Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the health-check domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6114
Presidente Lula e Joseph Stiglitz falam sobre prioridades da presidência brasileira do G20 – Blog Ponto de Vista

Presidente Lula e Joseph Stiglitz falam sobre prioridades da presidência brasileira do G20

O encontro aconteceu pouco antes do presidente cancelar a agenda que teria em Pernambuco nesta sexta-feira (15)

Presidente Lula – Foto: Ricardo Stuckert/Presidência

Por Letícia Lima

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na tarde da última quarta-feira (13), o Nobel de Economia (2001) Joseph Stiglitz. Lula agradeceu as menções positivas de seu interlocutor a respeito dos desenvolvimentos econômicos recentes do Brasil, como a reforma fiscal e a melhora dos números do crescimento e do emprego, e destacou a reativação de 42 programas de inclusão social abandonados pelo governo anterior, o lançamento do novo PAC e a recuperação da imagem externa do Brasil.

O encontro aconteceu pouco antes do presidente cancelar a agenda que teria em Pernambuco nesta sexta-feira (15). O chefe do Executivo iria anunciar investimentos na refinaria Abreu e Lima, mas o compromisso se chocou com a agenda do mandatário e acabou sendo cancelado. 

Segundo a comunicação do Governo Federal, ambos trocaram impressões a respeito da presidência do G20, que o Brasil assume em dezembro. Lula comentou sobre sua intenção de priorizar as pessoas nas discussões do bloco, favorecendo um maior engajamento dos cidadãos e dos movimentos sociais, um “G20 popular”.

Essa prioridade se reflete na agenda que deverá conferir ao bloco, com destaque para o combate à pobreza e a todas as formas de desigualdade, a sustentabilidade em suas várias vertentes – econômica, social e ambiental –, e a reforma das instâncias de governança internacional, em particular na área financeira.

Nesse sentido, Lula e Stiglitz concordaram sobre a necessidade de criar um novo modelo de atuação dos bancos multilaterais de financiamento, para possibilitar a transição ecológica/energética e a resolução de temas como o excessivo endividamento dos países do Sul Global e a redução da pobreza, que exigirão investimentos de grande porte e que não poderão ser resolvidos em um cenário de juros altos.

Entre as propostas discutidas estariam a conversão de parte das dívidas do mundo em desenvolvimento em investimentos verdes e em infraestrutura.

Para atingir esses objetivos, coincidiram que será fundamental o engajamento dos bancos centrais e do setor financeiro privado. Haveria hoje, na percepção de ambos, um bom momento político para essas discussões, inclusive no âmbito de instituições como o FMI e Banco Mundial.

COMMENTS