Deprecated: A função jetpack_form_register_pattern está obsoleta desde a versão jetpack-13.4! Em vez disso, use Automattic\Jetpack\Forms\ContactForm\Util::register_pattern. in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6078
Ministro Sílvio Costa Filho debate com representantes da embaixada da França medidas sustentáveis para o setor aéreo e hidroviário – Blog Ponto de Vista

Ministro Sílvio Costa Filho debate com representantes da embaixada da França medidas sustentáveis para o setor aéreo e hidroviário

Trabalhar em projetos para expandir a infraestrutura aeroportuária e hidroviária do país aliado a uma política de sustentabilidade tem sido um dos pilares do Governo do presidente Lula. Atento à necessidade de ampliar a economia com ações para descarbonização da indústria, o ministro de Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, debateu, na manhã desta quarta-feira (25), com representantes da embaixada da França no Brasil e de setores privados, propostas sobre desenvolvimento de políticas públicas de hidrogênio verde em portos e aeroportos brasileiros. Durante o encontro, o ministro Silvio Costa Filho destacou que o MPor tem trabalhado em ações estratégicas para aumentar a utilização de energia sustentável nos modais brasileiros, com foco na preservação dos recursos naturais. "No setor portuário, por exemplo, nós temos pensado como é possível convergir para trazer mais navios verdes, na governança de nossos portos, com o olhar ambiental. Estamos sempre buscando construir convergências na direção do desenvolvimento sustentável do Brasil", mencionou o ministro em conversa com Valéria Ruiz-Domingo, vice-presidente do grupo de hidrogênio e membro do comitê diretor da força-tarefa de Hidrogênio- ENGIE. Nesta área, a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários tem participado, junto com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), de grupos de trabalhos específicos para integrar o investimento nos modais de transporte aos processos de neoindustrialização e de transição ecológica. Um desses projetos é voltado na descabornização da indústria brasileira, focado também na exportação de produtos verdes. Outro tema bastante discutido com os órgãos de governo se refere ao trabalho estratégico para produção e exportação de hidrogênio verde. "A gente tem trabalhado em um plano de hidrogênio de baixo carbono e estamos aguardando a regulamentação do Ministério de Minas e Energia (MME) para atuar em ações específicas do setor portuário. A gente tem que trazer essa tecnologias para o Brasil e aproveitar o Fundo da Marinha Mercantil (FMM) para fomentar e produzir embarcações no sentido de atender à indústria", enfatizou a secretária Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Mariana Pescatori. Na aviação, o Ministério de Portos e Aeroportos trabalha em projetos para estimular o combustível sustentável de aviação. No mês passado, o presidente Lula lançou o Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação (ProBioQAV). O projeto também tem por objetivo incentivar a pesquisa, produção e uso de energia sustentável, além de estipular metas de redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE).

Ministro Sílvio Costa Filho debate com representantes da embaixada da França medidas sustentáveis para o setor aéreo e hidroviário

Trabalhar em projetos para expandir a infraestrutura aeroportuária e hidroviária do país aliado a uma política de sustentabilidade tem sido um dos pilares do Governo do presidente Lula. Atento à necessidade de ampliar a economia com ações para descarbonização da indústria, o ministro de Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, debateu, na manhã desta quarta-feira (25), com representantes da embaixada da França no Brasil e de setores privados, propostas sobre desenvolvimento de políticas públicas de hidrogênio verde em portos e aeroportos brasileiros.

Durante o encontro, o ministro Silvio Costa Filho destacou que o MPor tem trabalhado em ações estratégicas para aumentar a utilização de energia sustentável nos modais brasileiros, com foco na preservação dos recursos naturais. “No setor portuário, por exemplo, nós temos pensado como é possível convergir para trazer mais navios verdes, na governança de nossos portos, com o olhar ambiental. Estamos sempre buscando construir convergências na direção do desenvolvimento sustentável do Brasil“, mencionou o ministro em conversa com Valéria Ruiz-Domingo, vice-presidente do grupo de hidrogênio e membro do comitê diretor da força-tarefa de Hidrogênio- ENGIE.

Nesta área, a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários tem participado, junto com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), de grupos de trabalhos específicos para integrar o investimento nos modais de transporte aos processos de neoindustrialização e de transição ecológica. Um desses projetos é voltado na descabornização da indústria brasileira, focado também na exportação de produtos verdes. Outro tema bastante discutido com os órgãos de governo se refere ao trabalho estratégico para produção e exportação de hidrogênio verde.

A gente tem trabalhado em um plano de hidrogênio de baixo carbono e estamos aguardando a regulamentação do Ministério de Minas e Energia (MME) para atuar em ações específicas do setor portuário. A gente tem que trazer essa tecnologias para o Brasil e aproveitar o Fundo da Marinha Mercantil (FMM) para fomentar e produzir embarcações no sentido de atender à indústria“, enfatizou a secretária Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Mariana Pescatori.

Na aviação, o Ministério de Portos e Aeroportos trabalha em projetos para estimular o combustível sustentável de aviação. No mês passado, o presidente Lula lançou o Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação (ProBioQAV). O projeto também tem por objetivo incentivar a pesquisa, produção e uso de energia sustentável, além de estipular metas de redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE).

COMENTÁRIOS