Ministro garante a Clodoaldo Magalhães recomeço das obras de Gatos e Panelas II

Saiba mais informações clicando no link

Deputado Clodoaldo Magalhães Ministro Waldez Góes Ministério da Integração
Clodoaldo Magalhães, líder do Partido Verde na Câmara dos Deputados, esteve na manhã desta terça-feira (4) com o Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Dentre os assuntos tratados, a questão das barragens de contenção de águas, especialmente na Mata Sul, que coloca diversos municípios em alerta.

Historicamente, a questão das barragens, que poderiam resolver a questão dos alagamentos decorrentes de fortes chuvas, tem se tornado uma novela para Pernambuco. Desde 2010, mais de uma década, as obras de Gatos, Panelas II, Igarabepa e Guabiraba não saem do papel. Agora, segundo informações do líder do PV, ao menos as duas primeiras irão avançar na primeira fase do programa, e as duas consequentes esperam relatório do Governo do Estado para adequações nos valores.

“Estive com o ministro Waldez e as notícias são animadoras. O Governo Lula, que já havia se comprometido com a região, deve anunciar este mês um novo programa de investimentos, nos moldes do antigo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. O Governo do Estado refez o projeto e os cálculos da obra de Panelas II e Gatos, que foram aprovados pelo Governo Federal e vão ser licitadas novamente”, comemorou Clodoaldo.

A preocupação do parlamentar se dá pela situação de alerta com a chegada do inverno. As estimativas revelam que esta situação tende a se intensificar de forma bastante acentuada nos próximos anos. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) prevê que a intensidade das chuvas de 2023 no estado será similar à do último ano, que provocou o maior desastre natural do século em Pernambuco, ocasionando 133 mortes.

Recentemente, Clodoaldo já havia oficiado o ministério Ministério da Integração Nacional e do Desenvolvimento Regional e a Secretaria Nacional da Defesa Civil, sobre a situação. Medidas sérias e rigorosas precisam ser tomadas para que a integridade dos moradores da região seja preservada e sejam evitados os danos para a população.

“Continuarei acompanhando a questão, até que possamos celebrar juntos o funcionamento das barragens. Como único representante da Mata Sul no Parlamento, entendo que essas obras são extremamente essenciais para a nossa região e reforço meu compromisso. Esta foi uma pauta recorrente com nossos prefeitos. Seguirei cobrando sobre a questão de segurança hídrica para nosso estado”, finaliza o deputado.

COMENTÁRIOS