Por iniciativa do vereador Ronaldo Lopes,Câmara concede homenagem a Luiz Fernando Bandeira de Mello

Saiba mais informações clicando no link

Luiz Fernando Bandeira de Mello Urbana-PE vereador Ronaldo Lopes
A Câmara do Recife promoveu nesta quarta-feira (22) uma cerimônia para realizar a entrega da Medalha do Mérito José Mariano ao presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE), Luiz Fernando Bandeira de Mello. Considerada a mais alta comenda do Poder Legislativo, a Medalha foi concedida ao empresário por iniciativa do vereador Ronaldo Lopes (PSC). O vereador Paulo Muniz (SD) presidiu a reunião solene.

Além de Luiz Fernando Bandeira de Mello, Ronaldo Lopes e Paulo Muniz, compuseram a mesa de honra do evento o ex-deputado federal Raul Henry e o ex-vereador do Recife e ex-secretário municipal de Mobilidade e Controle Urbano João Braga, bem como três filhos do homenageado – Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, Marcelo Bandeira de Mello e Paulo Bandeira de Mello.

Em seu discurso na tribuna do plenário, Ronaldo Lopes salientou a biografia do presidente da Urbana. “Engenheiro civil, iniciou sua atuação no setor nos anos 1980, gerindo uma empresa que, na época, contava com uma frota de 30 veículos. Em pouco tempo, passou a envolver-se com a política sindical, ocupando o cargo de presidente da Urbana por vários mandatos alternativos, que totalizaram mais de 20 anos à frente da instituição”.

Para o vereador, a atuação social da empresa Pedrosa, presidida pelo homenageado, é um dos motivos para a concessão da Medalha. “Sou filho da comunidade do Alto da Telha, nascido e criado na região de operação da empresa Pedrosa, e posso testemunhar, como morador, sobre os fortes laços construídos entre a empresa e a comunidade”, disse Lopes. “Para uma comunidade tão carente, o transporte coletivo representa o seu acesso à cidade, e a presença da garagem da comunidade representa uma porta de entrada ao emprego, à renda e à qualificação profissional”.

Transporte público – O título honorífico Medalha de Mérito José Mariano é composto pela medalha propriamente dita e por um diploma. Logo após o seu discurso, o vereador Ronaldo Lopes fez a entrega de ambos a Luiz Fernando Bandeira de Mello. A homenagem foi extensiva à esposa dele, Beatriz Bandeira, que recebeu um ramalhete de flores das mãos da esposa do parlamentar, Iane Lopes.

Na sequência, Fernando Bandeira de Mello foi convidado a assumir a tribuna e a fazer o discurso de agradecimento. Ele disse que se sentia honrado por receber a Medalha de Mérito José Mariano, “um pernambucano que foi símbolo da luta por justiça e pela igualdade”. Esses fatores, além da inclusão social, segundo ele “devem guiar nossa visão no setor do transporte público de passageiros, setor ao qual dediquei os últimos 40 anos de minha jornada empresarial’.

Bandeira de Mello compartilhou opiniões sobre mobilidade urbana, que disse ter firmado “ao longo da caminhada”. Autodefinindo-se como um defensor da qualificação do sistema de transporte público, ele disse que nas últimas décadas o automóvel “reinou no absoluto no imaginário da população”. Aos carros foram destinados, conforme afirmou, “quase todo espaço da cidade e a maior parcela dos investimentos públicos. Ao mesmo tempo, a crescente desigualdade social e a fragilidade de uma democracia ainda jovem reverberaram no crescimento urbano desordenado”.

De acordo com o empresário, essa conjunção de fatores fez com que “as camadas menos favorecidas fossem gradativamente mais penalizadas, passando a residir em localidade cada vez mais distantes”, sem acesso aos serviços públicos e aos postos de emprego. A restrição de acesso às oportunidades e aos serviços acentuou, na sua opinião, as diferenças na sociedade e abriu ainda mais espaço para o uso excessivo do automóvel.

“Esse modelo de desenvolvimento não é sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental. Tardiamente acordamos para a visão sobre essa cidade que estamos construindo e, no caso particular, para a importância do transporte público e da mobilidade urbana. Nesse ponto, é fundamental o apoio de vereadores e demais parlamentares das casas legislativas às políticas que privilegiem o transporte público e façam a regulação dos serviços que compõe o sistema de mobilidade urbana”.

Para o empresário Bandeira de Mello, o transporte público é capaz de promover conexões sociais nas diversas dimensões. “A sua importância vai além dos deslocamentos que propiciam, uma vez que oportunizam as conexões entre as comunidades, as empresas e os serviços públicos; fomenta o desenvolvimento econômico e propicia oportunidades para formação de jovens”. Ele elogiou programas como o Vem Passe Livre, Vem Meu Emprego e o Vem Social e defendeu a necessidade de se “repensar os espaços urbanos, priorizando pedestres e mobilidade ativa”.

No final, o presidente da reunião solene, vereador Paulo Muniz, fez suas colocações e disse que se sentia orgulhoso de fazer homenagem especial a duas referências políticas que estavam presentes na solenidade: o ex-deputado Raul Henry e o ex-vereador João Braga. Em seguida, ele convidou a todos os presentes para acompanhar a execução do Hino da Cidade do Recife.

COMENTÁRIOS