Category: Política

Ana Arraes recebeu doação de empresa investigada pela Polícia Federal
Alvo de uma investigação da Polícia Federal na manhã desta terça-feira (31) a Operação Vórtex, a empresa Lidermac Construções e Equipamentos LTDA, que tem como um dos sócios o empresário Rodrigo Leicht Carneiro Leão, genro do Ministro do Tribunal de Contas da União, José Múcio, repassou na eleição de 2010 cerca de R$ 270 mil para a campanha da então deputada federal Ana Arraes (imagem) hoje Ministra do TCU.
Um dos pontos que chama a atenção é o fato da empresa Lidermarc possui vários contratos milionários com o Governo de Pernambuco e ter sido responsável por realizar doações financeiras de valores consideráveis a quadros do PSB, entre eles Ana Arraes, que em 2010 disputava a reeleição para a Câmara Federal.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Propriedade do jatinho envolvido no acidente que vitimou o ex-governador Eduardo Campos é alvo de operação da Polícia Federal
Recife/PE - A Polícia Federal deflagrou hoje (31/1) a Operação Vórtex, desmembramento da Operação Turbulência, que investiga a propriedade do avião de prefixo PR-AFA, envolvido no acidente fatal do ex-governador e então candidato à Presidência Eduardo Campos.
Nesta fase da investigação, 30 policiais federais estão cumprindo 10 ordens judiciais, sendo 6 mandados de busca e apreensão (4 no bairro de Boa Viagem, 1 no Pina e 1 em Jaboatão dos Guararapes) e 4 mandados de condução coercitiva (todos no bairro de Boa Viagem).
Ao analisar as contas bancárias das pessoas físicas e jurídicas utilizadas para a compra do avião CESSNA CITATION, prefixo PR-AFA, envolvido no acidente fatal do ex-governador e então candidato à Presidência Eduardo Campos, observou-se que os valores transferidos por uma das empresas investigadas na Operação Turbulência haviam sido na verdade repassados, dois dias antes, por uma terceira empresa, que ainda não havia sido alvo da investigação original. A exatidão do montante e o curto lapso temporal envolvido nas duas transações sugerem, assim, que a conta investigada na Operação Turbulência tenha sido mera conta de passagem.
As investigações apontaram que a empresa remetente dos recursos possui contratos milionários com o governo do Estado e que suas doações a campanhas políticas aumentaram de forma exponencial ao longo dos últimos anos, notadamente para o partido e candidatos apoiados pelo ex-governador do estado, Eduardo Campos.
Os envolvidos responderão pelos crimes de corrupção, direcionamento de licitação e lavagem de dinheiro. No jargão aeronáutico, vórtex (ou vórtice) é o nome dado ao movimento de massas de ar em formato de redemoinho ou ciclone que geralmente precede a turbulência.
Haverá entrevista coletiva, às 10h, na Superintendência da PF em Recife.
Com informações da Polícia Federal [...]

Coluna do Blog desta terça-feira: Prefeito de Água Preta recebe herança maldita deixada por ex-gestor
Completando nesta terça-feira (31) um mês à frente do município de Água Preta, o prefeito Eduardo Coutinho (PSB, imagem) deverá ter grandes dificuldades para colocar o município no eixo, pois ao que parece, recebeu uma verdadeira herança maldita do seu antecessor Armando Souto (PDT).
Falta de pagamento dos vencimentos de dezembro de todos os servidores efetivos, comissionados e contratados, débito com fornecedores, prédios públicos sem energia e deteriorados, entre eles biblioteca e escolas, dívidas como INSS, frota sucateada, denúncias de furtos de equipamentos como ar-condicionado, computadores e televisões, além do atendimento médico comprometido por falta de medicamentos, estes foram uns dos muitos problemas encontrados pelo atual gestor.
Para piorar a situação, por conta da dívida com o INSS, a Prefeitura de Água Preta teve mais de R$ 700 mil retidos pela Receita Federal na primeira e segunda parcelas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) deste mês de janeiro.
Prejudicado por não conseguir ter acesso aos dados financeiros da prefeitura na época da transição, pelo fato da antiga gestão ter criado dificuldades no fornecimento das informações, o prefeito Eduardo Coutinho teve que assumir o município às cegas e a cada dia que passa se depara com situações nada animadoras e que exigirão dele a habilidade administrativa necessária para conseguir fazer com que o município se recupere.
O que se tem notícia é que o atual gestor deverá fazer um balanço dos problemas encontrados e encaminhar os relatórios e documentações necessárias ao Ministério Público de Pernambuco e ao Tribunal de Contas do Estado para que as denúncias sejam apuradas e os envolvidos responsabilizados judicialmente.
Promotoria – Em reunião que será realizada hoje, na sede do Ministério Público, em Barreiros, o prefeito Elimário Farias, ao lado do secretário de Finanças Cristiano Ximenes, apresentará diante do Promotor de Justiça e de representantes de servidores públicos municipais, um balanço da situação financeira do município e discutirá sobre o pagamento dos vencimentos atrasados deixados pelo antigo gestor.
Pelo povo – Estreante na Câmara Municipal dos Palmares, a vereadora Ray do Quilombo (PSL), preocupada com o aumento das passagens de ônibus da linha que atende os moradores dos bairros Dom Acácio e Quilombos II e III, propôs uma reunião entre os proprietários da empresa de ônibus, o presidente da Autarquia de Trânsito (AMDESTRAN) e representantes das associações de moradores. A parlamentar defende que seja levada em consideração a situação socioeconômica da região e é contra o aumento de 25% no valor das passagens.
Convenção em Ipojuca - Contando com o apoio de cerca de 16 partidos, 6 vereadores de mandato e suplentes que votaram na eleição passada no ex-prefeito Carlos Santana, a pré-candidata a prefeita de Ipojuca Célia Sales (PTB) terá o seu nome homologado no próximo domingo (05/02) em Convenção que promete atrair uma multidão para a Fajolca. O evento contará com a presença do seu esposo Romero Sales (imagem), do senador Armando Monteiro (PTB), do deputado federal Ricardo Teobaldo (PTN), líderes estaduais dos partidos coligados e lideranças locais. Com ampla base de apoio, Célia Sales desponta como grande favorita a vencer a disputa que acontecerá no dia 2 de abril deste ano.
Derrota – Líder do PSB interinamente desde outubro de 2016 em substituição ao deputado Paulo Foletto (ES), afastado da Câmara por problemas com a saúde, o deputado pernambucano Tadeu Alencar (PE) foi derrotado pela deputada Tereza Cristina (MS) em disputa pela renovação da liderança do partido na Câmara Federal. A derrota de Tadeu Alencar também foi uma derrota do PSB de Pernambuco, que chegou inclusive a exonerar temporariamente o secretário Felipe Carreras para que retornasse o mandato na Câmara a tempo de ter o direito de votar no companheiro de bancada.
Brasília 1 – O prefeito de São José da Coroa Grande, Pel Lages (PEN), viajou na madrugada desta terça-feira com destino à capital federal. O gestor coroense deverá ser recebido pelos ministros Mendonça Filho (Educação), Ricardo Barros (Saúde) e Marx Beltrão (Turismo).
Brasília 2 – Para o ministro da Educação, Pel apresentará uma proposta de implantação do ensino integral na Escola Municipal João Francisco e buscará recursos para a reforma da Escola da Várzea do Una. Já para o ministro do Turismo, o prefeito cobrará a inclusão do município na Rota do Turismo Nacional e exibirá um projeto que objetiva conseguir recursos para o carnaval. Em relação ao encontro com o ministro da Saúde, o gestor apontará a necessidade do envio de recursos para a construção de uma UBS na zona rural e outra no bairro do Casa Mar.
Brasília 3 – Além do prefeito, a comitiva coroense é composta pelos secretários municipais Wagner Geminiano (Educação), Pedro Costa (Turismo e Eventos) e Suedilson Maracajá (Saúde).
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 98544-4677 (OI). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

A convite do senador Humberto Costa (PT) ex-ministro Carlos Gabas vem a Pernambuco debater a Reforma da Previdência
Prevista para ser votada ainda no primeiro semestre de 2017 pelo Congresso Nacional, a Reforma da Previdência proposta pelo governo de Michel Temer (PMDB) será tema de debate em Pernambuco. Dois eventos, um em Recife e outro em Caruaru, serão realizados com a presença do ex-ministro dos governos de Lula e Dilma e especialista em Gestão de Sistemas de Seguridade Social, Carlos Gabas, além de diversas lideranças políticas.
Os encontros, que têm como mote “O que temer com a Reforma da Previdência”, acontecem nesta sexta-feira (03), ambos com entrada franca. Em Caruaru, o evento ocorre na sede da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), às 10h. No Recife, o evento será no Sindsep, na Boa Vista. A visita de Gabas está sendo organizada pelo gabinete senador e líder do PT no Senado, Humberto Costa.
Segundo Humberto, é fundamental ampliar o debate sobre a reforma proposta por Temer. “Temos que discutir esse modelo que está sendo apresentado pelo governo, que penaliza o trabalhador e que vai afetar duramente a vida de milhões de brasileiros”, afirmou.
Entre as mudanças propostas pela gestão peemedebista está a de alteração na idade mínima necessária para a aposentadoria, que hoje é de 55 anos para mulher e de 60 para homens. O novo projeto, por sua vez, determina que a idade seja maior, 65 anos, e igual para homens e mulheres. O tempo mínimo de contribuição também vai saltar de 15 anos para 25 anos.
O trabalhador também precisará contribuir 49 anos para assegurar o recebimento de 100% da aposentadoria, já que o tempo mínimo de 25 anos dará apenas direito a 76% do cálculo do benefício. Outra alteração é com relação à desvinculação do valor das pensões por morte do valor do salário mínimo. Somente com a desvinculação, cerca de quatro milhões de pessoas serão afetadas.
Com o retorno das atividades legislativas, o projeto de Reforma da Previdência será objeto de uma comissão especial da Câmara dos Deputados. Depois, a matéria segue para o plenário da Casa. Se aprovado, o projeto será encaminhado para o Senado.
“Temer se aposentou aos 55 anos, mas quer impor ao trabalhador brasileiro uma reforma cruel que, na prática, vai tirar dos trabalhadores o direito de se aposentar e de ter uma velhice digna, mas que mantém os privilégios de poucos grupos. Por isso, mais do que nunca, precisamos debater, estar junto da população e esclarecer o quanto esta reforma é danosa”, avalia o senador.
Serviço:
“O que temer com a Reforma da Previdência”- Caruaru Data: 3/2Hora: 10HLocal: Acic - R. Armando da Fonte, 15, Maurício de Nassau
- Recife Data: 3/2Hora: 17HLocal: Sindsep - R. João Fernandes Vieira, 67 - Boa Vista
[...]

IIIª Geres reúne prefeitos em 1º Encontro de Gestores Municipais da Mata Sul
A IIIª Gerência Regional de Saúde, sediada em Palmares e responsável por 22 municípios da região, promoveu nesta segunda-feira (30/01) o 1º Encontro de Gestores dos municípios da Mata Sul de Pernambuco.
Realizado no auditório do Una Hotel, o evento teve por objetivo apresentar os novos desafios que as gestões municipais terão frente ao Sistema Público de Saúde na região. O encontro contou com a presença de várias autoridades da região, dentre elas o prefeito de Barreiros Elimário Farias, o vice-prefeito Thomaz Baleia, além dos prefeitos Altair Jr. (Palmares), Marcelo Maranhão (Ribeirão), Rildo Reis (Amarji) e Eduardo Coutinho (Água Preta).
Responsável por representar os secretários municipais da região, o secretário de Saúde de Barreiros Elídio Moura falou aos presentes sobre a necessidade de união dos municípios no direcionamento do destravaremos do sistema de saúde não somente dentro da região, mas também observando o Estado como um todo: "Os gestores da saúde devem realizar movimentações em bloco, garantindo a unidade e coesão na condução desta complexa realidade que é o SUS", afirmou Elídio Moura.
Na comitiva barreirense, ainda foram registradas as presenças do vereador Cristiano da Saúde, Raíssa Buarque (Diretora do HMB), Simone Silva (Coord. de Regulação), Maria Luiza (Coord. de Atenção Básica), Renata (Coord. Saúde Bucal), Juliza (Coord. de Enfermagem do HMB), Alessandra Machado (Coord. de Epidemiologia) e Célia (Coord. do PNI).
Comandada pelo Gerente Galdêncio Costa, a IIIª Geres é responsável pelos municípios de Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Coluna do Blog desta segunda-feira: Ministro Mendonça Filho imprime agenda de candidato majoritário
Responsável por comandar uma das pastas mais importantes da Esplanada dos Ministérios, o ministro da Educação Mendonça Filho (DEM, na imagem), tem praticado no Estado uma agenda de quem pretende ter um papel bastante importante nas eleições de 2018.
Tratando de pautas importantes como a Reforma do Ensino Médio, Expansão do Ensino Integral em todo o Brasil e com a liberação de recursos para a reforma de Institutos e Universidades Federais, Mendonça Filho tem conseguido reproduzir uma imagem bastante positiva junto ao eleitorado. Nesta segunda-feira, por exemplo, o ministro estará ao lado do Presidente Michel Temer (PMDB) no município de Serra Talhada, no sertão do Pajeú, para a inauguração de uma unidade do Instituto Federal.
A frequência com que tem sido procurado por prefeitos pernambucanos no MEC, em Brasília, e no escritório em Recife, faz de Mendonça Filho um nome em potencial para uma candidatura majoritária no próximo ano, seja ela para governador ou senador.
Desde o período em que o governador Paulo Câmara (PSB) solicitou que o DEM entregasse todos os cargos que possuía na máquina estadual, Mendonça tem adotado uma postura de independência e dá sinais de que não pretende compor novamente com a Frente Popular, mas de participar de uma coalizão de forças que objetiva impedir a continuidade do PSB a frente do Governo de Pernambuco.
Repercussão – Foi bem recebida pela população do litoral sul de Pernambuco a iniciativa do Prefeito de Sirinhaém, Franz Hacker (PSB), de sugerir ao comando do 10º BPM que disponibilize uma equipe especial de policiamento para a região. Na ocasião, Franz se comprometeu em se reunir com os demais prefeitos para que os municípios ofereçam uma contrapartida para custear parte da atividade.
Catende – Parceiro político do prefeito de Catende Josibias Cavalcanti (PSD), o deputado federal André de Paula, também do mesmo partido, recebeu o secretário municipal de Governo Alexandre Cavalcanti para tratar da liberação de recursos para o município. O encontro aconteceu na sede da Secretaria Estadual das Cidades, órgão comandado por Francisco Papaléo, seu substituto desde que reassumiu o mandato na Câmara Federal.
Reforma de Escolas – A prefeita de Rio Formoso, Isabel Hacker (PSB), preocupada com o início do ano letivo dos alunos das escolas municipais, iniciou a reforma das unidades educacionais da área urbana do município e dos distritos de Cucaú e Conceição. Entre as intervenções realizadas estão pintura, revisão das partes elétricas e hidráulicas, bem como a reparação da estrutura física dos prédios. A compra de novas carteiras escolares e a manutenção do sistema de informática também fazem parte das medidas adotadas pela nova gestora. A previsão é que ainda no primeiro semestre as reformas se estendam para as demais escolas da zona rural do município.
Monitoramento – O prefeito Altair Jr. (PMDB) em seu primeiro mês a frente da prefeitura de Palmares vem conseguindo apresentar um bom ritmo de trabalho. Nesta segunda-feira (30) irá realizar a sua primeira reunião de monitoramento com todo o secretariado e presidentes de autarquias. Na pauta, um balanço dos 30 primeiros dias de gestão, apresentação do Raio X de como recebeu o município e o estabelecimento de metas e atividades que serão realizadas nos próximos meses.
Já tá em tempo – Barreiros é o único município do litoral Sul de Pernambuco que ainda não possui Academia das Cidades. Responsável por oferecer uma área propícia para a prática de esportes e lazer, como também para o incentivo de outros hábitos saudáveis, este equipamento público tem um papel social muito importante e já passou da hora de Barreiros ganhar uma obra desta importância.
Dívidas 1 – O prefeito de São José da Coroa Grande, Pel Lages (PEN) firmou recentemente um compromisso com o TJPE, no qual se comprometeu em pagar uma dívida decorrente de ação judicial, transitada em julgado, referente a precatórios. O débito assumido diz respeito a uma ação movida por uma empresa que forneceu medicamentos na gestão do ex-prefeito Barbosa (PSD) e que ganhou na justiça o direito de receber R$ 180 mil. Conforme combinado no acordo, serão retidas 6 parcelas de R$ 30 mil diretamente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Dívidas 2 – Nos dias 10 e 20 deste mês, Pel já se deparou com a retenção de mais de R$ 300 mil referente a dívidas com o INSS deixado por gestões passadas e terá que assumir ainda cerca de R$ 211 mil relacionados a uma ação que transita no TRT.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 98544-4677 (OI). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com
[...]

Sílvio Costa dispara contra Danilo Cabral: “Danilo mostra uma das marcas mais deploráveis do PSB de Pernambuco”
Por Silvio Costa*
Todas as vezes que Danilo Cabral tenta defender o desgoverno do seu pupilo Paulo Câmara, mostra o que o povo pernambucano já sabe: ele não estuda e não se prepara para o debate. Por isso, sempre foge do mérito do debate e procura o caminho da política menor, da política rasteira.
Lembro ao deputado Danilo Cabral que, em 2006, Armando Monteiro foi o deputado federal mais votado de Pernambuco, foi presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por duas vezes, é um homem que tem dimensão nacional e respeitado em todo o País. Danilo sabe que antes de se eleger senador, em 2010, Armando Monteiro já liderava em Pernambuco um grupo político com deputados federais, deputados estaduais, prefeitos e vereadores.
Danilo não consegue esconder a frustração de nunca ter sido escolhido pelo então governador Eduardo Campos para uma disputa majoritária. Ao dizer que foi Eduardo Campos quem elegeu Armando Monteiro, em 2010, além de um profundo desrespeito aos 3.142.930 de pernambucanas e pernambucanos que votaram no senador, Danilo mostra uma das marcas mais deploráveis do PSB de Pernambuco, que é o culto ao coronelismo, a velha política. Ninguém dá mandato a ninguém. Isso é um profundo desrespeito ao povo de Pernambuco, Estado da liberdade e berço da democracia.
Armando foi convidado por Eduardo Campos, em 2010, porque Eduardo, que era um animal político muito talentoso - diferente de Danilo -, sabia da importância política e eleitoral do senador Armando Monteiro.
Em relação ao Pacto Pela Vida, todo o estado sabe, inclusive dito por um dos principais idealizadores José Luiz Ratton, que este programa, infelizmente, naufragou. Em suma, lamentavelmente, o programa Pacto Pela Vida morreu por omissão do governador Paulo Câmara. A maior prova disso foi o aumento de 44% no número de homicídios em Pernambuco. Eles sempre tentam colocar a culpa na crise nacional, o que não é verdade, porque em estados menores como Alagoas e Ceará, por uma ação competente dos governadores, os índices de violência diminuíram.
Na verdade, Danilo Cabral deve ter sido o autor do polêmico slogan do seu pupilo Paulo Câmara. Aproveito a oportunidade para sugerir um novo slogan para este governo: “A ausência que faz a diferença”.
*Deputado federal pelo PTdoB
Confira nota em que o deputado federal Danilo Cabral defende governador Paulo Câmara e tece críticas à oposição. [...]

Gameleira: Prefeita, população e comandante do 10º Batalhão discutem segurança pública em Audiência
A cidade de Gameleira, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, foi palco no dia de ontem (26) de uma Audiência Pública que discutiu estratégias para combater a violência e melhorar segurança no município.
O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a participação da Prefeita Verônica Souza (PSB), do ex-prefeito e Coronel da reserva Severino Ramos, de vereadores do município, líderes religiosos, outras autoridades locais e comerciantes, além do Comandante do 10º BPM, Ten. Cel. Souza Filho, que na oportunidade abordou as diretrizes do Programa Pacto Pela Vida e tratou sobre a questão da segurança em Gameleira.
Lembrado por comerciantes sobre a melhoria da atuação da polícia durante o mês de janeiro, o Ten. Cel. Souza Filho fez questão de ressaltar o trabalho realizado pela equipe do destacamento local, que tem como responsável o sargento Albuquerque, destacou a importância da participação da sociedade na discussão de estratégias de combate à criminalidade e aproveitou para informar que serão realizadas operações visando incrementar o efetivo local e proporcionar uma maior sensação de segurança à população gameleirense.
“Estamos escutando o povo, montando estratégias, falando com juízes, promotores, prefeitos e vereadores. Precisamos da sociedade ao nosso lado. Não permitiremos que pessoas de bem temam uma minoria de bandidos”, disse o comandante do 10º BPM.
Durante a Audiência Pública a prefeita Verônica Souza entregou ao destacamento local um aparelho celular que servirá para que comerciantes e a população em geral entrem em contato com a polícia no caso de emergência.
Ainda no dia de ontem, o Ten. Cel. Souza Filho participou de uma Audiência Pública no município de Jaqueira, enquanto o subcomandante Major Fernando Júnior representava a instituição em uma reunião no município de Barreiros, no litoral sul do Estado.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Coluna desta sexta-feira: Oposição promete dar trabalho ao Governo na ALEPE
Com a volta das sessões na Assembleia Legislativa de Pernambuco marcada para o próximo dia 1ª de fevereiro, a expectativa é que o clima esquente entre a bancada governista e a oposição.
Embora o ano de 2016 tenha sido marcado por vários embates entre os dois grupos, o que se espera é que agora, em ano que antecede as eleições estaduais, as discussões no Plenário e nas Comissões ganhem proporções ainda maiores.
Escalado pelo governador Paulo Câmara para substituir o deputado Waldemar Borges (PSB) na liderança do Governo na ALEPE, o deputado Isaltino Nascimento conta a experiência de já ter ocupado o cargo no primeiro mandato do ex-governador Eduardo Campos (2007-2010). Já do lado da oposição, o deputado Sílvio Costa Filho (PRB) permanecerá à frente da bancada e promete não deixar o governo em paz.
Aliado do senador Armando Monteiro (PTB), Sílvio deve continuar centrando fogo para minar ainda mais a imagem do Governador Paulo Câmara diante da opinião pública, para isto, deverá contar com a ajuda dos deputados Edilson Silva (Psol), Joel da Harpa (PTN), Socorro Pimentel (PSL), dos membros da bancada do PTB e PT e ainda com o fogo amigo do deputado governista Álvaro Porto, que embora faça parte do PSD, não tem poupado críticas ao governo de Paulo Câmara.
Comissões – Os lideres da oposição e situação na Assembleia Legislativa, os deputados Sílvio Costa (PRB) e Isaltino Nascimento (PSB), se reuniram para definir a participação das duas bancadas entre as 16 Comissões da Casa. O critério adotado para a partilha das presidências dos Colegiados foi o da proporcionalidade. Composta por cerca de 10 a 12 deputados, a Oposição deverá presidir 4 Comissões, são elas: Educação, Cidadania, Saúde e Administração ou Meio Ambiente.
Ipojuca – O Ministério Público de Pernambuco recomendou ao prefeito interino de Ipojuca, Ricardo Souza (PTC), a não aumentar as despesas com pessoal e nem iniciar obras ou serviços que acarrete mais gastos ao erário público. “A gestão interina, até pela falta de legitimidade do voto popular deve adotar apenas os atos estritamente necessários à manutenção dos serviços municipais, devendo resguardar os princípios da impessoalidade, moralidade e prudência fiscal”, alertou a Promotora de Justiça Bianca Stella Azevedo.
Opção – Pré-candidato à Presidência da República, o governador de São Paulo, Geraldo Alkimin (PSDB), caso não consiga viabilizar o seu projeto pelo PSDB, já tem outras duas siglas de portas abertas para o seu ingresso (PSB e PTB).
Sem carnaval – Após o município de Ribeirão atender a uma recomendação do Ministério Público e cancelar o carnaval para dar prioridade ao pagamento dos salários atrasados de servidores, agora foi a vez da prefeita de Gameleira, Verônica do Major (PSB), também anunciar o cancelamento do carnaval no município alegando falta de recursos.
Com carnaval – A Prefeitura de São José da Coroa Grande, no litoral sul de Pernambuco, irá garantir o patrocínio de blocos carnavalesco e disponibilizará aos que visitarem o município uma programação cheia de apresentações culturais e shows com artistas locais. Para dar o start do que será o Carnaval coroense, a Prefeitura irá promover neste fim de semana o Pré-CarnaMar, evento em que orquestras de frevo em cima de catamarãs percorrem o mar e arrastam lanchas e barcos cheios de foliões.
Segurança – Representantes do 10º Batalhão da PM se reuniram na Câmara de Vereadores de Barreiros com os prefeitos dos municípios do litoral sul de Pernambuco para definir as estratégias do policiamento nos períodos pré-carnavalesco e no carnaval.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 98544-4677 (OI). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

MPPE recomenda que prefeito interino de Ipojuca cumpra alerta de responsabilização emitido pelo TCE
26/01/2017 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito interino de Ipojuca, Ricardo Souza, que cumpra os termos do Alerta de Responsabilização, emitido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), evitando atitudes que ocasionem agravo financeiro à gestão vindoura.
Ricardo Souza deverá atentar, especialmente, a: não aumentar despesas com pessoal, salvo as decorrentes de direta aplicação de lei federal; não iniciar novas obras e serviços de engenharia, a não ser que por excepcional emergência; não assumir compromissos financeiros que devam ser suportados pelo prefeito a ser escolhido nas novas eleições; não realizar pagamentos excepcionais ou não programados a servidores ou fornecedores, exceto os decorrentes de decisão judicial.
De acordo com a promotora de Justiça Bianca Stella Azevedo, a gestão interina, até pela falta de legitimidade do voto popular deve adotar apenas os atos estritamente necessários à manutenção dos serviços municipais, devendo resguardar os princípios da impessoalidade, moralidade e prudência fiscal.
Para a representante do MPPE, é evidente a situação de conflito social, decorrente da realização de vários protestos na cidade, supostamente contra a gestão interina. Além disso, Bianca Stella Azevedo ainda ressalta que Ricardo Souza não pode usar a estrutura da Prefeitura para influenciar, direta ou indiretamente, o pleito eleitoral a ser realizado.
Segundo a promotora de Justiça, o MPPE, em parceria com o TCE-PE e o Ministério Público de Contas, fará o acompanhamento extraordinário e concomitante dos atos da gestão do prefeito interino.
Entenda o caso - Após a impugnação da candidatura do prefeito escolhido nas últimas eleições, assim como as de seus concorrentes ao cargo, o presidente da câmara municipal Ricardo Souza foi designado como prefeito interino até a realização das novas eleições, programadas para o dia 2 de abril.
Cercada de confusões, a votação para escolha do presidente da Câmara Legislativa de Ipojuca aconteceu no dia 1º de janeiro, logo após a posse dos eleitos. Na ocasião, Ricardo Souza venceu a disputa contra Albérico de Souza Lopes por 7 votos a 5.
Até a realização das novas eleições para prefeito, a presidência da Câmara Legislativa era do vereador Flávio Henrique do Rego Souza.
A recomendação foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (26). [...]
