Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the health-check domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6114
Coluna Política em Dia (08/06) – Governador deve insistir na articulação política como está – Blog Ponto de Vista

Coluna Política em Dia (08/06) – Governador deve insistir na articulação política como está

Coluna Política em Dia (08/06) – Governador deve insistir na articulação política como está

Saiba mais informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link

Desde janeiro, com a troca de secretários realizada pelo governador reeleito, há queixas de prefeitos, deputados e lideranças a respeito da condução com que a articulação política estadual passou a ser tratada. Estas queixas são das mais variadas possíveis, desde a retenção das emendas impositivas até de parlamentares levando chá de cadeira de horas para falar com um secretário.

Na verdade, há muita gente inconformada com os palacianos desde o primeiro governo Paulo, mas a indisposição e o rompimento com o governo estadual é algo evitado por quase todos até as últimas consequências. Segundo um deputado estadual em reserva, a briga com o governador ou seus auxiliares costuma ser muito desproporcional e sempre pender para o lado de quem contesta. Ao demandar atendimento e não ser correspondido diversas vezes é melhor desistir que guardar rancor.

Para desafiar o poderio palaciano seria preciso muita firmeza com suas bases ou realizar a proeza de uma candidatura arrasta quarteirão, caso o político em questão partisse para o confrontamento direto. O Palácio brinca como uma criança dona da bola, que pode realizar seus caprichos pelo simples fato de ter o que nem todos têm e recolher o brinquedo caso os outros não se submetam à vontade dela. Em conversa com interlocutores do governo, há a informação de que os governistas devem insistir na articulação política como ela está hoje “sem tirar nem por”, porque, com todo o desentendimento, ainda há maioria consolidada. Apesar do esperneio de legendas anexas como o PSD, o SD e alguns parlamentares que denunciavam a falta de diálogo, o estado é um guarda-chuva grande demais, tanto para abrigar aliados de ficar na água quanto para verter recursos aonde seja de interesse.

Quanto tempo dura uma aliança entre um prefeito e um aliado que não consegue disponibilizar um centavo para o município? Cada deputado tem, por direito, a possibilidade de realizar emendas ao orçamento estadual visando desafogar os orçamentos das cidades, muitos deles já comprometidos com as despesas obrigatórias e sem limite para realizar investimentos. Entretanto, o que fica nos bastidores é a possibilidade dos deputados desbloquearem recursos de definição do próprio governo, mas que estejam parados. Esta é a verdadeira vantagem de manter boa relação com deputados na Alepe, embora não seja algo definido em lei, varia conforme a capacidade articulativa do parlamentar. Uns são verdadeiros caçadores de recursos; outros, não desbloqueiam um centavo sequer.

A criança birrenta submete as demais aos seus caprichos até que surge outra com a mesma capacidade de oferecer algo às que não têm, mas, desta vez, sem truculência. Tem gente apostando que o Palácio só vai aprender quando a outra criança chegar e levar tudo o que ele tem atualmente. A criança em questão demora a chegar ou já está debaixo do nariz do Palácio?

Descontração – Em passagem por Pernambuco, a líder do governo na Câmara Federal, deputada Joice Hasselmann (PSL) foi recebida pelos deputados Eriberto Medeiros (PP), Marco Aurélio (PRTB), Silvio Costa Filho (PRB), Romero Filho (PTB) e Pastor Cleiton Collins (PP). Bem humorada, a deputada chegou a dançar forró com Silvinho e fez questão de divulgar o vídeo em suas redes sociais.

Cenário aberto – Com o recente distanciamento entre Diogo Prado (PSC) e Joaquim Lapa (PTB) em Carpina, tem gente dizendo que o prefeito Botafogo (PDT) não deveria ficar tão tranquilo. Os índices elevados de rejeição ao mandato dele fariam muito mais menção a um cenário eleitoral aberto que ao favoritismo dele, mesmo estando à frente da máquina municipal. Outros apostam que o movimento foi apenas uma manobra e, no futuro, Diogo e Lapa devam se unir novamente com mais forças que antes.

Baixa – Desde que perdeu pela segunda vez a disputa pelo Palácio do Campo das Princesas, o PTB vem sofrendo baixas sucessivas. Diversas lideranças já sinalizaram para uma troca de partido e a mais nova delas foi o ex-prefeito de Belo Jardim, Cintra Galvão. Ele e o filho, Cecílio, anunciaram a migração em encontro com o Secretário de Tecnologia, Aluisio Lessa (PSB), no Recife.

Equipe – Quem visita o gabinete do deputado estadual Delegado Lessa (PP) sai de lá admirado. A equipe dele, formada por pessoas de alta competência técnica – a maioria com pós-graduação –, não só orienta o parlamentar como tem total liberdade para fazer críticas construtivas. O deputado tem sido bastante elogiado pela qualidade dos projetos que elabora sob a orientação da equipe que já tem sido notada por muitos políticos de alta plumagem.

Cara nova – O PSC de São Lourenço da Mata deve ser repaginado sob a presidência do radialista e ex-secretário de comunicação Bruno Galvão . Ele vem com a missão de organizar o partido com vistas à eleição municipal de 2020 e auxiliar o vice-prefeito Dr Gabriel Neto, que deve ser candidato majoritário.

Grupo 1 – O Ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB), esteve reunido com o deputado estadual Joel da Harpa, o vereador Daniel Alves (PCdoB) e o engenheiro Roberto Santos para debater as eleições do próximo ano. Na ocasião, o grupo fez uma análise da conjuntura política do município e a perspectiva para o próximo pleito. Há o sentimento de que um cenário com pulverização de candidaturas majoritárias seria benéfico para o prefeito Anderson Ferreira (PR), a quem fazem oposição. Seria o início de uma aliança ou somente fogo de palha, que não dura muito e se extingue?

Grupo 2 – Chamou atenção a aproximação entre a ex-candidata a deputada estadual, Izabel Urquiza (PSC), com o prefeito de Olinda, Lupércio (SD). O movimento, que conta com a abertura de espaço para a Izabel e equipe, faz parte de uma série de medidas visando limpar o cenário e favorecer a reeleição do gestor. Lupércio só precisa se preocupar em somar votos e subtrair a rejeição. Se o pacto fizer a equação reverter as operações, o prefeito pode ter incorrido em um grave erro.

Mais denúncias – Esta semana, o deputado federal Luciano Bivar (PSL) foi novamente denunciado. Desta vez, o motivo seria a compra de notas frias para desvio de recursos da Câmara Federal. Em um passado recente, o mesmo deputado começou a ser investigado no caso das candidatas laranjas do partido em que ele exerce a presidência nacional.

Decisão – Na próxima quarta-feira, dia 12 de junho, a Universidade Federal de Pernambuco deverá conhecer o seu futuro reitor. Concorrem à sucessão de Anísio Brasileiro os professores Alfredo Gomes e Jeronymo Libonati. Alfredo desponta com favoritismo por ter vencido em todos os setores no primeiro turno e pelo fato de o atual reitor, muito rejeitado na comunidade acadêmica, já ter se pronunciado a favor do outro candidato.

Competência – Uma grata surpresa para o PCdoB foi o desempenho do atual presidente do diretório de Camaragibe, Anderson Rangel. Jovem, mas comprometido com o desenvolvimento da legenda, Rangel tem surpreendido pela desenvoltura ao organizar tudo para a chapa proporcional e majoritária de 2020. Até o diretório estadual ficou surpreso e já deu sinais de que não solta o menino de jeito nenhum.

Escrito por Marcelo Velez

COMMENTS