Category: Política

Dilson Lins, vereador de São José da Coroa Grande, confirma presença para a festa do Blog Ponto de Vista
Vereador de São José da Coroa Grande, Dilson Lins (PSB), confirma presença para a festa do Blog Ponto de Vista que será realizada no dia 15 de julho, às 19 horas, na Pousada Lírio dos Vales, em São José da Coroa Grande.
O evento contará com a participação de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e políticos de toda a região do litoral Sul de Pernambuco. Teremos também a presença do marqueteiro Jemerson Edias, da Naipes Comunicação e Marketing, que irá proferir uma palestra sobre o tema ” Os desafios das eleições de 2016″.
Blog Ponto de Vista – Wellington Ribeiro [...]

Prefeito Carlinhos (Barreiros) confirma presença para a festa do Blog Ponto de Vista
O prefeito de Barreiros, Carlos Artur (PSB), confirma presença para a festa do Blog Ponto de Vista que será realizada no dia 15 de julho, às 19 horas, na Pousada Lírio dos Vales, em São José da Coroa Grande.
O evento contará com a participação de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e políticos de toda a região do litoral Sul de Pernambuco. Teremos também a presença do marqueteiro Jemerson Edias, da Naipes Comunicação e Marketing, que irá proferir uma palestra sobre o tema ” Os desafios das eleições de 2016″.
Blog Ponto de Vista – Wellington Ribeiro
[...]

Vereador PEL confirma presença para a festa do Blog Ponto de Vista
O pré-candidato a prefeito de São José da Coroa Grande, vereador PEL, confirma presença para a festa do Blog Ponto de Vista que será realizada no dia 15 de julho, às 19 horas, na Pousada Lírio dos Vales, em São José da Coroa Grande.
O evento contará com a participação de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e políticos de toda a região do litoral Sul de Pernambuco. Teremos também a presença do marqueteiro Jemerson Edias, da Naipes Comunicação e Marketing, que irá proferir uma palestra sobre o tema " Os desafios das eleições de 2016".
Blog Ponto de Vista - Wellington Ribeiro
[...]

Presidente do PRB em Sirinhaém, Thiago Gouveia, confirma presença para a festa do Blog Ponto de Vista
O Presidente municipal do PRB de Sirinhaém, Thiago Gouveia, confirma presença para a festa do Blog Ponto de Vista que será realizada no dia 15 de julho, às 19 horas, na Pousada Lírio dos Vales, em São José da Coroa Grande.
O evento contará com a participação de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e políticos de toda a região do litoral Sul de Pernambuco. Teremos também a presença do marqueteiro Jemerson Edias, da Naipes Comunicação e Marketing, que irá proferir uma palestra sobre o tema " Os desafios das eleições de 2016".
Blog Ponto de Vista - Wellington Ribeiro
[...]

Prefeito Hely Farias (Rio Formoso) confirma presença para a festa do Blog Ponto de Vista
O prefeito do município de Rio Formoso, Hely Farias (PTB), confirma presença para a festa do Blog Ponto de Vista que será realizada no dia 15 de julho, às 19 horas na Pousada Lírio dos Vales, em São José da Coroa Grande.
Você o nosso convidado especial!
[...]

Em entrevista, Beto da Sensação não descarta alianças para disputar a Prefeitura de Barreiros
O empresário Dagoberto Queiroz, popularmente conhecido por Beto da Sensação (PTB), pré-candidato a prefeito de Barreiros, concedeu na manhã desta segunda-feira (13), entrevista ao Programa Bom Dia Litoral, comandado pelo locutor Max Wanderson, na rádio Litoral FM.
Em entrevista que durou um pouco mais de 30 minutos, Beto da Sensação falou da sua trajetória de vida, dos problemas enfrentados no município e dos preparativos que vem realizando visando fortalecer a sua candidatura com vistas às eleições municipais deste ano.
Casado com dona Marilúcia Bezerra Pontes, médica pediátrica, pai de três filhos e empresário conhecido da região, Beto fez questão de explorar, no primeiro momento da entrevista, o valor que dar à família e a sua relação com o município, local onde reside há 35 anos. “...Em Barreiros construir a minha vida, em Barreiros eu realizei tudo aquilo que tinha vontade. Criei os filhos, hoje estão formados, casados, já sou avô e sou uma pessoa de família....”, destacou o comerciante.
Bem polido nas palavras, Beto fez questão de afastar a imagem que tentam colocar de que ele não interage com a população ou conhece o município. "Talvez algumas pessoas estranhem porque não me veem pelos bares por aí bebendo, farrando, mas eu tenho uma boa relação com o pessoal de Barreiros, com o povo de barreiros e digo a você, que se tem uma pessoa que entende de Barreiros, sou eu......Porque eu convivo com as pessoas de Barreiros, a loja me dar a oportunidade de conviver com as pessoas de Barreiros, então Max, pode ter certeza, eu sou uma pessoa que tenho uma interação com o povo de Barreiros”, esclareceu o pré-candidato.
Como surgiu a ideia de entrar para a carreira política
Quando questionado pelo entrevistador de como surgiu o seu interesse pela política, Beto não hesitou em falar. “Essa ideia nunca me passou pela cabeça, vou ser sincero a você... eu sempre fui uma pessoa do comércio e da família, mas eu sou da cidade, tenho observado a cidade, então o comércio também depende do desenvolvimento das gestões públicas, que não têm sido boas, mas o comércio também depende disso.... eu sempre acompanhando, resolvi que acho que a política também tem que ter pessoas de bem, pessoas que tem opinião, pessoas que cumpram, pessoas que digam a verdade, e quando foi em 2012 eu fui convidado pelo senador Armando Monteiro, uma pessoa que eu conheço antes da política, e ele me colocou, me fez esta proposta, de início eu até rejeitei Max, mas depois analisei.. o homem tem que ter coragem, tem que ter coragem de colocar as suas ideias e cabe ao povo julgar..”.
Quando perguntado por Max se estaria preparado para a disputa, Beto não titubeou e respondeu: “Estou mais preparado do que em 2012, inclusive agora em 2016 estamos conversando, vamos fazer uma campanha diferente, vamos procurar aglutinar o máximo possível, vamos conversar para ajudar, porque para colocar as ideias pra mudar o que está aí, precisa juntar”.
Da experiência de quando se candidatou pela primeira vez (2012)
Candidato a prefeito de Barreiros em 2012 pelo PTB, Beto da Sensação partiu para uma disputa sem alianças e hoje reconhece que terá que se aliar a outros partidos se quiser avançar, no entanto o pré-candidato informou que estas alianças terão que está alinhada com os princípios que defende. "Eu continuo pensando que para se fazer uma mudança tem que ser com voto consciente. Nós vamos procurar juntar, conversar, ir atrás das pessoas para que se tenha uma coligação, uma junção com pessoa que queiram o que a gente quer, que queiram uma mudança de verdade, aquilo que a gente propôs em 2012, então estamos conversando, estamos conversando e vai ser diferente esta campanha”, e completou: “Na eleição passada saiu Eu , o PTB e o Povo, tivemos 8.460 votos, com aquela resposta que o povo deu, eu entendi que o povo quer uma mudança, quer seriedade e a prova tá aí, o povo tá insatisfeito, a gente sabe que tem que juntar, mas também precisa saber que a gente não pode abrir mão das nossas propostas pra chegar de qualquer jeito, então você pode ver pessoas comigo, mas que estão aceitando a minha posição, que é uma posição que estes oito mil e quatrocentos voto teve, é a convicção que se pode mudar Barreiros”.
Em relação ao prazo para as convenções, Beto falou que devido a mudança na legislação as convenções só poderão ser realizadas a partir de 20 de julho à 5 de agosto. “ Já estamos conversando pra juntar pessoas que tenham a mesma ideia que a nossa para se juntar e participar desta eleição de 2016”, disse o empresário.
Segurança Pública
Quanto à área de Segurança Pública, o pré-candidato aproveitou para tecer críticas as gestões Municipal e Estadual. “Eu acho que o comércio tem sofrido muito com esta insegurança, mas não é só o comércio não Max! Os nossos jovens têm sofrido também, os nossos jovens hoje não têm vida noturna. Barreiros praticamente é uma cidade polo, mas tá sofrendo com a insegurança, mas não é só Barreiros não, é o Estado quase todo que está nesta situação, porque a segurança, a prioridade da segurança deve ser feita pelo Estado, agora o governo municipal pode ajudar, pode iluminar mais as ruas, pode botar sistema de monitoramento, pode conversar com o Governo do Estado e pedir mais, cobrar mais, o que a gente não pode é deixar o comércio, que é o nosso maior empregador da região, ao deus dará, o que a gente não pode é ceifar a vida dos nossos jovens sem eles poderem se divertir, ter os contatos deles por causa da insegurança. Isso é uma questão que vamos bater de frente, vamos trabalhar”, observou.
Educação
Quanto à área da Educação, o comerciante destacou o papel da família como sendo o principal colaborador do processo. “A educação tem que ser prioridade, nada se chega a lugar nenhum sem educação. Para isso o município tem que ter uma atenção, o gestor tem que ter uma atenção voltada para a educação. E como poderia ser feito aqui? Poderia trabalhar a educação com a participação dos pais, reunião, integrar a família. Sou uma pessoa que valoriza a família e sei que tudo tem que ter a participação da família.... Eu tenho certeza que trabalhando juntos, melhora muito”, defendeu.
Saúde
Em relação à Saúde, Beto reconheceu as dificuldades de financiamento da área, principalmente porque Barreiros atende moradores de outros municípios, o que acaba gerando uma despesa superior as receitas e sugeriu como alternativa à busca por mais recursos junto ao Ministério da Saúde. “Ocorreu aqui em Barreiros... construiu-se um prédio bonito, grande, mas a gente sabe que o município não tem condições de bancar este hospital sozinho, até porque aqui é um polo. Barreiros recebe gente de Alagoas, Tamandaré, São José e de toda a região e o município não tem condições de bancar o hospital sozinho, mas o povo não pode ser penalizado porque o município não pode bancar o hospital sozinho... temos que ir atrás, ir atrás do Governo do Estado, ir atrás principalmente do Ministério da Saúde e que eles assumam esta responsabilidade junto com a prefeitura. O povo não pode ficar abandonado porque fizeram um hospital grande. Eles têm que ser responsabilizados também, a prefeitura tem que correr atrás, o gestor tem que correr atrás”. (Referindo-se aos recursos)
Emprego e Indústria
“O momento realmente é de dificuldades, o Brasil tá passando por um momento que não é nada bom pra todos, nós tivemos um período de crescimento muito bom de 2003 até 2013, o país cresceu, Pernambuco cresceu, era muito emprego, era gente saindo daqui pra Suape para trabalhar, mas este momento está sendo revertido. Durante este período Barreiros poderia ter aproveitado mais se não fosse as gestões que teve, porque outras cidades vizinhas a gente viu que ganhou alguma coisa, mas devido as gestões que nós tivemos neste período Barreiros não aproveitou, passou em branco..... hoje o maior empregador de Barreiros é o comércio e tem uma coisa, o governo municipal tem que trabalhar junto com o comércio, é o maior empregador, é o que atrai gente pra nossa cidade junto com os feirantes... tem que trazer mais gente pra Barreiros, porque Barreiros é um polo. E com relação a indústria, isso é uma luta constante que o gestor tem que ter, o gestor tem que ter uma luta constante pra trazer investimento pra cidade e isso a gente é consciente, vai tá atrás", analisou.
Beto também fez questão de lembrar a garra e força do povo barreirense de se levantar diante de situações difíceis como a das enchentes que ocorreram no município. “Não só são os comerciantes que são fortes não... o povo de Barreiros é forte, o povo se ergueu”, reforçou.
O empresário também fez questão de citar comerciantes locais que são dinâmicos e que acreditam em Barreiros, a exemplo de Irineu Bezerra, Marconi de Gibinho e Claudemir. “Barreiros é um celeiro de pessoas que acreditam e que são dinâmicas”, destacou. Beto ainda sugeriu que o governo precisa trabalhar junto com os comerciantes no objetivo de atrair mais clientes para o município.
Funcionalismo Público
Em relação ao funcionalismo público, Beto disparou: “Os funcionários públicos precisam receber em dia. Ninguém pode meter a mão no salário de quem trabalha. Estas pessoas precisam ser respeitadas e valorizadas.... eu chegando na gestão de um município desse...eu vou valorizar as pessoas do quadro.”
Esporte e Lazer
Beto falou que o incentivo ao esporte passava pela construção de uma quadra poliesportiva e indicou a busca por recursos junto ao Ministério dos Esportes e as emendas parlamentares como uma das alternativas para a construção de equipamentos públicos voltados à juventude. Beto falou ainda que a valorização do esporte e da cultura é um dos caminhos para tirar a juventude das ruas e alfinetou. "O lazer aqui foi relegado, em Barreiros foi relegado a segundo plano”.
Na finalização da entrevista, Beto da Sensação reforçou a sua intenção de participar novamente da disputa em 2016 como como pré-candidato a prefeito.
“Temos que lutar, o que a gente não pode e deixar o passado voltar, a gente tem que caminhar pra frente e tenham a certeza, Barreiros vai mudar pra melhor”, finalizou.
Escrito por Wellington Ribeiro
[...]

Pel leva vantagem sobre Barbosa em relação a grupo
Para garantir competitividade diante de uma disputa eleitoral, principalmente quando se pretende conquistar um cargo no executivo municipal, o candidato precisa reunir vários elementos que julgo como importantes e indispensáveis para seguir em direção ao sucesso, entre eles posso listar Liderança, Estrutura e Grupo.
É interessante reconhecer que cada item desses possui um grau de importância que não podemos desprezar na campanha, porém acredito que o elemento Grupo, a depender das lideranças que o compõem e o grau de motivação que apresentem, pode contribuir de forma considerável no sentido de impulsionar uma candidatura, e é justamente neste item que o pré-candidato a prefeito Pel (PEN) leva vantagem em relação ao seu adversário, o ex-prefeito Barbosa (PSD).
Tenho observado atentamente desde o ano passado a formação dos grupos, principalmente em relação aos pré-candidatos a vereador, pois são eles os principais responsáveis por espalhar o nome do seu candidato a prefeito pelo município. Neste aspecto tanto Barbosa quanto Pel se saíram muito bem, no entanto até o mais otimista dos observadores políticos locais jamais acreditaria que Pel conseguiria reunir em torno de sua pré-candidatura um grupo tão robusto, principalmente estando diante de um adversário como o ex-prefeito Barbosa, uma liderança conceituada da região.
Hoje Pel conta com um verdadeiro exército de pré-candidatos a vereador, sem falar da maioria dos vereadores, o que no mínimo pode lhe garantir a eleição do maior número de cadeiras para a Câmara Municipal.
Seria um grave descuido meu não registrar que o ex-prefeito Barbosa possui um bom grupo, liderança superior a de Pel, estrutura que faz sombra e além do mais, desfruta de uma posição eleitoral a frente do seu oponente, porém a inferioridade do grupo de Barbosa em relação ao de Pel não foi por conta de negligência da parte do ex-prefeito ou poder de aglutinação, na realidade considero que foi mais por puro comodismo e autoconfiança e isso poderá lhe custar muito caro no futuro, principalmente porque a motivação vista por parte do exército comandado por Pel está garantido ao seu líder um avanço a passos firmes sobre o eleitorado, algo que pode gerar sérias complicações para Barbosa caso não contra ataque, pois intenção de voto em pesquisa não é voto na urna e quem leva o voto para a urna não é o candidato, mas sim aqueles que estão ao redor dele.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Pré-candidatos a prefeito de Barreiros falam ao Blog Ponto de Vista
Com a proximidade do início das campanhas eleitorais deste ano, o município dos Barreiros, no litoral sul de Pernambuco, promete ser palco de disputas emocionantes, principalmente para o cargo de prefeito. Desta vez o que difere de outras eleições, é que o município nunca presenciou ao mesmo tempo vários nomes de peso disputando a cadeira do executivo municipal. Vale destacar que além do atual prefeito Carlos Arthur (PSB) e do empresário Beto da Sensação (PTB), a disputa contará com a presença dos ex-prefeitos João Baleia (PDT) e Toinho (PSDB), além de Marquinhos Galdino pelo PR.
Embora a campanha só seja iniciada no dia 16 de agosto, não podemos negar a evidente movimentação de todos os pré-candidatos, uns com mais intensidades que outros, no sentido de expandirem suas bases de apoio.
Em conversa no dia de hoje com alguns pré-candidatos, o Blog Ponto de Vista conseguiu extrair informações importantes que ajudarão os leitores a ilustrar o futuro que se desenha para a política local.
O que dizem os pré-candidatos a prefeito de Barreiros:
Carlos Artur - Há pouco mais de três anos no cargo de prefeito, Carlos Artur (PSB), pretende encarar a reeleição com o apoio de 13 partidos, 10 vereadores e com aproximadamente 52 pré-candidatos a vereador. “Estou muito otimista, nós estamos para ganhar. Sou um prefeito ficha limpa, prova disto foi a recente aprovação das contas da prefeitura pelo Tribunal de Contas de Pernambuco”, disse o prefeito.
O prefeito também fez questão de falar que mesmo perante a crise a prefeitura não tem deixado de realizar obras. “Mesmo estando diante da maior crise dos últimos 80 anos, nós não estamos deixando de realizar obras. Pegamos uma cidade completamente acabada e hoje estamos com várias ruas asfaltadas, erguemos escolas, construímos e recuperamos mais de 10 postos de saúde, calçamos ruas, realizamos obras de muro de arrimo, entre muitas outras coisas mais. Estou certo que a população reconhece o nosso trabalho”, finalizou.
João Baleia – Único político a comandar a prefeitura por dois mandatos consecutivos (1997 a 2004), o ex-prefeito e pré-candidato João Baleia (PDT), manifestou grande confiança em relação às eleições municipais deste ano. “Partiremos para uma disputa confortável. O apoio que temos recebido nos bairros e engenhos reproduzem exatamente os levantamentos que temos em mãos”, relatou o ex-prefeito.
Conhecido pela ousadia e considerado um político habilidoso, o ex-prefeito João Baleia conta com o apoio de 7 partidos, 3 vereadores e dezenas de pré-candidatos a vereador, que de acordo com o pré-candidato esse quadro tende a ampliar com a adesão de outros partidos e vereadores que estão em conversação.
Beto da Sensação – Embora não possua um grupo político robusto como os dos pré-candidatos João Baleia (PDT) e Carlos Artur (PSB), Beto da Sensação aposta no recall político da eleição de 2008, quando disputou e ficou em segundo lugar, e confia na construção de alianças. “Nós estamos na expectativa de realizar alianças, no momento não podemos revelar nomes, pois estamos no estágio de conversas, isso faz parte da nossa estratégia. Temos mantido contato com lideranças de todo o município e em um futuro bem próximo essas lideranças irão se manifestar em apoio ao nosso projeto”. Além do PTB, Beto da Sensação nos informou que já conta com o apoio de outros 4 partidos e tem a possibilidade de expandir para 9 siglas.
Toinho – Pré-candidato pelo PSDB, Toinho da Coca não esconde o seu desejo de voltar a prefeitura, inclusive afasta rumores de que haveria desistido da disputa. “Estou no páreo e minha candidatura vai bem”, disse o ex-prefeito.
Devido uma cirurgia de transplante de rins que realizou, Toinho tem reservado o seu tempo na recuperação, no entanto informou que em breve voltará a visitar os bairros e engenhos do município. Confiante na vitória, Toinho fez questão de dizer que nunca perdeu uma eleição, “Fui vereador, vice-prefeito e prefeito duas vezes e nunca perdi uma eleição que disputei, inclusive sou responsável por apoiar os deputados mais votados da história do município”. O Pré-candidato também falou da intenção de realizar uma pesquisa nas próximas semanas para verificar o quadro eleitoral e assim iniciar as movimentações.
Marquinhos Galdino - O Blog Ponto de Vista tentou contato com o pré-candidato mas não obteve sucesso.
Apesar de faltar menos de dois meses para o início do período de Convenções Partidárias (20 de julho) e um pouco mais de 60 dias para a abertura das campanhas (16 de agosto), o que podemos esperar para a política de Barreiros é um clima cada vez mais quente e dinâmico. Durante este período pré-eleitoral e também na campanha, o Blog Ponto de Vista deixará a população sempre informada sobre o que se passa nos bastidores da política local e regional.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Evento promovido por Barbosa reúne multidão
Em comemoração ao Dia das Mães, o ex-prefeito Barbosa (PSD) promoveu na tarde do último sábado (21) um grande sorteio de prêmios. O evento que ocorre tradicionalmente há 16 anos foi realizado na Praça do Táxi, no Centro de São José da Coroa Grande e reuniu uma verdadeira multidão.
Marcaram presença na festividade os vereadores Dilson, Deo do Abreu, Junior da Madeira e Mauro, os ex-vereadores Júlio Veras, Josias e Dudeca, além dos pré-candidatos Enilde da Colônia, Riltinho, Francioly, Rael de Deo, Marcelo do Abreu João da Poiva, Amaro de Arassu, Netinho do Society, Zezo, Cristiano e Zé da Várzea.
Em meio aos vários brindes soteados, a população concorreu a cestas básicas, panelas, bicicletas, fogão, cama, televisão, geladeira, entre outros.
Simbolismo marca festividade
Embora seja realizado há muito tempo, não podemos deixar de registrar o simbolismo político que acompanha o evento, pois ele não deixa de ser uma oportunidade para que Barbosa demonstre prestígio e se aproxime ainda mais da população.
Disposto a encarar mais uma vez a disputa pelo Poder Executivo Municipal, Barbosa terá como adversário o vereador Pel (PEN), que conta com o apoio de um forte grupo político. Pelo que se desenha, as eleições deste ano prometem ser uma das mais disputadas dos últimos tempos. Ainda se colocam como pré- candidatos a prefeito a professora Nanam (PR), o presidente do municipal do PT, Salomão Barros e o Pastor Aroldo Pajaú (PMN).
Escrito por Wellington Ribeiro
[...]

Pedro Costa será o vice de Pel?
Personagem conhecido da politica coroense, Pedro Costa (DEM), que até pouco tempo só estava se movimentando nos bastidores, dá claros sinais de que pretende participar mais ativamente da política local.
Admirado por uns e temido por outros, Pedro é conhecido por sua ousadia e destemor, prática comumente expressada no ritmo mais dinâmico que impõe as campanhas das quais se envolve. Prova disto, foi a sua participação como coordenador da campanha de Barbosa no ano de 2000 e na qualidade de candidato a vice-prefeito em 2008, na chapa encabeçada por Eliete. Em ambas as ocasiões, Pedro agitou as campanhas, uma verdadeira marca e característica dele. Foram várias as ações dirigidas por ele que quando postas em prática, desorientavam adversários e entusiasmavam correligionários, o que resultou em uma série de episódios que marcaram a história recente das campanhas eleitorais de São José da Coroa Grande.
Responsável por lançar Pel como candidato a prefeito, Pedro Costa é visto com certa desconfiança por alguns interessados na vaga de vice-prefeito, principalmente agora que o seu partido se fortalece com a indicação de Mendonça Filho (DEM) para Ministro da Educação. E agora, será que a vinda dele para São José é um sinal de que ele está disposto a brigar para ocupar a vaga de vice na chapa encabeçada por Pel?
É aguardar pra ver!
Escrito por Wellington Ribeiro [...]
