José Bertotti deixa o comando da Semas e se lança pré-candidato a Deputado Estadual por Pernambuco

Saiba mais informações clicando no link

José Bertotti
O ex-secretário José Bertotti, à frente da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade há 40 meses, solicitou ao governador Paulo Câmara o afastamento da titularidade da pasta, para se lançar pré-candidato a deputado estadual pelo PCdoB. A secretária-executiva da Semas, Inamara Mélo, está respondendo interinamente pela secretaria. Ela também é filiada à mesma legenda.

Bertotti é um dos quadros mais requisitados para representar o PCdoB no poder público municipal e estadual. Já passou pela Prefeitura do Recife, comandando a Assistência Social, e também a pasta de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. Em 2013, assumiu a secretaria executiva de Ciência e Tecnologia de Pernambuco. E, um ano depois, a posição de secretário da pasta. Bertotti saiu da administração estadual para coordenar a representação regional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no Nordeste.

Nos últimos anos, Bertotti vem se destacando no país como uma atuação contundente contra o aquecimento global e as suas consequências, como as mudanças climáticas. Ao aceitar o desafio proposto pelo governador de comandar a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), imprimiu uma forte marca na estruturação das Políticas Climáticas do Estado, na criação de novas Unidades de Conservação, na defesa do patrimônio natural dos pernambucanos, na ampliação dos espaços de participação da sociedade civil e no desenvolvimento econômico do Estado em bases sustentáveis.

Ao sair da Semas, Bertotti consolida caminhos importantes para que o estado busque uma economia sustentável e atinja a neutralidade da emissão de gases poluentes. Várias ações foram consolidadas em sua gestão, como o lançamento e atualização do primeiro Inventário de Gases de Efeito Estufa do Estado; o programa Refloresta Pernambuco, para recuperar nascentes ou áreas degradadas e o Plano de Ação do Combate ao Lixo no Mar. Bertotti também liderou uma participação pernambucana de destaque em três conferências do clima das Nações Unidas; a última delas, durante a COP26 em Glasgow, Escócia.

Antes de encerrar sua gestão, Bertotti coordenou a realização da I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos – a Cirsol, onde foi formalizado o compromisso com a neutralidade de emissões de carbono no estado até 2050, lançando o seu Plano de Descarbonização e criando o Comitê Estadual Pernambuco Carbono Neutro – CEPEN, para apoiar e monitorar a implementação do Plano. Pernambuco também lançou o Replug, programa criado para orientar e dar soluções adequadas à destinação de resíduos eletroeletrônicos.

COMENTÁRIOS