Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the health-check domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6114
Ponto de Vista de Brasília (10/09) – Ana Moser: uma saída política e suas incertezas lançadas no esporte – Blog Ponto de Vista

Ponto de Vista de Brasília (10/09) – Ana Moser: uma saída política e suas incertezas lançadas no esporte

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

Ana Moser Lula

Ana Moser em conversa com o presidente Lula (Foto: Reprodução)

Por Dennys Sousa, Cientista Político

A saída da ex-jogadora de vôlei Ana Moser do Ministério do Esporte, anunciada na quarta-feira (6), foi um movimento político que pode representar um abandono do esporte no Brasil. Moser, que foi uma das grandes apoiadoras de Lula na área do esporte durante o período eleitoral, foi destituída do cargo em meio a uma reforma ministerial que visa atrair partidos do Centrão em busca de mais governabilidade.

Em entrevista à CNN, a ex-ministra afirmou que sua saída foi uma decisão política e lamentou o abandono do esporte. “É uma pena para o esporte. É um abandono do esporte, mas faz parte da política”, disse. A saída de Moser ocorre em um momento delicado para o esporte brasileiro. O país está em preparação para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, e enfrenta uma série de desafios, como a falta de recursos e a corrupção.

Moser era considerada uma ministra comprometida com o esporte. Ela trabalhou para aumentar o orçamento da pasta, fortalecer as federações esportivas e promover o esporte de base. Sua saída é um golpe para o esporte brasileiro, que perde uma importante liderança. Essa manobra também pode indicar um descomprometimento do governo Lula com o desenvolvimento do esporte no país.

O que esperar do futuro do esporte no Brasil?

A saída de Ana Moser do Ministério do Esporte abre um cenário de incertezas para o futuro do esporte no Brasil. O novo ministro, André Fufuca, é um deputado federal do PP-MA, partido que faz parte do Centrão. Fufuca não tem experiência na área do esporte. Em entrevista à CNN, Fufuca afirmou que pretende manter os compromissos de Lula com o esporte. No entanto, é possível que ele seja pressionado pelos partidos do Centrão a priorizar o atendimento político.

Se isso ocorrer, o esporte brasileiro pode sofrer um retrocesso significativo. O Governo Federal pode reduzir o orçamento da pasta, desestruturar as federações esportivas e abandonar o esporte de base. Isso seria um desastre para o esporte brasileiro, que já enfrenta uma série de desafios. Um governo comprometido com o desenvolvimento do esporte é fundamental para que o país possa alcançar resultados expressivos nas próximas Olimpíadas.
A luta pela manutenção do esporte no Brasil.

A saída de Ana Moser do Ministério do Esporte é um alerta para o esporte brasileiro. É preciso que a sociedade civil se mobilize para defender o esporte no país. Os atletas, clubes, federações e organizações da sociedade civil devem pressionar o governo federal para manter os compromissos com o esporte. É preciso garantir que o esporte brasileiro continue a receber os recursos e o apoio necessários para seu desenvolvimento. O esporte é um direito fundamental de todos os brasileiros. É um instrumento de inclusão social, de formação de cidadãos e de promoção da saúde. O governo federal deve estar comprometido com o desenvolvimento do esporte no país.

E AGORA? – Em um momento delicado para o esporte brasileiro, a saída de Ana Moser do Ministério do Esporte pode representar um retrocesso para o desenvolvimento do esporte no país?

Por Dennys Sousa, Cientista Político

COMMENTS