Category: Política

Vereador Cristiano da Saúde completa 38 anos de idade
Em seu segundo mandato de vereador, eleito com uma votação expressiva, o vereador Cristiano da Saúde (SD) completa nesta segunda-feira (23) 38 anos de idade.
Rodeado de uma equipe bastante competente e aliado do Prefeito Elimário Farias, o vereador Cristiano da Saúde é suplente de secretário da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores e tem como destaque o seu trabalho na área de Saúde.
Por esta e outras razões, o Blog Ponto de Vista lhe deseja que os muitos anos de vida que tem pela frente sejam acompanhados de muitas conquistas e realizações. Parabéns!
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Coordenação do PRB realiza Caravana no Litoral e Mata Sul de PE
Neste último sábado (21/01), a coordenação do PRB na Mata e Litoral Sul de Pernambuco, realizou caravana, passando por diversos municípios do interior do estado. A ação é uma iniciativa para fortalecer as bases do partido. O objetivo da Caravana é levar a população ao exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição. Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que ao cumprirmos nossas obrigações permitimos que o outro exerça também seus direitos.
O evento foi organizado pelo coordenador do PRB na região, secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania de Jaboatão dos Guararapes, Joselito Nunes. “O encontro foi importante para debater as metas e projetos que visam o crescimento da legenda, bem como incentivar a maior participação das pessoas nas decisões políticas. . O PRB precisa ter composições de expressão em todas as regiões pernambucanas, e na Mata Sul e no Litoral Sul não será diferente.” destacou Joselito.
“A caravana vem construindo o caminho para a ampliação da militância, sendo um partido que faz a diferença. Este esforço valerá também para que no futuro possamos ampliar a bancada republicana no Congresso Nacional e assembleias legislativas’’, afirmou Thiago Gouveia, Sub-coordenador dos republicanos na região e presidente municipal do PRB em Sirinhaém.
Os encontros aconteceram nos municípios de Amaraji, Rio Formoso e São José da Coroa Grande.
CCom informações da Ascom PRB Litoral e Mata Sul [...]

Ministro Mendonça Filho libera R$980 mil para obras na UPE
O ministro da Educação Mendonça Filho formalizou, nesta segunda-feira(23), a liberação de recursos para os Campi de Petrolina, Nazaré da Mata e Caruaru da Universidade de Pernambuco. Ao todo foram destinados pelo Ministério da Educação através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, R$980.000,00 para obras de urbanização e melhorias nas instalações das unidades. A reunião, realizada no escritório do MEC, no Recife, contou com a presença do reitor da UPE, Pedro Falcão. “Nos colocamos à disposição da UPE para ajudar no desenvolvimento de ações na universidade e na avaliação de projetos que beneficiem professores e alunos”, garantiu o ministro.
Em Petrolina serão executadas as obras do espaço de convivência do campus da UPE, que possui 3.148 alunos de graduação e pós graduação e 1.148 alunos em sua Escola de aplicação. O espaço de convivência será construído como um ponto de encontro, local de promoção de eventos.
Em Nazaré da Mata o convênio entre o Ministério da Educação e a UPE vai garantir a execução da obra do estacionamento da unidade. O projeto vai suprir uma antiga demanda do Campus e possibilitar o estacionamento dos ônibus que transportam estudantes e professores dentro da Universidade.
Já em Caruaru, as obras pactuadas com o MEC vão garantir obras de urbanização que vão garantir segurança aos mais de 8.250 alunos, 340 professores e 130 funcionários distribuídos entre os 37 cursos de graduação.
Com informações do MEC [...]

IPOJUCA – Nova eleição acontecerá em 02 de abril
Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (23), o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco marcou para o próximo dia 02 de abril a nova eleição para a escolha do prefeito e vice prefeito de Ipojuca-PE.
Embora ainda não tenha iniciado o período para o registro de candidaturas, vários postulantes ao cargo já se colocam como opção, entre elas a servidora pública Célia Sales (PTB), esposa do ex-vereador Romero Sales, candidato a prefeito na última eleição e responsável por impôr uma frente de mais de 8.700 votos sobre a chapa encabeçada pelo ex-prefeito Carlos Santana (PSDB) e que tinha Pedro Serafim Neto (PDT) como vice.
Ainda não se sabe se o ex-prefeito Carlos Santana irá concorrer novamente ao cargo, pois além de se despedir da prefeitura com grande rejeição popular, viu nos últimos meses a sua base de apoio se desfacelar e grande parte dos seus antigos apoiadores declararem apoio à Célia Sales, entre eles vereadores e suplentes.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]
AblogPE lança 1º Prêmio Blogueiros do Ano
Presidente da associação anunciou plano de anuidade; site foi repaginado e cartão de blogueiro é uma das futuras ações
Por Max Felipe
A Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco (AblogPE), fundada em 2011, é a instituição pioneira no País voltada para produtores de conteúdo da mídia digital. Na manhã do sábado (21/01), o presidente Lissandro Nascimento, editor do Blog A Voz de Vitória, anunciou plano de anuidade aos associados no lançamento do 1º Prêmio Blogueiros do Ano, no Recife Plaza Hotel, na Rua da Aurora, Centro do Recife. Nas categorias Longevidade, Expressão Digital e Pauta Cidadã, 32 blogs foram homenageados na premiação.
De acordo com Lissandro, a AbloPE vive de parcerias/projetos, e o pagamento de uma anuidade pode ajudar a associação a pagar suas despesas funcionais. "No ano passado foi difícil fechar parcerias, a associação também sofreu esse reflexo da crise. A nossa estrutura montada no edifício São Cristovão, funciona há mais de dois anos, e manter isso não sai barato", contou. Diante do atual momento político, ele cobrou ao Ministério das Comunicações acesso à internet a todos os brasileiros, aproveitando o ensejo para criticar os impostos da NetFlix e outros serviços, aprovados no Congresso Nacional em 2016. "A internet vai ter que está em todas as casas dos brasileiros, mas os impostos estão encarecendo muito", bradou.
Com a página da AblogPE repaginada, este ano, uma das promessas da associação é o cartão de blogueiro - útil na cobertura de eventos da cidade. Para ser um associado, o ativista digital precisa fazer o cadastro no site da AblogPE, e colocar o banner no blog. A partir disso, a entidade usa mecanismos tecnológicos para gerar estatísticas e apresentar a possíveis agências de publicidade. O blog passa a ser acompanhado através do sistema Google Analytics - que analisa o conteúdo e ajuda a compreender quais partes da página está indo bem. Segundo Lissandro, o banner é o elemento de união e também para ganhar dinheiro. "Se a gente não dispor do relatório dos blogueiros que o usam, através de estatísticas de acesso, não vamos ter como correr atrás de parcerias comerciais", disse.
Do rádio ao blog
Paulo Xavier, 37 anos, completa 18 anos na comunicação local de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, capital de Pernambuco, no dia 8 de fevereiro. Em 1999, começou na difusora evangélica El Shaday, em Casa Amarela, que dois anos antes tinha um índice alto de rejeição. Baseado em uma pesquisa do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1997, a rejeição foi comprovada cientificamente. Mas Paulo tentou reverter esse quadro e, em sincronia com a direção, mudou a programação local da difusora, incluindo serviços de utilidade pública na grade evangélica.
Segundo Paulo, em 2002, a rádio após passar por uma fase difícil na gestão, teve seus altos e baixos, mas infelizmente não funcionou mais. "Revertemos a situação crítica da difusora, após pesquisa da UFPE, e colhemos frutos. Só que no segundo ano do milênio, a rádio não continuou com suas atividades", lamentou.
Para ajudar Paulo a seguir com seus trabalhos na comunicação local, o Blog Fé e Cidadania foi a solução mais rápida. No mesmo ano, ele lançou seus artigos na blogsfera, que até hoje mostra um pouco de Casa Amarela. "Temos cerca de quatro mil acessos por mês e estamos trabalhando para aumentar esse quantitativo", estimou. Um dos motivos para o crescimento do blog é a inclusão de uma rádio web, TV web, jornal comunitário (impresso e digitalizado), blogs parceiros (blogs de empregos).
No sábado (21) ele foi um dos homenageados no lançamento do 1º Prêmio Blogueiro do Ano, no Recife Plaza Hotel, no Centro do Recife.
Blog www.feecidadania.com
#Categorias
LONGEVIDADE: aqueles blogs que detém maior tempo de atuação até hoje cadastrados na ABlogPE;
EXPRESSÃO DIGITAL: aqueles blogs que se destacam por boa audiência e inserção nas redes sociais, detendo dinâmica própria de repercussão;
PAUTA CIDADÃ: aqueles blogs que se dedicam tenazmente as questões voltadas aos problemas urbanos e ligadas as reclamações das comunidades em que atuam, bem como estimula a defesa da qualidade de vida em suas cidades.
Confira a lista dos homenageados no lançamento do 1º Prêmio Blogueiros do Ano:
LONGEVIDADE
1. ARARIPINA CITY (criado em 1999)
2. TV CRIATIVA (1999) de Caruaru
3. ENCARTNOTÍCIAS (1999) de Pesqueira
4. PORTAL BEZERROS (2001)
5. PORTAL SG10 (2002) de Salgueiro
6. NILL JUNIOR (2004) de Afogados da Ingazeira
7. TIRANDO ONDA (2004) de Escada
8. SERTÃO EVENTOS (2004) de Floresta
09. NOTÍCIA BR / BOM JARDIM PE (2005)
10. LEO & CIA (2005) de Moreno
11. FOLHA ARARIPE (2005) de Araripina
EXPRESSÃO DIGITAL
1. CARLOS BRITTO (Petrolina)
2. GIRO MATA NORTE (Carpina)
3. A VOZ DA VITORIA (Vitória de Sto. Antão)
4. AQUI VAGAS PE (Paulista)
5. DIDI GALVÃO (Cabrobó)
6. BEZERROS HOJE (Agreste)
7. NAYN NETO (Serra Talhada)
8. OLINDA HOJE (RMR)
9. IGOR MACIEL (Caruaru)
PAUTA CIDADÃ
1. FÉ e CIDADANIA (Recife - 2002)
2. ED SOARES (Barreiros)
3. MANUEL MARIANO (Orobó - 2006)
4. ROBERTO ALMEIDA (Garanhuns)
5. BLOG DO SERTÃO (Afogados da Ingazeira)
6. PAUTA POLÍTICA (Recife)
7. SALOÁ NOTÍCIAS
8. FISCALIZA BRASIL (Paulista)
9. WELLINGTON FREITAS (Saloá)
10. BLOG DIMAS SANTOS (João Alfredo)
11. ALVINHO PATRIOTA (Salgueiro)
12. ASSIS RAMALHO (Petrolândia) [...]

Palmares: Expectativa sobre a gestão de Altair Jr – Por Bruno Tiago
Um novo ano sempre chega carregado de esperança. Para muitos municípios 2017 é ainda um ano mais esperançoso, em muitos deles, pela mudança de governo que chegou. Uma mudança de governo sempre requer readaptação, enfrentamentos, uma nova linha de conduta, arrumar a casa (como sempre se diz), uma nova forma de governar e porque não, frustrações para alguns.
A esperança de Palmares para 2017 é o início do governo Altair Junior e Agenaldo Lessa. Historicamente a cidade de Palmares não tem conduzido seus prefeitos a sucessão. Isto nos leva a uma análise muito objetiva de que os governos do município não tem obtido êxito, resolvidos efetivamente os problemas da cidade que tanto aflige a população, portanto, têm sido desaprovados pela maioria da população. É uma conclusão óbvia que se extrai dos resultados eleitorais das últimas eleições: Palmares não tem reelegido seus prefeitos.
Com uma margem de mais de dez mil votos de vantagem em relação ao segundo colocado na eleição de outubro passado, o prefeito Altair Jr e o vice Agenaldo Lessa tomaram posse com o peso da responsabilidade de fazer a diferença, impondo um novo modelo de gestão e, sobretudo atender a expectativa da população que os elegeu.
O povo acreditou no novo discurso que o então candidato Altair, trouxe aos palmarenses, espelhando propostas consistentes e ações efetivas de enfrentamento para os problemas cruciais da cidade. Embasado na temática do planejamento municipal, algo indispensável para uma cidade do porte de Palmares, o novo governo nos enche de esperança para os próximos 4 anos. A escolha do secretariado, firmado em critérios técnicos nos dá um sinal de que as coisas estão indo no rumo certo. Em 2017 , pouco mais de vinte mil corações esperançosos de uma cidade melhor para se viver pulsarão a favor da nova equipe de gestão. Feliz governo Palmares.
Por Bruno Tiago [...]

PIB de Pernambuco tem queda de 3,3% em 2016
Embora a economia pernambucana tenha dado mostras de recuperação no terceiro trimestre do ano passado, o resultado do exercício de 2016 deverá apresentar uma retração de 3,3%. Se comparado os nove primeiros meses de 2016 com o mesmo período de 2015, o PIB pernambucano apresentou uma redução de 4,3%. É o que diz a Agência de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem).
Já as projeções para este ano, apontam para um crescimento do PIB na ordem de 1,5%.
“O estudo comparativo indica um comportamento abaixo da média de todas as atividades produtivas no período: Agropecuária (-7,5%), Indústria (-6,3%) e Serviços (-3,9%). Na comparação acumulada, de janeiro a setembro de 2016 sobre igual período de 2015, a estimativa do IBGE mostra uma queda de 4,0% no PIB brasileiro. Em outra ótica, quando comparados os últimos quatro trimestres do PIB estadual com os quatro trimestres imediatamente anteriores, a economia pernambucana apresenta os seguintes resultados: Agropecuária (-0,1%), Indústria (-7,3%), Serviços (-4,6%), Valor Adicionado (-5,0%), Impostos (-4,0%) e PIB-PM (-4,8%)”. –
Fonte: Condepe/Fidem) [...]

Coluna desta sexta-feira: Clodoaldo Magalhães pode enfrentar João Fernando em disputa por cadeira na Câmara Federal em 2018
Nos últimos dias têm surgido com bastante força na região da Mata Sul de Pernambuco um movimento estimulando uma possível candidatura do deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB) à Câmara Federal nas eleições de 2018.
Os que defendem esta possibilidade, utilizam como principais argumentos a ausência do deputado federal João Fernando Coutinho na região e o capital político acumulado por Clodoaldo nas eleições municipais de 2016, ocasião em que o parlamentar conseguiu que 8 prefeitos aliados fossem eleitos e agregou ao seu grupo vários outros políticos que perderam as eleições municipais. Entre as principais bases, Clodoaldo conta com apoios nos municípios de Salgueiro, Palmares, Xexéu, Tamandaré, Bonito, Primavera, Camocim de São Félix, Belém de São Francisco, Primavera, Joaquim Nabuco, entre outros.
Formado em Medicina pela UFPE e filho do atual prefeito de Xexéu, Eudo Magalhães(PSB), Clodoaldo Magalhães se elegeu pela primeira vez como deputado estadual no ano de 2006. De lá pra cá venceu mais duas disputas, sempre alcançando votações expressivas.
Na hipótese de encarar o desafio, o jovem parlamentar poderá dobrar com alguns candidatos a deputado estadual da região que deverão disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco no próximo ano. Em relação ao atual deputado federal João Fernando Coutinho, a entrada de Clodoaldo na disputa seria danosa às suas pretensões de se manter na Câmara Federal por mais um mandato.
Esperança que se foi – Relator do processo da Lava Jato no STF, Teori Zavascki estava nas vésperas de apresentar sua decisão sobre uma possível homologação da delação premiada de vários executivos da Odebrecht, o que poderia envolver nomes de vários figurões da política nacional. Sua morte precoce deixará uma lacuna irreparável no Judiciário nacional.
Parceria – O prefeito de Palmares Altair Jr (PMDB), se reuniu ontem (19) com o secretário de Saúde do Estado, José Irã. Na pauta, a busca de parceria para o custeio da UPAE Palmares. O encontro contou com a presença do deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB).
Sem crise – A contar pela quantidade de obras que estão sendo tocadas na cidade, temos a sensação de que a crise por qual passa os municípios não está atingindo Sirinhaém. Sobre a gestão do prefeito Franz Hacker (PSB) praças e calçamentos estão sendo construídos, escolas reformadas e o servidor público com o salário em dia.
Agenda de candidato – O senador Armando Monteiro Neto (PTB) não esconde de ninguém as suas pretensões de disputar novamente o Palácio do Campo das Princesas. Para isto, além de visitar frequentemente as bases eleitorais, o petebista tem promovido várias encontros em Brasília entre prefeitos e ministros com o objetivo de agilizar a liberação de recursos federais.
Projeto – O Presidente do PTB-PE, deputado estadual José Humberto, confirma intenção do partido em disputar novamente o Governo de Pernambuco. O parlamentar garante que o partido está pronto para oferecer um projeto ao Estado.
Prêmio – A Associação dos Blogueiros de Pernambuco (AblogPE), fará amanhã (21), no Recife Plaza Hotel, no Centro do Recife, a entrega do Prêmio Blogueiros do Ano. A solenidade terá início às 09hs.
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 98544-4677 (OI). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

Prêmio Blogueiros do Ano será lançado neste sábado (21), em Recife
Na manhã deste sábado (21/01), se fará a entrega do Prêmio Blogueiros do Ano de Pernambuco, que vai contemplar 32 produtores de conteúdo da mídia digital. A solenidade acontece a partir das 09h, nas dependências do auditório do Recife Plaza Hotel, no Centro do Recife, realizado pela Associação dos Blogueiros de Pernambuco (ABlogPE).
Com as homenagens, a entidade vai lançar neste dia o projeto com regras e critérios para as próximas edições do “Prêmio Blogueiros do Ano” e aproveitará para expor aos associados as novas demandas para 2017, encerrando com almoço festivo.
Na edição de lançamento deste Prêmio, três categorias foram selecionadas pela associação:
LONGEVIDADE: aqueles blogs que detém maior tempo de atuação até hoje cadastrados na ABlogPE;
EXPRESSÃO DIGITAL: aqueles blogs que se destacam por boa audiência e inserção nas redes sociais, detendo dinâmica própria de repercussão;
PAUTA CIDADÃ: aqueles blogs que se dedicam tenazmente as questões voltadas aos problemas urbanos e ligadas as reclamações das comunidades em que atuam, bem como estimula a defesa da qualidade de vida em suas cidades.
Blogueiros e ativistas digitais do litoral ao sertão pernambucano confirmaram participação e os 32 homenageados serão conhecidos neste sábado. O Prêmio busca reconhecer o destacado trabalho desenvolvido por estes blogueiros que desenvolvem seu veículo de comunicação de forma livre e independente, os quais são singulares na produção de conteúdo do crescente mercado digital.
Com informações da AblogPE [...]
Armando e Pimentel reivindicam retomada de obras em Araripina
O prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, e o senador Armando Monteiro estiveram nesta quinta-feira (19) em audiência com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. Na pauta, o principal ponto foi a retomada de uma importante obra de saneamento no município, paralisada por problemas técnicos. A obra é realizada pela Codevasf, com recursos do PAC, desde 2011. A rede coletora está quase 90% concluída, mas com o encerramento do contrato a obra foi paralisada e excluída do PAC.
O prefeito e o senador realçaram que o empreendimento é essencial não só para o saneamento do município, mas também para a revitalização do Rio São Francisco. “A retomada dessa obra é fundamental para Araripina, mais do que uma obra de infraestrutura, é um empreendimento de grande impacto na saúde pública. E, além disso, por envolver a despoluição de um afluente do São Francisco, transcende os limites do município. Ficamos satisfeitos pela disposição do ministro Helder em batalhar pela retomada do projeto”, avaliou Armando Monteiro.
Senador Armando Monteiro e Helder Barbalho (Ministro da Integração) - Imagem: Ana Luisa Souza/Divulgação.O ministro recebeu a comitiva acompanhado de Kênia Marcelino, presidente da Codevasf, órgão responsável pela obra. Também participaram da audiência Socorro Pimentel (PSL), deputada estadual; Evilásio Mateus (PSL), presidente da Câmara dos Vereadores de Araripina; e Possídia Maria Carvalho de Alencar, secretária de educação de Araripina.
Com informações da assessoria de comunicação do Senador Armando Monteiro Neto [...]
