envio para à Câmara Municipal do Projeto de Lei N° 011, de 18 de setembro de 2023.
"Apesar das dificuldades enfrentadas com a queda de repasses da União, estamos trazendo uma boa notícia para nossos profissionais de enfermagem. Encaminhamos para à Câmara Municipal o projeto de lei que regulamenta o complemento financeiro para valorização salarial da categoria e vamos pagar o retroativo referente aos meses de maio a agosto deste ano, a partir dos recursos enviados pelo Ministério da Saúde. Nós, enquanto gestão municipal, nos comprometemos em garantir os esforços necessários para honrar mais esse compromisso junto aos profissionais da enfermagem", destacou a prefeita Lucielle Laurentino.
O PL estabelece sobre a assistência financeira para complemento salarial dos profissionais e sobre o pagamento do retroativo referente aos meses de maio a agosto deste ano, a partir dos recursos federais repassados pelo Ministério da Saúde.
Em Bezerros, são aproximadamente 200 profissionais contemplados com a medida, que, além da valorização salarial, traz mais respeito e dignidade para quem cuida do cidadão bezerrense do sítio à cidade.
"Sabemos da importância do trabalho realizado por esses profissionais e, por isso, procuramos garantir, da melhor forma, a valorização salarial dos mesmos. Com trabalho, responsabilidade e transparência com o cidadão, especialmente com a categoria da enfermagem, preparamos e enviamos o projeto de lei à Câmara Municipal e contamos com a sensibilidade dos vereadores na apreciação e votação do PL", enfatizou Ieda Campos, secretária de Saúde do município. [...]

Pré-candidato a vereador do Recife Nilson Pereira fecha aliança com André Ferreira
Saiba mais informações clicando no link [...]
