Coluna Política em Dia (13/04) – O potencial de Túlio Gadelha

Coluna Política em Dia (13/04) – O potencial de Túlio Gadelha

Confira mais informações dos bastidores da política pernambucana clicando no link

O pernambucano Túlio Gadelha teve uma ascensão meteórica nos últimos anos. Sempre presente na mídia, Túlio saiu de um patamar de alguém sem mandato para a posição de um deputado federal eleito com larga votação, marcando presença em comissões importantes na Câmara Federal, como a de Direitos Humanos.

Também ganhou destaque a proximidade com Ciro Gomes, ex-candidato a presidente da república, no ano passado. Atualmente, o nome de Gadelha tem sido muito lembrado para disputar as eleições de 2020 como candidato a prefeito do Recife, mas isto implicaria em um distanciamento do Palácio do Campo das Princesas, onde o PDT ainda mantém significativo espaço e com quem a família Queiroz, tradicional do PDT no estado, possui boa relação. Saltando de 3495 votos em 2014 para 75.642 votos em 2018, o jovem pedetista é uma das promessas da política estadual.

O motivo da resistência de alguns setores da sigla a apoiar Túlio para prefeito da capital é justamente este distanciamento com o PSB, fator que consideram imprescindível para que o deputado estadual José Queiroz (PDT) dispute o cargo de prefeito de Caruaru com plenas chances de derrotar a atual prefeita, Raquel Lyra(PSDB). Segundo eles, não valeria à pena fazer a troca sabendo que a disputa no Recife deve ser páreo duro para quem quiser entrar na corrida eleitoral como candidato majoritário. Por outro lado, entusiastas “gadelhistas” afirmam que Túlio tem muitas chances. Saindo com um resultado muito expressivo do Recife mesmo sem ter apoio de grupos densos, ele teria total capacidade de chegar bem no pleito, em especial pela fadiga de material após 6 eleições do PSB na cidade e no estado. É bem verdade que, embora saia derrotado ano que vem para prefeito, Túlio Gadelha sairia maior das urnas do que entrou pela aceitação do eleitorado a seu nome, por ser um postulante alternativo em relação a nomes mais tradicionais e pela escolha do eleitorado cirista em Pernambuco.

Uma fonte em reserva afirmou que há um certo receio de dar as cartas a Túlio pelo protagonismo que ele assumiu em pouco tempo. Assim, a tendência é a de que o jovem tomasse as rédeas do comando do PDT no estado, prejudicando os planos de Wolney e José Queiroz, mesmo estes últimos possuindo grande amizade com Carlos Lupi, presidente nacional da legenda.

Uma guerra fria pelo controle do pedetismo em Pernambuco pode estar prestes a se iniciar, mas a hipótese parece esdrúxula demais, repetindo erros do passado quando, em 2012, houve uma disputa interna no PT do Recife visando boicotar João da Costa, o único que se fragilizou foi o próprio PT. À época, o senador Humberto Costa(PT) sequer conseguiu ir ao segundo turno. Esta feita, reeditar um confronto que nasce com fim premeditado pode ser perigoso para os planos de ambos os congressistas e também suas bases eleitorais. Uma outra hipótese, menos radical e que começa a tomar corpo nas hostes trabalhista é o inverso: Wolney e Túlio se unirem. Mesmo demonstrando competência para o cargo, o fato de ser um deputado estreante priva Túlio de todos os conhecimentos sobre política, coisa que só o tempo e os conselhos certos podem lhe oferecer. É justamente neste ponto que os Queiroz atuariam, em troca de serem puxados pela exposição da mídia e pela fama que o jovem tem recebido, fatores muito benéficos, quando prudencialmente utilizados, na nova forma de fazer política eleitoral.

Se vão realmente fumar o cachimbo da paz, é difícil afirmar com tanta antecipação, mas já dizia o ditado que paciência e canja de galinha não faz mal a ninguém. Na vida pública, é preciso ter muito cuidado e planejar bem seus passos com um olho na missa e outro no padre. Também vale lembrar do saudoso ex-deputado Ulysses Guimarães, quando afirmava que “Quem tem tempo, não tem pressa”.

Encontro – Em passagem por Brasília, o deputado estadual Sivaldo Albino(PSB) fez questão de posar ao lado do deputado federal Fernando Rodolfo(PR). Sivaldo recentemente foi escolhido como líder do governo na Alepe e trabalha para se cacifar como candidato a prefeito de Garanhuns em 2020. Por sua vez, Rodolfo mostrou força política ao obter resultados excelentes nas urnas da cidade e hoje tem grande influência com as lideranças da região.

Marcha – A peregrinação dos prefeitos a Brasília tem feito muitos deputados trabalharem dobrado para dar conta de atender a todos que procuram seus gabinetes. Muitos estão pressionando seus parlamentares pela liberação de recursos, em especial os gestores de cidades com baixas arrecadações mensais.

Afinado – O deputado Silvio Costa Filho(PRB) tem mostrado muita afinidade com o governo federal. Presente e orador na Marcha dos Prefeitos, Silvinho, como é chamado, tem sido apontado como um dos deputados mais bem apessoados na gestão Bolsonaro. Ele ocupou o espaço de articulador antes pertencente a outros parlamentares. O curioso é que seu pai, o ex-deputado Silvio Costa(AVANTE), é ferrenho opositor ao presidente e grande defensor do ex-presidente Lula(PT).

Afinado 2 – Outra sintonia muito comentada é a dos senadores pernambucanos Jarbas Vasconcelos e Fernando Bezerra Coelho. Nem parece que o pau cantou entre eles em 2018 pelo comando do MDB, ao qual os dois são filiados. A cisma teve direito a tudo: bate-boca, judicialização, troca de farpas, movimentos suicidas e até a desfiliação do ex-ministro Fernando Filho(DEM) da sigla poucos dias após preencher a ficha de filiação porque, sem a garantia do MDB, poderia correr o risco de não ser candidato.

Pergunta – Quando o prefeito de Camaragibe vai ser afastado do cargo?

Escrito por Marcelo Velez

COMENTÁRIOS