Pastor Cleiton Collins presta homenagem ao Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz pelos seus 110 anos

Pastor Cleiton Collins presta homenagem ao Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz pelos seus 110 anos

O deputado estadual Pastor Cleiton Collins(PP)presta homenagem, nesta segunda-feira (15), às 18h, no auditório Sérgio Guerra, na Alepe ao Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz pelos seus 110 anos de trabalho realizado em prol das pessoas com deficiência visual. Para o parlamentar, essa homenagem reconhece o trabalho tão importante realizado pelo instituto. “São 110 anos trabalhando em prol do outro, ajudando aqueles que precisam. Eles tem um papel muito importante na vida dos cegos do nosso Estado e todo Nordeste, já que o instituto é a segunda instituição direcionada à educação da pessoa cega a ser fundada no nosso país e a primeira no Estado para esse fim. Precisamos destacar esse importante instituto”, enalteceu Collins. O Instituto dos Cegos, Antônio Pessoa de Queiroz atende pessoas, gratuitamente, com deficiência visual apresentando acuidade visual zero ou baixa visão, iniciando o ingresso em escola regular bem como na idade adulta (estando ou não em atividade educacional). São oferecidos diversos cursos, como: informática básica e avançada, música e artes manuais, aulas de braille, teatro, dança, Produção de Materiais: Braille Letra Ampliada , Orientação e Mobilidade (OM), Estimulação Essencial e Reeducação Visual. Todos eles são oferecidos de forma gratuita. Instituto dos Cegos- Fundado em 12 de Março de 1909 por Antônio Pessoa de Queiroz, sendo o 2º Instituto para cegos do Brasil e o 1º da Região Nordeste. Os seus usuários são provenientes da região metropolitana do Recife e de vários municípios do Estado de Pernambuco. Funcionando inicialmente na Rua da Glória, no bairro do Recife até o ano de 1927, a unidade teve que migrar em 14 de julho de 1935 para o bairro das Graças, devido à imensa procura pelos serviços. A partir de 1935 a Santa Casa de Misericórdia do Recife assumiu a manutenção e administração da entidade, o que vem ocorrendo até os dias de atuais. Para executar no cotidiano, essa administração das atividades pedagógicas, a Santa Casa conta com o apoio, desde 1990, da congregação religiosa Filhas de Santana.

O deputado estadual Pastor Cleiton Collins(PP)presta homenagem, nesta segunda-feira (15), às 18h, no auditório Sérgio Guerra, na Alepe ao Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz pelos seus 110 anos de trabalho realizado em prol das pessoas com deficiência visual.

Para o parlamentar, essa homenagem reconhece o trabalho tão importante realizado pelo instituto. “São 110 anos trabalhando em prol do outro, ajudando aqueles que precisam. Eles tem um papel muito importante na vida dos cegos do nosso Estado e todo Nordeste, já que o instituto é a segunda instituição direcionada à educação da pessoa cega a ser fundada no nosso país e a primeira no Estado para esse fim. Precisamos destacar esse importante instituto”, enalteceu Collins.

O Instituto dos Cegos, Antônio Pessoa de Queiroz atende pessoas, gratuitamente, com deficiência visual apresentando acuidade visual zero ou baixa visão, iniciando o ingresso em escola regular bem como na idade adulta (estando ou não em atividade educacional). São oferecidos diversos cursos, como: informática básica e avançada, música e artes manuais, aulas de braille, teatro, dança, Produção de Materiais: Braille Letra Ampliada , Orientação e Mobilidade (OM), Estimulação Essencial e Reeducação Visual. Todos eles são oferecidos de forma gratuita.

Instituto dos Cegos- Fundado em 12 de Março de 1909 por Antônio Pessoa de Queiroz, sendo o 2º Instituto para cegos do Brasil e o 1º da Região Nordeste. Os seus usuários são provenientes da região metropolitana do Recife e de vários municípios do Estado de Pernambuco. Funcionando inicialmente na Rua da Glória, no bairro do Recife até o ano de 1927, a unidade teve que migrar em 14 de julho de 1935 para o bairro das Graças, devido à imensa procura pelos serviços. A partir de 1935 a Santa Casa de Misericórdia do Recife assumiu a manutenção e administração da entidade, o que vem ocorrendo até os dias de atuais. Para executar no cotidiano, essa administração das atividades pedagógicas, a Santa Casa conta com o apoio, desde 1990, da congregação religiosa Filhas de Santana.

COMENTÁRIOS