Deprecated: Hook custom_css_loaded is deprecated since version jetpack-13.5! Use WordPress Custom CSS instead. O Jetpack não é mais compatível com CSS personalizado. Leia a documentação do WordPress.org para saber como aplicar estilos personalizados ao seu site: https://wordpress.org/documentation/article/styles-overview/#applying-custom-css in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6085
Dom Fernando fez um trabalho conectado às necessidades das pessoas, avalia Sileno – Blog Ponto de Vista

Dom Fernando fez um trabalho conectado às necessidades das pessoas, avalia Sileno

Saiba mais informações clicando no link

Dom Fernando Saburido ALEPE Sileno Guedes

Crédito/foto: Wesley D’Almeida

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promoveu, na noite da segunda-feira (7), uma reunião solene em homenagem aos 14 anos de trabalho de dom Fernando Saburido à frente da Arquidiocese de Olinda e Recife. O momento, proposto pelo deputado Sileno Guedes (PSB), congregou personalidades do mundo político, artístico e religioso, em um dos últimos eventos públicos com a presença de Saburido antes da posse de dom Paulo Jackson, o novo arcebispo, marcada para domingo (13).

A reunião solene contou com a entrega de uma placa comemorativa a dom Fernando e com a participação dos artistas Dudu do Acordeon, Almir Rouche, Nena Queiroga e Cristina Amaral, que entoaram canções religiosas e regionais. Depois, em um discurso bem-humorado, Saburido contou experiências de seu arcebispado e exaltou projetos como o Movimento Pró-Criança, a Fazenda da Esperança e a Casa do Pão. “Cada tempo tem as suas necessidades, os seus desafios. Agora será um novo tempo para mim. Vamos ver o que o Espírito me aponta, porque aposentaria só quando eu for para a casa do Pai”, discursou, sob aplausos.

Na avaliação do deputado Sileno Guedes, Saburido desenvolveu, à frente da Igreja, um trabalho de muita conexão com as demandas reais das pessoas. “Tenho certeza de que as pegadas dele são um guia indispensável para a continuidade desse trabalho à frente da Igreja e em prol da sociedade que todos nós queremos. Muito obrigado por tudo, dom Fernando”, declarou o parlamentar, que compôs a mesa da solenidade juntamente com o deputado Lula Cabral (Solidariedade), presidente da sessão.

Empossado como arcebispo de Olinda e Recife no dia 16 de agosto de 2009, substituindo dom José Cardoso Sobrinho, Saburido se notabilizou por um trabalho de expansão das paróquias e das obras sociais nesse período. Seu reconhecimento extrapolou as fronteiras de Pernambuco, levando-o a ocupar espaços de destaque na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), uma demonstração do amplo respeito dispensado a ele pela comunidade católica e por outros setores da sociedade.

Dom Fernando oficializou sua renúncia ao cargo de arcebispo de Olinda e Recife em 2022, quando completou 75 anos, cumprindo o rito católico. Ainda assim, seguiu trabalhando por mais um ano enquanto aguardava a decisão do papa Francisco, que anunciou, em junho passado, dom Paulo Jackson como substituto de Saburido.

COMENTÁRIOS