Investimentos para o Metrô do Recife é tema de reunião em Brasília

Encontro reuniu o vereador recifense Alcides Cardoso, o deputado federal Ricardo Teobaldo e o secretário Tiago Pontes

O vereador do Recife, Tadeu Calheiros (Podemos) se reuniu nesta quarta-feira (06) com o Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Tiago Pontes, no Ministério de Desenvolvimento Regional, em Brasília. Ao lado do deputado federal, Ricardo Teobaldo, que integra a bancada pernambucana do Podemos no Congresso, Calheiros entregou um relatório com informações sobre os principais problemas do metrô do Recife. A ideia é tentar atrair investimentos para renovação da frota de trens e para a reforma das estações de passageiros.

O documento traz informações de gestão da CBTU, além de dados técnicos coletados pela equipe do vereador após uma série de vistorias “in loco” nas estações de metrô do Recife. “Entre os meses de julho e setembro, vistoriamos 19 estações e ficamos bastante preocupados com o que vimos. Constatamos vários problemas estruturais, sem falar no envelhecimento da frota de veículos responsável pelo transporte de 400 mil recifenses, diariamente. Relatamos tudo na carta entregue ao governo federal

e estamos confiantes de que teremos boas notícias. Esse mesmo relatório será entregue para os representantes do Governo do Estado, da Prefeitura do Recife e para a Superintendência da CBTU”, diz Tadeu.

Há pouco mais de um mês, uma audiência pública na câmara municipal discutiu a atual situação do metrô da cidade. O debate, promovido por Tadeu Calheiros, que integra a comissão de mobilidade urbana da câmara, contou com a presença de representantes das três esferas de governo, além de funcionários da CBTU e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Na ocasião, um dos pontos que chamou maior atenção foi o relato dos técnicos sobre o risco iminente de um colapso no sistema. “A maioria dos trens que compõem a frota tem quase 40 anos. Esse envelhecimento sem a devida renovação é preocupante. Para se ter ideia, dos 40 trens que nós temos atualmente, apenas 24 estão em funcionamento. Para atender à demanda diária normal de passageiros, o limite mínimo é de 23, ou seja, se quebrar mais um ou dois veículos, o transporte dos passageiros ficará comprometido”, alerta Calheiros.

No encontro desta manhã, o Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Tiago Pontes, se comprometeu a olhar a pauta com atenção especial. “Vamos repassar a informação ao ministro Rogério Marinho e pode ter certeza que, de nossa parte, daremos toda a atenção e apoio que for necessário”, disse o secretário.

COMENTÁRIOS